Então a minha pergunta não foi de toda absurda!henriquejr escreveu: Sei que foi direcionada ao Zero mas vou contribuir para tirar essa dúvida, o Zero pode me complementar caso eu seja omisso em algum ponto ou não esteja completamente correto.
Vamos lá.
Primeiro temos que entender que o que impulsiona o projetil não é a "explosão" da pólvora (como ocorria com a pólvora negra) mas sim a queima da mesma, gerando uma grande energia na forma de expansão de gases. São esses gases, provenientes da queima da pólvura, que impulsiona o projetil.
As munições com pólvora de queima mais lenta são indicadas para armas de canos mais longos justamente porque deverá ocorrer toda a queima da pólvora com o projetil ainda no cano para que todo potencial da munição seja utilizada, ou seja, toda a energia gerada seja transmitida para o projetil.
Utilizar munições com pólvora de queima mais lenta numa arma de cano curso, a princípio estara disperdiçando energia pois enquanto a pólvora estiver queimando, e liberando energia, o projetil já estará fora do cano.
É por este motivo que algumas munições são vem especificando que é para uso em armas longa como é o caso do cal. .22LR (Long Rifle) que, como o próprio nome diz, é uma munição que foi projetada para ser utilizada em armas longas, não tendo todo o seu potencial utilizado quando disparadas de um revolver, por exemplo.
Outros exemplos são as munições Gold e Silver Point, da CBC, que também utilizam uma pólvora com queima mais lenta que as munições standard, sendo indicadas para armas com cano superior a 4".
Eu, mesmo sabendo disso, utilizo a Silver Point +P+ em meu Taurus 85s de 2" pois mesmo não tirando todo potencial que a munições oferece ainda acho bem mais forte que a munição cal. 38 standard.
No caso, a perda de desempenho refere-se só a velocidade de saída do projétil ou há mais alguma coisa?
E o que siginifica esses símbolos +P,+P+?
Abraços e muito obrigado pela resposta.