O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 420 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#466 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 20, 2009 12:14 pm

Glauber, até onde sei, as bia das Bgda são orgânicas dos GAae, e respondem operacionalmente a estes, mas funcionalmente aos grupos. Ponto. Esta forma de organização em que os grupos devem fornecer no mesmo momento defesa das bgdas e de pontos focais do território parece-me meio fora de tempo. Ademais, a criar-se a infantaria mecanizada, com a atual sugestão de organização, suponho que as atuais bias venham a ser transformadas em grupos, orgânica e operacionalmente pertencentes a ela. Sem ligações com os grupos. A prevalecer esta idéia, creio até mesmo na extinção ou trasnformação dos atuais GAae naquelas organizações integradas à inf mec. D'outra forma não vejo cabimento na sua existência, tal como o são, para o futuro como hora ele se apresenta.
As baterias orgânicas são OM totalmente independentes, que respondiam funcionalmente e administrativamente aos grupos de campanha nos quais elas estavam fisicamente inseridas (por ex: 11ªBia AAe, respondia ao 2ºGAC AP). Agora, elas respondem diretamente à brigada, tem autonomia administrativa, e passaram à subordinação direta da brigada a qual pertencem. Isso a partir de 1993. O problema em transformar essas baterias em grupos, é a falta de material e espaço físico. Por enquanto.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#467 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 20, 2009 1:16 pm

ZeRo4 escreveu:Tópico ta bombando... muito bem!

Vejam bem... eu não concordo muito com a teoria do Leandro. Por quê? Os atuais sistemas SHORADs foram desenvolvidos tendo em vista principalmente as bombas guiadas e mísseis cruise... é por isso que o Tor tem um alcance e um teto relativamente pequeno.

Acontece que nós devemos usar um conceito muito amplo de equidade: Quanto custa um mísseis CLOS e quanto custa um míssil ou bomba guiados por Laser/GPS/TV/IR e etc???

A razão é proporcional, digamos que um míssil custe 100 e um kit+bomba custe 1.000! ao final de várias sortidas quem estará +EV?

Tem certeza que bombas guiadas por laser e GPS são mais caras que mísseis CLOS? As americanas com certeza são, mas e as da Britanite por exemplo? E as russas? E quanto custa um cacho de 4 bombas de baixo arrasto de 100 Kg, ou uma bomba cluster, lançadas em modo CCIP? Podem não custar mais que um míssil.
Por isso que eu acabei revendo conceitos e acabei percebendo que o Pantsyr não seria tão eficiente assim. Apesar de ser um sistema fire-and-forget e contar com opção do Booster para um alcance na ordem dos 35/40km, acaba não compensando, simplesmente, pelo fator financeiro... já que o Python e o Derby são muito mais caros do que qualquer míssil guiado por CLOS.
Acho que em lugar de Pantsyr aqui você quis dizer SPYDER.

Um grande abraço,

Leandro G. Card

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#468 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 20, 2009 1:43 pm

FCarvalho escreveu:Bom, vamos por partes.

Leandro, o trabalho de "descobrir" onde e como estão as defesa aae hoje em dia é trabalho de UAV's e satélites. Monitoramento full time. Nenhum caça moderno sai por aí fazendo reconhecimento in loco. Assim, quando do ataque propriamente dito, as defesas já estão devidamente identificadas e plotadas. É só atirar de acordo com o alvo e suas defesas. Existem os chamados pacotes, onde cada parte cuida do seu alvo, seja a Aae, ou seja o alvo em si. Decorrente dessa realidade, fica difícil imaginar que a mobilidade da aae, no caso de bases aérea e centros de cmmdo, tenham relevância maior do que a capacidade de defesa em camadas bem organizadas. No caso do EB já é diferente, há mais espaço de manobra.
Foi exatamente imaginando este cenário que eu mencionei a importância da mobilidade das baterias antiáereas, mesmo na defesa de alvos fixos. A idéia é negar a informação prévia da posição das baterias ao inimigo através da movimentação constante, pois nem satélites nem UAV's podem ficar parados 24h monitorando a área de um alvo (satélites se movem muito rápido e demoram no mínimo uns 90 min para voltar ao mesmo ponto, e UAV's que fiquem de bobeira em uma área serão abatidos). A simples luta para obter a capacidade de monitoramento constante por 24 horas que você citou terá que derrotar primeiro a própria defesa AA.

Se o inimigo decidir não lançar o ataque até que tenha todas as posições das baterias plotadas com exatidão esta mobilidade (imagine as baterias mudando de posição em 2 ou 3 Km a cada 30 min) pode por si só dissuadí-lo do ataque e a missão da defesa AA estará cumprida. Se ele decidir atacar, então terá que entrar no jogo de gato-e-rato que mencionei. Por isso o planejamento da movimentação constante das baterias de defesa AA e da sua camuflagem tem que fazer parte do trabalho de estado maior da unidade responsável por ela.

É claro que se pode abdicar da mobilidade e fixar as baterias, mas uma enorme vantagem estará perdida, pois toda a iniciativa passará para o inimigo que poderá planejar metodicamente seus ataques. O trabalho da defesa ficará muito mais difícil e arriscado, para economizar o quê, alguns veículos e redes de camuflagem?

Leandro G. Card

Editado pela última vez por LeandroGCard em Qua Mai 20, 2009 2:34 pm, em um total de 1 vez.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#469 Mensagem por Marino » Qua Mai 20, 2009 1:47 pm

Alta mobilidade :wink:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#470 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 20, 2009 2:09 pm

Marino escreveu:Alta mobilidade :wink:
Marino, você vai acabar matando alguém ainda... não só aqui nas terrestres, se você me entende... [037]

Pronto, acabou a semana do Bamse, e começou a dos russos.

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#471 Mensagem por U-27 » Qua Mai 20, 2009 3:18 pm

glauberprestes escreveu:
Marino escreveu:Alta mobilidade :wink:
Marino, você vai acabar matando alguém ainda... não só aqui nas terrestres, se você me entende... [037]

Pronto, acabou a semana do Bamse, e começou a dos russos.

sim, a não ser se algum outro país tenha sistema movel que seja bom

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#472 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 20, 2009 3:59 pm

Não sei não, mas acho que é bom lembrar daquele documento da Bda AAAe...

Cuidado com os sintomas.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 256 vezes
Agradeceram: 566 vezes

#473 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 20, 2009 4:23 pm

Então.. acho que o Sgt Alex vai acertar de novo! :mrgreen: :shock: 8-]

abraços]

----------------
amor fati
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 256 vezes
Agradeceram: 566 vezes

#474 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 20, 2009 4:24 pm

glauberprestes escreveu:Não sei não, mas acho que é bom lembrar daquele documento da Bda AAAe...
Qual documento? O que dizia?

abraços]

----------------
amor fati
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#475 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 20, 2009 4:28 pm

Pois então, nossos pobremas se acabaram-se!!!!

Versão para a FAB:

http://www.ausairpower.net/Tor-M1-Towed-1S.jpg

Versão para o EB:

http://www.defenseindustrydaily.com/images/ORD_SAM_SA-15_Radar_lg.jpg

Pra acabar com a discussão de a FAB não querer blindados, e o EB precisar.

Cuidado com os sintomas.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#476 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 20, 2009 4:29 pm

E ainda tem uma versão fixa....

http://www.enemyforces.net/missiles/tor_3.jpg

Cuidado com os sintomas.

tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#477 Mensagem por tykuna » Qua Mai 20, 2009 4:52 pm

glauberprestes escreveu:E ainda tem uma versão fixa....

http://www.enemyforces.net/missiles/tor_3.jpg

Mas isso já existe ou ainda é "só" maquete?

Imagem
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#478 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 20, 2009 4:56 pm

Já vi uma foto de verdade, mas não tô achando...

Cuidado com os sintomas.

tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#479 Mensagem por tykuna » Qua Mai 20, 2009 5:10 pm

glauberprestes escreveu:Já vi uma foto de verdade, mas não tô achando...
ok. isso pra mim já vale! :wink:

Imagem
ZeRo4
Sênior
Sênior

#480 Mensagem por ZeRo4 » Qua Mai 20, 2009 5:56 pm

LeandroGCard escreveu: Tem certeza que bombas guiadas por laser e GPS são mais caras que mísseis CLOS? As americanas com certeza são, mas e as da Britanite por exemplo? E as russas? E quanto custa um cacho de 4 bombas de baixo arrasto de 100 Kg, ou uma bomba cluster, lançadas em modo CCIP? Podem não custar mais que um míssil.
Como eu falei, depende muito do do cenário... mas se você falar de uma bomba laser, quanto custa colocar um avião no ar, um pod designador, a bomba, o kit e etc? acho que no final os mísseis guiaodos por CLOS tem a vantagem que os sensores não estão propriamente no míssil, como nas bombas guiadas.

Quanto ao resto, como já afirmei, é um conceito um tanto abstrato. Não digo que não seja o lógico ou o eficiente. Vcs se apegam muito ao conceito do veículo dando bandeira, com o radar ligado... eu não vejo as coisas funcionando desta maneira.

Você pode ter um R-99 ou um radar de longo alcance plotando os alvos para o Tor, Pantsir ou Bamse... e eles por sua vez podem enganjar o alvo no modo passivo. Se você não sabe onde está a AAAe e não sabe quando um míssil está travado em você... se arriscaria facilmente a colocar o avião em "perigo"?

Além disso, esse problema atualmente não é solucionavel pelo jeito que vc coloca, visto que sistema de médio alcance estão em extinção e o S-300 continua sendo muito caro para nós operarmos.

OBS: acima quis dizer Pantysr mesmo :)

Forte Abraço!

Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Mai 20, 2009 6:00 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder