TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10351 Mensagem por orestespf » Qui Fev 12, 2009 7:48 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O texto do Defesa@Net não deixa de ser um "copy and paste" do que debatemos aqui. Não há nenhuma informação oficial. O During só tinha que reverter o lançamento preciptado do que ele mesmo denominou de F-X 2.5, quando não existia nenhuma informação que dissesse isso. Ele voltou atrás, mas o próprio texto ainda não conseguiu explicar o que o NJ quis dizer, ainda está na base de suposições (como nós) e, portanto, penso que ainda cabe uma posição oficial do Ministro.

O que é desanimador para as discussões é que tem gente que insiste numa tese meio estranha de que a FAB não sabe de nada, não tem que querer nada, que não decide nada. Houve até quem chamasse (não lembro, não vou voltar as páginas pra procurar) de "pensamento de escritório" quando alguém apresentou um post de um outro fórum com informações bem relevantes sobre a condução do processo. Quem ousa contra-argumentar está sendo taxado de FABista, e não é só o PRick que está usando o termo. Não é salutar pra discussão. Se a FAB não sabe nada, se tem pensamento de escritório (fico me perguntando o quão inteligente somos nós com o nosso "pensamento de internet"), se não tem que querer nada, se não tem que decidir nada, acho melhor cancelar em definitivo o processo pela FAB, deixar nas mãos do NJ em pessoa, e quando escolherem o caça, aí entregam para o operador, já que esta parece ser a concepção de Forças Armadas vigente em parte dos nobres colegas, isto é, meros operadores sem capacidade de avaliação e de escolha.

Concordo 100% sobre o que escreveu, Vinícius. :wink:

Abração,

Orestes

PRick

#10352 Mensagem por PRick » Qui Fev 12, 2009 8:05 pm

Vou começar a cobrar direitos autorais dos apelidos singelos de minha criação! :mrgreen: :mrgreen:

Creio que o NJ quiz dizer tão somente isso: existe um programa de seleção de caça em andamento, no entanto, não se trata de uma Licitação, quer dizer, não estamos fechados a propostas feitas em separados por nenhum dos ofertantes finalistas, como também ofertas extras, de concorrentes já fora do processo. Como ocorreu com o Programa dos Helos, tínhamos um Programa de Seleção bancado pela FAB, seguindo os trâmites burocráticos normais, porém, uma oferta concreta e fora do Programa, acabou prevalencendo, e o Programa foi encerrado.

O mesmo pode ser aplicado ao FX-2, quer entre os finalistas ou mesmo fora(mais improvável), isso só leva a uma conclusão, o MD está esperando logo o fim das análises fabianas, depois vai chegar junto ao 03 finalistas e dizer, abriu-se o leilão, quem dá mais? E esse processo não deve ser levado a revelia da FAB, mas os interesses e possibilidades vão muito além da FAB.

[]´s

brisa

#10353 Mensagem por brisa » Qui Fev 12, 2009 8:44 pm

Muita lenha pra pouco fogo....e pouca lenha pra muitas palavras

Vejam o que esta ocorrendo na Suissa, Noruega, India....nada como dantes no quartel de Abranches..... :mrgreen:

Mas o povo não tem papas na lingua :twisted:

Vamo falar gente....vamo falar !!!

caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#10354 Mensagem por caixeiro » Qui Fev 12, 2009 9:11 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O texto do Defesa@Net não deixa de ser um "copy and paste" do que debatemos aqui. Não há nenhuma informação oficial. O During só tinha que reverter o lançamento preciptado do que ele mesmo denominou de F-X 2.5, quando não existia nenhuma informação que dissesse isso. Ele voltou atrás, mas o próprio texto ainda não conseguiu explicar o que o NJ quis dizer, ainda está na base de suposições (como nós) e, portanto, penso que ainda cabe uma posição oficial do Ministro.

O que é desanimador para as discussões é que tem gente que insiste numa tese meio estranha de que a FAB não sabe de nada, não tem que querer nada, que não decide nada. Houve até quem chamasse (não lembro, não vou voltar as páginas pra procurar) de "pensamento de escritório" quando alguém apresentou um post de um outro fórum com informações bem relevantes sobre a condução do processo. Quem ousa contra-argumentar está sendo taxado de FABista, e não é só o PRick que está usando o termo. Não é salutar pra discussão. Se a FAB não sabe nada, se tem pensamento de escritório (fico me perguntando o quão inteligente somos nós com o nosso "pensamento de internet"), se não tem que querer nada, se não tem que decidir nada, acho melhor cancelar em definitivo o processo pela FAB, deixar nas mãos do NJ em pessoa, e quando escolherem o caça, aí entregam para o operador, já que esta parece ser a concepção de Forças Armadas vigente em parte dos nobres colegas, isto é, meros operadores sem capacidade de avaliação e de escolha.
Leio diariamente ou mais vezes Foruns e lista nacionais e cheguei a mesma conclusao, muitas vezes revejo o que colocamos aqui, muitas vezes "furamos" os sites de noticias as vezes com semanas de antecedencia, e estranho ja que um forum como o nosso seria um lugar para debater o sai na imprensa e nao ao contrario, fica como resgistro. Quanto ao processo do FX-2 nada muda inicio de Marco sai o escolhido e Outubro assina o contrato.

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
orestespf
Sênior
Sênior

#10355 Mensagem por orestespf » Qui Fev 12, 2009 9:25 pm

caixeiro escreveu: Leio diariamente ou mais vezes Foruns e lista nacionais e cheguei a mesma conclusao, muitas vezes revejo o que colocamos aqui, muitas vezes "furamos" os sites de noticias as vezes com semanas de antecedencia, e estranho ja que um forum como o nosso seria um lugar para debater o sai na imprensa e nao ao contrario, fica como resgistro. Quanto ao processo do FX-2 nada muda inicio de Marco sai o escolhido e Outubro assina o contrato.

Abracos Elcio Caixeiro
Olá Élcio,

existem mais "corujas" neste fórum do que muitos imaginam, e entre estes existem "nomes" que só Deus para não duvidar, então... Não se surpreenda com as "coincidências" (e estas não se resumem a imprensa apenas. :wink: ) :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10356 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 12, 2009 9:30 pm

caixeiro escreveu:

Leio diariamente ou mais vezes Foruns e lista nacionais e cheguei a mesma conclusao, muitas vezes revejo o que colocamos aqui, muitas vezes "furamos" os sites de noticias as vezes com semanas de antecedencia, e estranho ja que um forum como o nosso seria um lugar para debater o sai na imprensa e nao ao contrario, fica como resgistro. Quanto ao processo do FX-2 nada muda inicio de Marco sai o escolhido e Outubro assina o contrato.

Abracos Elcio Caixeiro
É verdade, mas isso é desde sempre. Pela dinâmica do fórum e por alguns usuários terem acesso a informações "on time", a gente fura e vai continuar furando os sites. Basta alguém chegar e jogar uma info. Comunicação hoje em dia não é mais via única. Para colocar no site (se for jornalismo sério) é preciso de apuração e confirmação. A notícia das falas do Ministro eu coloquei no DB também. Dei um enfoque diferente do D@N até por questões de linha editorial. Não tenho como colocar nenhuma nova notícia porque ela ainda (ainda) não está disponível. O D@N também não teria, mas precisava corrigir a questão do 2.5 que foi preciptada. O que é ponto pro During, já que ele tem uma credibilidade a zelar.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#10357 Mensagem por Sintra » Qui Fev 12, 2009 9:31 pm

brisa escreveu:Muita lenha pra pouco fogo....e pouca lenha pra muitas palavras

Vejam o que esta ocorrendo na Suissa, Noruega, India....nada como dantes no quartel de Abranches..... :mrgreen:

Mas o povo não tem papas na lingua :twisted:

Vamo falar gente....vamo falar !!!
Tudo como dantes, Quartel General em Abrantes :evil:

:arrow: :mrgreen: (a minha familia é toda de Abrantes)

Abraço :D

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10358 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 12, 2009 9:33 pm

orestespf escreveu:
caixeiro escreveu: Leio diariamente ou mais vezes Foruns e lista nacionais e cheguei a mesma conclusao, muitas vezes revejo o que colocamos aqui, muitas vezes "furamos" os sites de noticias as vezes com semanas de antecedencia, e estranho ja que um forum como o nosso seria um lugar para debater o sai na imprensa e nao ao contrario, fica como resgistro. Quanto ao processo do FX-2 nada muda inicio de Marco sai o escolhido e Outubro assina o contrato.

Abracos Elcio Caixeiro
Olá Élcio,

existem mais "corujas" neste fórum do que muitos imaginam, e entre estes existem "nomes" que só Deus para não duvidar, então... Não se surpreenda com as "coincidências" (e estas não se resumem a imprensa apenas. :wink: ) :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes
Isso aí, complete minha resposta acima com essa sua. :wink: :twisted:

Edit. PS: Quem vê o relatório de acessos pela primeira vez até se assusta.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
orestespf
Sênior
Sênior

#10359 Mensagem por orestespf » Qui Fev 12, 2009 10:04 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
orestespf escreveu: Olá Élcio,

Abração,

Orestes
Isso aí, complete minha resposta acima com essa sua. :wink: :twisted:

Edit. PS: Quem vê o relatório de acessos pela primeira vez até se assusta.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Este fórum é fantástico, salve o DB (e seus membros)!!! Hoje e todo sempre!!!!

[009] [009] [009]

Meus cumprimentos formais pela belíssima iniciativa, Vinícius!!!

"Orestão"

Bender

#10360 Mensagem por Bender » Qui Fev 12, 2009 10:27 pm

Vinicius Pimenta
O texto do Defesa@Net não deixa de ser um "copy and paste" do que debatemos aqui. Não há nenhuma informação oficial. O During só tinha que reverter o lançamento preciptado do que ele mesmo denominou de F-X 2.5, quando não existia nenhuma informação que dissesse isso. Ele voltou atrás, mas o próprio texto ainda não conseguiu explicar o que o NJ quis dizer, ainda está na base de suposições (como nós) e, portanto, penso que ainda cabe uma posição oficial do Ministro.

Eu voltei pra procurar pra voce :wink: Pois o post por um acaso é meu :wink: Espero que voce releia atentamente e veja se foi feliz em usar o mote da minha analise" trabalho técnico do escritório" ao forista do bm,para embasar o seu raciocinio:"tem gente que insiste numa tese meio estranha de que a FAB não sabe de nada, não tem que querer nada, que não decide nada."Pode procurar ai no meu post se existem essas palavras no meu pobre texto :wink: O que existe no meu texto e se voce ler,verá,é a defesa do raciocinio que as pessoas da area técnica por mais bem informadas e competentes que sejam,não vão decidir esse processo.Só vão gerar subsidios "técnicos" para a decisão politico estratégica de quem manda e assina o cheque.Que eu saiba nunca taxei ninguem de nada aqui.E por isso espero que voce não faça o mesmo comigo :wink:
Obrigado.

SDS.

Bender
Citação:
Caros foristas,

Com relação a esse assunto:

1. O cronograma de todo o Programa FX-2 foi previamente apresentado pela Aeronáutica ao MD e aprovado;
2. Os RFI (Pedido de Informação) foram enviados para as empresas que, estudos prévios do EMAER (3SC), indicavam que possuíam produtos que atendiam aos requisitos técnicos, logísticos e industriais (RTLI) da FAB;
Obs: Nunca existiu o requisito de a aeronave estar atualmente operacional. Isto limitaria o universo de escolha ao F-16 e F-18, deixando de fora o Eurofighter, o JSF, o Su-35, o Rafale F-3 e o Gripen NG.3. Da análise das respostas ao RFI foi feita a “short list”. Foram selecionados os três produtos que melhor atendiam aos RTLI;
4. A “short list” foi apresentada ao MD, e aprovada antes da sua divulgação ao público;
5. A “short list” foi divulgada na data prevista no cronograma aprovado;
Obs: A visita do presidente da Rússia não estava prevista no cronograma.
6. Os RFP (Pedido de Oferta) foram enviados para as empresas na data prevista no cronograma.
7. O RFP contém os RTLI inicialmente aprovados pelo EMAER e que sobreviveram ao crivo da realidade obtidas das análises das respostas ao RFI recebidas;
8. A entrega da resposta ao RFP (Oferta) foi postergada de 02 de janeiro para 02 de fevereiro de 2009;
9. Todas as Ofertas foram entregues na data prevista.
10. Nesse momento, prosseguem normalmente em SJK as análises das ofertas apresentadas, sem nenhuma ordem em contrário;

Com todo respeito,ao autor "Caçador" do BM,ele relata o processo visto de dentro do escritório,bacana que as pessoas dentro do escritório continuem seguindo a frente com suas atribuições em vista do cronograma estabelecido pelo seu "chefe" imediato. Com todo valor que devemos dar ao trabalho técnico do escritório,a decisão não vai acontecer lá. E as atribuições e cronograma podem ser alterados por quem manda e não trabalha lá dentro,queiram eles ou não,e nós também. E o trabalho do escritório pode aumentar e ficar confuso e o pessoal do escritório vai ter que engolir.

Citação:
11. O fato (real) de que o Ministro Jobim tenha aceitado que a Rússia apresente uma “oferta não solicitada”, não foi sucedido por nenhuma ação administrativa concreta;
Quando voltar pode haver alguma ação
12. Caso isso aconteça, o Programa F-X2 será tecnicamente encerrado, pelo seguinte:
Pode ser aumentado,ou ignorar o tecnicamente
• Como a Rússia não recebeu o RFP, obviamente desconhece os RTLI;
Podem receber,conhecer o RTLI ou o "chefe" pode até ignorar tudo isso Pode virar um vale tudo!
• Como desconhece o RFP, sua Oferta não poderá ser comparada com a dos concorrentes;
Tudo pode ser comparado fora do escritório
• Caso a Rússia receba o RFP, necessitará de, no mínimo, mais 03 meses para elaborar a sua Oferta;
Quem define esses 3 meses?O pessoal do escritorio daqui?Ou do escritório da Russia e Itália?
• Com esse atraso, todo o planejamento aprovado para o Programa F-X2 será perdido;
E se não houver atrazo?Ou for insignificante?Quem decide isso?O pessoal do escritório daqui?
• A credibilidade da Aeronáutica e do processo de seleção será totalmente perdido;
Em matéria de credibilidade para escolher caças a FAB não tem mais o que perder,depois de tantos FX ridiculos
• A intenção de obter uma aprovação presidencial para a contratação de 36 aeronaves de caça ainda em 2009 não será mais possível;
Se o presidente quiser aprovar,aprova até no banheiro dia 30 de Dezembro Faz uma década que isso se arrasta,e o país sem defesa aérea e ninguem nunca se preocupou com prazos
• E finalmente, por que não dar a mesma oportunidade para o F-16, o Eurofighter e outros que eventualmente façam uma visita ao MD?
O Eurofighter foi citado,alem de que o MD NJ é o governo ele recebe e aceita o que ele quer Mesmo que crie uma zona como agora
Caçador

O fato é que: enquanto as palavras do "chefe" do "chefe imediato" do pessoal do escritório,não forem esclarecidas publicamente,referente a seu conteudo e intenções,eles continuarão cumprindo suas obrigações diárias no escritório e eu continuarei a achar que o abacaxi tá apodrecendo.

Minha opinião.

Sds a todos.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10361 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 12, 2009 10:50 pm

Bender escreveu:Eu voltei pra procurar pra voce :wink: Pois o post por um acaso é meu :wink: Espero que voce releia atentamente e veja se foi feliz em usar o mote da minha analise" trabalho técnico do escritório" ao forista do bm,para embasar o seu raciocinio:"tem gente que insiste numa tese meio estranha de que a FAB não sabe de nada, não tem que querer nada, que não decide nada."Pode procurar ai no meu post se existem essas palavras no meu pobre texto :wink: O que existe no meu texto e se voce ler,verá,é a defesa do raciocinio que as pessoas da area técnica por mais bem informadas e competentes que sejam,não vão decidir esse processo.Só vão gerar subsidios "técnicos" para a decisão politico estratégica de quem manda e assina o cheque.Que eu saiba nunca taxei ninguem de nada aqui.E por isso espero que voce não faça o mesmo comigo :wink:
Obrigado.
Acho que você entendeu errado. A mensagem não está direcionada exclusivamente a você e creio talvez que nem esteja de fato. É uma constatação, uma opinião minha, sobre o atual momento das discussões como um todo.

O primeiro período é uma coisa, depois eu cito (agora sei) um termo utilizado por você em sua mensagem. Tanto que fica claro pelo uso do "Houve até". Ou seja, é uma adição ao raciocínio. O mote principal da mensagem não é questionar especificamente você, embora eu pessoalmente tenha considerado meio deselegante e talvez um pouco depreciativo o tipo de construção. Mas é questão de opinião, sua análise é válida, tanto que não questionei. Se o quisesse, faria de forma direta. E não citei seu nome somente porque não me lembrava que tinha sido você e não tinha a menor intenção de procurar dentre tantas mensagens e páginas, ainda mais sendo por algo que não era o cerne do que eu escrevia. Inclusive se você retirar a frase em questão, o parágrafo mantém sua coerência e coesão. Acho que o raciocício de ser "taxado" não se aplica, até porque sequer tem seu nome citado, mas se ficou essa impressão de algo pessoal em relação a você, esclareço que não é, e peço desculpas se lhe causou algum constrangimento.

Vinicius Pimenta

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#10362 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Fev 12, 2009 11:00 pm

Esse texto do Defesa@net confirma tudo o que eu disse antes.
E sobre o ministro estar correto, eu afirmei e continuo afirmando que SIM, em relação a ACEITAR os pedidos para examinar complementos ao RFI. E mais, aceitando ele não teria o menor motivo para ESCONDER esse fato, já que não deve nada a ninguém e nem deu rasteira na FAB, como se comprova agora.

O resto, como sempre, é intriga ou tentativa de...

Indireta por indireta, pelo menos eu não mudo de argumento.

P.S: É muito melhor que saibamos disso pelo MD do que por um representante estrangeiro ou algum subalterno.

[]'s

Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior

#10363 Mensagem por orestespf » Qui Fev 12, 2009 11:48 pm

Só vejo desculpas sobre os erros, dar o braço a torcer, nem o capeta. Que mais feia estou vendo no DB... Isto não existia antes!!!! Agora as pessoas até citam textos, sem nomes e ainda ficam arrumando desculpas esfarrapadas ao invés de assumir os tropeços da vida (normal e mais comum do que se imagina). E ainda "julgam"... :roll: :roll: :roll:

A elegância, diziam meus pais, está em reconhecer o erro, assumi-lo e se desculpar, nunca arrumar desculpas esfarrapadas para se manter "ereto". E meus pais continuaram... "saber abaixar a cabeça em determinados momentos pode ser um ato de grandeza e não de submissão".

Sei lá... Entender os pais... Difícil, né, mas "acho" que os meus estavam tentando me ensinar a não ser orgulhoso e saber reconhecer os meus próprios erros. É... Deve ser isto...

Morram infiéis!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Orestes, "aquele que parou de soprar, mas continua batendo".

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#10364 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Fev 12, 2009 11:56 pm

:roll:

Esse tópico já era.

Alberto -
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#10365 Mensagem por Corsário01 » Sex Fev 13, 2009 12:05 am

Chutes e mais chutes. Vai virar sobre futebol! :twisted:

Abraços,

Padilha
Responder