TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
gaitero
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10336 Mensagem por gaitero » Qui Fev 12, 2009 2:02 pm

Prezados colegas foristas, fazendo leituras do DB e do BM entre outros, fica a impressão que a FAB queria o Gripen, que o NJ não quer por não ter a bagagem política que os outros oferecem.

O NJ quer o Rafale, que a FAB não prefere.

Então ambos cedem um pouco e fecham no SH (FAB gosta dele) e EUA tem forte força política, até para ser mais um a reforçar o desejo do governo do assento permanente no CS, pois da França, com as compras da MB, já teve o apoio.

Pura opinião pessoal e momentânea, se vai ser bom ou não, sei lá, mas parece que o SH é que faturaria o fx atualmente.

Abraços!
Negativo....

Ora o NJ quer comprar bagagem política??
Segundo eu sei o interesse de NJ e MU era para comprar um caça que permitisse transferência ampla de tecnologia.

Eu não acredito na possibilidade de se comprar o F-18 por estes motivos, ora, se a vontade é comprar o Gripen ou o Rafale, um lado vai ceder...... de forma alguma haverá um consenso para comprar uma aeronave que não é de vontade de ninguem....

Sobre o CS, mais do que as atuais relações Brasil-EUA não existe, não vai ser por uma simples compra de alguns F-18 que a postura americana vai mudar. Se para garantir uma vaga no CS fosse necessário somente comprar produtos Norte Americanos, já estariamos nele há muito tempo....

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#10337 Mensagem por Wolfgang » Qui Fev 12, 2009 3:14 pm

O Defesanet soltou mais uma nota. Sei lá, viu... O que querem?

http://www.defesanet.com.br

Bender

#10338 Mensagem por Bender » Qui Fev 12, 2009 3:56 pm

Projeto F-X 2 ou F-X 2.5 ou F-X 2.0
DEFESA@NET 12 Fevereiro 2009

Exclusivo
Ministro Jobim Reafirma Aderência ao Projeto F-X2

- Jobim e Saito traçam estratégia conjunta
- Sukhoi Su-35 e Eurofighter não retornam ao Projeto F-X2
- Quem dá sinais pelo MD?
Nelson Düring
editor-chefe Defesa@Net

Avançando em ciclos de 48 a 72 horas e temos novas posições referentes ao Projeto F-X2, em especial, a estratégia pós-entrevista do ministro da Defesa Nelson Jobim, ao Programa Bom Dia Ministro, do dia 06 Fevereiro 2009. (Ouça a declaração do ministro referente ao Projeto F-X2 )

Segundo alta fonte próxima ao ministro Jobim informou à Defesa@Net, que o ministro reafirmou o seguimento do Projeto F-X2, que Defesa@Net classificará agora como 2.0.

Assim a mencionada (re)avaliação do caça russo Sukhoi Su-35 e também do caça do consórcio EUROFIGHTER ficariam no âmbito de uma avaliação técnica na FAB. Não seriam (re)incluídos no Projeto F-X 2.0. Esta parte não está clara e merece ser detalhada e certamente o Ministro Jobim e o Brigadeiro Saito deverão estar em discussões com seus pares para implementá-la.
A viagem à Antártida do Ministro Jobim com o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, onde passaram juntos mais de 72 horas, serviu para traçarem uma estratégia conjunta. Em especial tecer um cenário para tratar com esta pequena crise.

Porém, se o ministro Jobim e o Brigadeiro Saito podem acertar esta estratégia pós-crise, não é a sinalização que Moscou recebeu anterior à reunião com a maior autoridade de defesa do Brasil.

Não só a presença do embaixador da Federação da Rússia, Vladimir Lvovitch Tyurdenev, mas de uma completa delegação da Rosoboronexport, que veio especialmente de Moscou para tratar da reavaliação do Sukhoi Su-35 pela FAB, DENTRO DO PROJETO F-X 2.

É fato que os russos receberam um sinal de que algo poderia ser alterado. Mas quem deu este sinal? Quem fala pelo Ministro da Defesa?

O mutismo em que submergiu a FAB, para um já tradicionalmente letárgico CECOMSAER, o atual caso foi como um choque e simplesmente afirmava que desconhecia TUDO, e que perguntassem ao Ministério da Defesa.

O Ministro da Defesa parece ter feito somente uma declaração pró-forma sem avaliar a extensão das implicações que ocorreriam.

Segundo a mesma fonte de Defesa@Net a atual perspectiva quanto a equipamentos russos de defesa é de avaliar a performance da cadeia logística no contrato dos helicópteros de combate e transporte Mi-35M, cujas entregas iniciam já em 2009, pela Rússia.

O “Fogo Amigo” de aliados e nem tão aliados dentro do governo pode ser hoje uma das grandes ameaças ao agora Projeto F-X2.0.

http://www.defesanet.com.br/fx2/2_0.htm

--------------------------------------------------

Ainda não temos a palavra oficial,ainda estamos na fase de uma alta fonte próxima :shock:

Eles ainda estão combinando a declaração oficial :mrgreen:

Bender

#10339 Mensagem por Bender » Qui Fev 12, 2009 3:58 pm

Replicou :?

Editado pela última vez por Bender em Qui Fev 12, 2009 4:02 pm, em um total de 1 vez.
Bender

#10340 Mensagem por Bender » Qui Fev 12, 2009 3:59 pm

Replicou a 2.a vez :?

Editado pela última vez por Bender em Qui Fev 12, 2009 4:08 pm, em um total de 1 vez.
Bender

#10341 Mensagem por Bender » Qui Fev 12, 2009 4:01 pm

3.a vez... :oops:

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#10342 Mensagem por Dieneces » Qui Fev 12, 2009 4:26 pm

Rodrigoiano escreveu:Prezados colegas foristas, fazendo leituras do DB e do BM entre outros, fica a impressão que a FAB queria o Gripen, que o NJ não quer por não ter a bagagem política que os outros oferecem.

Então ambos cedem um pouco e fecham no SH (FAB gosta dele) e EUA tem forte força política, até para ser mais um a reforçar o desejo do governo do assento permanente no CS, pois da França, com as compras da MB, já teve o apoio.

Pura opinião pessoal e momentânea, se vai ser bom ou não, sei lá, mas parece que o SH é que faturaria o fx atualmente.

Abraços!
Faço essa leitura também , Rodrigo .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#10343 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 12, 2009 4:32 pm

Mas um post do nosso amigo Caçador la no BM... Honestamente eu gosto do que esse cara diz.

[100]
Caros foristas,
Com relação às informações postadas por um colega, que questionou a totalidade do que escrevi em minha última intervenção, gostaria de reafirmar:
1. O cronograma do programa F-X2 está sendo cumprido conforme planejado e autorizado, com exceção da data de entrega das Ofertas, que passou do dia 02 de janeiro para o dia 02 de fevereiro.
2. O final da vida em serviço dos Mirage 2000 do 1 GDA, prevista para 2014 (poderá mudar em função da intensidade da sua utilização), é devido às horas disponíveis dos seus motores e não das suas células. Esta data serviu como parâmetro para a entrega das primeiras aeronaves F-X2.
3. O RFP não pede uma aeronave de 5 geração.
4. Propostas não-solicitada de empresas que participaram do F-X1 não estariam longe do que foi pedido pela Aeronáutica. O problema seria no processo de avaliação, que é todo baseado em tabelas de comparação e em formulários de cumprimento ou não de requisitos, que impossibilitaria o trabalho de avaliação, tal como foi concebido. Além disso, todo o planejamento de visitas técnicas e vôos de avaliação não poderia ser cumprido.
Caso seja permitido o retorno das aeronaves que já foram avaliadas e rejeitadas, o melhor procedimento seria o de iniciar do zero todo o processo.
E se os parâmetros de avaliação permanecerem os mesmos, estas aeronaves serão novamente rejeitadas.
A pergunta a ser feita é: O que de novidade estas empresas tem a apresentar?
5. O ano de 2025 foi hipotizado pela aeronáutica depois de avaliar o cenário mundial e as capacidades de participação da indústria nacional.
6. A afirmação de que o fato de a Aeronáutica não ter obrigação de informar a outros entes da administração, e somente ao MD, dos assuntos ligados ao Programa F-X2 é um indício forte de que houve antecipação do RFP não faz sentido para mim.
7. Continuo afirmando que o fato de uma aeronave não ter tido sucesso em uma, duas o nenhuma concorrência internacional, como no caso do Rafale, não o desabilita para o F-X2. O fato de a Noruega ter mantido a sua opção pelo JSF, programa na qual já havia investido muitos milhões de dólares, e recusado a oferta do Gripen NG, também não o desclassifica. Repito: o que interessa é a consistência da oferta apresentada para a Aeronáutica, e é essa a tarefa da equipe de avaliação.
Tentar desclassificar o trabalho daquela equipe, sem nenhum fundamento ou evidência, simplesmente por “achismo”, é, no mínimo, uma leviandade.
Finalmente, acabo de ler na Defesanet de que o retorno dos excluídos foi um factóide. Melhor assim.
Caçador
Honestamente, acho que ja conversamos "N" vezes por aqui que agora mais do que nunca o departamento de boatarias iria trabalhar 24/7 at'e o dia em que o vencedor for divulgado...

Todo cuidado 'e pouco ao lermos determinadas noticias.

Muita calma nessa hora :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Dieneces
Sênior
Sênior

#10344 Mensagem por Dieneces » Qui Fev 12, 2009 4:38 pm

Bender escreveu:Projeto F-X 2 ou F-X 2.5 ou F-X 2.0
Replicou :?
2.0 significa o cancelamento do 2.5 e retorno ao status quo anterior , ou seja , segue a análise normal das propostas às RFP... dizem fontes próximas à FAB que a proposta norte-americana é muito boa , a começar por ser muito vantajosa economicamente...coisa que o Rafale com seus custos astronômicos têm dificuldade de acompanhar...vamos ver se o Gripen consegue manter a dianteira que sabemos que ele tem no gosto Fabiano e/ou se o Lobby Dassault-Sarkozy-Setores do Governo apresentará novas novidades...a Novela das 8 está só começando , antes foi só uma espécie de Malhação... :wink:

Editado pela última vez por Dieneces em Qui Fev 12, 2009 4:42 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#10345 Mensagem por Bourne » Qui Fev 12, 2009 4:42 pm

PRick escreveu:
:roll: :roll: Eu adoro esses agurmentos recheados de lógica FABista, a FAB não é uma pessoa, portanto, não pode preferir nada, os fatos que temos, reais, apontam para um ganhador favorito, inclusive a recente nóticia da Delegação Brasileira no NAe francês.

[]´s
A FAB é uma instituição que tem que defender as suas posições. Por que tem que pensar nos problemas e variáveis ao longo de décadas, que serão herdada pela instituição e próximas gerações da FAB e país. Ela é subordinada, mas nunca subalterna do Estado. Aliás, a essência da democracia e do próprio Estado é o conflito entre os grupos, instituições e pessoas. Isso que faz o país evoluir. Entretanto, aqui no Pindorama, essas atitudes são mau vistas, pois a harmonia é sermos todos grandes bundões. :lol: :lol: :lol:

A Delegação Brasileira no CdG, em si só, não quer dizer nada, mas até dica bonito. O problema é quando comparam o Rafale e proposta com as outras. Daí, só a Carla Bruni de Ipanema para te consolar, daquelas que vem um um brinde a mais e com o apelido de Carlão.

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#10346 Mensagem por LEO » Qui Fev 12, 2009 4:46 pm

Dieneces escreveu:
Rodrigoiano escreveu:Prezados colegas foristas, fazendo leituras do DB e do BM entre outros, fica a impressão que a FAB queria o Gripen, que o NJ não quer por não ter a bagagem política que os outros oferecem.

Abraços!
Faço essa leitura também , Rodrigo .
E nisso a eterna conversa de absorver tecnologia para a indústria nacional, projetos conjuntos de nova geração, etc., já morre antes mesmo sequer de nascer.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Dieneces
Sênior
Sênior

#10347 Mensagem por Dieneces » Qui Fev 12, 2009 4:54 pm

LEO escreveu:
Dieneces escreveu:Faço essa leitura também , Rodrigo .
E nisso a eterna conversa de absorver tecnologia para a indústria nacional, projetos conjuntos de nova geração, etc., já morre antes mesmo sequer de nascer.
Não entendo assim , Leo...há Ns possibilidades de absorver tecnologia e montar parcerias com a Boeing e suas subsidiárias , o mesmo vale para os sistemistas do Rafale e mesmo do Gripen...são muito vastos os campos do conhecimento açambarcados no projeto de um avião de caça moderno e a difusão desse conhecimento é de uma riqueza incalculável , em qualquer área...saudações .

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#10348 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Fev 12, 2009 4:57 pm

PRick escreveu:
:roll: :roll: Eu adoro esses agurmentos recheados de lógica FABista, a FAB não é uma pessoa, portanto, não pode preferir nada, os fatos que temos, reais, apontam para um ganhador favorito, inclusive a recente nóticia da Delegação Brasileira no NAe francês.

[]´s

Como que a FAB não pode preferir nada? Então para a concorrência e manda o MD comprar qualquer um que achar bom.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#10349 Mensagem por orestespf » Qui Fev 12, 2009 7:38 pm

Sobre a nota do Defesa@Net (a recente) só digo uma coisa: morram infiéis!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Segundo alta fonte próxima ao ministro Jobim informou à Defesa@Net, que o ministro reafirmou o seguimento do Projeto F-X2, que Defesa@Net classificará agora como 2.0.
Quem dá a classificação "FX-2.0" é o Defesa@Net e não o MD/FAB. A leitura disso é óbvia, o "ponto-zero" é a interpretação que o SU e EF não estarão "dentro" do FX, logo não faz sentido um upgrade no "FX-2.x" (na interpretação do Düring, já que ainda não se tem uma nota oficial do MD/FAB).
Assim a mencionada (re)avaliação do caça russo Sukhoi Su-35 e também do caça do consórcio EUROFIGHTER ficariam no âmbito de uma avaliação técnica na FAB. Não seriam (re)incluídos no Projeto F-X 2.0. Esta parte não está clara e merece ser detalhada e certamente o Ministro Jobim e o Brigadeiro Saito deverão estar em discussões com seus pares para implementá-la.
Isto é a confirmação do que eu chamei dias atrás de "paralelismo". O Immortal com certeza se lembra disso, já os meus "neo-julgadores", bem, não espero nada (no passado esperava e muito). :wink:
A viagem à Antártida do Ministro Jobim com o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, onde passaram juntos mais de 72 horas, serviu para traçarem uma estratégia conjunta.
Também disse (como hipótese e não tese, pois não tinha confirmação) que a FAB poderia estar sabendo sobre "a coisa", e que por isso não era prudente pedir a cabeça do ministro e fazer da FAB uma "coitadinha". Taí pra quem quiser ver e comprovar. Agora quero ver os "advogados" de última hora da FAB (como se esta precisasse... SIC) assumir e voltar atrás em suas "sentenças". :wink:
O mutismo em que submergiu a FAB, para um já tradicionalmente letárgico CECOMSAER, o atual caso foi como um choque e simplesmente afirmava que desconhecia TUDO, e que perguntassem ao Ministério da Defesa.
Taí, uma forma mais elegante, mas tão ácida ou mais, que as falas do Orestes (ontem) ao dizer que haviam (há) fabianos "desesperados" tentando explicar o inexplicável. Parabéns ao Düring pela coragem! Inclusive dias após uma reunião do CECOMSAER com a imprensa tentando buscar diálogo com a mesma (vide site da FAB).
O Ministro da Defesa parece ter feito somente uma declaração pró-forma sem avaliar a extensão das implicações que ocorreriam.
Exatamente as minhas críticas de ontem aqui no DB, mas sob uma forma mais elegante. E teve gente dizendo que o ministro NJ agiu corretamente... :lol: :lol: :lol:
O “Fogo Amigo” de aliados e nem tão aliados dentro do governo pode ser hoje uma das grandes ameaças ao agora Projeto F-X2.0.
Abre o olho Grande National Kid!!! :lol: :lol: :lol:

Bem, a nota do Defesa@Net está longe de ser oficial, mas é um veículo que merece respeito (com críticas e elogios). Se o site estiver errando muito, então o Düring terá que fechar as portas do boteco, mas não me parece o caso. Assim sendo, enquanto uma nota oficial não surja, sim, continuo com minhas convicções, visto que, até agora o que menos errou neste fórum fui eu!!! Gostem ou não, com ou sem campanha anti-Orestes, estou aí ferroando sempre (sempre não, até março).

Saravá meu pai Xangô!!! Justiça e Sabedoria é com o Senhor mesmo, os erros ficam por conta de seus filhos.

Orestes, "com gosto de sangue na boca".

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10350 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 12, 2009 7:42 pm

O texto do Defesa@Net não deixa de ser um "copy and paste" do que debatemos aqui. Não há nenhuma informação oficial. O During só tinha que reverter o lançamento preciptado do que ele mesmo denominou de F-X 2.5, quando não existia nenhuma informação que dissesse isso. Ele voltou atrás, mas o próprio texto ainda não conseguiu explicar o que o NJ quis dizer, ainda está na base de suposições (como nós) e, portanto, penso que ainda cabe uma posição oficial do Ministro.

O que é desanimador para as discussões é que tem gente que insiste numa tese meio estranha de que a FAB não sabe de nada, não tem que querer nada, que não decide nada. Houve até quem chamasse (não lembro, não vou voltar as páginas pra procurar) de "pensamento de escritório" quando alguém apresentou um post de um outro fórum com informações bem relevantes sobre a condução do processo. Quem ousa contra-argumentar está sendo taxado de FABista, e não é só o PRick que está usando o termo. Não é salutar pra discussão. Se a FAB não sabe nada, se tem pensamento de escritório (fico me perguntando o quão inteligente somos nós com o nosso "pensamento de internet"), se não tem que querer nada, se não tem que decidir nada, acho melhor cancelar em definitivo o processo pela FAB, deixar nas mãos do NJ em pessoa, e quando escolherem o caça, aí entregam para o operador, já que esta parece ser a concepção de Forças Armadas vigente em parte dos nobres colegas, isto é, meros operadores sem capacidade de avaliação e de escolha.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder