Aliança Militar e Estratégica Brasil-França

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Raphael
Júnior
Júnior

Re: Aliança Militar e Estratégica Brasil-França

#91 Mensagem por Raphael » Qua Dez 24, 2008 3:46 pm

É, mas agora com esse negócio de UNASUL, só falta os nossos vizinhos começar a arbitrar o que podemos e o que não podemos fazer aqui e o que eles ganharam com isso... Com desculpa de que ficaremos muito fortes em relação a eles etc...

Há alguma chance de nós termos que transferir tecnologia militar a eles também?

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#92 Mensagem por Marino » Qua Dez 24, 2008 3:57 pm

Esta tecnologia francesa, de acordo com o contrato, não.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Raphael
Júnior
Júnior

#93 Mensagem por Raphael » Qua Dez 24, 2008 3:58 pm

Comentário de um forista do aviacion argentina pelo o que ele entendeu...
Volviendo al tema principal y para no desviar el tópic, hoy Clarín hace una mención acerca del acuerdo militar entre Brasil y Francia y del cual por lo que ahí dice, contaría con el aval de los socios de la región, entre ellos Argentina y los cuales tendrían una participación, dado el volúmen de inversión comprometido (u$s 8400M), rescato estos párrafos haciendo referencia al acuerdo y donde Brasil tendría la intención de convertirse en proveedor del material que piensa construir u obtener a partir de la transferencia de tecnología con Francia.

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#94 Mensagem por Sterrius » Qua Dez 24, 2008 4:35 pm

Os 8.4 Bi forma dados apenas por jornais franceses.

Nem a frança nem o Brasil oficialmente declararam um valor ainda, o que torna a especulação acima disso bem dificil.

E de onde tem vindo essa especulação de envolvimento argentino? Porque juro que so comecei a ler argentina a partir de ontem através de uma noticia da imprensa (estrangeira e não francesa por sinal).

PRick

#95 Mensagem por PRick » Qua Dez 24, 2008 6:24 pm

Marino escreveu:Esta tecnologia francesa, de acordo com o contrato, não.
Esse é um ponto interessante, está na cara que tecnologia de SNA, não vamos poder repassar nada, nem mesmo vender o produto pronto. Agora estou em dúvida quantos aos SSk´s, poderemos vender eles para terceiros?

Os helos me parece que sim, vamos ser inclusive plataforma de vendas, manutenção, treinamento para a AL.

[]´s

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#96 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 24, 2008 6:28 pm

PRick escreveu:
Esse é um ponto interessante, está na cara que tecnologia de SNA, não vamos poder repassar nada, nem mesmo vender o produto pronto. Agora estou em dúvida quantos aos SSk´s, poderemos vender eles para terceiros?

Os helos me parece que sim, vamos ser inclusive plataforma de vendas, manutenção, treinamento para a AL.

[]´s
Acho que vender é uma coisa e repassar tecnologia é outra. Pode ser que também interesse aos franceses uma comercialização de um Scorpene feito no Brasil em sociedade com a DCNS.
Outra possibilidade é o desenvolvimento de uma nova classe de subs convencionais de projeto brasileiro com base no que foi aprendido.
É o que eu acho.

Abraços

Alberto -
Marino
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por Marino » Qua Dez 24, 2008 6:28 pm

Prick, creio que sim, mas com uma parte do pagamento virando royalties, como em um negócio qualquer.

Barão do Rio Branco
brisa

#98 Mensagem por brisa » Qua Dez 24, 2008 6:36 pm

Os franceses, amarraram o contrato....ou seja submarino, sistemas de combate e armamento....isto foi um " deixa pra la na Navantia".....mas nao creio em vendas externas destes subs fabricados aqui a terceiros.
Agora uma pergunta ao Almirante Marino......vamos ter que construir mais uma oficina de torpedos para os franceses???

Marino
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por Marino » Qua Dez 24, 2008 6:45 pm

Não sei dos torpedos. Pode até ser que os torpedos franceses virem o adotado pela MB, se fabricados aqui.

Barão do Rio Branco
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#100 Mensagem por WalterGaudério » Qua Dez 24, 2008 6:56 pm

PRick escreveu:

[]´s
No caso dos submarinos creio que não. No máximo seremos uma excelente plataforma de manutenção.

Geralmente nos contratos de construção sob licença, a licensa é taxativa para a construção apenas para o país contratante, e não para terceiros. Isso é objeto de negociação para um aditivo ao contrato inicial, e é bastante salgado.

Isso se for o escorpene mesmo, ou até mesmo o Marlin.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#101 Mensagem por WalterGaudério » Qua Dez 24, 2008 7:15 pm

MCD-SM escreveu:o que é um heli híbrido???!
Certamente é um com propulsão AIP :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: [003] [003] [003] [003] [003]

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Booz
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por Booz » Qui Dez 25, 2008 2:50 am

No que se refere aos helis por exemplo creio que haverá VENDA, trasnferência de tecnologia de alguma coisa deles, pior ainda dos subs, implausível.

Quanto a citação de um quase "aval" de los hermanos, ainda que com a política do Itamaraty de levar cascudos não tenha sido deixada para trás, não vejo a mais ínfima possibilidade de se vincular o que o Brasil quer com aquiescência dos vizinhos.

A tecnologia que se está sendo obtida não vem de graça, é caríssima, e ainda precisa de um esforço hercúleo para ser absorvida. Tanto para os convencionais quanto ao futuro SNA. Que, aliás, a MB já deu um sonoro não quando se cogitou na absurda hipótese de se passar qualquer informação sobre o programa nuclear à Argentina. A MB senta em cima do programa e dali não sai.
Existem acordos bilaterais com a Argentina quanto à consultas, mas é só isto: consultas.

Imagem
Walter Martins
Júnior
Júnior

#103 Mensagem por Walter Martins » Qui Dez 25, 2008 3:16 am

HEGEMONIA REGIONAL...
6000 km de costa.... e submarinos a diesel !!!
Nosso 1 sub nuclear ficara pronto em 20 anos se nao me engano !!!!
Nosso Porta Avioes o Sp, consome 300mil L/D de oleo diesel e tem quase meio seculo ou mais que isso...
Nossos Caças Sao totalmente Obsoletos, e velhos, resto da guerra do golfo e outros....
Nao investimos em Tecnologia....
Nossos Garotos, mal ganham para comer !!!!
Nossas missoes atuais sao patrulhar Favelas no Rio e no Haiti !!!!!

O Brasil esta crescendo muito rapido... isto com certeza abrira os olhos de alguem... estamos se tornando Potencia em diversos segmentos.... isso me preocupa....

Democracia de mais nao e bom.... alguem tem que ser mal !!!!

Brasil x França e legal mais muito lento o processo.... somos altamente dependentes de tecnologia estrangeira..isso e triste.

NAo investimos em nada, para isso nunca se tem dinheiro !!!! somos o 2 maior cobrador de impostos..kd a grana..para a defesa...

Os EUA, com seus quase 500 anos de tradiçao Militar aniquilou Piratas, Indios, europeus, japoneses, Arabes,e tudo que apareceu..., somos quase da mesma Idade, e por que somos Tao diferentes..?

HIPOCRISIA, um pais que a segurança e um lixo... Fazem lei de desarmamento, privando o cidadao de se defender..pois o estado nao cumpre o qua manda nossa constituiçao !!!!

Assim seremos uma naçao de Ze-Bundas !!! o estado nos tira o direito de ter conhecimento Belico
eu sei mas isso nao faz parte do que se esta em jogo aki....

Acho que esta aliança tem que ser feita com mais paises....temos que insistir com os EUA...ate conseguirmos algo !!!! pois tecnologia belica Americana supera qualquer outra no mundo !!!

Temos que ter conhecimento e aliança com mais nasçoes, para pegar-mos um pouquinho de cada um, e formar-mos a nossa industria Belica uma industria diferenciada... temos muito para dar em troca....

Nosso Pre-sal me preocupa... esta uniao com estes Andinos me preocupa mais ainda !!!!

Isso tem que mudar...

Os Spartanos nao pergunta quantos sao, mas sim aonde estao. ( Rei Agis III de sparta )
Para sair a Guerra e necessario Dinheiro Ilimitado ( Proverbio Romano )
Walter Martins
Júnior
Júnior

#104 Mensagem por Walter Martins » Qui Dez 25, 2008 3:19 am

HEGEMONIA REGIONAL...
6000 km de costa.... e submarinos a diesel !!!
Nosso 1 sub nuclear ficara pronto em 20 anos se nao me engano !!!!
Nosso Porta Avioes o Sp, consome 300mil L/D de oleo diesel e tem quase meio seculo ou mais que isso...
Nossos Caças Sao totalmente Obsoletos, e velhos, resto da guerra do golfo e outros....
Nao investimos em Tecnologia....
Nossos Garotos, mal ganham para comer !!!!
Nossas missoes atuais sao patrulhar Favelas no Rio e no Haiti !!!!!

O Brasil esta crescendo muito rapido... isto com certeza abrira os olhos de alguem... estamos se tornando Potencia em diversos segmentos.... isso me preocupa....

Democracia de mais nao e bom.... alguem tem que ser mal !!!!

Brasil x França e legal mais muito lento o processo.... somos altamente dependentes de tecnologia estrangeira..isso e triste.

NAo investimos em nada, para isso nunca se tem dinheiro !!!! somos o 2 maior cobrador de impostos..kd a grana..para a defesa...

Os EUA, com seus quase 500 anos de tradiçao Militar aniquilou Piratas, Indios, europeus, japoneses, Arabes,e tudo que apareceu..., somos quase da mesma Idade, e por que somos Tao diferentes..?

HIPOCRISIA, um pais que a segurança e um lixo... Fazem lei de desarmamento, privando o cidadao de se defender..pois o estado nao cumpre o qua manda nossa constituiçao !!!!

Assim seremos uma naçao de Ze-Bundas !!! o estado nos tira o direito de ter conhecimento Belico
eu sei mas isso nao faz parte do que se esta em jogo aki....

Acho que esta aliança tem que ser feita com mais paises....temos que insistir com os EUA...ate conseguirmos algo !!!! pois tecnologia belica Americana supera qualquer outra no mundo !!!

Temos que ter conhecimento e aliança com mais nasçoes, para pegar-mos um pouquinho de cada um, e formar-mos a nossa industria Belica uma industria diferenciada... temos muito para dar em troca....

Nosso Pre-sal me preocupa... esta uniao com estes Andinos me preocupa mais ainda !!!!

Isso tem que mudar...

Os Spartanos nao pergunta quantos sao, mas sim aonde estao. ( Rei Agis III de sparta )
Para sair a Guerra e necessario Dinheiro Ilimitado ( Proverbio Romano )
Booz
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Booz » Qui Dez 25, 2008 4:22 am

Meu prezado Walter, bom dia e Feliz Natal.

Veja, sem querer parecer um crítico gratuito às suas explanações, talvez por não tê-las bem compreendido (o que de antemão peço escusas).
Mas, observo um certo azíago aos seus comentários e para os quais vejo uma carência de alicerçe (sub censura).

Vejamos:
a) O SNA vai demorar. isto é certo.
Um projeto desses, mesmo nos países que detém tal tecnologia, demora, e os prazos facilmente são estourados. Há vários fatores para isto, e que incidirão ainda mais face nossa anêmica cultura para um projeto tão grandioso na área de defesa.
Contudo, temos que começar de um ponto. Se não o fizermos, e aprender como se atravessa este rubicão nunca saberemos, vamos sempre ficar a lamentar que poderíamos ter feito.

Um projeto deste porte não aufere ganhos exclusivos às forças militares. A tecnologia absorvida - e expandida - se irradia em vários segmentos da indústria. É um ganho excepcional.

b) Nossos submarinos a diesel não estão obsoletos.
Ao contrário, há unidades em pé de igualdade com seus similares estrangeiros e suas atuações em exercícios navais, com forças muito mais poderosas, mostram-nos o elevado índice de capacidade dos seus equipamentos quanto de suas tripulações.
Em relação a extensão de nossa costa e os nossos SSK. É bom lembrar que o emprego dessas belonaves é bem específico. Para outro emprego almeja-se, entre outras estratégias, o emprego do SNA. Mas, para tanto, devemos construir um. De nada adiantará lamentar que vai demorar e para isto não construir.
Comprar um? Seria ótimo se o Brasil tivesse tanto dinheiro assim. Porém, a opção de construir não poderia ser relegada à uma compra "de prateleira".

c) Nosso sampa irá voltar, com certeza, e manterá a Marinha alinhada ao emprego doutrinário neste tipo de belonave. Isto é uma das coisas que a MB não quer perder. E para um país de extensão de costa marítima como o nosso é fundamental.
O consumo elevado do seu combustível não é singular a ele. "Porta-aviões" consomem (MUITO), nucleares então... Porém, em relação á sua importância para o Brasil, em todo o seu dimensionamento de emprego, é ínfimo.
É certo que ele nos veio às mãos como um "opalão meio de lado". Mas espere ele sair das docas, aguarde os falcões operando modernizados e o SP com eletrônica e armas repostas e acesas. Fique certo, será uma projeção de poder naval sem igual abaixo da linha do equador.

d) Nossas aeronaves estão defasadas, apenas, em relação a Chile e Venezuela. Mas algumas só. Também conta a nosso favor uma doutrina de emprego bem madura e, com às incorporações dos F-5MBR houve um salto qualitativo notável, ainda que com atraso.
Operamos também (com maestria por sinal) os R-99A e B, seus equipamentos eletrônicos não tem paralelo exato na região. Ou seja, dominamos o alerta antecipado e vigilância terrestre. Já imaginou o quanto isto nos concede de vantagem?
Adjetivar os Mirage de obsoletos não seria exatamente correto. Não são realmente o "estado da arte" entre os caças, afinal são aeronaves de projeto antigo. Todavia, no domínio de seu emprego doutrinário pleno (e isto nossos jaguares são capazes), sua letalidade é respeitadíssima por seus oponentes. E temos que pensar onde - e contra quem - seria o emprego dos caças do 1ª GDA. Podes crer, tanto o São Paulo, com seus vetores, quanto os F-5MBR e os Mirage 2000, ainda dão um belo
caldo.

e) Por último, postulo discordar de você quanto ao sistema de governo, desde já reiterando firmemente o respeito que tenho por suas opiniões.
Entretanto, tenho a convicção que a democracia, mesmo não tendo a perfeição do melhor sistema (nenhum detém este título), ainda é o melhor entre os piores. Isto, em qualquer ilação hipotética ou formulação comparativa.
Ainda não vi, NENHUMA, grande nação crescer, e assim manter-se, sem liberdade para seu povo crescer junto, sem que a democracia fosse o catalizador maior do amálgama nesta solução.
Concordo apaixonadamente com sua opinião que investimos muito pouco em tecnologia. Melhor diria, investimos MUITO POUCO em EDUCAÇÃO. E falo na de base mesmo. Mas isto será aos poucos, infelizmente, mas será.
Também me ombreo com você nas várias questões que exemplificou, em relação a hipocrisia de vários governos, ditos sociais-liberais, e ao afastamento de ciadadãos de bem, perpetradoi por um segmento retrógado das elites políticas, aos temas relevantes de conhecimento como; defesa, armas etc.

Creia-me, redarguindo-lhe não quis confrontá-lo. Expus sim, algumas ponderações ante às suas. E isto é uma das virtudes da democracia.

Um forte abraço.

Editado pela última vez por Booz em Qui Dez 25, 2008 4:43 am, em um total de 4 vezes.
Imagem
Responder