Futuro MBT do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2140 vezes
Agradeceram: 2724 vezes

Re: Futuro MBT do EB

#46 Mensagem por knigh7 » Seg Ago 11, 2008 1:39 am

cvn73 escreveu:
knigh7 escreveu:
Born,

Eu não erstou defendendo a volta do Osório ou do Tamoio. Estou argumentando que não podemos ter MBTs muito pesados por causa do nosso solo. Por isso, defendo MBTs com blindagem reativa, que são mais leves, como o russo T-90 ou o T-95.

Interessante, dentre as várias limitações de nossa infra-estruturaque justifiquem a não adoção por parte do EB de um MBT digno do nome, esta me parece bem original.

CVN73, que tem a Bandeira e o Simbolo dos EUA em seu avatar, e aliás o seu "nome" é de um porta-aviões estadunidense(você é estadunidense?É brasileiro? Tem certeza disso?)

O ROB para o Osório e o Tamoio contemplava um peso mais leve em virtude do solo brasileiro. O Piffer, capitão do Exército testemunhou corredores formados pelos M-60 nos exercícios em virtude do solo mais fofo, o que não foi observado, segundo ele com os Leopard.
Convém você ser mais cauteloso antes de vomitar sarcasmos, fruto do seu desconhecimento.

Editado pela última vez por knigh7 em Seg Ago 11, 2008 4:56 am, em um total de 1 vez.
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Ago 11, 2008 4:34 am

Interessante essa do peso máximo das estradas e pontes.

Levando-se em conta que uma possível potência viesse atacar a gente, e por medida de facilidade e menor possibilidade de confronto com o EB; FN; PMRJ :mrgreen: fizessem um desembarque no Sul do Br ou Ne.... Não poderiam atacar de MBTs por causa do peso/largura destes. Talvez nem os carros russos pudessem atuar sem restrições no nosso pais. Por esta ótica, então pelo menos neste quesito vale a pena ser terceiro mundista. É certo isso ? Fui :wink:

cvn73
Avançado
Avançado

#48 Mensagem por cvn73 » Seg Ago 11, 2008 11:02 am

knigh7 escreveu:
cvn73 escreveu:
Interessante, dentre as várias limitações de nossa infra-estruturaque justifiquem a não adoção por parte do EB de um MBT digno do nome, esta me parece bem original.

CVN73, que tem a Bandeira e o Simbolo dos EUA em seu avatar, e aliás o seu "nome" é de um porta-aviões estadunidense(você é estadunidense?É brasileiro? Tem certeza disso?)

O ROB para o Osório e o Tamoio contemplava um peso mais leve em virtude do solo brasileiro. O Piffer, capitão do Exército testemunhou corredores formados pelos M-60 nos exercícios em virtude do solo mais fofo, o que não foi observado, segundo ele com os Leopard.
Convém você ser mais cauteloso antes de vomitar sarcasmos, fruto do seu desconhecimento.

Como disse esta é a limitação "mais original",pelo menos para mim, pois é a primeira vez que a vejo em um forum.

De todas as outras ,como pontes (tanto rodo como ferroviárias) estradas, ferrovias, a única que me convense como restrição é a que fala da largura de nossos túneis ferroviários, que realmente são estreitos.Porém não acredito que seja motivo para a não adoção de um MBT.

unanimidade só existe no cemitério
z.garcia
Júnior
Júnior

#49 Mensagem por z.garcia » Seg Ago 11, 2008 11:58 am

cvn73, os problemas dos nossos túneis estreitos são com certeza um forte motivo para limitar o tipo de blindado que o Brasil venha a operar. A ferrovia continua sendo uma das mais eficazes formas de se transportar uma quantidade razoavel de veículos num curto espaço de tempo.
E Levando em consideração que a maioria dos blindados ficam concentrados num único ponto (no Rio Grande do Sul) é necessário este meio para a movimentação rápida quando necessário.

esta é hoje nossa realidade.

cvn73
Avançado
Avançado

#50 Mensagem por cvn73 » Seg Ago 11, 2008 12:07 pm

Como disse, acredito nessa limitação, mas não a considero como proibitiva.

helio
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por helio » Seg Ago 11, 2008 12:14 pm

Amigos
quanto a questão do peso dos MBT vale a pena contar alguns capítulos de nossa história:

Até o final dos anos 50, tinhamso problemas graves no país pela falta absoluta de estradas.
Quando o 1ºBCC foi transferido de Recife para Pindaminhangaba(1943) foram embarcados em navios 2 cias de Blindados M3 Lee e 2 Cias de M3 Stuart. Quando desembarcaram no porto do Rio para serem embarcados em trens até Pindamonhangaba, constataram que o vão dos túneis ferroviarios eram pequenso para poder transportar os M3 Lee. Consequentemente os M3 Lee ficaram no Rio formando o 2 e o 3º BCC. Os M3 Stuart foram para Pindaminhangaba formando o 1ºBCCL.
A falta de pontes que pudessem suportar blindados impedia a locomoção de blindados, tanto que pela existencia de ferrovias de bitolas variadas, era impossivel transportar no mesmo trem blindados de Santa Maria para o Rio de Janeiro.
com o advento de estradas de rodagem, praticamente desacelerou o transporte ferroviario, sucateando completamente até recentemente. Com a privatização das ferrovias o EB parou de utiliza-los para manobras pois o custo do frete ficou inviável(antes era gratis).
Resultado, hoje praticamente todo o deslocamento é feito por pranchas rodoviárias,

Quanto ao peso dos nossos blindados, penso que deve ser diretamente proporcional a nossa infra-estrutura de transporte.
O peso deve ser compativel com o TO, e tenho certeza que o Brasil possui varios TO aonde o M60 é viavel.

Um abraço

Hélio

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#52 Mensagem por Bourne » Seg Ago 11, 2008 12:36 pm

Transportar o MTB não é problema, mas, sim, se o tipo de solo que irá operar.

O Brasil tem uma rede rodoviária fantástica, cobre quase todo o país. Portanto, se for necessário transportar um MTB de umas 60 toneladas, por algumas centenas de quilometros, é só por em cima de uma carreta e levar. Isso é feito diariamente por empresas especializadas no transporte de equipamento pesado, precisa de certos cuidados na condução, mas e não é relativamente simples. Principalmente, considerando os caminhões modernos com mais de 400 cv, que foram pensados para tracionar cerca de 60 toneladas de carga com facilidade, e é normal ver esses tipos de caminhões circulando nas rodovias.

Ou seja, se a EB quer transportar um MTB de 60 toneladas, põe numa carreta especial, tracionado por um cavalo mecânico de mais de 400 cv, e graças a rede rodoviária do Brasil, pode virtualmente chegar a qualquer lugar do país em poucos dias. Além do que o combóio vai se movimentar numa velocidade de segurança de 60 Km/h, não vai atrapalhar o trânsito.

helio
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por helio » Seg Ago 11, 2008 1:20 pm

Born
Isto tudo que vc falou é maravilhoso, entretanto eu pergunto quantas carretas seriam necessárias para deslocar um esquadrão completo de MBT (14 carros de combate e outros carros de apoio) ?
Não seria muito mais fácil e sobretudo economico se tivessemos uma malha ferroviaria decente?

Abraço
Hélio

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 419 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#54 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 11, 2008 2:08 pm

helio escreveu:Born
Isto tudo que vc falou é maravilhoso, entretanto eu pergunto quantas carretas seriam necessárias para deslocar um esquadrão completo de MBT (14 carros de combate e outros carros de apoio) ?
Não seria muito mais fácil e sobretudo economico se tivessemos uma malha ferroviaria decente?

Abraço
Hélio
Claro que seria lindo ter uma rede ferroviária de verdade, mas a proposta do Born é baseada em cima do que temos hoje.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
helio
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por helio » Seg Ago 11, 2008 3:11 pm

Glauber e Born

Um pouco mais de retrospecto historico para vcs:
Nos primeiros dias do golpe militar de 64, tanto São Paulo como Minas Gerais mandaram tropas para um eventual confronto com as tropas legalistas do Rio.
Tanto SP como MG enviaram uma cia de blindados CCL Stuart. São Paulo enviou por trem, pois a cia Paulista que ligava São Paulo até Bauru passando por Campinas possuia a mesma bitola da Central do Brasil( os blindados sairam de Campinas). MG entretanto só possuia meios de levar de Juiz de Fora os blindados por carreta. Resultado: Foi uma tarefa herculea achar uma empresa que tivesse carretas para requisitar(não alugar ) e enviar os blindados.

O que quero dizer é que se trata de assunto de segurança nacional quando tratamos deste assunto: malha ferroviaria.
Infelizmente quando se trata de MBT , o custo de deslocamento fica alto pois temos uma ferrovia deficiente.

Um abraço

Hélio

eu sou eu
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por eu sou eu » Seg Ago 11, 2008 5:21 pm

só para constar um caminhão configurado como rodotrem de 9 eixos tem capacidade legal para transportar 73 t brutas de carga, e o cmt do cavalo mecanico é de 80 a 150 t dependendo do potencia do motor, hoje já temos no Brasil cavalos mecanicos com 520 cv de potencia como os Volvos FH e 500 cv como os Scanias R500, e para quem anda pelas estradas esta acostumado a ver esses veiculos trafegar a mais de 100khm e isso com o maximo de peso bruto, transportar a mbt com 60t hoje em dia não é problema algum, com caminhão com tenha um cmt de mais de 60 t faz isso brincando

Imagem

o amor é lindo
helio
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por helio » Seg Ago 11, 2008 5:36 pm

A questão é quantos cavalos mecanicos o EB possui? Nunca ví mais do que 2 por unidade tipo RCC ,RCB e RCMec. Isto é , muito aquém da necessidade.
Hélio

eu sou eu
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por eu sou eu » Seg Ago 11, 2008 5:47 pm

em caso de conflito, ou de necessidade existe um grande numero de transportadoras que possuem essas carretas, e que podem ser colocadas em serviço rapidamente

Imagem

o amor é lindo
eu sou eu
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por eu sou eu » Seg Ago 11, 2008 5:51 pm

nos dias de hoje não cabe mais a desculpa de transporte, para não operar mbt mais pesados

Imagem

o amor é lindo
cvn73
Avançado
Avançado

#60 Mensagem por cvn73 » Seg Ago 11, 2008 5:57 pm

eu sou eu escreveu:nos dias de hoje não cabe mais a desculpa de transporte, para não operar mbt mais pesados

Concordo, a questão do transporte, ao meu ver, esta superada.

Responder