Futuro MBT do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Futuro MBT do EB

#31 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 09, 2008 10:55 am

O Presente e futuro MBT será o LeoA15, não vejo mudanças a curto/médio prazo em relação a este quadro.

Osório is dead.... :wink:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Re: Futuro MBT do EB

#32 Mensagem por helio » Sáb Ago 09, 2008 12:06 pm

Amigos
Na minha humilde opinião, o maior desafio do EB não é a verba para adquirir MBT mais modernos, e nem de projetar MBT modernos.
A bem da verdade, a utilização de veículos considerados obsoletos (M113, M41,etc...) atende uma necessidade importante .
O EB necessita antes de mais nada superar os entraves logisticos para operar veículos modernos. Equipar as unidades com capacidade de realizar manutenção de até o terceiro escalão ao meu ver seria a condição essencial para podermos operar veículos modernos. Para contar com esta capacidade, além de equipamento eletronico, maquinário mais moderno, necessitariamos manter parte do contingente de manutenção além do prazo habitual de conscritos. Imaginem o custo de treinar um conscrito para fazer a manutenção destes veículos, e dispensar em seguida por tempo de serviço.
Durante visitas que tenho realizado em algumas unidades militares muitas vezes sou surpreendido ao ver veículos indisponiveis nas mais variadas situações devido a falta absoluta de pessoal capacitado. A cadeia logistica não é perfeita, e os Parques de manutenção não conseguem dar conta do recado.
Veículos mais simples como o M113 e M41 desde que hajam peças de reposição podem ser manutenidos com relativa facilidade na propria unidade, enquanto que no caso dos Leo1 e M60 a coisa é bem mais complicada. É por isto que os EE9 e EE11 ainda são a espinha dorsal dos blindados do EB.

Abraços
Hélio




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Re: Futuro MBT do EB

#33 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 10, 2008 7:38 am

helio escreveu:Amigos
Na minha humilde opinião, o maior desafio do EB não é a verba para adquirir MBT mais modernos, e nem de projetar MBT modernos.
A bem da verdade, a utilização de veículos considerados obsoletos (M113, M41,etc...) atende uma necessidade importante .
O EB necessita antes de mais nada superar os entraves logisticos para operar veículos modernos. Equipar as unidades com capacidade de realizar manutenção de até o terceiro escalão ao meu ver seria a condição essencial para podermos operar veículos modernos. Para contar com esta capacidade, além de equipamento eletronico, maquinário mais moderno, necessitariamos manter parte do contingente de manutenção além do prazo habitual de conscritos. Imaginem o custo de treinar um conscrito para fazer a manutenção destes veículos, e dispensar em seguida por tempo de serviço.
Durante visitas que tenho realizado em algumas unidades militares muitas vezes sou surpreendido ao ver veículos indisponiveis nas mais variadas situações devido a falta absoluta de pessoal capacitado. A cadeia logistica não é perfeita, e os Parques de manutenção não conseguem dar conta do recado.
Veículos mais simples como o M113 e M41 desde que hajam peças de reposição podem ser manutenidos com relativa facilidade na propria unidade, enquanto que no caso dos Leo1 e M60 a coisa é bem mais complicada. É por isto que os EE9 e EE11 ainda são a espinha dorsal dos blindados do EB.

Abraços
Hélio
:shock: :shock:

Isso eu não sabia. Falta de capacitação técnica de manutencão. É um absurdo.




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Re: Futuro MBT do EB

#34 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 10, 2008 7:45 am

Alitson escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sucata não, o tópico é sobre CC novos. 8-]

Exato... Leo 2A6 Carlos? Esta de bom tamanho???? hehehehe

Abraços...
Pessoal,


O Leo2A6, bem como o Abrams, o LeClerc são pesados demais para o solo brasileiro, bem como para as pontes. Teríamos de ter blindados com até, no máximo 50 toneladas.
Vale ressalta que também que estes são muito caros:

Modelo - País Milhões de Dólares
AMX Leclerc - França U$ 8,61
Ariete 2 - Itália U$ 6,99
Karan - Índia U$ 5,56
Leopard 2 - Alemanha U$ 5,32
Challenger 2E - UK U$ 5,30
M1A1 Abrams - EUA U$ 5,27
Merkava Mark 4 - Israel U$ 5,07
T-90S Rússia U$2,42

fontes: http://www.defesanet.com.br/afv/mbt_forecast.htm
http://www.hindustantimes.com/news/181_1829213,0008.htm

O T-90 Russo é o mais moderno MBT russo em atividade, começou a ser fabricado em 1995. Está agora na versão S.
É mais leve que modernos ocidentais, 46 Toneladas, por causa da Blindagem Reativa.

A India está fabicando-o localmente, na versão mais moderna cujo preço unitário é de U$2,42mi (contrato assinado em outubro de 2006 no valor de US$880 mi para a fabricação de 330 unidades).

Portanto, há modelos de MBT modernos baratos e adequados que são oferecidos no Mercado para construção sob licença, o que poderia ocorrer aqui.




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Re: Futuro MBT do EB

#35 Mensagem por Alitson » Dom Ago 10, 2008 8:39 am

knigh7 escreveu:
Alitson escreveu:
Exato... Leo 2A6 Carlos? Esta de bom tamanho???? hehehehe

Abraços...
Pessoal,


O Leo2A6, bem como o Abrams, o LeClerc são pesados demais para o solo brasileiro, bem como para as pontes. Teríamos de ter blindados com até, no máximo 50 toneladas.
Para o Brasil sim, para a região Sul não!!!!!!!!!!!




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Re: Futuro MBT do EB

#36 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 10, 2008 10:27 am

Alitson escreveu:
knigh7 escreveu: Pessoal,


O Leo2A6, bem como o Abrams, o LeClerc são pesados demais para o solo brasileiro, bem como para as pontes. Teríamos de ter blindados com até, no máximo 50 toneladas.
Para o Brasil sim, para a região Sul não!!!!!!!!!!
O Osório e o Tamoio eram MBTs mais leves justamente para atender ao ROB do EB que especificava um peso na faixa das 40-45 ton, justamente por causa das condições do solo brasileiro




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Re: Futuro MBT do EB

#37 Mensagem por Bourne » Dom Ago 10, 2008 12:20 pm

Se algum dia, o Brasil participar de uma missão conjunta e tiver que enviar tropas para algum lugar como África e Oriente Médio. E que se faça necessário o uso de MTB modernos, como fica a situação????????

Não vejo nenhuma situação de uso extensivo de MTBs em território brasileiro, nem uma ameaça considerável de países da região com grandes divisões blindadas.




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Re: Futuro MBT do EB

#38 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 10, 2008 12:51 pm

born escreveu:Se algum dia, o Brasil participar de uma missão conjunta e tiver que enviar tropas para algum lugar como África e Oriente Médio. E que se faça necessário o uso de MTB modernos, como fica a situação????????

Não vejo nenhuma situação de uso extensivo de MTBs em território brasileiro, nem uma ameaça considerável de países da região com grandes divisões blindadas.
Born,

Eu não erstou defendendo a volta do Osório ou do Tamoio. Estou argumentando que não podemos ter MBTs muito pesados por causa do nosso solo. Por isso, defendo MBTs com blindagem reativa, que são mais leves, como o russo T-90 ou o T-95.




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Re: Futuro MBT do EB

#39 Mensagem por Bourne » Dom Ago 10, 2008 12:54 pm

knigh7,

Nem eu.

Também acho que a EB precisa de MTBs modernos, que se adequem tanto ao Brasil como aos possível e prováveis cenários de atuação no exterior.




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Re: Futuro MBT do EB

#40 Mensagem por Alitson » Dom Ago 10, 2008 1:11 pm

knigh7 escreveu:O Osório e o Tamoio eram MBTs mais leves justamente para atender ao ROB do EB que especificava um peso na faixa das 40-45 ton, justamente por causa das condições do solo brasileiro
Sim, mas hoje estão a um nível muito abaixo dos MBTs atuais. Mas como estamos nos juntando ao italianos para uma nova família de blindados sobre rodas, por que não desenvolver também uma família de blindados pesados? Temos ótimos exemplos dos mesmos por conta dos italianos.

E vários parceiros em comum, Galileo Avionica, Oto Melara, IVECO, etc...

http://en.wikipedia.org/wiki/Ariete
Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Centauro
Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Dardo_IFV
Imagem

e o meu favorito...

http://it.wikipedia.org/wiki/Freccia_(c ... _fanteria)
Imagem

Acredito que estaríamos muito bem obrigado...

Abraços...




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Re: Futuro MBT do EB

#41 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Ago 10, 2008 1:37 pm

born escreveu:Se algum dia, o Brasil participar de uma missão conjunta e tiver que enviar tropas para algum lugar como África e Oriente Médio. E que se faça necessário o uso de MTB modernos, como fica a situação????????

Não vejo nenhuma situação de uso extensivo de MTBs em território brasileiro, nem uma ameaça considerável de países da região com grandes divisões blindadas.
Muito simples. A gente vai de infantaria e/ou cavalaria mais leve e/ou aviação e alguém leva os MBTs. Cada país ajuda de acordo com sua possibilidade. O que não dá é termos MBTs que têm limitada utilidade em nosso território pensando em um dia muito distante atuar em outro cenário longe daqui. Pode ser que no futuro distante até haja essa necessidade. Mas a médio prazo não. Então temos que ter MBTs adequados para a nossa realidade, depois a gente pensa em outras missões. Exatamente de acordo com seu segundo parágrafo. Portanto, não sei se os Leo 1A5 são ideiais ou não. Passo muito longe de ter alguma capacidade pra emitir opinião quanto a isso. Mas penso que estão adequados a uma realidade operacional e orçamentária.




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Re: Futuro MBT do EB

#42 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 10, 2008 2:03 pm

Alitson escreveu:
knigh7 escreveu:O Osório e o Tamoio eram MBTs mais leves justamente para atender ao ROB do EB que especificava um peso na faixa das 40-45 ton, justamente por causa das condições do solo brasileiro
Sim, mas hoje estão a um nível muito abaixo dos MBTs atuais. Mas como estamos nos juntando ao italianos para uma nova família de blindados sobre rodas, por que não desenvolver também uma família de blindados pesados? Temos ótimos exemplos dos mesmos por conta dos italianos.

E vários parceiros em comum, Galileo Avionica, Oto Melara, IVECO, etc...

http://en.wikipedia.org/wiki/Ariete
Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Centauro
Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Dardo_IFV
Imagem

e o meu favorito...

http://it.wikipedia.org/wiki/Freccia_(c ... _fanteria)
Imagem

Acredito que estaríamos muito bem obrigado...

Abraços...
Quanto ao Freccia, nós já teremos uma versão parecida, com canhão de 105 mm de alta velocidade da nossa futura VB sobre rodas.
Com relação ao Ariete, é uma solução válida. entretanto você viu quanto custa? Observe o post meu acima com os valores atuais dos modernos blindados. Ele custa quase 3 vezes mais que o T-90. A India está produzindo localmente por apenas US$2,42mi, enqunto que o Ariete custa US$7 mi.
Aliás, o Ariete pesa 54 ton, contra 46 ton do T-90, uma característica importante para o nosso solo, que é pouco compacto.




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Re: Futuro MBT do EB

#43 Mensagem por Pedro H Serafim » Dom Ago 10, 2008 5:57 pm



Achei este excelente video sobre o T-90 e o T-95....deem uma olhada ai...




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Re: Futuro MBT do EB

#44 Mensagem por Pedro H Serafim » Dom Ago 10, 2008 6:00 pm

hauhauah pena q nao dá pra entender bolhufasss....se tiver algum Chines por ai pra dar uma força ajudaria muito! uahuaha [006]




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Re: Futuro MBT do EB

#45 Mensagem por cvn73 » Seg Ago 11, 2008 1:06 am

knigh7 escreveu:
Born,

Eu não erstou defendendo a volta do Osório ou do Tamoio. Estou argumentando que não podemos ter MBTs muito pesados por causa do nosso solo. Por isso, defendo MBTs com blindagem reativa, que são mais leves, como o russo T-90 ou o T-95.

Interessante, dentre as várias limitações de nossa infra-estruturaque justifiquem a não adoção por parte do EB de um MBT digno do nome, esta me parece bem original.




unanimidade só existe no cemitério
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