Os caças indianos não utilizarão os radares embarcados NIIP dos Sukhois para que os americanos não conheçam suas freqüências

O Ministro da Defesa indiano confirmou que os seus seis caças multifunção Sukhoi Su-30MKI que participarão do Red Flag na Base Aérea de Nellis no estado de Nevada, Estados Unidos em agosto não operarão seus radares NIIP, ou seja não serão ligados nas simulações de combate.
“As freqüências do radar são secretas, e podem ser usadas para bloquear funções vitais do caça,” disse um porta-voz da Força Aérea Indiana que acrescentou: “Por enquanto temos bom relacionamento com os EUA, mas ficamos cautelosos com o futuro”. O interesse dos EUA está voltado nos sistemas do largo inventário chinês de caças Su-30 produzidos pelos russos que é baseado nas freqüências dos radas da linha MKI que não foi revelado.
A comitiva indiana que será enviada ao Red Flag compõe-se do mesmo efetivo que compôs os exercícios bilaterais que aconteceu em meados de 2007 nos céus do Reino Unido com seis Su-30MKI. O efetivo enviado também inclui o suporte de um Ilyushin Il-76 tanque e de dois Il-76 para transporte de pessoal e equipamentos até os Estados Unidos.