PRick escreveu:Dieneces escreveu:Como assim , Prick , a Argentina perdeu mais ? O Uruguai era parte do Brasil...Quanto a eu modificar o que foi dito por ti, não é do meu feitio , senão vejamos as tuas palavras :"...toda vez que se meteram com o vizinho grande e bobalhão , ele deu uma surra no vizinho menor e mais esperto..." e mais "Historicamente , SEMPRE vencemos as guerras que participamos...". Não estou querendo discordar por esporte . Eu apenas quis apresentar a realidade do ocorrido , a imposição dos fatos , sem paixões ou interpretações .

Não, historicamente, não vejo com o Brasil poderia reivindicar o Uruguai, na verdade nos tomamos o Uruguai, por um breve período de tempo, ex-colonia espanhola, ou terras pertences a Espanha pelo Tratado de Tordesilhas, não me lembro de nenhum outo precedente que poderia dar o Brasil direito sobre o Uruguai. Com qual fundamento o Brasil reividicaria o Uruguai, não contando um Guerra de Conquista? Ou seja, um imperialismo do tipo dos EUA.
Esta frase final deveria estar junto, "quando tínhamos legitimidade", que no meu caso, não inclui o episódio da Independência do Uruguai, contudo, o meu texto não ficou muito claro, reconheço o fato, escrever a toque de caixa na internet dá este galhos.
[ ]´s
Mas era território brasileiro , Província Cisplatina , e nós a perdemos . Pertenceu à Espanha tanto quanto à Portugal , Prick . Lembra que era a Colônia do Sacramento , fundada por portugueses , não por espanhóis . Montevidéu é um nome Português...Monte-Visto-De-Eu...São Carlos (hoje San Carlos) , perto de Maldonado tem até nome de ruas em português , assim como Colonia . Forte de Santa Tereza , vale a pena conhecer , construção portuguesa . Milhares de sobrenomes de uruguaios são de origem portuguesa .Eu descendo de Uruguaios de origem portuguesa , por parte de pai.O uruguaio , fato interessante , é o único falante de castelhano , que eu conheça , que consegue falar português sem sotaque , os que sabem , por supuesto. Não existe nada mais parecido com o Uruguai que a metade sul do Rio Grande do Sul (nenhum estado brasileiro , inclusive), que aliás é , praticamente , nossa única fronteira seca , exceção de pequeno trecho com SC. Talvez vocês , distantes fisicamente daqui , não sintam a verdadeira dimensão do que digo , mas é real , acreditem. Por fim , já que invocaste o Tratado de Tordesilhas , meu caro Prick , sinto dizer-te que por ele metade do atual Brasil seria espanhol , inclusive a totalidade do RS e da Amazônia Legal . Não creio que tu digas que não seja legítima a posse brasileira dessas paragens , outrora espanholas , ou me engano?

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.