Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
18%
Outra, descrever
15
10%

Total de votos: 151

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#91 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 02, 2007 7:58 am

Mapinguari escreveu: (...) Não há porque existir opção Hi-Lo Mix na FAB. O ideal seria operar um caça monomotor multimissão (Gripen ou F-16) em número suficiente para equipar os M2000 e F-5 atualmente em uso (uns 70 estava muito bom), complementados por uns 80 LIFT/Caças leves como o A-50/T-50 Golden Eagle, para substituir A-1 e Xavantes.

Pois eu acho que temos alguns bons motivos para ter o F-15 Eagle e Hi-Low Mix na FAB... :roll:

Imagem

Imagem

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#92 Mensagem por Sintra » Qua Mai 02, 2007 8:51 am

orestespf escreveu:
Alcantara escreveu:Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

:arrow: F-15 e F-16

O Hi sendo o F-15E Strike Eagle ou o F-15K e o Low o F-16 "near block 60" israelense. Os dois com motores F-110.
Além disso, F-18A/B+ para a Marinha. Depois, lá pra 2020, F-35 na FAB e na MB.

Abraços!!! :wink:

100% de acordo!

Não disse que você está fazendo falta? rsrsrs

Bom senso acima de tudo, mesmo contrariando os meus interesses pessoais (SU-35 BM)..

Grande abraço,
Orestes

O LO seria um "Soufa"?!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock: Esse LO seria "ULTRA HIGH" no ambiente Sul Americano... Bom avião, boa escolha, mas de certeza absoluta que não seria o "LO" do "pack". Se querem um LO para isto, façam como os Chilenos e arranjem uma pazada de Viper´s MLU.
Quanto a Strike Eagles, vamos lá voltar ao planeta terra... Qual é que querem, Strike Eagles, Tiffies ou Raptor´s?
Vocês têm ideia de quanto dinheiro seria gasto nesse "HI-LO"? Se fizermos as contas, DESTA vez não tenho qualquer dúvida que o vosso orçamento de defesa não suporta este tipo de compras...
Estamos na Hellman´s :twisted:

Abraços :wink:

Degan
Sênior
Sênior

#93 Mensagem por Degan » Qua Mai 02, 2007 9:23 am

x2

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Degan
Sênior
Sênior

#94 Mensagem por Degan » Qua Mai 02, 2007 9:24 am

x2

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

#95 Mensagem por orestespf » Qua Mai 02, 2007 9:28 am

Mapinguari escreveu:
projeto escreveu:Muitos concordam que FAB deveria optar por uma solução intermediária que somasse caças leves e pesados para diferentes missões e por motivos de custo.
Nesse caso, resolvi criar essa enquete com algumas das opções já sugeridas.
Se quiserem alguma mudança é só falar. :wink:

Abraços!

A FAB não tem condições de operar um Hi-Lo Mix como os sugeridos. A única opção viável econômica e operacionalmente seria usar o Gripen N ou F-16C/D como caça principal e um LIFT/caça leve como o A-50 Golden Eagle como o componente Low.

Olá Mapinguari,

por que a FAB não teria condições de operar um mix "hi-lo"? Por falta de capacidade técnica e operacional ou por escassez de recursos financeiros?

Não vejo problema em nenhum dos dois casos. Se o financeiro for a sua opção, gostaria de lembrá-lo que não é bem assim.

A redução orçamentária das FFAA no país deveu-se a outros fatores, nunca foi concebida para ser ad ethernun. O desejável é possuir um sistema de defesa com gastos equilibrados, mas nunca eternamente escasso.

O país já assumiu uma postura de reaparelhamento das forças. Isto não é barato, mas existe concenso que precisa ser feito e logo.

Seria razoável fazer de forma mais eficiente e barata possível. Para isso, seria desejável uma maior comunulidade entre os meios e armas utilizados pelas três forças.

Naturalmente que existem confitos de interesses e divergências, mas isso não pode e nem será impeditivo para que tal ação se desenvolva.

Veja o caso do novo sub da MB. Houve estardalhaço na imprensa? O valor supera e em muito ao anunciado pelo finado programa FX... Tem mais coisas chegando na MB por aí...

Por que com a FAB seria diferente?

Deixo bem claro que desta vez não estou especulando e nem abstraindo, estou informando. Não acreditam? Problema! Pois será assim.

O que resta saber é qual ou quais vetores seriam mais adequados, quais seriam entregues mais rapidamente, quais seriam mais compatíveis, quais oferecem melhores armas, quais os preços e qual quantidade.

Abraços,
Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#96 Mensagem por orestespf » Qua Mai 02, 2007 9:36 am

Voltando a minha cota de achismos e especulações, hoje eu acho mais razoável o seguinte.

- 50 a 60 F-16 "BR", distribuídos nos locais onde se encontram os F-5;

- 24 a 32 F-15, para dois GDA´s (Anápolis e um ao Norte);

- 12 a 16 F/A-18 usados para a MB.

Comunalidade total de armas.

Adoraria ver o SU-35 por aqui, ficaria feliz com o Rafale, bem como com o Gripen. Mas nenhuma combinação destes oferece melhor comunalidade que a citada.

Havendo comunalidade, haverá redução significativa de gastos e melhor integração dos meios.

A sugestão acima é exagerada? Não! Totalmente plausível.

Cordialmente,
Orestes

PS: não tenho nenhuma informação privilegiada que me levou a esta análise!!!!

amx2000
Avançado
Avançado

#97 Mensagem por amx2000 » Qua Mai 02, 2007 10:05 am

Olha, eu estive penssando,se a FAB realmente decidir ir de hi/lo uma boa alternativa seria, 24 a 32 F-15C//k/BR ou qualquer versao destas, e um caca pesado e caro,mas seria o ideal para fazer frente aos Flankers do Chavito, na versao low poderiamos ir de A-50/T-50 Golden Eagle fabricado sobe licenca, custa menos da metade de um F-16 e mais barato de operar e nos traria mais liberdade, pois boa parte dele poderia ser fabricado no Brasil, haveria menos rejeicao Ianqui na tranferencia de tecnologia por ser um caca leve, moral da historia, todo mundo ficaria feliz, a FAB teria um super caca (F-15) e ainda um caca fabricado no Brasil (A-50/T-50 Golden Eagle) o sonho de todo mundo e teriamos uma forca aerea mais do que respeitada.

Ate+

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior

#98 Mensagem por orestespf » Qua Mai 02, 2007 10:10 am

amx2000 escreveu:Olha, eu estive penssando,se a FAB realmente decidir ir de hi/lo uma boa alternativa seria, 24 a 32 F-15C//k/BR ou qualquer versao destas, e um caca pesado e caro,mas seria o ideal para fazer frente aos Flankers do Chavito, na versao low poderiamos ir de A-50/T-50 Golden Eagle fabricado sobe licenca, custa menos da metade de um F-16 e mais barato de operar e nos traria mais liberdade, pois boa parte dele poderia ser fabricado no Brasil, haveria menos rejeicao Ianqui na tranferencia de tecnologia por ser um caca leve, moral da historia, todo mundo ficaria feliz, a FAB teria um super caca (F-15) e ainda um caca fabricado no Brasil (A-50/T-50 Golden Eagle) o sonho de todo mundo e teriamos uma forca aerea mais do que respeitada.

Ate+

Olá AMX2000,

os EUA não colocão restrição ou rejeição em nada em relação ao Brasil. Isto é mito!

O que os EUA querem é vender como qualquer um. E isso eles sabem fazer muito bem.

O A-50/T-50 até pode ser uma opção, mas não para substituir os F-5 e A-1.

Abraços,
Orestes

amx2000
Avançado
Avançado

#99 Mensagem por amx2000 » Qua Mai 02, 2007 10:20 am

orestespf escreveu:
amx2000 escreveu:Olha, eu estive penssando,se a FAB realmente decidir ir de hi/lo uma boa alternativa seria, 24 a 32 F-15C//k/BR ou qualquer versao destas, e um caca pesado e caro,mas seria o ideal para fazer frente aos Flankers do Chavito, na versao low poderiamos ir de A-50/T-50 Golden Eagle fabricado sobe licenca, custa menos da metade de um F-16 e mais barato de operar e nos traria mais liberdade, pois boa parte dele poderia ser fabricado no Brasil, haveria menos rejeicao Ianqui na tranferencia de tecnologia por ser um caca leve, moral da historia, todo mundo ficaria feliz, a FAB teria um super caca (F-15) e ainda um caca fabricado no Brasil (A-50/T-50 Golden Eagle) o sonho de todo mundo e teriamos uma forca aerea mais do que respeitada.

Ate+

Olá AMX2000,

os EUA não colocão restrição ou rejeição em nada em relação ao Brasil. Isto é mito!

O que os EUA querem é vender como qualquer um. E isso eles sabem fazer muito bem.

Abraços,
Orestes

Por que nao?

Ele nao seria da mesma classe do F-5, digo caca leve?

Abraco

Editado pela última vez por amx2000 em Qua Mai 02, 2007 10:25 am, em um total de 1 vez.
Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#100 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 02, 2007 10:22 am

SU-35 + Gripen(com REVO+tanques conformais)

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
orestespf
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por orestespf » Qua Mai 02, 2007 10:25 am

cicloneprojekt escreveu:SU-35 + Gripen(com REVO+tanques conformais)

Walter

Esta opção é o meu sonho!!!

Sds,
Orestes

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#102 Mensagem por pafuncio » Qua Mai 02, 2007 10:28 am

1) Estou decepcionado com os engripeiros (ou gripeiros?).

Os caras são combativos há anos, com fortes opiniões.

E agora, quando o pequeno caça acha seu nicho (low), o pessoal fica quieto ...

Até eu votei (Jellmans, a verdadeira maionese) no Gripen, à prestigiosa companhia do Rafale (que poderia ser preterido pelo Flanker BM, tudo bem).

2) Quanto aos caças americanos - e isso é meramente pessoal -, tenho minhas dúvidas. E pessoalmente, torço contra a escolha deles.

3) Talvez surja uma solução salomônica (no Brasil, tudo se resolve na conversa), um mix de caças americanos e de outras procedêncais. Não foi assim nos anos 70, com o F 5 E ?

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Degan
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por Degan » Qua Mai 02, 2007 10:33 am

La cosa es más fácil....

Como "Hi", alguna versión moderna de F-16....
Como "Lo", el F-5M, que recién entra en servicio y no tiene NADA que envidiar a un T-50.

Por último, el T-50 vale más de 20 millones de US$ cada uno, es decir, por cada T-50 compras dos F-16MLU...y si además se quiere fabricar localmente, ya hablamos posiblemente de 3 a 1... :shock:

orestespf
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por orestespf » Qua Mai 02, 2007 10:34 am

amx2000 escreveu:
orestespf escreveu:

Ate+

Olá AMX2000,

Abraços,
Orestes

Por que nao?

Ele nao seria da mesma classe do F-5, digo caca leve?

Abraco

Nesta opção você estaria trocando "seis" por "meia dúzia".

Espera-se evolução dos meios. Espera-se que o F-5 e A-1 sejam substituídos por um único vetor.

Como um vetor para treinamento, tudo bem. Seria ótimo.

A FAB não procura um caça leve no sentido estrito do termo, acho que ela nunca quis em toda a sua vida.

Compramos F-5 "por falta de opção". Ficamos com um caça de segunda linha por imposição e não por escolha. Esta compra surgiu pela pressão americana na época, incomodados com a compra de M-III francês.

O A-1 é outro papo, foi o possível dentro do que a FAB precisava na época e também fez parte de um projeto maior de construção de equipamentos no país.

O A-1 seria a primeira fase de um projeto que tinha como objetivo um caça supersônico de maior poder e alcance.

Só para lembrar, na época que compramos M-III a FAB queria o F-4, mas não conseguimos. Depois vieram o F-5 como reflexo da compra francesa, ótimo vetor, mas de segunda linha.

Sempre operamos vetores leves e de segunda linha por imposições comerciais e/ou falta de verba. Nunca foi um desejo de tal força.

Pare compreender isso, veja o que fez a MB no início dos anos 70, quando se distanciou das aquisições americanas e se aproximou dos ingleses...

Abraços,
Orestes

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#105 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 02, 2007 10:35 am

alexandre lemos escreveu:1) Estou decepcionado com os engripeiros (ou gripeiros?).

Os caras são combativos há anos, com fortes opiniões.

E agora, quando o pequeno caça acha seu nicho (low), o pessoal fica quieto ...

Até eu votei (Jellmans, a verdadeira maionese) no Gripen, à prestigiosa companhia do Rafale (que poderia ser preterido pelo Flanker BM, tudo bem).

2) Quanto aos caças americanos - e isso é meramente pessoal -, tenho minhas dúvidas. E pessoalmente, torço contra a escolha deles.

3) Talvez surja uma solução salomônica (no Brasil, tudo se resolve na conversa), um mix de caças americanos e de outras procedêncais. Não foi assim nos anos 70, com o F 5 E ?

Pois tem muitra gente acreditando, lá mesmo no Min Def que será assim. Não a aquisição de dois aviões simultâneamente. Um agora(o FX-2 de fato) e o outro depois (além de 2012-15). Ou seja, o verdadeiro Low ficaria sendo(por enquanto) o mistão M-2000+F-5M+A1M.

EDITADO

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Qua Mai 02, 2007 11:08 am, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder