Concordo com Rodrigo, Miliko e Lauro Melo.
Respeito a figura do professor, mas concordo com muito pouco do que ele falou.
Pronunciamento de deputado coloca "o dedo na ferida&
Moderador: Conselho de Moderação
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Miliko escreveu: (...) livro"o golpe de 1964", de JJ chiavenatto, e la existem cklaras evidencias de q isso estava em curso. no mesmo livro ele tece justificativas a" violencia revolucionaria" das esquerdas.
Sugerir ler textos do cpdoc? fala serio (...)
Bem, sobre o livro do Chiavenatto não vale. Afinal, ele é só um panfletário de esquerda. Pertencente à outra época. Mas até ele teve sua utilidade histórica. Foram os panfletos dele, sobre a Guerra do Paraguai (totalmente sem rigor acadêmico e fantasiosos) que abriram caminho a vários estudos sérios sobre o tema.
Quanto às obras do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea), elas realmente mereceriam uma boa leitura. Seus autores estão anos-luz de serem meros "professorezinhos revolucionários". A Fundação Getúlio Vargas é uma instituição acadêmica das mais sérias e rigorosas. E os livros, em especial, que o Professor McCann recomenda não são propaganda de "mesa-de-bar" da Cinelândia. São entrevistas, francas e sem retoques, com vários dos mais importantes oficiais superiores e oficiais-generais que fizeram, conduziram e, finalmente, acabaram com a chamada "Revolução" de 1964. Tantos os da "Linha-Dura" quanto os "Moderados".
Entre elas, inclui-se a única grande entrevista concedida na vida pelo General Ernesto Geisel - a mais imponente figura de homem público produzida pela caserna, na minha humilde opinião. Transformada num livro emocionante e imperdível. Todos sabem que Geisel era um homem duro como aço, e que detestava jornalistas. Pode ter certeza que ele nunca concordaria em falar o que falou, se tivesse alguma dúvida sobre as credenciais dos profissionais do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas.
Qualquer um que tenha aspirações a atingir o mais alto-comando das Forças Armadas deveria dar uma olhadinha nas memórias desses ilustres predecessores.. E o mesmo vale para os civis interessados na história do relacionamento civil-militar brasileiro.
Prezado Clermont,
realmente o cpdoc tem publicaçoes excelentes, mas o merito dela ser produzida dentro de um meio cinetifico nao quer dizer que nao possam ser tendenciosas,. estou nesse meio, estudo historia e vejo isso com renomados professores com ilustrissimas formaçoes academicas de renome, mas cegos pela ideologia. mas concordo que me expressei de forma tendenciosa quanto a eles.
O livro do chiavenatto acho valido porque cita o depoimento, transcreve as intençoes de um membro do governo do jango. qdo desempacotar meus livros faço as referencias...
abraços.
realmente o cpdoc tem publicaçoes excelentes, mas o merito dela ser produzida dentro de um meio cinetifico nao quer dizer que nao possam ser tendenciosas,. estou nesse meio, estudo historia e vejo isso com renomados professores com ilustrissimas formaçoes academicas de renome, mas cegos pela ideologia. mas concordo que me expressei de forma tendenciosa quanto a eles.
O livro do chiavenatto acho valido porque cita o depoimento, transcreve as intençoes de um membro do governo do jango. qdo desempacotar meus livros faço as referencias...
abraços.