morcego escreveu:P44 escreveu:tulio escreveu:Que me perdoem os amigos, mas a tese do Mestre Bat ainda me parece a mais lúcida: 'tiremos os terroristas daqui e os concentremos todos em um único ponto!'
E ainda não a vi ser refutada!
E ouso ir além: a quem me falar de petróleo, insisto que ianque num é de roubar, mas de comprar barato!
Nossa que o Véio bebeu demais no Natal e ainda ñao recuperou do porre
Ianque não é de roubar, essa tá boa véio!!!!

ai essa idade avançada....
Pela vossa analise o que PORTUGAL FEZ AO BRASIL se não ROUBAR tb???EU NÃO PENSO ASSIM, mas pela sua lógica podemos afirmar isso então?
Eu tenho a certeza que sim!
Aliás, os Descobrimentos foram o quê?
Passeata? Desejo de ir viajar?
Ou não existia por trás o interesse ECONÓMICO?
Vasco da Gama foi descobrir o caminho marítimo para a India porquê?
Para ir comer caril?
Ou não foi para descobrir uma nova rota de comércio?
Do Brasil Portugal "sacou " o mais que pôde. O facto de lá ter deixado a lingua e os costumes (a corrupção p. ex.

) não é mais do que uma consequência.
Mas não foi só Portugal, TODAS as Potências Coloniais agiram do mesmo modo.
O INTERESSE ECONÓMICO foi e é o motor das "colonizações".
Ou vc acha que fomos para o Brasil fazer "caridade"? Nem nós nem ninguém.
O Convento de Mafra por exemplo foi pago com o ouro do Brasil.
O MAL de Portugal, foi que, ao contrário das outras potências coloniais, não aproveitámos a riqueza para nos modernizar-mos, continuámos a ser um "intermediário" que vendiam os bens "adquiridos" nas Colónias para os vender ás Potências Europeias e adquirir a tecnologia deles.
Foram-se as Colónias, ficámos SEM NADA.
Veio a CEE, veio mais "mama".
AGORA, ACTUALMENTE...acabou-se a "mama"...já não há colónias, já não há mama da UE...estamos reduzidos á nossa insignificância...daí passarmos o tempo a olhar para o Passado.