antunsousa escreveu: O que fazer?
Eu sou imaturo e você é maduro. Ponto.
Se gastar verbo te cansa, cupincha, é simples: não gaste.
Não se trata disso, apenas creio que determinadas charlas vão se tornando monótonas e têm razões para isso, vou tentar demonstrar:
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu: Tolerar tudo - racismo, nazismo, comunismo, fanatismo religioso, etc. - só pra dizer que é maduro e que aceita o pluralismo com tudo o que ele tem, sinceramente, não é maturidade, é deficit de consciência.
Não se alardeia maturidade, ou se tem ou não. E, se eu fosse tentar te explicar o que entendo pelo tale de 'déficit de consciência', aplicado ao tema em tela, precisaria de um espaço maior do que este. Basta dizer que tal conceito é eivado de subjetividade, afinal, o que é ser 'consciente'?
Haveria um conceito para isso que servisse A MIM, A TI E AOS DEMAIS COLEGAS?
Você tem consciência de que, por exemplo, genocídio é errado?
Eu tenho e não tolero genocídio. Não acho que um fulano tem o direito de matar em massa apenas porque ele acha que pode e é certo fazer.
Você tem consciência de que, por exemplo, o estupro é abominável?
Eu tenho e não tolero estupro. Não acho que um fulano tem o direito de ter sexo a força com uma moça apenas porque quer e é mais forte que ela.
Quer que eu continue com os exemplos?
Vejas aí, eu te pedi algum exemplo? Creio ter pedido um
CONCEITO UNIVERSAL DE CONSCIÊNCIA nos termos em que debatíamos. Daí o que fazes? Vens com um rosário de exemplos de SENSO COMUM, claro que ninguém bom da cabeça irá dizer que essas kôzaz que citaste são recomendáveis exemplos de conduta, tanto quanto EU acrescentaria ainda a INTOLERÂNCIA à opinião contrária de alguém como igualmente não recomendável. A diferença? Os exemplos que citaste são de práticas CRIMINOSAS levadas a cabo por pessoas com sérios problemas mentais que conduzem a delitos desse tipo. O meu é encontrado também entre os NORMAIS...
E que fique claro, enquanto falo ser errada a intolerância às IDÉIAS dos outros, falas em ser certa a intolerância a ATOS criminosos. Isso é uma resposta? Associas então as
idéias de algum colega nosso que gosta de algo que não gostas
aos atos de alguém que costuma estuprar e praticar genocídio. Eu te perguntei isso?
Saíste deliberadamente do sentido do tema, a meu ver te limitaste a
TERGIVERSAR, sigamos vendo isso...
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:As pessoas DEVEM SER INTOLERANTES com os extremos, político ou religioso.
Mas como ser intolerante com extremismos se SER INTOLERANTE É SER EXTREMISTA? Há uma contradição aí, não?
Sim, do ponto de vista do idioma, sim, é contraditório dizer-se intolerante com extremismos. Mas, sem complicar o que não é complicado,
do ponto de vista do entendimento humano, é o único extremismo saudável. Ou você acha saudável tolerar Hitler, Mao, Stalin e muitos outros genocídas, apenas para se dizer plural?
Olhes só, novo volteio:

Falas em 'entendimento humano' querendo dizer ''O TEU ENTENDIMENTO"! Sendo o meu diferente, não sou então humano? Pois reitero que, PARA MIM, nenhum extremismo é saudável!

Daí já voltas aos dramáticos apelos a figuras repulsivas, antes foram tarados e genocidas, agora algumas das mais tétricas figuras já
cometidas pela raça humana. O que, pelo amor de Deus, esses demônios aí têm a haver com o que te perguntei?

E pareces querer entender PLURALISMO como algo errado, se assim é, DIGAS O PORQUÊ DE PENSARES ASSIM. Pareces crer que Pluralismo Democrático é sinônimo de Anarquismo ou compactuação com barbaridades, e sequer insinuei isso, nem de brincadeira, POWS!!!
PLURALISMO é a convivência harmônica entre opiniões divergentes, TIPO 'EU DISCORDO DE TI MAS RESPEITO A TUA OPINIÃO E A TI TAMBÉM.'
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:Esse negócio de defender sistemas políticos onde a mão grande do Estado, sob a máscara de criar uma sociedade justa e igualitária, massacra as liberdades individuais e mina o afloramento de capacidades realmente autênticas é loucura, perda total dos sentidos, um absurdo incomensurável.
Enquanto uma pessoa defende isso com respeito, educação e buenos argumentos, por quê fugir ao debate através de grosserias? Medo de se converter?
Hitler defendia suas idéias com argumentos. Escreveu até um livro sobre elas. E no começo, quando não era ainda o Füher, nem era aquele cara tão cruento que a história conheceu. Aliás, alguns desses porcarias, antes de deterem o poder, são até educados e, porque não dizer, amáveis.
Não estou sendo grosseiro e nem estou fugindo de debate algum, tanto é que aqui estou a escrever. E não tenho medo de me converter em extremista, simplesmente, porque não perdi minha capacidade de ter consciência.
Meu truta, leste Mein Kämpf? EU LI! E os 'argumentos' ali elencados são tão fáceis de rebater que dificilmente me daria ao trabalho de fazê-lo. Mein Kämpf me serve apenas como prova de que até um doido varrido pode escrever um livro...
E novamente pareces não entender (DE PROPÓSITO, EU DIRIA...).
Nosso debate aqui
NÃO É sobre o próprio debate que estamos tendo: é sobre ATITUDES ACEITÁVEIS OU NÃO EM DEBATES! Ademais, eu tentaria te converter em quê? Comuna? Nazista? Oras, primeiro eu precisaria ME CONVERTER...
Ao menos leste o que postei antes desta tua resposta? Sugiro que o faças, para facilitar coloquei em negrito. Citavas pessoas que defendem sistemas falsamente igualitários que massacram & quetales - e SEI que não era bem A MIM que te referias - e aí torces tudo OUTRA VEZ!
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:Também absurdo sem tamanho é defender o direito de que países sejam Estados Teocráticos, dizer que milícias de narcotraficantes e sequestradores tem ideais, etc.
Entendas, não és o juiz do mundo, se os muçulmanos quiserem suas teocracias, quem somos nós para negar-lhes? Podemos, isso sim, discordar e expor nossos argumentos a respeito. Idem com as tales de 'milícias', se simpatizas ou não é problema teu, se outro simpatiza ou não e discordas dele, argumentes com ele: se te ofender, estamos por aí...
O extremismo islâmico é aceitável... desde de que não matem um amado seu, né? Se não atinge você, tudo bem, que matem meio mundo. Não mudará muita coisa para você, né?
E outra: porque um cara, como você, que defende com vigor o pluralismo, aceitaria um regime teocrático?
Até onde sei, não existe pluralismo em teocracias.
Quanto as milícias, tenho a dizer: todo mundo pode brigar pelos ideais que acredita, não por meio da força, do terrorismo, a custas de milhares de vidas humanas.
Com relação a simpatizarem com as FARC, mais especificamente, só tenho a dizer: uma organização que abastece o Brasil com drogas, sinceramente, não poderia ter, pelo menos em tese, a simpatia de um brasileiro. Pelo menos, não de um brasileiro que ame o Brasil e que sonhe com um país melhor. Fora isso, eles sequestram e matam como qualquer organização terrorista... que é o que são.
E por aí vais, outra vez postulo num sentido e vens por outro, assim é brabo...
Novamente te sugiro que releias, eu NOVAMENTE falava sobre ARGUMENTAR, e já vens com aquela charla repleta de lugares-comuns, ou não entendes meus posts ou NÃO QUERES ENTENDER!
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:Isso tudo dá apenas o espaço que precisam para destruir o nosso direito a liberdade.
Estou para ver alguém destruir meu direito à liberdade apenas postando num Fórum...
Óbvio, nas democracias o direito à liberdade é assegurado. Mas, é como eu disse: nas democracias.
De novo e de novo, over and over...
Eu falo no caráter inofensivo de um Fórum e vens com ideologices...
Repito: só falei que 'estou para ver alguém destruir meu direito à liberdade apenas postando num Fórum', daí tu já me vens com novos lugares comuns, por quê não me disseste que dá, SIM, para destruir a liberdade de alguém simplesmente postando no DB? Depois era só demonstrar COMO...
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:E isso o que eu digo não é paradoxal.
Claro que não. É apenas uma tentativa de justificar o injustificável, ou seja, o Elogio da Intolerância. Paradoxal é pregar INTOLERÂNCIA CONTRA EXTREMISMO, o intolerante é um extremista também...
Vou repetir:
Tolera genocídio? Tolera Hitler? Estupro? Tortura?
Sim, contra esse tipo de coisa, sim, EU SOU INTOLERANTE.
Tergiversações, como sempre...
Cito um
paradoxo e vens com NOVOS E DRAMÁTICOS LUGARES-COMUNS...
Genocídio, tortura e estupro não são extremismos: SÃO CRIMES! Não merecem INTOLERÂNCIA, merecem CADEIA! E Hitler era DOIDO, não merecia INTOLERÂNCIA, merecia HOSPÍCIO!
Pareces não conseguir te ateres ao tema do debate...
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:A liberdade - não a total, porque essa não é possível existir, mas, a única que pode exister - se paga às custas da supressão de pretensões como o controle do homem pelo Estado em nome de um bem maior, de doutrinas que se arrogam o direito de fixar padrões morais, de ideais visionários nascidos de um indivíduo e não de uma imensa coletividade, etc.
Sei, concordo também, nem tentaria obrigar alguém a ser ou pensar como eu, isso é kôza de...'Comissário'...hehe
Aliás, Liberdade TAMBÉM É poder pensar como quiser e se expressar nesse sentido, com respeito e educação, sem ser patrulhado...
Estou sendo mal educado? Aliás, argumentar e contrargumentar é ser mal educado?
De novo...
Definitivamente, NÃO QUERES ENTENDER
MESMO!
Não me preocupo absolutamente com o quão grosseiro possas ser em relação a mim, há MAIS Moderadores aqui. Não quero nem preciso mostrar divisa...
Toda essa charla se prende a tuas demonstrações de 'civilidade' com OUTROS usuários...
Ou já esqueceste como isso tudo começou..?
antunsousa escreveu:tulio escreveu:antunsousa escreveu:Se não aceitar o comunismo, o fascismo, o radicalismo islâmico, etc. for ser intolerante e imaturo, então, que me chamem, em letras maiúsculas, de Intolerante e Imaturo.
Não.
A Democracia te investe do DIREITO de discordar do que quiseres e acreditar no que quiseres. Isso vale TAMBÉM para os que pensam diferente de ti. E, exatamente como TU, eles têm o DEVER de tratar a todos com civilidade e o DIREITO de serem tratados assim.
Quando foi que um regime não-democrático assegurou as liberdades individuais e a liberdade de expressão?
O pretenso regime comunista russo assegurou?
O nazismo assegurou?
E o radicalismo islâmico, por exemplo, deve ser aceito apenas porque têem o direito de serem radicais? Aliás, você fala em civilidade, mas onde é que está a civilidade de um fundamentalista?
No Iraque, por exemplo, o radicalismo chegou a um tal ponto que os próprios islâmicos estão se matando. Sabe por que? Porque uns são sunitas e outros xiitas. E sabe o que é isso? Isso é intolerância, a verdadeira e cruenta intolerância. É contra isso, contra essa intolerância, perdoa-me a aparante contradição, que eu sou intolerante.
Aff...
E devo então considerar isso aí como resposta ao que está em negrito?
Não entendes porque NÃO QUERES ENTENDER...
Falo de CIVILIDADE e respondes 'bla bla bla Democracia isso bla bla bla totalitarismo aquilo', até que te lembras da palavra citada por mim e APLICADA ÀS TUAS ATITUDES EM RELAÇÃO AOS DEMAIS, então lá se vêm os xiitas e sei-lá quem mais...
Agora, resposta que é bom, necas...
Antunsousa escreveu:A liberdade é uma via de duas mãos: se eu te dou liberdade, você obrigatoriamente tem de me dar liberdade também. Nesses regimes que eu abomino não existe isso. Ponto.
Ponto digo eu!
Queres debater ou não?
Porque isso está me parecendo charla de surdo, eu digo uma kôza e respondes como se eu houvesse dito outra, POWS!!!
E DEMONSTREI ISSO!!!
Vamos então nos ater ao tema?
Pois se quiseres falar de Democracia x Comunismo ou Democracia x Nazismo ou Democracia x Teocracia ou sei-lá-o-quê, abras outro tópico, POWS!!! E já sabes o que vou postar, nem iremos discutir, só concordar, não durará uma página...
Mas AQUI stamos debatendo CIVILIDADE EM DEBATES!!!
Consegues fazê-lo?
Aposto que sim!