jauro escreveu:10º G A C SlTiro de Art 105mm embarcado em balsa num rio da amazônia
Tenho para mim(lobo do mar) que há um descompasso na artilharia de camapanha do nosso EB.
Como sistemas de alto nível, obviamente temos os incontestes ASTROS II.
Como sistemas
low temos os sistemas AR M-114(ultrapassados) e os AR light gun, OTO, e mais recentemente os Mtr P AR 120mm nacionais.
Mas falta um estágio intermediário qual seria em minha visão leiga um sistema AP mecanizado no conceito:
CAESAR
Ou seja, um obuseiro(desculpem a tietagem) tipo DENEL G-5 montado em um chassis modificado , que só poderia ser (respeitando a lógica) o TECTRAN 6x6 do ASTROS II.
Muito provavelmente para uma arma de 50/52cal. de comprimento, o chassis teria que ser modificado p/ acomodar a arma em posição de deslocamento/recolhida.
O conceito CAESAR não é propriamente uma novidade uma vez que(se não me engano) já era adotado moderrnamente pela antiga Tchecoslováquia em seu
Dana de 152mm(e peça de 50cal, ou 48cal.) montado sob um impressionante chassis TATRA 8x8. Isso na década de 60.
Porque isso.
MOBILIDADE
Acho que está faltando isso em nosso EB. substituir os M-114 por um sistema sem mobilidade seria imperdoável.
Essa discussão poderia gerar uma enquete.
Walter