O F-5 BR presta ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#76 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 6:03 pm

Sniper escreveu:Finken, Vc acha o R-Darter melhore que o Derby?

Não!!! Os dois mísseis são equivalentes, pois são fruto de um programa conjunto entre Israel e África do SUl.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#77 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 6:10 pm

Olá Alitson,

Alitson escreveu:Quanto ao ARG-1 foi produzido sob licença na Argentina e os software, ou códigos fonte, foram elaborados e abertos pelos argentinos. Porém os EUA controlaram tal desenvolvimento por pressão inglesa.

Você teria alguma fonte que confirmasse tal informação? Se for, creioque seja apenas a montagem final e o código-fonte!

De qualquer forma, é uma boa, pois aí o Brasil poderia juntar esforços com a Argentina na área de radares embarcados. Além disso, saberias qual empresa argentina realizou tal trabalho?

Alitson escreveu:Quanto a RCAF esta possui sim uns 180 CF-18, porém o conjunto que é formada esta FA está muito abaixo do esperado para a FAB em 2008. Como vc mesmo disse eles não tem AWACS e aeronaves para missoes especiais. E desculpe a troca com relação a Kentron e Denel.

Alitson, creio que, ainda assim, fica difícil traçar um paradigma entre FAB e RCAF. Veja, eles tem cerca de 180 aeronaves de combate, sendo que todas podem realizar com sobras missões de defesa aérea, interceptação e superioridade aérea. Já o Brasil só possui 46 aeronaves com tais capacidades. Por isso, apesar do AWACS, não posso afirmar para que lado pende a balança.

Alitson escreveu:E quanto a diferença entre o Derby e o R-Darter que alguem questionou, esta é apenas duas aletas. Os dois foram desenvolvidos em conjunto e não são realmente um vedete que faria a FAB virar estrela. Não possuem data-link, o motor é convencional e produz muita fumaça, além de serem caros(custo/beneficio). Por isso defendo a compra da segunda versão do Derby em desenvolvimento, chamado de BVRAAM pela Rafael. Este tem motor ram-jet, data-link e um alcance na ordem de 80km.

Eu, pelo contrário, defendo entrar no programa do T-Darter, da África do Sul, que está em estágios iniciais, e então coproduzir o respectivo míssil, com vantagens tecnológicas para o país!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#78 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 6:15 pm

ZeRo4 escreveu:Que eu me lembre, tinham dito que os M-2000 Peruanos estariam em paridade juntos com os F-16 A/B e que este seria superior ao F-5 III! O que não é correto. Sobre o Derby, falei acima e repito, não tenho fontes oficiais, eu lembro de alguém postando alguma notícia sobre na lista do Sistemas de Armas, O Chile estaria comprando Derby visto que os AIM-120 que viriam junto com os F-16 C/D ficariam estocados nos EUA. Porém, mesmo SE, o Chile não possuir o Derby ou R-Darter, consider os F-5 III mais capazes que os F-16 A/B, já que no caso do F-5 é só comprar os mísseis, se tiver que fazer alguma integração será mínima, já no F-16 seria necessário o upgrade (é possível ?!) ou a troca do radar.

Olá!

Aqui vai a minha lista dos melhores caças da AL.

MiG-29 - Peru - Ele possui os mísseis R-77 e R-73!;
F-5Br - Brasil - Possuirá eletrônica muito avançada, e compatibilidade com mísseis BVR modernos (Derby/R-Darter);
F-5 Tiger III - Chile - Tem eletrônica menos avançada que o brasileiro, mas também capacidade para BVR;
Mirage 2000 - Peru - Possui compatibilidade com mísseis Super 530D/F;
F-16A/B - Venezuela - Possui os mísseis AIM-9P, SNME;
A-4Ar - Argentina - Possui o AIM-9L/M e AGM-65D.

Quando o F-16C/D chileno entrar em operação ele tomará o 2º lugar do F-5Br, e quando o F-X entrar em operação, ele tomará o 1º lugar do MiG-29! Na minha opinião, claro!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#79 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 17, 2004 6:22 pm

mas pelo q me parece os dois projetos se diferenciam em alguns pontos, por exemplo: o derby possui um Data-Link que permite que o missil envie dados após olançamento, coisa q o R-Darter naum possui!!!

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#80 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jul 17, 2004 6:29 pm

Sniper escreveu:mas pelo q me parece os dois projetos se diferenciam em alguns pontos, por exemplo: o derby possui um Data-Link que permite que o missil envie dados após olançamento, coisa q o R-Darter naum possui!!!

Desconheço o uso do Data-Link no Derby!

Mas, vou pelo lado da independência, e acho que seria melhor o R-Darter, que poderíamos co-produzir!!!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#81 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 17, 2004 6:41 pm

Eu vou procurar aki e temando, mas eu também acho q a independência é mais importante!!

Imagem
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#82 Mensagem por Alitson » Dom Jul 18, 2004 2:07 pm

Caro FinkenHeinle

Tenho quase certeza que foi em uma Aero Magazine, mas agora não consegui achar a bendita em minha pequena pilha... Mas as ultimas duas Força Aérea e a ultima Segurança e Defesa trata o ARG-1 como sendo uma versão local do APG-66(v1) e com limitações no desenvolvimento do software impostos a pedido dos ingleses. Porém este tem a capacidade de ser usado com o AIM-9L/M, AGM-65D, AGM-45B, PGMs tipo Paveway, Pods avançados tipo Litening II e suas capacidades são em torno de 100km de alcance ar-ar(Look-down/Shot-down), 40km no modo ar-solo e 100km em modo de mapeamento. Porém o SCD-01 em minha opinião é melhor, pois tem modos ar-ar(em torno de 4 modos mais simples), ar-solo(em torno de 10 com varredura SAR, se não estou enganado) e 4 ar-mar ou superfície(dando ao AMX a capacidade de lançar o Exocet/RBS-15F/Harpoon/Sea Eagle/etc), algo que os A-4AR não tem.
Apesar de estar atrasado, o nosso SCD-01 é talvez o melhor radar a ser colocado em uma aeronave de ataque da AL. O seu leque de armamentos futuro será enorme, pois poderíamos ter nesse caça todo tipo de armamento, menos os BVRs, porém não somos a Argentina que tem de usar o que lhes é permitido para não sofrer mais sansões. E que isso sirva de lição para todo o mundo: “... a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas em 1982, hoje já passam mais de 20 anos que esta se rendeu perante a terceira maior marinha do mundo e até os dias atuais, aquela que já foi a maior força militar da América Latina não passa de uma verdadeira colecionadora de peças de museu voadores...” Os ingleses pressionaram e os americanos obviamente, desde o final do conflito tem imposto barreiras contra a venda de armamentos top de linha para estes.
Quanto ao leque de armamentos do AMX é uma questão que deve ser bem analisada para não termos problemas futuros.

Valeu!!!!

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#83 Mensagem por Alitson » Dom Jul 18, 2004 2:34 pm

Coloco abaixo o leque de armamentos propostos por mim já anteriormente e defendo estes relacionados abaixo para uso nas Seguintes aeronaves, claro que com suas devidas capacidades de alocação dos mesmos: AMX, ALX, F-5BR, F-X, P-3BR, AT-27, P-95, UH-1, UH-50/55, UH-34,

- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance / Mectron)
- míssil Python 5(curto alcance / Rafael)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM(BVR / Rafael)
- míssil MAR-1(anti-radar / Mectron)
- míssil ALARM(anti-radar / MBDA – Britânico)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar / MBDA francês)
- missil BRIMSTONE(anti-tanque / MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc / Elbit)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão / Elbit)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos / Rafael)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA(Avibrás / CTA).

Quaisquer criticas ou sugestões favor colocar o armamento / fabricante e o por que da escolha do mesmo.
Pois, defendi o uso do armamento israelense / europeu por uma questão de que foram estes que até o momento tem “ajudado” a FAB e a Embraer chegarem a tal mivel tecnológico, passando da década de 70 para o século XXI em apenas 5 anos(ALX/F-5BR/AMX-T/R-99A/R-99B/P-99/ERJ-170/190/etc...).Além de não sofrerem sansões e termos vários usuários na AL o que aumenta a capacidade de logística, muito fundamental para uma força armada que quer sobreviver ao século os F-22/35 e UAVs....

Valeu!!!

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#84 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 18, 2004 3:02 pm

Alitson escreveu:Caro FinkenHeinle

Tenho quase certeza que foi em uma Aero Magazine, mas agora não consegui achar a bendita em minha pequena pilha... Mas as ultimas duas Força Aérea e a ultima Segurança e Defesa trata o ARG-1 como sendo uma versão local do APG-66(v1) e com limitações no desenvolvimento do software impostos a pedido dos ingleses. Porém este tem a capacidade de ser usado com o AIM-9L/M, AGM-65D, AGM-45B, PGMs tipo Paveway, Pods avançados tipo Litening II e suas capacidades são em torno de 100km de alcance ar-ar(Look-down/Shot-down), 40km no modo ar-solo e 100km em modo de mapeamento. Porém o SCD-01 em minha opinião é melhor, pois tem modos ar-ar(em torno de 4 modos mais simples), ar-solo(em torno de 10 com varredura SAR, se não estou enganado) e 4 ar-mar ou superfície(dando ao AMX a capacidade de lançar o Exocet/RBS-15F/Harpoon/Sea Eagle/etc), algo que os A-4AR não tem.
Apesar de estar atrasado, o nosso SCD-01 é talvez o melhor radar a ser colocado em uma aeronave de ataque da AL. O seu leque de armamentos futuro será enorme, pois poderíamos ter nesse caça todo tipo de armamento, menos os BVRs, porém não somos a Argentina que tem de usar o que lhes é permitido para não sofrer mais sansões.

Olá Alitson,

Discordo que o SCP-01 é melhor ou pior que o ARG-1!!! Eles são de classes diferentes!!! Eu diria que o SCP-01 é um radar especializado em ataque, enquanto que o ARG-1 é um "radar multifunção", porém menos capaz em ataque que o Scipio, e com a vantagem de uma melhor capacidade em ambiente Ar-Ar.

Aliás, dos únicos modos Ar-Ar que o SCP-01 tem, e são dois, só conheço um deles, que é um modo bem simples para uso do canhão! Na balança, então, o A-4Ar é melhor na arena Ar-Ar que o A-1M. Este, por sua vez, é mais capaz na arena Ar-Solo!

Aliás, quais os PODS que a FAB usa, entre navegação/designação, ataque e guerra eletrônica??

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#85 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 18, 2004 3:09 pm

Olá Alitson,

Alitson escreveu:- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance / Mectron)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc / Elbit)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA(Avibrás / CTA).

Discordo do uso do Alarm, pois seria superposição de meios, já que teremos o MAR-1, que por sinal é nacional! Quanto ao Brimstone, prefiro o Mokopa, que poderá vir junto com os Rooivalk!!! Já quanto ao Pyton 5, eu prefiro manter, por enquanto, o MAA-1, mais um míssil BVR, no caso o R-Darter, e depois uma possível co-produção do A-Darter!

Alitson escreveu:ALX/F-5BR/AMX-T/R-99A/R-99B/P-99/ERJ-170/190

De onde tu tirou o P-99 e EBM-170/190 na FAB???

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#86 Mensagem por Sniper » Dom Jul 18, 2004 3:27 pm

Alitson escreveu:Coloco abaixo o leque de armamentos propostos por mim já anteriormente e defendo estes relacionados abaixo para uso nas Seguintes aeronaves, claro que com suas devidas capacidades de alocação dos mesmos: AMX, ALX, F-5BR, F-X, P-3BR, AT-27, P-95, UH-1, UH-50/55, UH-34,

- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance / Mectron)

Quaisquer criticas ou sugestões favor colocar o armamento / fabricante e o por que da escolha do mesmo.
Pois, defendi o uso do armamento israelense / europeu por uma questão de que foram estes que até o momento tem “ajudado” a FAB e a Embraer chegarem a tal mivel tecnológico, passando da década de 70 para o século XXI em apenas 5 anos(ALX/F-5BR/AMX-T/R-99A/R-99B/P-99/ERJ-170/190/etc...).Além de não sofrerem sansões e termos vários usuários na AL o que aumenta a capacidade de logística, muito fundamental para uma força armada que quer sobreviver ao século os F-22/35 e UAVs....

Valeu!!!

Concordo principalmente nas opher e spice para ataques cirurgicos!! :D mas assim como o Finken prefiro o MAR-1 Ao ALARM, e o R-Darter no lugar dos Derby (transf. de tecnologia!! :wink: !!)

Imagem
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#87 Mensagem por Naval » Dom Jul 18, 2004 3:47 pm

Olá Vinícius,
vc não entendeu meu ponto de vista.
Concordo com vc no que tange a independência, vamos somente mudar de dependentes dos americanos para os russos. Mas a questão não é só essa, os EUA barram material de ponta para nós e nem nos ajudam a desenvolver em parcerias ou ainda se apossam de materiais que compramos de outros países(vide a centrífuga alemã) eles nos sabotam sempre que esboçamos evolução. Os russos pelo contrário, não restringem seu material de ponta, querem mais é vender e ainda fazem offsets e parcerias(vide Índia, China, Vietnã, Indonésia etc) como bem falou o zero. Isso colocará nossas FAs num patamar tecnológico que não interessa aos mesmos. Os EUA querem mais que a gente se ferre com material militar ultrapasado, para eles não somos nada.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Rodrigo Cadoni
Júnior
Júnior
Contato:

#88 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Dom Jul 18, 2004 3:50 pm

Os EUA querem mais que a gente se ferre com material militar ultrapasado, para eles não somos nada.
E os Russos querem oque ???? :?: :twisted:

"Nossas loucuras ficarão gravadas na mente dos malucos e na ignorancia dos corretos"

DALE TRICOLOOOORRRRR !!!!!!!!!!!
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#89 Mensagem por Naval » Dom Jul 18, 2004 4:10 pm

E os Russos querem oque ????

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Além do mais, iriam penetrar num mercado militar de hegemonia americana. Isso seria marketing ótimo para futuras vendas.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por ZeRo4 » Dom Jul 18, 2004 4:17 pm

Rodrigo Cadoni escreveu:
Os EUA querem mais que a gente se ferre com material militar ultrapasado, para eles não somos nada.
E os Russos querem oque ???? :?: :twisted:

Russos x Americanos...

Bem os Russos podem até querer que a gente se ferre, mas em contrapartida dos Americanos, são os únicos se oferecem a fornecer materiais de ponta, com offsets incomparáveis. Do outro lado temos os Americanos, que nos ofereceram F-16 C/D e ofereceram F-16 E/F para os Emirados Árabes Unidos, em vez de cooperação e ganho tecnológico, nos ofereceram um monte de M1A1 que estão estocados nos desertos, mais uma meia dúzia de Navios velhos e alguns BlackHawks

Fica evidente que nesse mundo, ninguém é bonzinho. Acredito porém que um novo bloco (militar...) começa a ficar em evidência, que são os Russos, Chineses e Indianos. Não estão no mesmo patamar dos Americanos, evidente... mas estão avançando e causam certa preocupação, e é ESTE o momento do Brasil... se vai decidir continuar sendo capacho, como os Argentinos e Chilenos ou correr atrás da sua independência, mesmo que limitada... Bons exemplos disso são Israel e África do Sul.

Sobre os mísseis, acredito que devem ser adquiridos as variantes Sul-Africanas pelo repasse tecnológico, poderíamos entrar com o dinheiro e melhorar sensivelmente os projetos nacionais, que não são ruims mais no cenário atual precisam de um "booster" para entrar na arena. Como bombas guiadas a proposta Spice e Opher/Lizard são realmente ótimas, principalmente se integradas ao AMX.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder