JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13546 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 12, 2023 2:10 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jun 12, 2023 10:11 am A grande verdade é: sem mais vendas a outros países o Gripen corre risco de virar, e espero que não se torne, outro AMX.

Agora, a matéria embora cumpra seu papel de questionar, tem partes estranhas mesmo, incluir o M346 em uma lista de caças? A parte que o Head de Mkt da SAAB responder a uma pergunta com "face ruborizada" é de fazer rir. Minha única preocupação ref o Gripen é a falta de mais operadores, de mais venda.
Até a assinatura do contrato do Gripen E em 2014 aventava-se duas coisas: uma, a FAB comprar até 108 caças, e dois, a Suécia encomendar um segundo lote de mais 60 caças para si.
Por enquanto nenhuma coisa e nem outra aconteceu mesmo quase dez anos depois da compra do caça sueco.
Mesmo que a probabilidade de a FAB chegar a 108 caças seja mais que remota, os suecos não teriam problemas em acolher mais 60 unidades em sua frota. E por agora, eles tem mais que motivos para fazê-lo, apesar de que os números atuais de C\D a serem modernizados cumprem o papel de tampão até que todos os modelos E estejam operacionais. E como o Knigh7 chegou a argumentar, eles elevaram a cadeia de produção dos seus caças.
Com FAB e força aérea sueca a frota de Gripen E\F chega a quase uma centena de unidades encomendadas. Virão mais do lado de cá. Com este número em riste, o Gripen tem a vida operacional garantida por muito tempo.
Não duvido que cedo ou tarde outros clientes aparecerão para o caça sueco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13547 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jun 12, 2023 7:51 pm

Túlio escreveu: Dom Jun 11, 2023 12:44 pm
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jun 11, 2023 11:12 am E que futuro seria esse? Afinal, tem gente achando que 36 já é mais do que suficiente para a FAB. Se alguém se dispor a explicar de forma racional esse cenário, eu ficaria grato.

Porque essa argumentação de buscar um segundo caça, quando ainda nem implementamos o projeto Gripen (que não é somente o caça) está distoando da realidade e da lógica do que foi pensando lá atrás quando começou-se a discutir o FX. Vamos sacrificar um segundo (ou terceiro lote, quem sabe) com ganhos reais para a força e para a indústria brasileira em favor de outro modelo? Seria uma compra de prateleira? Porque comprar 36 caças de dois modelos diferentes vai agregar praticamente nada.

Querem investir em algo? Retomem aquele projeto de UCAV da Embraer.


Abraços,

Wesley
POWS, hôme véio, já expliquei isso uma pá de vezes, e embasado em TODA a nossa História, incluindo os tempos do império, e jamais fui contraditado (nem sei se tem como). Por favor, me desmintas, sim? Link para um BEM resumido, que não é o mais antigo nem o mais detalhado, resumão mesmo:

https://www.defesabrasil.com/forum/view ... 4#p5476414

Com o resto eu concordo (desnecessidade de um segundo caça, e ênfase em UCAV).
@Túlio ,

Meu questionamento não é com relação ao número, mas sim a tal "necessidade" de um segundo vetor. SE 36 Gripens já tá bão para alguns, por que comprar um segundo vetor?


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13548 Mensagem por Túlio » Seg Jun 12, 2023 8:09 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 12, 2023 7:51 pm
@Túlio ,

Meu questionamento não é com relação ao número, mas sim a tal "necessidade" de um segundo vetor. SE 36 Gripens já tá bão para alguns, por que comprar um segundo vetor?


Abraços,

Wesley
Sei lá, talvez tenha gente preocupada com que nos botem em algum "eixo do mal" e fiquemos sem Gripen, cupincha véio; não que eu ache impossível, apenas BEM brabo de acontecer.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13549 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jun 12, 2023 8:14 pm

Túlio escreveu: Seg Jun 12, 2023 8:09 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 12, 2023 7:51 pm
@Túlio ,

Meu questionamento não é com relação ao número, mas sim a tal "necessidade" de um segundo vetor. SE 36 Gripens já tá bão para alguns, por que comprar um segundo vetor?


Abraços,

Wesley
Sei lá, talvez tenha gente preocupada com que nos botem em algum "eixo do mal" e fiquemos sem Gripen, cupincha véio; não que eu ache impossível, apenas BEM brabo de acontecer.
E para evitar que isso aconteça, as opções são: o F-18, Rafale, F-16, Typhoon ou FA346. [003] [003] [003]

Tá bom.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13550 Mensagem por Túlio » Seg Jun 12, 2023 8:16 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 12, 2023 8:14 pm
Túlio escreveu: Seg Jun 12, 2023 8:09 pm

Sei lá, talvez tenha gente preocupada com que nos botem em algum "eixo do mal" e fiquemos sem Gripen, cupincha véio; não que eu ache impossível, apenas BEM brabo de acontecer.
E para evitar que isso aconteça, as opções são: o F-18, Rafale, F-16, Typhoon ou FA346. [003] [003] [003]

Tá bom.


Abraços,

Wesley

Penso igual. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13551 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jun 12, 2023 8:40 pm

Um dos primeiros (Senão, O PRIMEIRO) a propor o M346 como complemento para a FAB
Aí eu pergunto, o que esse projeto agregaria em termos de combate que aquele UCAV da Embraer não poderia fazer?!

O M346 faz sentindo para a Argentina, Colômbia e Peru. Apesar que prefiro o FA-50 (para esses países), mas deixemos essa discussão para outro tópico.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13552 Mensagem por Túlio » Seg Jun 12, 2023 8:46 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 12, 2023 8:40 pm Um dos primeiros (Senão, O PRIMEIRO) a propor o M346 como complemento para a FAB
Aí eu pergunto, o que esse projeto agregaria em termos de combate que aquele UCAV da Embraer não poderia fazer?!

O M346 faz sentindo para a Argentina, Colômbia e Peru. Apesar que prefiro o FA-50 (para esses países), mas deixemos essa discussão para outro tópico.

Abraços,

Wesley
Até que enfim alguém fala en el koreanito!!!!!!!!!!!!! [082] [082] [082] [082]


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13553 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jun 12, 2023 8:50 pm

Túlio escreveu: Seg Jun 12, 2023 8:46 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Jun 12, 2023 8:40 pm Um dos primeiros (Senão, O PRIMEIRO) a propor o M346 como complemento para a FAB


Aí eu pergunto, o que esse projeto agregaria em termos de combate que aquele UCAV da Embraer não poderia fazer?!

O M346 faz sentindo para a Argentina, Colômbia e Peru. Apesar que prefiro o FA-50 (para esses países), mas deixemos essa discussão para outro tópico.

Abraços,

Wesley
Até que enfim alguém fala en el koreanito!!!!!!!!!!!!! [082] [082] [082] [082]
SE for para comprar um LIFT, que seja um LIFT "responsa"! 8-]

Mas que fique bem claro, é para ELES. Rejeito completamente qualquer opção de segundo vetor do "eixo do bem".

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13503
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13554 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 13, 2023 7:46 am

Eu já rejeito qualquer segundo vetor que não seja um UCAV nacional ou compartilhado com outro país durante seu desenvolvimento. O UCAV Turco deveria servir de inspiração pra FAB, ainda mais se sair o negócio do KC-390 com os Indianos e eles estão desenvolvendo um UCAV que seria perfeito para nós.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13555 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2023 11:53 am

Esqueçam outro modelo de caça na FAB. Não existe plano B para os Gripen E. Está tudo amarrado.
Vamos com os suecos até 2050, no mínimo.
Para o bem e para o mal.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13556 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jun 14, 2023 9:26 am

gabriel219 escreveu: Seg Jun 12, 2023 11:31 am Desculpa, mas qual seria o problema do Gripen quanto a mais operadores e no que isso afeta o Brasil? Estou com dificuldade pra enchergar isso, afinal a SAAB é de responsabilidade da Suécia e deveríamos apenas pensar nas ToTs e no que isso traduzirá, como o @FIGHTERCOM falou em relação a UCAV.

Quanto a segundo lote, deveria ser prioridade. É completamente viagem pensar em outro vetor além do Gripen, que seja tripulado.
Minha preocupação é pura matemática, quanto mais operadores, mais barata a operação, manutenção, intercambio, atualizações e afins.
Se Ficar em apenas uma centena, com o passar do tempo, mais cara a manutenção desses aviões.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13503
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13557 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 14, 2023 12:17 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Jun 14, 2023 9:26 am Minha preocupação é pura matemática, quanto mais operadores, mais barata a operação, manutenção, intercambio, atualizações e afins.
Se Ficar em apenas uma centena, com o passar do tempo, mais cara a manutenção desses aviões.
Nesse caso eu entendo, mas eu ando vendo que muita gente está achando que a SAAB é Brasileira e se não vender mais, teremos que adquirir outra aeronave pois será quase impossível operarmos o Gripen aqui, algo que não irá baratear nada quanto ao processo.

Fora isso, quem tem que se preocupar com a SAAB é o Governo Sueco, que anda sendo inútil para ajudar a SAAB a conseguir contratos de Defesa, que vem sendo cada vez mais compras políticas do que técnicas.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13558 Mensagem por Túlio » Qua Jun 14, 2023 2:41 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jun 14, 2023 12:17 pm
J.Ricardo escreveu: Qua Jun 14, 2023 9:26 am Minha preocupação é pura matemática, quanto mais operadores, mais barata a operação, manutenção, intercambio, atualizações e afins.
Se Ficar em apenas uma centena, com o passar do tempo, mais cara a manutenção desses aviões.
Nesse caso eu entendo, mas eu ando vendo que muita gente está achando que a SAAB é Brasileira e se não vender mais, teremos que adquirir outra aeronave pois será quase impossível operarmos o Gripen aqui, algo que não irá baratear nada quanto ao processo.

Fora isso, quem tem que se preocupar com a SAAB é o Governo Sueco, que anda sendo inútil para ajudar a SAAB a conseguir contratos de Defesa, que vem sendo cada vez mais compras políticas do que técnicas.
É, mas temos que levar em conta que a Suécia anda BEM ESTRANHA: se formos retornar no tempo, veremos que ela já esteve totalmente cercada na própria Escandinávia (2GM), com Noruega e Dinamarca invadidas e tomadas pela Alemanha e Finlândia sob ataque da URSS, que lhe arrancou uns belos pedaços; para que não arrancassem mais e ver se pegava alguma coisa de volta, a citada Finlândia inclusive se aliou à Alemanha Nazista para ter como contra-atacar a URSS. Notar que não estamos falando de um mané como o Putin, mas de dois LOUCOS FURIOSOS como Hitler e Stálin!!!

E a Suécia lá, neutra e de boas com todo mundo... [051]

Dae agora me vem a Rússia e arranca uns pedaços da Ucrânia (nem é na Escandinávia) que, como não é terra de frouxo, também desceu o sarrafo, que isso de apanhar quieto e se submeter bem mansinho é coisa do Françuá. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

E, do nada, a Suécia agora quer porque quer entrar para a OTAN! Baita mudança, não? Por que agora e não antes, quando a coisa estava muito mais feia? Que outras mudanças dos Suecos vêm por aí?

ON TOPIC agora, será que há espaço para TRÊS EUROCANARDS, dois dos quais com centenas de unidades entregues e novas encomendas, enquanto um só conseguiu fazer UMA venda externa (nós)?

E os demais Escandinavos já foram todos de F-35...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13503
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13559 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 14, 2023 2:58 pm

Mas @Túlio, quem tem que se preocupar com isso é a Suécia, eu tô mais preocupado em vender 40 KC-390 pra Índia e entrar em parceria com eles pra, quem sabe assim, surja um UCAV Supersônico Binacional.

De resto, é a SAAB cumprir o que está no contrato conosco e encomendarmos um segundo lote, concentrando mais Foxtrot.

Pensar em um segundo vetor tripulado pra nós é viagem ou alguém está recebendo pra fazer tal lobby, como suspeito que haja também pra outros equipamentos.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13560 Mensagem por Túlio » Qua Jun 14, 2023 3:12 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jun 14, 2023 2:58 pm Mas @Túlio, quem tem que se preocupar com isso é a Suécia, eu tô mais preocupado em vender 40 KC-390 pra Índia e entrar em parceria com eles pra, quem sabe assim, surja um UCAV Supersônico Binacional.

De resto, é a SAAB cumprir o que está no contrato conosco e encomendarmos um segundo lote, concentrando mais Foxtrot.

Pensar em um segundo vetor tripulado pra nós é viagem ou alguém está recebendo pra fazer tal lobby, como suspeito que haja também pra outros equipamentos.
Mas hôme véio, de maneira alguma (e estou me repetindo) sugiro um segundo caça, nem mesmo o F-35, que tá na moda; apenas lembrei de quantas vezes o Lima véio chamava o Gripen (em analogia a um termo depreciativo em relação ao AMX, usado na própria FAB, aliás) de F-32; se acabarmos sendo os únicos clientes do caça (além de um punhado para o fabricante, SE E QUANDO "entrar na moda"), arrisca a virar F-64!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder