Até a assinatura do contrato do Gripen E em 2014 aventava-se duas coisas: uma, a FAB comprar até 108 caças, e dois, a Suécia encomendar um segundo lote de mais 60 caças para si.J.Ricardo escreveu: ↑Seg Jun 12, 2023 10:11 am A grande verdade é: sem mais vendas a outros países o Gripen corre risco de virar, e espero que não se torne, outro AMX.
Agora, a matéria embora cumpra seu papel de questionar, tem partes estranhas mesmo, incluir o M346 em uma lista de caças? A parte que o Head de Mkt da SAAB responder a uma pergunta com "face ruborizada" é de fazer rir. Minha única preocupação ref o Gripen é a falta de mais operadores, de mais venda.
Por enquanto nenhuma coisa e nem outra aconteceu mesmo quase dez anos depois da compra do caça sueco.
Mesmo que a probabilidade de a FAB chegar a 108 caças seja mais que remota, os suecos não teriam problemas em acolher mais 60 unidades em sua frota. E por agora, eles tem mais que motivos para fazê-lo, apesar de que os números atuais de C\D a serem modernizados cumprem o papel de tampão até que todos os modelos E estejam operacionais. E como o Knigh7 chegou a argumentar, eles elevaram a cadeia de produção dos seus caças.
Com FAB e força aérea sueca a frota de Gripen E\F chega a quase uma centena de unidades encomendadas. Virão mais do lado de cá. Com este número em riste, o Gripen tem a vida operacional garantida por muito tempo.
Não duvido que cedo ou tarde outros clientes aparecerão para o caça sueco.