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Re: Turquia: O projeto T129 ATAK sofre embargo no fornecimento de motores

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:28 pm
por jambockrs
Meus prezados
Turquia usará motores ucranianos no helicóptero T-929 ATAK 2
Por Alexandre Galante

O helicóptero de ataque pesado da Turquia, T-929 ATAK 2, usará um motor comprado da Ucrânia, anunciou a fabricante no dia 14 de março, segundo o Daily Sabah.
Temel Kotil, presidente da Turkish Aerospace Industries (TAI), responsável pelo projeto do helicóptero, disse que eles vão adquirir os motores da Ucrânia para o helicóptero T-929, durante um programa ao vivo na emissora turca HaberTürk.
Ele estava discutindo os projetos de helicópteros da TAI, uma empresa líder da indústria aeroespacial que opera na Turquia e uma das duas maiores produtoras locais de drones.
O helicóptero em questão está na classe de 11 toneladas e pode transportar 1.500 kg de armamento. O helicóptero será equipado com motores de 2.500 cavalos e voará a partir de 2023, segundo Kotil.
Ele está sendo desenvolvido sob o contrato do Projeto de Helicóptero de Ataque da Classe Pesada assinado entre a Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) e a TAI, e deve ter aproximadamente o dobro do peso de decolagem dos helicópteros ATAK atuais.
O projeto visa atender às necessidades das Forças Armadas Turcas (TSK) em termos de um helicóptero de ataque eficaz e dissuasor, que pode transportar uma grande quantidade de carga útil, resistente a fatores ambientais desafiadores, equipado com sistemas de rastreamento de alvos de tecnologia avançada e de imagem, de guerra eletrônica (EW), de navegação, comunicação e de armas. Ele está sendo projetado e fabricado como um helicóptero de alta capacidade de manobra e desempenho.
As características gerais do helicóptero T-929 incluem cabine em tandem, capacidade de carregamento de armas assimétricas, alta capacidade de transporte de munição, baixa assinatura infravermelho (IR) e acústica, design de cabine digital, alta resistência balística, aviônicos de última geração, compatibilidade com alta altitude e temperatura, resistência a fatores ambientais, EW avançado e sistemas de contra-medidas.
Pode transportar canhões de alto calibre, foguetes de nova geração, mísseis anticarro de longo alcance e sistemas de mísseis ar-ar.
O helicóptero de classe pesada pode ser usado para combate ar-solo, combate ar-ar, reconhecimento e vigilância armados, apoio aéreo aproximado (CAS), escolta armada ou operações ofensivas conjuntas.
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Fonte: blog Poder Aéreo 16 mar 2021

Re: Turquia: O projeto T129 ATAK sofre embargo no fornecimento de motores

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:30 pm
por Pablo Maica
Não adianta, para fugir da coleira só comprando da Rússia ou China.


Um abraço e t+ :)

Re: Força Aérea da Nigéria: notícias

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:30 pm
por FCarvalho
O problema maior neste momento é o combate aos grupos terroristas islâmicos no norte do país. Para isso, o ST está de ótimo tamanho e ainda sobra. Mas estranhamente compraram poucas unidades.
Talvez os 24 M-346 se expliquem pelo fato de além de LIFT eles poderem ser usados também naquela função.
Os JF-17 apesar de ser um avião mais simples, ainda assim é bem mais avançados que os Mig-21 que o país possui e que foram postos fora de serviço há tempos.

Re: Força Aérea da Nigéria: notícias

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:33 pm
por Pablo Maica
Força aérea da Nigéria sempre fez esse carnaval de compras, e sempre teve problemas sérios de disponibilidade.


Um abraço e t+ :)

Re: Argélia será o primeiro cliente de exportação do caça-bombardeiro Sukhoi Su-34

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:45 pm
por Pablo Maica
Está ai uma senhora capacidade de combate:

Algerian Combat Aircraft

MiG-25S 13
MIG-29S/UB/M/M2 46
Su-24M2/MK2/MRK2/MPK 22
Su-30MKA 73
Su-34 14
Yak-130 16


Um abraço e t+ :)

Re: Turquia: O projeto T129 ATAK sofre embargo no fornecimento de motores

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:49 pm
por FCarvalho
Creio que se este projeto se mostrar viável apesar das limitações impostas, é possível que os turcos o ofereçam a nós nos próximos anos. A turbina ucraniana é uma adição importante. Até que eles consigam desenvolver modelos próprios, algo que ainda está em uma fase incipiente, apesar de novos motores já estarem sendo desenvolvidos para o T-129 que foi mostrado no Brasil.

Re: Turquia: O projeto T129 ATAK sofre embargo no fornecimento de motores

Enviado: Ter Mar 16, 2021 8:55 pm
por Pablo Maica
Do jeito que anda a Ucrânia esse motor pode se tornar um grande problema a médio prazo, principalmente pela logística.


Um abraço e t+ :)

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Mar 16, 2021 9:40 pm
por FCarvalho
Sim, tem essa perspectiva, mas os turcos trabalham justamente para obter a homologação do projeto e sua viabilidade industrial e operacional, de forma a obter tempo para dispor de suas turbinas. Assim como está sendo com o T-129. Recentemente eles conseguiram certificar a nova turbina desenvolvida para ele. Resta agora fazer as avaliações necessárias com o helo de ataque e ver no que dá.

Embora a Ucrânia tenha uma situação política e militar bastante complicada, esta situação ainda não foi capaz de impedir que as empresas que sobraram, como a Motor Sich, e sua co-irmã, de continuarem produzindo e entregando os TV117 e a VK2500. Que não por acaso são de projeto ucraniano e não russo. A Klimov, neste caso, é a copiadora dos modelos ucranianos.

A ver se, e como, eventuais pressões americanas sobre os ucranianos podem influenciar esse negócio com os turcos. Do jeito que os ucranianos estão desesperados por qualquer venda de seus produtos, e eles precisam urgente de recursos para manterem-se vivos, tenho cá para mim que eles podem até aquiescer aos americanos, mas estão longe de serem tão passivos de deixar de vender seus produtos e perder mais essa oportunidade de continuar mantendo sua indústria local.

Ainda leva uns dez anos até os turcos conseguirem um motor nacional para os ATAK-2. Até lá, as turbinas ucranianas podem muito bem "quebrar o galho" do helo turco. Isso se a TAI não conseguir algo do tipo produção sob licença da VK2500. Nenhuma surpresa até aí. Muita gente já fez o mesmo lá atrás.

As versões da TV117 ucraniana, se bem me lembro, foram cogitadas para a modernização dos Rooivalk AH-2 Mk-II também.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mar 31, 2021 11:49 am
por JavaLindo66
Eurofighter para Bangladesh?
Por Fernando Valduga | 31/03/2021

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Bangladesh iniciou em 2017 uma busca para substituir os seus jatos MiG-29 como parte de modernização de suas forças armadas e o caça Eurofighter estaria no topo da lista de preferência pelo país.

Em 2017 o país disse que queria adquirir oito aeronaves de caça (com opção para mais quatro), depois aumentado para 16 jatos polivalentes para a sua Força Aérea. As aeronaves devem possuir dois motores com pelo menos 5.500 kg de empuxo seco e mais de 8.000 kg com pós-combustor cada e ter uma capacidade de carga útil mínima de 5.000 kg em oito pontos fixos, além de ser equipado com radar avançado de varredura eletrônica com alcance ar-ar de 150 km e alcance ar-superfície de 50 km.

O novo jato de combate também deverá possuir um conjunto de Guerra Eletrônica Integrada (EW) e Contramedidas Eletrônicas (ECM); Sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST) com um alcance de rastreamento de alvo de pelo menos 50 km; visor montado no capacete e sistema de visor (HMD/S) com sinalização; display head-up (HUD) e cabine moderna no conceito glass.

A primeira-ministra Sheikh Hasina disse que o processo já está em andamento para implementar o ‘Objetivo das Forças 2030’. De acordo com o Blog Before Flight, uma fonte da defesa do país teria afirmado que a preferência do país seria pelo Eurofighter, junto de uma proposta que contempla outros produtos fabricados na Itália.

A proposta da Itália também contempla um helicóptero AW101 e uma aeronave de transporte C-27J Spartan, além do Eurofighter.

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Bangladesh busca substituto para seus caças MiG-29.

Através do programa de modernização, Hasina disse que a Força Aérea de Bangladesh deve em breve também adquirir integração do sistema de defesa aérea, um sistema de veículo aéreo não tripulado, radar móvel para preenchimento de lacunas e radar ultramoderno de defesa aérea.

O governo de Bangladesh já adquiriu cinco aeronaves de transporte ultramodernas C-130J, das quais três já chegaram ao país. Também foram adicionadas sete aeronaves de treinamento a jato K-8W à frota da Força Aérea.

Ela disse que o governo também criou uma academia de aviação e uma universidade aeroespacial para obter a capacidade de construir aviões de combate, aviões de transporte e helicópteros.

Bangladesh está procurando um pacote completo que inclua aeronaves, manutenção e treinamento, e uma variedade de armas ar-ar e ar-superfície. Deve também prever a abertura de uma instalação de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) no país.

Artigo: https://www.cavok.com.br/eurofighter-para-bangladesh

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Mar 31, 2021 11:51 am
por FCarvalho
Bom, mais uma entre várias oportunidades de mercado para o Gripen da SAAB.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Abr 04, 2021 8:24 pm
por gogogas

Vídeo completo dos destroços da queda de um Alpha Jet da NAF ...
Boko Haram fez um vídeo alegando ter abatido ... Mas a montagem ficou esquisita rsrs

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Abr 05, 2021 10:55 am
por FCarvalho
Ainda que a autoria seja suspeita, este acidente dá o tom da realidade que os ST da Nigéria irão encontrar.
Não seria surpresa nenhuma que mais cedo ou tarde Manpad acabem chegando as mãos daquele grupo a fim de se defenderem dos ataques aéreos. Isto se é que já não os tem.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Abr 05, 2021 2:46 pm
por JavaLindo66
Coreia do Sul desenvolverá nova aeronave de transporte militar
Por Fernando Valduga | 05/04/2021

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Aeronave CN235 da Força Aérea da República da Coreia.

A Korea Aerospace Industries Co. (KAI), única fabricante de aeronaves da Coreia do Sul, disse que pretende desenvolver suas próprias aeronaves de transporte e polivalentes para seus militares.

“A KAI chegou a um consenso com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) sobre a necessidade de desenvolver aeronaves de transporte militar para atender à demanda doméstica deste tipo de aviões”, disse o vice-presidente executivo da empresa, Ryu Kwang-su, à agência de notícias Yonhap durante uma entrevista coletiva.

“Atualmente, existem 30 aviões polivalentes e 70 aviões de transporte operados pelo Exército, Marinha e Força Aérea. Nosso objetivo é substituir as aeronaves importadas por outras desenvolvidas internamente e avançar para o mercado externo com nossos próprios aviões a longo prazo”, disse Ryu .

Se desenvolvida, a aeronave de transporte seria usada para diversos fins, incluindo avião de reconhecimento e aeronave de patrulha marítima, já que compartilha a mesma plataforma de uma aeronave de médio porte, disse ele.

A Coreia do Sul está entre os sete maiores fabricantes de aeronaves do mundo, juntamente com os Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, Japão, Rússia e União Europeia.

A KAI também busca oportunidades de negócios nas áreas de mobilidade aérea urbana, veículos aéreos pessoais para fins civis e militares e aeronaves eletrificadas, disse o executivo.

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Aeronave multimissão A330 MRTT da ROKAF.

A KAI vai decidir o tipo de motor para uma aeronave eletrificada, se um motor híbrido ou elétrico de célula a combustível de hidrogênio, nos próximos cinco anos e tem como objetivo desenvolver um protótipo de avião eletrificado até 2029, disse ele.

A fabricante sul coreana disse que será capaz de fazer parceria com “uma empresa local” no futuro negócio de mobilidade. A Hyundai Motor Group parece ser o parceiro de negócios mais provável da empresa no campo.

Além dos esforços para garantir um driver de crescimento futuro, a KAI disse que se concentrará na exportação da aeronave de ataque leve FA-50 e do helicóptero utilitário de transporte Surion (KUH-1) para países emergentes este ano.

“Esperamos exportar dois FA-50 para a Tailândia este ano, enquanto fazemos esforços para vender a aeronave à Colômbia e à Malásia, que planejam adotar 36 aviões de ataque leve nos próximos 10 anos”, disse o executivo.

A Korean Aerospace costumava fechar negócios para fabricar partes de asas e carrocerias para jatos de passageiros da Airbus e da Boeing, mas os negócios secaram desde o início do ano passado devido à pandemia do coronavírus.

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Uma aeronave de transporte C-130 Hercules da ROKAF.

A Airbus e a Boeing projetam fazer novos pedidos de peças a partir do segundo semestre de 2022 e do primeiro semestre de 2023, respectivamente, à medida que mais doses da vacina COVID-19 sejam administradas em todo o mundo.

Quanto às despesas de capital, a empresa disse que vai gastar 2,2 trilhões de won (US$ 1,9 bilhão) em instalações, atividades de pesquisa e desenvolvimento e investimentos em empresas com tecnologias avançadas por cinco anos até 2025.

A KAI estabeleceu uma meta de 5 trilhões de ganhos em vendas em 2025, ajudada pela melhoria dos pedidos de peças das duas maiores empresas de aeronaves do mundo e possíveis exportações de helicópteros FA-50 e Surion.

Ele registrou 2,83 trilhões de won em vendas em 2020 em meio à pandemia, uma queda de 9,9% em relação aos 3,11 trilhões de won um ano antes.

Artigo: https://www.cavok.com.br/coreia-do-sul- ... te-militar
A Coreia do Sul não tá pra brincadeira.
Mas também, com dois gigantes cercando-a, não é de impressionar que invista tanto em defesa.

Re: Força Aérea da Nigéria: notícias

Enviado: Seg Abr 05, 2021 5:21 pm
por Viktor Reznov
Pablo Maica escreveu: Ter Mar 16, 2021 8:33 pm Força aérea da Nigéria sempre fez esse carnaval de compras, e sempre teve problemas sérios de disponibilidade.


Um abraço e t+ :)
Justamente, a Nigéria tem um problema crônico de incompetência que é endêmico à cultura deles, vide como exemplo as constantes surras que eles tomam do Boko Haram. A última vez que a Nigéria conseguiu algum sucesso em combate, foi quando uma Força de Reação Rápida foi treinada pela Companhia STEPPI na época liderada por Eeben Barlow.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Abr 05, 2021 5:36 pm
por FCarvalho
JavaLindo66 escreveu: Seg Abr 05, 2021 2:46 pm “Atualmente, existem 30 aviões polivalentes e 70 aviões de transporte operados pelo Exército, Marinha e Força Aérea. Nosso objetivo é substituir as aeronaves importadas por outras desenvolvidas internamente e avançar para o mercado externo com nossos próprios aviões a longo prazo”, disse Ryu .
Eu só queria entender qual a diferença entre aviões polivalentes e aviões de transporte.
E basicamente o que é um avião de tamanho médio para eles.
Podemos esperar um novo concorrente para o KC-390 ou algo mais para os C-235/295?
A ver o que eles tem em mente.