Guerra na Selva

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Guerra na Selva

#61 Mensagem por Túlio » Seg Fev 24, 2020 8:33 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 24, 2020 8:24 pm
Eu topo!
É quanto me basta. Vou procurar pois SEI que já tem um tópico sobre isso aqui nas "Terrestres" e, com pá de ouro e tudo, ressuscito depois de ler (e este é o GRANDE PERIGO, pois aqui o que não falta é tópico com centenas, milhares de páginas, todas com infos esquecidas mais ainda assim valiosíssimas); no que acabar eu posto e te chamo com @. Tenho certeza de que vai RENDER!

PS.: ponhas um avatar.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Guerra na Selva

#62 Mensagem por dalton romao » Seg Fev 24, 2020 9:21 pm

Não entendi muito esse novo tópico, amigos. Não estamos falando de guerra na selva?
O que vinha falando nem era sobre o exército colombiano e sim as FARCs e a ELN, que tínhamos muito que aprender com eles em caso de uma invasão estrangeira na amazônia. Uma guerra de resistência e se leram um dos documento que postei a ideia de guerra de resistência é pouco discutida dentro das nossas forças armadas




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Guerra na Selva

#63 Mensagem por Túlio » Seg Fev 24, 2020 9:29 pm

dalton romao escreveu: Seg Fev 24, 2020 9:21 pm Não entendi muito esse novo tópico, amigos. Não estamos falando de guerra na selva?
O que vinha falando nem era sobre o exército colombiano e sim as FARCs e a ELN, que tínhamos muito que aprender com eles em caso de uma invasão estrangeira na amazônia. Uma guerra de resistência e se leram um dos documento que postei a ideia de guerra de resistência é pouco discutida dentro das nossas forças armadas
Na verdade, grande cupincha "falzeiro" :mrgreen: , creio que tu é que não leste o que foi postado sobre o FATO (e correspondentes razões) da quase impossibilidade de haver uma invasão NEOCOLONIALISTA no Brasil e mesmo assim a resistência a isso ser pensada sempre, no âmbito não só do EB mas das três Forças. Até acresci que viria gente, dinheiro, remédio e o que mais fosse preciso até de CHUÍ, extremo S do Brasil. O outro tópico (SMO) é uma charla paralela entre mim e o Gabriel véio.

Leias os outros posts, tri? :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#64 Mensagem por Alfa BR » Seg Fev 24, 2020 10:05 pm

"
Se você utiliza tropas convencionais em combate direto contra tropas irregulares, você já está errado. Tropas Convencionais numa guerra irregular somente serve para fazer segurança de localidades e para combates defensivos, ou mesmo na última fase da guerra de guerrilha, que é um enfrentamento convencional de iniciativa da força guerrilheira.
"

A Africa do Sul fez isso no confronto em Angola. A Rodésia fez isso na Guerra dos Arbustos. O Reino Unido fez isso na Emergência Malásia.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Guerra na Selva

#65 Mensagem por Túlio » Seg Fev 24, 2020 10:10 pm

Alfa BR escreveu: Seg Fev 24, 2020 10:05 pm

A Africa do Sul fez isso no confronto em Angola. A Rodésia fez isso na Guerra dos Arbustos. O Reino Unido fez isso na Emergência Malásia.
E os resultados? O que teria sido sem os Sealous Scouts, Gurkhas e SAS? Lembrar que o que os brits chamam de Tropas Convencionais não são o mesmo que para nós. Que o digam os Argentinos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Guerra na Selva

#66 Mensagem por dalton romao » Seg Fev 24, 2020 10:21 pm

Opa, não reparei, Tulio. Mas mesmo sendo pouco provável que em futuro próximo venham invadir a amazônia ainda me parece ser o TO mais provável. O sul é que não é mais. E aí pergunto o de se investir tanta grana em unidades blindadas, mas aí é outro tópico. E continuo apreciando o FAL mas reconheço que hoje ele passou, o IA2 7.62 é uma possibilidade de vê-lo ainda por um bom tempo e com roupa nova




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Guerra na Selva

#67 Mensagem por Túlio » Seg Fev 24, 2020 10:38 pm

dalton romao escreveu: Seg Fev 24, 2020 10:21 pm Opa, não reparei, Tulio. Mas mesmo sendo pouco provável que em futuro próximo venham invadir a amazônia ainda me parece ser o TO mais provável. O sul é que não é mais. E aí pergunto o de se investir tanta grana em unidades blindadas, mas aí é outro tópico. E continuo apreciando o FAL mas reconheço que hoje ele passou, o IA2 7.62 é uma possibilidade de vê-lo ainda por um bom tempo e com roupa nova
Ô cupincha, mas aí fica brabo de debater, se te aferraste a algo sem considerar as circunjacências, não quero me erigir em parâmetro, mas só respondo depois de ler o que o Colega/Amigo escreveu, senão nem tem como...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13500
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Guerra na Selva

#68 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 24, 2020 11:14 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 24, 2020 9:29 pm
dalton romao escreveu: Seg Fev 24, 2020 9:21 pm Não entendi muito esse novo tópico, amigos. Não estamos falando de guerra na selva?
O que vinha falando nem era sobre o exército colombiano e sim as FARCs e a ELN, que tínhamos muito que aprender com eles em caso de uma invasão estrangeira na amazônia. Uma guerra de resistência e se leram um dos documento que postei a ideia de guerra de resistência é pouco discutida dentro das nossas forças armadas
Na verdade, grande cupincha "falzeiro" :mrgreen: , creio que tu é que não leste o que foi postado sobre o FATO (e correspondentes razões) da quase impossibilidade de haver uma invasão NEOCOLONIALISTA no Brasil e mesmo assim a resistência a isso ser pensada sempre, no âmbito não só do EB mas das três Forças. Até acresci que viria gente, dinheiro, remédio e o que mais fosse preciso até de CHUÍ, extremo S do Brasil. O outro tópico (SMO) é uma charla paralela entre mim e o Gabriel véio.

Leias os outros posts, tri? :wink: 8-]
Creio que poderia ser mais amplo, como não só a ideia sobre SMO mas sim uma Reforma Militar completa.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#69 Mensagem por Alfa BR » Ter Fev 25, 2020 12:59 am

Túlio escreveu: Seg Fev 24, 2020 10:10 pm
Alfa BR escreveu: Seg Fev 24, 2020 10:05 pm

A Africa do Sul fez isso no confronto em Angola. A Rodésia fez isso na Guerra dos Arbustos. O Reino Unido fez isso na Emergência Malásia.
E os resultados? O que teria sido sem os Sealous Scouts, Gurkhas e SAS? Lembrar que o que os brits chamam de Tropas Convencionais não são o mesmo que para nós. Que o digam os Argentinos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Os Selous Scouts realizavam suas próprias operações ofensivas mas também serviam para colher informação para as operações das forças convencionais. Sozinhos eles também não fariam tudo.

Os batalhões Gurkhas são infantaria regular.

SAS é Operações Especiais.

Os argentinos enfrentaram unidades regulares britânicas em uma guerra convencional.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Guerra na Selva

#70 Mensagem por Túlio » Ter Fev 25, 2020 12:20 pm

Alfa BR escreveu: Ter Fev 25, 2020 12:59 am
Os Selous Scouts realizavam suas próprias operações ofensivas mas também serviam para colher informação para as operações das forças convencionais. Sozinhos eles também não fariam tudo.

Os batalhões Gurkhas são infantaria regular.

SAS é Operações Especiais.

Os argentinos enfrentaram unidades regulares britânicas em uma guerra convencional.
OK, eu ia seguir debatendo isso mas não vejo razão, mesmo estando on-topic: o que eu e outros Colegas debatíamos era se o Exército de um País onde todas - eu disse TODAS - as cidades e vilarejos, mesmo longe da selva, já viram guerrilheiros em ação (nem Bogotá escapou. ou esqueceste daquelas cenas dos Cascavel bombardeando o Supremo lá deles?) é tão monstruosamente superior ao de outro onde isso, por alguma razão :twisted: , não acontece.

Assim, vires me falar de coisas do tempo do guaraná de rolha como se fossem possíveis hoje (tipo os Ingleses encherem Lancaster de bomba e mandarem despejar no lombo de quem estiver embaixo e "azar deles, são só uns chinas mesmo, e comunistas ainda por cima, pau na cambada até se amansar"), numa era em que um PM dá um tiro num bandido em Coronel Bicaco e vira notícia em Lisboa no mesmo dia, com o título "PM amigo do Bolsonaro mata xovem numa cidade do interior", basta alguém filmar e botar no Zap, é um baita exagero. E tem a cereja do bolo, vir me dizer que para um País continental a Guerra Insular é o mesmo que a convencional: se fosse assim a Argentina teria mantido as ilhas! Isso não aconteceu exatamente por tratarem aquilo como convencional, o que nunca foi nem nunca será. Mas não é assunto para este tópico, se quiseres continuar me cites em algum tópico dos Conflitos e estarei lá.

Isso posto, dirijo-me aos que estão realmente interessados em Guerra MODERNA na Selva: não sou muito chegado em ver filminho do YT mostrando aqueles caras loiros fortões armados até os dentes e fazendo todo tipo de proeza "testosterônica", parece GAY demais PARA MIM (ou seja, a quem não parece, que assista, eu não julgo nuncaeitcha bicharada :twisted: ) mas aquele que o @FCarvalho postou na página anterior me deixou encabritado com o nome, me pareceu familiar demais. Alternei para o YT, achei o canal - do qual nunca ouvi falar - e especialmente o Ep 1: caiu a ficha, eu tinha assistido numa TVE da vida, no tempo em que ainda suportava TV por assinatura. Bueno, foi um legado espetacular do Governo da ex-PR Dilma, simplesmente e de muito, MUITO longe, O MELHOR DOCUMENTÁRIO não apenas sobre o CIGS mas sobre a própria Filosofia de Guerra na Selva do EB e que não vale só para ela mas para todas as atividades e terrenos, é a ATITUDE que se aprende lá que faz a diferença (lembrem do Ten da Inf Bld que mencionei antes, para que serviria um Onça nos blindados? ATITUDE!). São treze (eu ia dizer 12+1 :mrgreen: ) Episódios e garanto, valem demais a pena, foi como comecei a entender, daqui do RS, como funciona a coisa toda. Deixo aqui o Ep 1, sugerindo que tentem assistir apenas um, é VICIANTE para quem realmente se interessa por assuntos assim:




PS.: o Ep 2 está logo abaixo, no YT.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Guerra na Selva

#71 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 25, 2020 1:17 pm

Quem diria que esse tópico meio encabritado fosse gerar umas boas páginas de debates. :wink:
Túlio escreveu: Seg Fev 24, 2020 5:36 pm
São sim, mas isso não quer dizer que sejam melhores. Já foi referida inclusive a expulsão ("convite para deixar o País" :twisted: ) de agentes do US Gvt, incluindo DEA. As coisas estão ficando feias de novo porque, de novo, como diria o Pablo Escobar, "não são os narcos que corrompem os políticos, são os políticos que corrompem os narcos". Todo mundo sabe, os cartéis ainda estão lá e estão mais fortes do que nunca, apenas usam rotas através de e se disfarçam por trás da Venezuela, dae é tudo culpa do Maduro (que conveniente), aquele COMUNAZZZ, e tá tudo tri; pior, narcoguerrilhas seguem convenientemente sendo consideradas meramente como guerrilhas de inspiração marxista pelo "descontentamento popular" e toca o barco. Aliás, para quem realmente pesquisa desde o século passado, em bons livros e artigos (os melhores que li são em Inglês, já aviso), a conclusão é de que nada ou no máximo muito pouco do que é retratado na série Narcos seria possível sem o uso da Venezuela, dada sua posição estratégica em relação ao Caribe.

Sobre o "preparo" e a "experiência" dos Colombianos, basta ver um dos episódios do documentário postado pelo próprio @dalton romao (eu já tinha assistido faz tempo, postei no Assuntos Gerais, inclusive), no qual acontece um combate e um Sgt morre na frente da câmera (o próprio cinegrafista foi ferido e capturado) e eu nunca fiz Curso do CIGS mas, com os que fiz, posso garantir que NÃO se entra em Zona de Combate daquele jeito: sem Reconhecimento, sem Apoio, em posição desvantajosa (terreno aberto, sem cobertura, se necessário - e foi) e deixando pontos elevados à disposição do IN. Se até um AP de josta que nem eu tem acesso a Cursos que ensinam o basicão, tipo "andar em campo aberto é convidar o diabo pra dançar" e "se olhar pra cima, tem chão e ninguém dos meus, cobertura é pra já" imagines um Onça.
Sempre haverá atitudes bisonhas em qualquer tempo e exército. E vejo a coisa toda em termos conjunturais. O EC é via de regra geral hoje uma instituição bastante operacional, diferente do EB que ainda graça pela insistência em ser uma instituição de referência mais moral e cívica do que operacional. Dados e fatos não nos faltam sobre isso. Horas, o que fez o EC avançar mais rápido e efetivamente nestes termos? A necessidade. Algo que aqui somente forças desdobradas nas missões da ONU vêm, e tem, na prática. Está aí o ROB da VBMT-LR que não me deixa mentir. Não fosse aquela missão da MINSTAH, talvez ele sequer existisse hoje por pura e simples indiferença sobre a nossa realidade fática. Por que o EB ainda insiste em usar bldos 6x6 quando o mundo inteiro objeta os 8X8 há décadas? O fator financeiro nunca foi o principal motivo, mas a meu ver as muitas tradicionalices e o apego ao bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato....
FCarvalho escreveu: Seg Fev 24, 2020 4:30 pm Enfim, no aspecto operacional, novamente, o EB perde em relação ao exército da Colombia. Eles estão lutando a mais de 50 anos. E tem aprendido muito com seus erros e acertos. E se tivessem mais recursos ($) com certeza essa guerra não teria durado tanto tempo.
Erradíssimo: essa guerra só está lá ainda justamente porque há dinheiro demais na parada, todo mundo quer a sua lasca.

Este é um dos problemas conjecturais da guerra civil na Colombia. Aliás, onde existe dinheiro, existe guerra. Já o contrário não é necessariamente certo.
FCarvalho escreveu: Seg Fev 24, 2020 4:30 pm Só uma pergunta: quantos generais no Brasil comandaram tropas em combate nos últimos 50 anos? Na Colombia eu sei que grande parte deles tem experiência, seja como oficial subalterno ou superior.
E voltas a me falar nas guerras do século passado e anteriores, com seus Napoleões e Pattons. Cupincha véio, Selva e Cidade têm isso em comum, são desde um até muitos pequenos combates entre pequenas frações acontecendo ao mesmo tempo, o que diabos um OG vai estar fazendo ali no meio? Auftragstaktik é A Regra!!!
PS.: quantos caras das FARC ou sei lá do que já viste pessoalmente com AK no ombro e boina vermelha na cabeça andando tranquilamente e falando castelhano pelas ruas de uma cidade onde por eventualidade tenhas morado? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Bem, oficiais generais normalmente estão no comando das tropas. Se eles forem bons no que fazem, como o Gen Santos Cruz o foi no Congo, a possibilidade de alcançar os objetivos de uma campanha se tornam mais efetivos e credíveis. No caso colombiano, os oficiais em grande parte tem experiência pratica, e o aprendizado consequente, sobre combate de selva e anti-guerrilha, não apenas teórica como os daqui. Então, devemos supor que eles sabem realmente o que funciona e o que não funciona, o que serve e o que não serve, para a realidade deles. Para o tipo de guerra que estão lutando. Mas isso não quer dizer também que todos sejam oficiais generais exemplares em campo. Na verdade, nem todo mundo por mais experiência que tenha consegue tirar disso algo de bom para si e sua vida profissional. Nem todo mundo recebe suas estrelas porque mereceu ou fez por onde. Isso vale lá como cá, assim como em qualquer outro exército por aí. Agora, saber a diferença e privilegiar quem realmente merece e fez por onde, fica a cargo de cada instituição. As consequências de escolhas certas e erradas são iguais aqui e em qualquer lugar.
FCarvalho escreveu: Seg Fev 24, 2020 4:30 pm E só mais uma coisa, quantas ilhas de modernidade são necessárias para ganharmos uma guerra de verdade?
abs
Depende da eficiência e de até quanto o IN está disposto a apostar e perder. O CIGS não forma "tropas do CIGS" (se não me engano eles têm ou tinham um Pel Inf Sv próprio e fim), ele forma e manda Sargentos e Oficiais para disseminarem conhecimentos altamente especializados em outras unidades, onde o conscrito vai passar o diabo na mão do seu Cmt mas já na segunda metade do Ano de Instrução já vai estar tinindo; agora imagines aqueles que pegam gosto na coisa e engajam. Recordo-te que já postei aqui, anos atrás, minha experiência no C I Bld onde embarquei num Guarani junto com um GC do PELOPES (Inf Bld), unidade que aqui no DB era dito por Militares que nem existia mais, só que eu vi as insígnias de ombro. Referi também que perguntei ao então 1º Ten que era Instrutor e Cmt do PELOPES quantos anos de serviço tinha a garotada e ele, rindo, disse que a maioria estava no final DO PRIMEIRO! Tu tinhas que ver a velocidade e precisão com que o piazedo desmontava e assumia posição em duas alas ao redor do Bld, coisa de cair o queixo. E eu vi o brevê, o Ten era ONÇA! :twisted:

Como eu disse no post anterior, tirando os 7 BIS/Cmdo Fronteira e o 1o e 2o BIS (amv) os demais btls estão em situação nada meritória. Não estou dizendo que não fazem ou não conseguem fazer o seu trabalho, mas se observares as diferenças entre OM que tem mais e melhores oportunidades em receber e treinar seus cabos e soldados, a maioria engajados, e também material novo, é possível notar que temos uma certa capacidade operacional, ainda que bastante diluída na região, mas que mesmo assim ainda fica longe do necessário em termos de prontidão e aprestamento. Se me perguntassem, eu diria que o SISFRONT e o COBRA deveriam começar pela minha região e não pelo centro-oeste. Mas o EB está mais preocupado com o tráfico de drogas e ilícitos transnacionais por lá do que com a segurança das fronteiras amazônicas. Algo que é um trabalho policial, em termos gerais, mas que está sendo usado como justificativa para implementar o sistema naquela região, e agora, esticar para o sul, e eventualmente, para o Acre e Rondônia. Bem, até onde me consta, nossos problemas aqui nas fronteiras são tão ou mais sérios que os das demais. Com o agravante de que a demografia trabalha contra nós. Enfim, quanto custa para o EB equipar apenas 7 BIS com os materiais já elencados no ROB do COBRA no ano passado? Ou para ser mais simples, quanto custa equipar estes mesmos 7 BIS apenas com os IA-2? Duvido que seja tão caro assim. Enfim, prioridades diferentes para realidades diferentes.


Assim, como PAGADOR DE IMPOSTOS, podes reclamar e desapreciar as nossas FFAA o quanto quiseres, realmente tem coisa errada, falta coisa certa mas o último lugar onde outro PAGADOR DE IMPOSTOS, no caso eu, começaria a reclamar é nos Núcleos de Excelência. Ali é tudo dinheiro muito bem empregado.
Eu não notei onde e como estou a depreciar as ffaa's. Apenas estou fazendo um paralelo com o que conheci e sei sobre a realidade do EC e o do EB. E se apontar as inúmeras falhas e erros que temos aqui em relação a eles, e que poderiam ser facilmente corrigidas se houvesse interesse e vontade no cmdo do EB, é depreciação, que seja. Não dá é para simplesmente ficar achando que somos os fodões da América do Sul com um exército que basicamente vive de passado, de tradicionalismos e pouco ou nada se interessa por operacionalidade. Mas se falar em GLO, o pessoal fica num tesão só... :roll:
A título de comparação, a infantaria do EC há tempos convive com quase tudo que está especificado no COBRA. Algo que os soldados dos BIS aqui, mesmo aqueles dos cmdos de fronteira, nem sonham em ver.
Enfim, olhando o glossário do EB a maioria das brigadas não tem um simples GAC, o apoio logístico e de comunicações é ralo em 4 das 6 bgdas existetes, apoio aéreo idem, meios de patrulha e transporte fluvial são quase todos aquém do necessário e da qualidade requeridas - as patrulhas ainda usamos voadoras por aqui :roll: :x - a parte de uniformes e coturnos são antiquados, e por aí vai.
Uma coisa são as ilhas de modernidade mantidas por aí pelo EB, e que mesmo hoje não estão tão bem assim, dadas as restrições orçamentárias cada vez maiores, outra é a realidade da maioria das OM que vive pagando o pão que o diabo amassou.
Sim, temos ótimos oficiais e praças em muitas unidades, mas também temos muita gente, mas muita gente mesmo, que só está por aí somando tempo para pular fora e fazer outras coisas.
Então, por aqui não faltam notícias todo o ano de fatos que acontecem na fronteira e que normalmente não aparecem na mídia por que não morreu índio ou uma onça.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#72 Mensagem por Alfa BR » Ter Fev 25, 2020 3:44 pm

Túlio escreveu: Ter Fev 25, 2020 12:20 pm
Alfa BR escreveu: Ter Fev 25, 2020 12:59 am
Os Selous Scouts realizavam suas próprias operações ofensivas mas também serviam para colher informação para as operações das forças convencionais. Sozinhos eles também não fariam tudo.

Os batalhões Gurkhas são infantaria regular.

SAS é Operações Especiais.

Os argentinos enfrentaram unidades regulares britânicas em uma guerra convencional.
OK, eu ia seguir debatendo isso mas não vejo razão, mesmo estando on-topic: o que eu e outros Colegas debatíamos era se o Exército de um País onde todas - eu disse TODAS - as cidades e vilarejos, mesmo longe da selva, já viram guerrilheiros em ação (nem Bogotá escapou. ou esqueceste daquelas cenas dos Cascavel bombardeando o Supremo lá deles?) é tão monstruosamente superior ao de outro onde isso, por alguma razão :twisted: , não acontece.

Assim, vires me falar de coisas do tempo do guaraná de rolha como se fossem possíveis hoje (tipo os Ingleses encherem Lancaster de bomba e mandarem despejar no lombo de quem estiver embaixo e "azar deles, são só uns chinas mesmo, e comunistas ainda por cima, pau na cambada até se amansar"), numa era em que um PM dá um tiro num bandido em Coronel Bicaco e vira notícia em Lisboa no mesmo dia, com o título "PM amigo do Bolsonaro mata xovem numa cidade do interior", basta alguém filmar e botar no Zap, é um baita exagero. E tem a cereja do bolo, vir me dizer que para um País continental a Guerra Insular é o mesmo que a convencional: se fosse assim a Argentina teria mantido as ilhas! Isso não aconteceu exatamente por tratarem aquilo como convencional, o que nunca foi nem nunca será. Mas não é assunto para este tópico, se quiseres continuar me cites em algum tópico dos Conflitos e estarei lá.

Isso posto, dirijo-me aos que estão realmente interessados em Guerra MODERNA na Selva: não sou muito chegado em ver filminho do YT mostrando aqueles caras loiros fortões armados até os dentes e fazendo todo tipo de proeza "testosterônica", parece GAY demais PARA MIM (ou seja, a quem não parece, que assista, eu não julgo nuncaeitcha bicharada :twisted: ) mas aquele que o @FCarvalho postou na página anterior me deixou encabritado com o nome, me pareceu familiar demais. Alternei para o YT, achei o canal - do qual nunca ouvi falar - e especialmente o Ep 1: caiu a ficha, eu tinha assistido numa TVE da vida, no tempo em que ainda suportava TV por assinatura. Bueno, foi um legado espetacular do Governo da ex-PR Dilma, simplesmente e de muito, MUITO longe, O MELHOR DOCUMENTÁRIO não apenas sobre o CIGS mas sobre a própria Filosofia de Guerra na Selva do EB e que não vale só para ela mas para todas as atividades e terrenos, é a ATITUDE que se aprende lá que faz a diferença (lembrem do Ten da Inf Bld que mencionei antes, para que serviria um Onça nos blindados? ATITUDE!). São treze (eu ia dizer 12+1 :mrgreen: ) Episódios e garanto, valem demais a pena, foi como comecei a entender, daqui do RS, como funciona a coisa toda. Deixo aqui o Ep 1, sugerindo que tentem assistir apenas um, é VICIANTE para quem realmente se interessa por assuntos assim:




PS.: o Ep 2 está logo abaixo, no YT.
Sobre o caso colombiano: eles podem ser mais experimentados do que nós mas não acho que sejam melhores. Inclusive já vi relato deles fazendo mocoronguices no CIGS. Também não acho que sejam "fraquinhos".

Eu citei casos onde forças regulares foram empregadas contra guerrilheiros e que foram bem-sucedididos ou que tiveram desempenho excepcional. Só um contraponto ao argumento do outro colega: "...se você utiliza tropas convencionais em combate direto contra tropas irregulares, você já está errado. Tropas Convencionais numa guerra irregular somente serve para fazer segurança de localidades e para combates defensivos, ou mesmo na última fase da guerra de guerrilha, que é um enfrentamento convencional de iniciativa da força guerrilheira."

"E tem a cereja do bolo, vir me dizer que para um País continental a Guerra Insular é o mesmo que a convencional: se fosse assim a Argentina teria mantido as ilhas! Isso não aconteceu exatamente por tratarem aquilo como convencional, o que nunca foi nem nunca será. Mas não é assunto para este tópico, se quiseres continuar me cites em algum tópico dos Conflitos e estarei lá"

Guerra convencional pois foi um enfrentamento entre forças regulares estatais... Ou vai me dizer que a Campanha do Pacífico da SGM (aqueles combates na ilhas contra os soldados japoneses) não foi convencional (Exército vs Exército visando manter ou tomar territórios)?

Excelente documentário sobre CIGS.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Guerra na Selva

#73 Mensagem por Alfa BR » Ter Fev 25, 2020 4:01 pm

Para contribuir (caso ninguém tenha compartilhado).

Manual de campanha OPERAÇÕES NA SELVA (IP 72-1) de 1997.

Link: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... P-72-1.pdf


Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Guerra na Selva

#74 Mensagem por Túlio » Ter Fev 25, 2020 4:46 pm

Alfa BR escreveu: Ter Fev 25, 2020 3:44 pm
Sobre o caso colombiano: eles podem ser mais experimentados do que nós mas não acho que sejam melhores. Inclusive já vi relato deles fazendo mocoronguices no CIGS. Também não acho que sejam "fraquinhos".
No filme que recomendei acima dá para ver e ouvir um, mas brazuca também, ou seja, ninguém é tão melhor ou tão pior do que ninguém, este é o meu ponto e foi o que deu início a este debate, o nosso véio @FCarvalho viajando nessa e resolvi fazer um contraponto, eis tudo. A meu ver (e estejas à vontade para contestar) o problema MILITAR da Colômbia não é muito diferente do problema POLICIAL do Rio de Janeiro, ou seja, ao invés de, surgido o mal, cortá-lo pela raiz, deixaram escalar e agora estão com um tremendo abacaxi que não conseguem resolver. E é onde entra o fulcro da minha argumentação: no caso MILITAR o EB fez a sua parte, tanto no Araguaia (guerrilha nacional) quanto no Traíra (internacional), cortou o mal pela raiz e isso nos rendeu paz na região; já no caso POLICIAL a Polícia do Rio, seguindo as ordens (constitucionais ou não) de vários Governadores, foi botando panos quentes e deixando escalar até passar do point of no return e aí pergunto: com qual dos dois casos o da Colômbia se parece mais? Para mim não é uma questão de "a minha Tropa é melhor do que a tua" mas de "a minha Tropa fez o que a tua deveria ter feito".
Alfa BR escreveu: Ter Fev 25, 2020 3:44 pm Eu citei casos onde forças regulares foram empregadas contra guerrilheiros e que foram bem-sucedidos ou que tiveram desempenho excepcional.
O que complica aí é podermos aplicar o que era possível naquele tempo aos dias de hoje. Não dá, claro, hoje tudo é filmado e tem uma legião de pessoas doidas por um motivo para ficarem ofendidinhas. Não dá mais para mandar um Lancaster pra lá despejar um monte de bombas na cabeça de quem por azar estiver embaixo, do mesmo modo que dá encrenca mandar de volta pra casa um C-17 cheio de bodybags recheados.
Alfa BR escreveu: Ter Fev 25, 2020 3:44 pm Guerra convencional pois foi um enfrentamento entre forças regulares estatais... Ou vai me dizer que a Campanha do Pacífico da SGM (aqueles combates na ilhas contra os soldados japoneses) não foi convencional (Exército vs Exército visando manter ou tomar territórios)?
Aqui vou repetir, o tema me agrada mas não parece ser este o melhor tópico para desenvolvê-lo, nos Conflitos tem um tópico sobre as Malvinas onde eu adoraria debater Guerra Insular vs Convencional e tem outro sobre a 2GM onde muito me agradaria debater as lições que os ianques tiveram que aprender NA MARRA ao enfrentar os japas em lugares que se tornaram matadouros famosos como Iwo Jima e Guadalcanal, entre outros. Mas não aqui (não EU, se aparecer quem queira, à vontade).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13500
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Guerra na Selva

#75 Mensagem por gabriel219 » Ter Fev 25, 2020 5:02 pm

Túlio resumiu bem: minha tropa fez o que a tua deveria ter feito.




Responder