O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#1 Mensagem por Andre Correa » Ter Jun 19, 2012 4:02 pm

Área da Lua explorada pelos astronautas é menor do que um campo de futebol
Gráficos da NASA mostram que os integrantes da Apollo 11 não conseguiram ir tão longe do módulo lunar.

Imagem
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Como foi o passeio dos astronautas da Apollo 11 na Lua? Um gráfico divulgado nesta semana pela NASA mostra que a distância que eles percorreram a pé em solo lunar não foi tão grande assim. Na imagem acima, você confere a rota completa traçada pelos astronautas em comparação com o tamanho de um campo de futebol.

O diagrama foi criado por Thomas Schwagmeier e é baseado no Mapa Traverso, elaborado no primeiro relatório preliminar a Apollo 11. Pelo visto, a ideia de “um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade” tinha mais sentido do que possa parecer. Da mesma forma, é curioso notar como é difícil ter uma noção de escala ao vermos imagens dos astronautas caminhando na Lua.
Fonte: Techmundo via NASA e Reddit




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O quanto os Astronautas exploraram na Lua?

#2 Mensagem por joao fernando » Ter Jun 19, 2012 4:57 pm

Na 11 a intenção foi pousar e decolar. Já nas posteriores, acrescentaram o veiculo lunar e realmente passearam bastante lá. Não faz sentido a pertunta, porque na 11 não era a intenção de andar na lua




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#3 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 13, 2012 12:27 am

Toda vez que vejo filmes do módulo lunar decolando da Lua fico imaginando que ansiedade terrível tiveram os astronautas em pensar na possibilidade dos propulsores do módulo tivessem falhas e eles ficassem presos na Lua!!! Até hoje não me acostumei com as decolagens de aviões, quando vou viajar, algo tão comum e tão seguro, imagine um módulo que pousou pela primeira vez num ambiente hostil e desconhecido e usando tecnologia da década de 60!!!! Se eu tivesse no lugar de um dos astronautas, antes de apertar o botão de ignição dos propulsores eu já estaria todo me tremendo!!! Não deve ser nada confortável pensar na ideia de ter uma morte lenta na Lua!!! :shock:




.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#4 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jul 13, 2012 10:46 am

henriquejr escreveu:Toda vez que vejo filmes do módulo lunar decolando da Lua fico imaginando que ansiedade terrível tiveram os astronautas em pensar na possibilidade dos propulsores do módulo tivessem falhas e eles ficassem presos na Lua!!! Até hoje não me acostumei com as decolagens de aviões, quando vou viajar, algo tão comum e tão seguro, imagine um módulo que pousou pela primeira vez num ambiente hostil e desconhecido e usando tecnologia da década de 60!!!! Se eu tivesse no lugar de um dos astronautas, antes de apertar o botão de ignição dos propulsores eu já estaria todo me tremendo!!! Não deve ser nada confortável pensar na ideia de ter uma morte lenta na Lua!!! :shock:
Este motor de ascensão do módulo lunar foi projetado especificamente visando a máxima confiabilidade possível, e também foi provavelmente um dos sistemas mais testados em todo o programa de exploração lunar, mostrando uma confiabilidade praticamente absoluta.

Mas ainda assim também acho que os astronautas devem ter rezado muuuuuuito antes de apertar o botão de ignição :lol: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#5 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 13, 2012 1:37 pm

E deveria existir umas pilulas para dormir lá na nave né...alias, não deve se falado, mas o plano B deve existir...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#6 Mensagem por BrasileiroBR » Ter Jul 17, 2012 1:02 am

pra mim ninguém chegou na Lua ainda.....




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#7 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 24, 2012 3:23 pm

Homem de pouca fé!!! :twisted:




.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#8 Mensagem por joao fernando » Ter Jul 24, 2012 5:36 pm

BrasileiroBR escreveu:pra mim ninguém chegou na Lua ainda.....
Tambem tenho minhas duvidas




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60686
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6377 vezes
Contato:

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#9 Mensagem por Túlio » Ter Jul 24, 2012 5:55 pm

O Guigo já postava isso faz anos, JF e CineastaBR... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#10 Mensagem por BrasileiroBR » Qua Ago 01, 2012 5:41 pm

pois é.. em 2010 Bush disse que iria retomar as missões tripuladas para a Lua em 2020 !! tipo, daqui a 8 anos... foi cancelado por motivos financeiros...

fala sério né... já se passaram 43 anos, em 2020 mais de 50 anos.. e a tecnologia empregada não evoluiu ? continua a mesma coisa e caro suficiente pra potência econômica não ter dinheiro pra isso ?

O vídeo da missão espacial que a Nasa guardava a 7 chaves pegou 'fogo' né segundo eles... acredito q passados 40 anos seria simples detectar os 'fakes' nesse video... mas eles deram um jeitinho...

Homem na lua ? ahh tá, senta lá Claudia!




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#11 Mensagem por Brasileiro » Qua Ago 01, 2012 6:00 pm

BrasileiroBR escreveu:pois é.. em 2010 Bush disse que iria retomar as missões tripuladas para a Lua em 2020 !! tipo, daqui a 8 anos... foi cancelado por motivos financeiros...

fala sério né... já se passaram 43 anos, em 2020 mais de 50 anos.. e a tecnologia empregada não evoluiu ? continua a mesma coisa e caro suficiente pra potência econômica não ter dinheiro pra isso ?

O vídeo da missão espacial que a Nasa guardava a 7 chaves pegou 'fogo' né segundo eles... acredito q passados 40 anos seria simples detectar os 'fakes' nesse video... mas eles deram um jeitinho...

Homem na lua ? ahh tá, senta lá Claudia!
Mas eu sempre bato naquela tecla:

-Quem eram os maiores interessados no fracasso ou farsa da missão lunar americana? A URSS, que disputava a liderança na corrida à Lua.

É certo e óbvio que durante a missão Apollo 11 (e todas as outras) os soviéticos mantinham seus radares e câmeras ligados, rádios captando todas as conversas além de agentes secretos acompanhando os bastidores de tudo. Já sabendo dos problemas no programa N1, restava aos soviéticos justamente esperar pelo fracasso americano, para que de certa forma fosse usado a favor de sua própria propaganda e talvez até para motivar seus profissionais.

Porém nada disso aconteceu e, mais ainda, a URSS não apenas deixou de negar o acontecimento como também parabenizou o feito americano.

A não ser com uma teoria beeem maluca, acho impossível que o homem não tenha ido à Lua e fincado uma bandeira americana.

EDIT:
Além do rádio, os soviéticos tiveram outras comprovações da missão. “Nos mesmos dias da Apollo 11, a União Soviética lançou a Luna 15”, conta o astrônomo. A Luna 15 foi uma sonda robótica importante. Tentando desmerecer o feito americano, os soviéticos queriam que ela fosse à Lua, recolhesse amostras e voltasse, mostrando que aquela história de levar gente para fora de órbita era perda de tempo e dinheiro (não deu certo e a Luna 15 se espatifou em uma montanha lunar um dia depois da chegada dos americanos).

Antes disso, no entanto, a sonda serviu como prova para os soviéticos de que os americanos estavam mesmo por ali. Pela primeira vez na história, americanos e russos cooperaram no espaço – meio a contragosto, mas cooperaram. Para evitar uma tragédia espacial, com a sonda soviética colidindo com a nave americana, as duas agências trocaram dados sobre seus planos de voo. Ou seja: a URSS não apenas ouviu as transmissões de rádio vindas da Lua, mas também acompanhou o voo da Apollo 11.


http://www.clicrn.com.br/noticias,16117 ... a+lua.html


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#12 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 01, 2012 6:21 pm

Curioso... só agora fui me tocar que o BrasileiroBR e o Brasileiro são pessoas distintas HUEUEHUE

Mas enfim, Brasileiro. A tecnologia pra ir pro espaço não mudou muito não. Hj temos computadores e tal, mas a lógica ainda é a mesma, bem ogra. É um foguete grandão que faz barulho e fumaça indo pro espaço baseado em vários calculos físicos e matemáticos. Nada extraordinário, não tem muito segredo. Oras, veja que o peão de obra do espaço hoje é a Soyuz, um foguete parente daquele que levou o Gagarin pro espaço! Não voltam a lua pq basicamente hj não tem motivo algum... ademais, há vários projetos de vários países voltados a lua. Quem esta avançando bastante é a China. Esses pousam lá até 2030. E talvez os russos tbm.

Alias, o projeto mais legal atualmente é o Lunar Reconnaissance Orbiter. Ela tirou foto das zonas de pouso das Apollos etc.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_Reco ... ce_Orbiter




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#13 Mensagem por Hermes » Sáb Ago 11, 2012 1:23 pm

Para mim o homem nunca chegou na América, é impossível atravessar o mar Oceano, com todos aqueles monstros terríveis, não existe tecnologia para isso. Assim deve ter dito algum incrédulo do século XV




...
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: O quanto os Astronautas da Apolo 11 exploraram na Lua?

#14 Mensagem por felipexion » Sex Ago 31, 2012 8:29 am

BrasileiroBR escreveu:
O vídeo da missão espacial que a Nasa guardava a 7 chaves pegou 'fogo' né segundo eles... acredito q passados 40 anos seria simples detectar os 'fakes' nesse video... mas eles deram um jeitinho...

Homem na lua ? ahh tá, senta lá Claudia!

Tu tem certeza disso? Assista o documentária da BBC Mission to Mars que você vai ver filmagens de uma missão espacial à lua em "alta definição".




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder