Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
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50%
Boeing KC-767
104
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#961 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 31, 2022 12:08 pm

Lucubus escreveu: Dom Jan 30, 2022 6:44 pm Eu acredito em 3 aviões.
slds
Se quiserem ter uma disponibilidade mínima que seja de 1 avião sempre na rampa, então vão ter que se virar para obter mais do que apenas 2 unidades. E o momento é extremamente favorável para compras de oportunidades destes aviões sob preços muito atrativos.
A ver quem vai se interessar em vender estes aviões para a FAB.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#962 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 31, 2022 12:21 pm

knigh7 escreveu: Seg Jan 31, 2022 2:00 am
FCarvalho escreveu: Dom Jan 30, 2022 5:11 pm A tendência da FAB é procurar obter ao menos 4 destes aviões, a fim de substituir o quarteto KC-137.
E com relação a serem apenas 2 aviões, é aquela coisa: quem tem 1, não tem nenhum; quem tem 2 pode ter 1 e por aí vai.
Penso que a FAB irá fazer o que for possível para não ficar apenas nestes dois aviões. Mas vamos ver o que acontece.
Se não misturarem as missões, dispensando os A330 do GTE, ainda dá para levar na boa apenas duas aeronaves, mas eu tenho certas dúvidas que eles não acabem, também, sendo usados para isso.
A ver.
As outras poderiam vir sem serem convertidas mesmo, na minha opinião. A Aviação Comercial ainda sofre solavancos causados pelo COVID e a Õmicron não vai ser a última variante, havendo oportunidades por aí. A FAB está comprando em boa hora e torço para que compre mais 1 ou 2 unidades de ocasião.
Eu olhei por aí para ver como está a disponibilidade de venda dos A330 e existem muitos aviões com idade acima do que a FAB pede como mínimo. De 2014 para cá não há tantos assim, e quanto mais novos, mais caros. De qualquer forma, existem boas oportunidades para se obter estes modelos da Airbus. A ver quem irá se interessar neste processo.
Quanto a quantidade da frota, eu entendo que não existe necessidade de todos eles serem Revo, visto que a frota de KC-390 poderá no futuro tranquilamente suprir esta necessidade de acordo com a alocação dos aviões pelas bases no país e os F-39.
Se todos os A330 passarem pelo processo de transformação em cargo já será uma boa para a FAB, uma vez que que a demanda maior é para este tipo de transporte, além de passageiros. Capacidade Revo é um plus a mais que se de 4 aviões tivermos 2 unidades já estará de bom tamanho. E não acredito que passe disso.
Agora, é ver se em havendo a oportunidade de comprar mais aviões além destes dois iniciais em condições mais que atrativas para a FAB o cmdo da instituição pega ou deixa passar. Porque provavelmente haverá propostas assim. E para ser honesto eu não teria nenhum problema em vender o A319 para ajudar a colocar um um A330 no lugar dele e que não atrapalhasse a vida operacional do Corsário.

A ver.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#963 Mensagem por Duka » Seg Jan 31, 2022 9:36 pm

Pelo histórico de compras militares no BR é mais provável cancelarem a compra de 2 e ficar só com 1, do que comprarem mais 1 ou 2...

Haja otimismo hein pessoal...




Abraços
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#964 Mensagem por Túlio » Seg Jan 31, 2022 9:39 pm

Duka escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:36 pm Pelo histórico de compras militares no BR é mais provável cancelarem a compra de 2 e ficar só com 1, do que comprarem mais 1 ou 2...

Haja otimismo hein pessoal...

PARA MING :twisted: até apostar em UM já é otimismo excessivo... 8-]




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#965 Mensagem por Pablo Maica » Seg Jan 31, 2022 9:51 pm

Segundo informação levantada pelo pessoal da Aero Magazine, até hoje nenhum operador do MRTT optou pela porta de carga para o piso principal. Caso a FAB opte, vai ser a primeira, e eu não quero nem ver o preço dessa opção.

Outra coisa, seria interessante levantar a quantidade de bases que vão poder receber e operar o MRTT devido a capacidade do piso das pistas e dos estacionamentos de aeronaves, e suas dimensões. Provavelmente serão necessárias reformas em uma boa quantidade de bases.


Um abraço e t+ :)




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#966 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 11:53 am

Pablo Maica escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:51 pm Segundo informação levantada pelo pessoal da Aero Magazine, até hoje nenhum operador do MRTT optou pela porta de carga para o piso principal. Caso a FAB opte, vai ser a primeira, e eu não quero nem ver o preço dessa opção.
Outra coisa, seria interessante levantar a quantidade de bases que vão poder receber e operar o MRTT devido a capacidade do piso das pistas e dos estacionamentos de aeronaves, e suas dimensões. Provavelmente serão necessárias reformas em uma boa quantidade de bases.
Um abraço e t+ :)
Eu vi os vídeos da Aeromagazine e há ainda muitos pontos a serem esclarecidos sobre este processo de compra. E serão 2 aviões sim. Devem estar seguindo a mesma cartilha de compras parceladas de outros projetos, com os recursos para estes dois garantidos agora, e depois quando e se houver novos recursos se dispenderá a transformação dos aviões em Revo.
A porta de carga é um adendo importante para quem pretende usar o avião principalmente como cargueiro, o que não é o caso da FAB, dado o largo uso que se fez do 7673ER por aqui no transporte de passageiros.
Ademais, o espaço de carga no porão do avião é mais que suficiente para fazer o transporte da maioria dos itens mais comuns que a FAB consegue levar de forma paletizada. Então, colocar ou não a porta é algo que não chega a ser impositivo para a FAB.
E obviamente deixa o custo da transformação na extratosfera.
Vamos ver o que acontece. A Airbus quase com certeza pode oferecer algo para a FAB, já que ela tem ciência de onde, e como, estão todos os seus aviões.
Quanto a bases aéreas capazes de receber os A330, de cabeça os aviões da Azul operam normalmente em Manaus, Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Eles são capazes de operar também em Fortaleza e Salvador de onde há voos internacionais para a Europa. Brasília e Anápolis também são capazes de operar sem problemas com eles.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#967 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 11:59 am

A situação dos A330F pelo mundo. Os aviões da Etihad e Qatar foram todos vendidos para outras empresas.

Production A330F backlog dwindles

https://cargofacts.com/allposts/carrier ... -dwindles/




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#968 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 01, 2022 1:06 pm

Duka escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:36 pm Pelo histórico de compras militares no BR é mais provável cancelarem a compra de 2 e ficar só com 1, do que comprarem mais 1 ou 2...

Haja otimismo hein pessoal...
Tal qual a história dos 767 em 2014.



Um abraço e t+ :)




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#969 Mensagem por angelogalvao » Qua Fev 02, 2022 7:53 am

Qual a chance do projeto da FAB ter uma sonda BOOM?


Fico imaginando isto para os futuros drones ou integracao com outras forças..




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#970 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 10:32 am

As chances são bem pequenas a meu ver. O sistema "oficial" da FAB é probe and droge, e todas as aeronaves que se possui hoje e para o futuro com a capacidade Revo são projetadas com este sistema. Não há motivos concretos em termos de necessidades operacionais para adotar a lança.
E quanto a integração com outras forças aéreas, ela não seria uma dificuldade já que a imensa maioria dos países com capacidade Revo utiliza o mesmo sistema da FAB. Exceção feita à USAF. Mas ela é um caso a parte. A USN utiliza o probe and drogue.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#971 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 10:38 am

Pablo Maica escreveu: Ter Fev 01, 2022 1:06 pm
Duka escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:36 pm Pelo histórico de compras militares no BR é mais provável cancelarem a compra de 2 e ficar só com 1, do que comprarem mais 1 ou 2...
Haja otimismo hein pessoal...
Tal qual a história dos 767 em 2014.
Um abraço e t+ :)
O edital está aberto e a FAB com certeza já dispõe dos recursos necessários para esta aquisição. Os aviões não serão pagos a vista, mas virão sob financiamento. Para isto parte dos recursos já foram liberados no orçamento para 2022.
Então não há perspectiva de cortes neste momento. Uma vez feito o negócio, será muito difícil o seu cancelamento após o contrato.
A FAB sabe muito bem que o tempo está correndo contra ela neste processo. Neste sentido, deixar tudo arrumado antes de qualquer efeito colateral das eleições possa atrapalhar a compra é o objetivo primário de se estar fazendo isso bem no início deste ano.
Com alguma sorte, para quem acredita nisso, talvez haja a possibilidade de no próximo mandato presidencial ela ser aquinhoada com mais um lote de 2 aviões, independente de quem esteja sentado na cadeira do rei em Brasília.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#972 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 03, 2022 7:25 pm

Em março saberemos quem vai entrar na concorrência da FAB para os futuros A330 da FAB.
Mas logo de cara, conseguir aviões que custem no máximo pouco mais de US 80 milhões fabricados de 2014 para cá vai ser complicado.
A ver.

KC-X3: CABW define data para entrega das propostas
2 de fevereiro de 2022

https://forcaaerea.com.br/kc-x3-cabw-de ... propostas/




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#973 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 03, 2022 8:23 pm

Pablo Maica escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:51 pm Segundo informação levantada pelo pessoal da Aero Magazine, até hoje nenhum operador do MRTT optou pela porta de carga para o piso principal. Caso a FAB opte, vai ser a primeira, e eu não quero nem ver o preço dessa opção.

Outra coisa, seria interessante levantar a quantidade de bases que vão poder receber e operar o MRTT devido a capacidade do piso das pistas e dos estacionamentos de aeronaves, e suas dimensões. Provavelmente serão necessárias reformas em uma boa quantidade de bases.


Um abraço e t+ :)
Eu realmente faço votos que a FAB adote a porta lateral. A Airbus já disponibiliza a porta lateral na conversão P2F do A330 (200 e 300), então é algo já dominado. Provavelmente não barato, mas dominado, e mais barato do que se fosse uma primeira vez.
Ter aquele espaço todo na cabine principal, e "só" usar para transportar gente (sentada ou em macas), me parece um desperdício. Ainda mais se a FAB considerar essa aeronave como um transportador estratégico.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#974 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 04, 2022 11:19 am

O cronograma de entrega dos dois aviões dá a entender que ambos serão entregues ainda este ano. O primeiro logo na assinatura do contrato, e o segundo 5 meses depois.
Com a abertura das ofertas em março, e supondo que leve mais 2 ou 3 meses no máximo entre a escolha, recursos e assinatura do contrato do vencedor - embora acredite que teremos um vencedor em até 30 dias - o primeiro avião deve chegar entre maio ou junho, com a segunda unidade em outubro ou novembro. Talvez até antes dependendo das condições e do acertado com o vencedor.
Se tudo for feito da forma mais célere possível, como vem sendo feito até agora, é possível que a FAB faça um esforço de ter estes dois aviões prontos para o 7 de setembro deste ano, que será especial dado os bicentenário da independência.
As aeronaves virão "green", ou seja, a FAB irá demandar ela mesma a configuração que deseja nos mesmos. E como temos Azul e Latam por aqui que podem fazer esse tipo de trabalho, isto incorrerá em menor custo do que fazer isso lá fora.
A possibilidade de se obter aviões do modelo cargo embora muito remota não deixa de ser algo a se pensar, pois embora somente três empresas operem os A330F de fábrica hoje, o modelo nunca fez muito sucesso no mercado, e estão sendo trocados pelos 777F. Não deixa de ser uma possibilidade interessante para a FAB poder obter estes dois aviões com a porta de carga e todas as modificações necessárias para operações cargueiras. Seria um gasto a menos para se implementar os futuros KC-30.
A ver.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Fev 04, 2022 11:46 am, em um total de 1 vez.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#975 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 04, 2022 11:44 am

Este link é da Hong Kong Air Cargo, uma das 3 últimas operadoras de A330F de fábrica no mundo, com 5 unidades.

Imagem

https://www.hkaircargo.com/service-supp ... raft-types

Pode-se ver nele as capacidades em termos de volume e carga que o avião pode levar e as alternativas de configuração de pallets e containers.

Há uma iniciativa da Airbus junto à ST Aeroespace e Elbe Flugzeugwerke em Dresden para transformar modelos pax em cargueiros, que é uma opção para a FAB no caso de desejar uma porta de carga nos seus aviões. Esta opção já foi adotada por algumas empresas, principalmente a DHL Express, inclusive com opções para o modelo A330-300.

Não consegui achar informações sobre qual seria o custo desta adaptação do A330-200 de pax em cargo, mas com certeza não deve ser algo exatamente barato. De toda forma, a Airbus me parece ser a mais interessada em que a FAB possa optar pela porta de carga dos aviões que comprar, já que este serviço, segundo vários sites de aviação, não tem tido muito sucesso no mercado, e poucos aviões passaram foram efetivamente adaptados.

Convencer a FAB a fazer esta transformação pax-cargo, que inclusive poderá ser objeto de negociação no futuro quando da adaptação dos aviões para o modelo KC-330, com certeza é será um plus a mais nos aviões, e também um grande marketing para a Airbus.

A ver.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Fev 04, 2022 12:08 pm, em um total de 1 vez.
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