MMRCA - FX Indiano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#946 Mensagem por Justin Case » Dom Mai 01, 2011 7:50 pm

Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu:Justin,

Todos os pretendentes não sabiam que o short list seria selecionado com base no RFI? O processo não era tão elogiado por todos?

As metodolgias são claramente diferentes:

Índia: http://mod.nic.in/dpm/dpp2006.pdf
Brasil: DMA 400-6 e END

Tampouco temos idéia clara dos requerimentos de cada país.

[]s
O RFI foi estúpido. Colocar no mesmo saco Su-35 e Gripen NG é uma prova de falta de critérios.

Pepê
Pepê,

RFI é um processo para busca de informações para suportar o estudo de viabilidade de um projeto. Permite ajustar os requisitos às nossas capacidades e às do mercado.
Como tal, não vejo como possa ser considerado estúpido. Informação que abunda não atrapalha. Estupidez podemos fazer com as informações que recebermos.

A prática normal pós RFI é ajustar os requisitos e enviar RFP para quem tem chance de atender aos requisitos definitivos.

Se os requisitos estabelecidos forem rasos, todos poderão atender. Nesse caso (que foi o nosso) receberemos ofertas de aviões muito diferentes quanto aos estágios de desenvolvimento, capacidades e preços. Essas diferenças irão se somar aos variados e menos previsíveis aspectos de ToT, offset, trabalho no Brasil, interesse estratégico e de relações internacionais.

Se os requisitos forem mais exigentes, limitaremos as opções a avaliar, teremos ofertas mais equilibradas, mas corre-se o risco de diminuir os efeitos benéficos de um processo de seleção (puxar o preço para aquele do concorrente menor, obter ofertas detalhadas e de baixo risco).

O problema ocorre também quando, em seguida, na avaliação, coloca-se check mark nos requisitos pífios e se "esquece" de considerar quanto melhores são aqueles que ultrapassam os requisitos mínimos.

Enfim, é processo complexo, a ser preparado e executado por profissionais, atendendo aos objetivos concebidos e claramente informados pelos níveis superiores, é claro.

Abraço,

Justin

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#947 Mensagem por Penguin » Dom Mai 01, 2011 7:56 pm

soultrain escreveu:Pepe,

Embora seja uma coisa engraçada de contar, acho que a explicação não pode ser só isso. Mas sinceramente não acho piada, é um assunto sério, especialmente por estar a falar de alto, num assunto que não me diz respeito. Mas estranho que num fórum de defesa, o melhor do Brasil, este assunto não seja discutido, é simplesmente a pedra basilar de tudo.

[[]]'s
Soultrain,

Esse assunto já foi tema de diversos e acalorados debates.
Sempre ocorrendo não em tópico específico.
A questão salarial e da previdência transcende aos militares. É uma questão maior e envolve todo o setor público brasileiro.
O diagnóstico é conhecido. A solução não.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#948 Mensagem por sapao » Dom Mai 01, 2011 9:17 pm

Pepê Rezende escreveu:
Vou contar uma historinha. O adido militar de um dos G-7 queria saber onde gastávamos nosso IMENSO orçamento de defesa. Ficou surpreso ao saber:
1. Que alguns salários na Reserva e para oficiais chegam a ser um pouco maiores que os da Ativa;
assim como em TODOS os setores do serviço publico, inclusive algums com um salário maior do que o teto previsto em lei
2. Que as mulheres recebem pensões integrais;
como no restante do serviço publico
3. Que essas pensões são transferidas às filhas solteiras.
direito extinguido em 2001

Ficou ainda mais surpreso ao saber que alguns militares ADOTAM NETAS E BISNETAS para transferirem os benefícios ...
assim como no resto do serviço publico se colocam dependentes para receberem ajuda de custo, auxilio creche, auxilio-maternidade...
...e que, por isso, ainda tínhamos pensionistas da Guerra do Paraguai pendurados no Tesouro. No país dele, que é uma das cinco maiores economias do Mundo, e com alto IDH para idosos, as regras são as seguintes:

1. A passagem para a Reserva representa a perda de 40% dos salários;
2. As pensões pagas às mulheres representam apenas 30% do salário do marido na Ativa.
Concordo com ambas as regras, desde que elas fossem aplicadas em TODO o funcionalismo federal no 3 poderes
Seu comentário: "Se soubesse disso antes teria servido aqui e não na/o (nome do país)..."

PS: A origem dos benefícios foi nobre. Havia uma enorme quantidade de mulheres desassistidas depois da Guerra do Paraguai. Em 1870, havia três saídas.

a) Arrumar uma vaga como criada;
b) Virar freira;
c) Ir para um prostíbulo...

Na época, só um estúpido casava com uma mulher sem dote, por mais gata que fosse. Tendo uma renda, a vida das mulheres e órfãs estava garantida.
(e dessa maneira foi estendida a TODO o funcionalismo, com exceção da regras das filhas que já foi corrigida)
Hoje, elas disputam o mercado de trabalho e chegam a presidentA! E os beneficios se mantêm.se mantem em todos os ramos do serviço publico
E logico que existe uma disparidade, mas ela é na previdencia como um todo, não é exclusividade dos militares.
Reformas virão e não tenho duvida, muito menos de que elas ocorrerão primeiro com as FFAA; isso não me preocupa pois não tenho o menor melindre de procurar emprego para complementar renda.
O que me preocupa é que elas sejam feitas em TODO o serviço publico porque uma hora essa bomba vai estourar e pegar todo mundo, concursado ou não.

E sobre o adido, o que foi que ele achou quando contaram para ele que nossos politicos trabalham 3 vezes por semana, que o judiciario tem 2 meses de ferias por ano, que só no senado com 81 eleitos temos cerca de 6.000 funcionarios e que cada um deles que é concursado TAMBEM se aposenta ganhando integral, que aqui temos que pagar para uma pessoa dizer que você está falando a verdade (cartório) e que essa função até pouco tempo atrás era passada de pai para filho, que a concessão de meios de comunicação e midia e feita pelos politicos para eles mesmos, que matar uma arara é crime inanfiançavel e que matar um pessoa não, que pagamos a mesma (ou talvez até mais) porcentagem de impostos que ele paga só que com um retorno sofrivel em todas as areas de atuação do governo em todas as esferas, que um processo aqui dura mais que a pena em si e mais um monte de coisas que não dá para escrever porque existe um limite de caracteres.

O Orçamento brasileiro e sua distribuição é uma piada em muitos aspectos, mas dizer que SÓ existem problemas e regalias na previdencia das FFAA acho uma injustiça.
O sistema previdenciario do funcionalismo publico do Brasil é obsoleto, paternalista e impossivel de ser bancado a longo prazo, talvez até mesmo a medio prazo.
E os militares não são exceção.

Alias, explicaram para o Adido como funciona a aposentadoria dos deputados federais e dos senadores, que inclui inclusive despesas medicas com seus dependentes?

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#949 Mensagem por Dieneces » Dom Mai 01, 2011 10:49 pm

Pepê Rezende escreveu:
soultrain escreveu:Os gastos totais de defesa da Índia e do Brasil, são similares, já repararam?
Penguin escreveu:Os salários (e as aposentadorias) na Índia são muito diferentes.
Esse item representa uma parcela menor dos gastos totais lá e maior aqui.

Realidades diferentes.

[]s
soultrain escreveu:E os quase dez biliões que o Brasil gasta a mais que a Coreia do Sul? Qual é a desculpa? Quase o dobro de Espanha e Turquia, Israel e quatro vezes a Grécia? Escolhi estes porque todos têm forças armadas grandes, bem equipadas e têm conflitos activos (excepto os Espanhóis obviamente).

O que quero dizer com isto? O que estamos a discutir nos assuntos gerais, quem quiser participar, vá lá, julgo ser importante.

[[]]'s
Vou contar uma historinha. O adido militar de um dos G-7 queria saber onde gastávamos nosso IMENSO orçamento de defesa. Ficou surpreso ao saber:

1. Que alguns salários na Reserva e para oficiais chegam a ser um pouco maiores que os da Ativa;

Ficou ainda mais surpreso ao saber que alguns militares ADOTAM NETAS E BISNETAS para transferirem os benefícios e que, por isso, ainda tínhamos pensionistas da Guerra do Paraguai pendurados no Tesouro. No país dele, que é uma das cinco maiores economias do Mundo, e com alto IDH para idosos, as regras são as seguintes:

2. As pensões pagas às mulheres representam apenas 30% do salário do marido na Ativa.

Seu comentário: "Se soubesse disso antes teria servido aqui e não na/o (nome do país)..."

Entendeu, meu caro? Como vcs, adoramos uma sinecura (vcs foram obrigados a se aperfeiçoar em função da UE). Pode contar essa piada de brasileiro para seus patrícios na próxima rodada de morcela e tripa forra com vinho!

Abraços

Pepê

PS: A origem dos benefícios foi nobre. Havia uma enorme quantidade de mulheres desassistidas depois da Guerra do Paraguai. Em 1870, havia três saídas.

b) Virar freira;

Na época, só um estúpido casava com uma mulher sem dote, por mais gata que fosse. Tendo uma renda, a vida das mulheres e órfãs estava garantida. Hoje, elas disputam o mercado de trabalho e chegam a presidentA! E os beneficios se mantêm.
Conheço uma rica empresária que foi casada , separou-se e mesmo tendo o pai general já morto , ela reivindicou e ganhou a pensão integral . Ela fatura mais de cinco milhões de dólares anuais e ainda recebe soldo de general...sei de outros vários casos e aberrações previdenciárias (mesmo que legais) só no meu círculo próximo de relações , inclusive envolvendo ex-vice presidente da república que saltam aos olhos de um simples contribuinte do INSS, imagino no brasil todo...Isso que nem falei dos R2 que se machucaram jogando futebol enquanto serviam no exército e que receberam indenizações milionárias e foram aposentados com o posto de capitão . Sei de sete casos quase iguais só aqui na minha cidade , imagino no Brasil todo .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#950 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 01, 2011 10:58 pm

5 Questions On India's M-MRCA Elimination

For three days, I've responded to e-mail, text messages, social media pokes and calls from many of you asking me what I thought of Wednesday's dramatic elimination in the Indian M-MRCA fighter bid. For those of you who thought I was evasive and non-commital, it was for a reason: I haven't made my mind up, and I'm not sure I will. Besides, for four days I've devoured the copious amounts of journalism that the decision has fuelled across continents and across media. As with any contentious decision that has multibillion dollar implications for big business, opinion has varied from the dumbfounded "India is f***ed" sort of thing, to vicious, melodramatic diatribes about a betrayal of Washington, to stray instances of solid sobriety that eloquently wove into consideration more threads than just the jobs, dollars and cents. What I do have is a bunch of questions that I sure as hell would like to see some discussion on. Some of them may sound rhetorical, but they're not. Some of these are questions that I've seen raised by other journalists and writers in reports published in the last few days, and are therefore quandaries I agree need to be clarified. Here's my list of 5 questions:

Q1. Can a $9.5-billion dollar airplane deal ever just be about the airplanes? Which is to say, does India expect nothing from the country that wins, above and beyond professional on-time delivery of the fighters and rock-solid after-sales support? On the other hand, what about the possibility that the elimination of the American and Russian fighters WAS a political decision?

Q2. If the European twin-engine fighters outperformed the other four contenders in field evaluations, why are there now questions over their selection? But if it is true that the margins of performance couldn't have been significant between the six contenders, did it makes sense to effect such pronounced eliminations? Does this therefore reinforce the suggestion from the first question that this WAS in fact a political decision?

Q3. Is the importance being yoked to this one contract (and the apocalyptic fall-outs being predicted in some sections) a function more of the dizzy hype that has surrounded it non-stop since 2004 than anything real? Has the mythology that engulfs the deal made it impossible to look coldly at the M-MRCA as simply a contract that meets an arithmetic IAF requirement? In turn, does the significant importance being attached to the loss of this one contract by the US belittle, demasculate and subvert the importance of other Indo-US bilateral achievements, including high value defence purchases?

Q4. Is the government, which incidentally never refuted the prevailing sense that strategic considerations would be factored into any decision (until the very end), now taking refuge in the Indian Air Force's trial recommendations as an easy offset to obvious political questions? Did something happen in the course of the selection process that forced (and if so, what) the government to shelve all "strategic factors", and complete the process wholly on merit/technical grounds if at all?

Q5. Has there been thorough transparency through every step of the selection process? If all vendors have been kept totally up to speed about their performance and compliance, and were perfectly in tune with the benchmarks (as the MoD has stated), then was last week's elimination really a surprise to those knocked out? Some of them say they expect debriefs in a transparent manner. Umm, were things not transparent before? Has the government satisfactorily shut the watertight gates of the selection process at each stage to ensure that none of its decisions along the way can be shafted later?
http://livefist.blogspot.com/

Alberto -
Carlos Mathias

#951 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 01, 2011 11:54 pm

Aaaaaaaaaaaaah, agora a decisão é só política, né? :roll: :?

Aqui eles querem que seja só "técnica", mas dentro da técnica deles. :x
Se é que me entendem. :roll: :lol:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#952 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 02, 2011 12:05 am

O jornalista do blog está fazendo o papel dele criando uma série de conjecturas.

[]'s

Alberto -
Carlos Mathias

#953 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 02, 2011 12:06 am

Sim, e eu metendo a marreta nas conjecturas dele. :mrgreen:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#954 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 02, 2011 12:07 am

Carlos Mathias escreveu:Sim, e eu metendo a marreta nas conjecturas dele. :mrgreen:

:lol:

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#955 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 02, 2011 12:49 am

:lol: :lol: :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#956 Mensagem por marcelo bahia » Seg Mai 02, 2011 1:12 am

sapao escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
assim como em TODOS os setores do serviço publico, inclusive algums com um salário maior do que o teto previsto em lei

Ficou ainda mais surpreso ao saber que alguns militares ADOTAM NETAS E BISNETAS para transferirem os benefícios ...
assim como no resto do serviço publico se colocam dependentes para receberem ajuda de custo, auxilio creche, auxilio-maternidade...
...e que, por isso, ainda tínhamos pensionistas da Guerra do Paraguai pendurados no Tesouro. No país dele, que é uma das cinco maiores economias do Mundo, e com alto IDH para idosos, as regras são as seguintes:

Concordo com ambas as regras, desde que elas fossem aplicadas em TODO o funcionalismo federal no 3 poderes

b) Virar freira;

Na época, só um estúpido casava com uma mulher sem dote, por mais gata que fosse. Tendo uma renda, a vida das mulheres e órfãs estava garantida.
(e dessa maneira foi estendida a TODO o funcionalismo, com exceção da regras das filhas que já foi corrigida)
Hoje, elas disputam o mercado de trabalho e chegam a presidentA! E os beneficios se mantêm.se mantem em todos os ramos do serviço publico
E logico que existe uma disparidade, mas ela é na previdencia como um todo, não é exclusividade dos militares.
Reformas virão e não tenho duvida, muito menos de que elas ocorrerão primeiro com as FFAA; isso não me preocupa pois não tenho o menor melindre de procurar emprego para complementar renda.
O que me preocupa é que elas sejam feitas em TODO o serviço publico porque uma hora essa bomba vai estourar e pegar todo mundo, concursado ou não.

E sobre o adido, o que foi que ele achou quando contaram para ele que nossos politicos trabalham 3 vezes por semana, que o judiciario tem 2 meses de ferias por ano, que só no senado com 81 eleitos temos cerca de 6.000 funcionarios e que cada um deles que é concursado TAMBEM se aposenta ganhando integral, que aqui temos que pagar para uma pessoa dizer que você está falando a verdade (cartório) e que essa função até pouco tempo atrás era passada de pai para filho, que a concessão de meios de comunicação e midia e feita pelos politicos para eles mesmos, que matar uma arara é crime inanfiançavel e que matar um pessoa não, que pagamos a mesma (ou talvez até mais) porcentagem de impostos que ele paga só que com um retorno sofrivel em todas as areas de atuação do governo em todas as esferas, que um processo aqui dura mais que a pena em si e mais um monte de coisas que não dá para escrever porque existe um limite de caracteres.

O Orçamento brasileiro e sua distribuição é uma piada em muitos aspectos, mas dizer que SÓ existem problemas e regalias na previdencia das FFAA acho uma injustiça.
O sistema previdenciario do funcionalismo publico do Brasil é obsoleto, paternalista e impossivel de ser bancado a longo prazo, talvez até mesmo a medio prazo.

Alias, explicaram para o Adido como funciona a aposentadoria dos deputados federais e dos senadores, que inclui inclusive despesas medicas com seus dependentes?
Concordo, Sapão!

Está tudo errado no Brasil. O que ocorre nas FFAA são apenas uma parte de um problema muito maior.

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#957 Mensagem por marcelo bahia » Seg Mai 02, 2011 1:21 am

Dieneces escreveu:Conheço uma rica empresária que foi casada , separou-se e mesmo tendo o pai general já morto , ela reivindicou e ganhou a pensão integral . Ela fatura mais de cinco milhões de dólares anuais e ainda recebe soldo de general...sei de outros vários casos e aberrações previdenciárias (mesmo que legais) só no meu círculo próximo de relações , inclusive envolvendo ex-vice presidente da república que saltam aos olhos de um simples contribuinte do INSS, imagino no brasil todo...Isso que nem falei dos R2 que se machucaram jogando futebol enquanto serviam no exército e que receberam indenizações milionárias e foram aposentados com o posto de capitão . Sei de sete casos quase iguais só aqui na minha cidade , imagino no Brasil todo .
Quanto mais rico (ou rica neste caso) mais miserável e mesquinho. Pobre de um país onde os pobres e a classe-média (a clase-média verdadeira) pagam para bancar a boa vida dos bacanas: grandes empresários, políticos vagabundos, juízes metidos com banqueiros, filhas de generais dondocas, e por aí vai. Como dizia Jesus Cristo (o verdadeiro): "é mais fácil um camelo atravessar uma agulha do que um rico chegar ao reino dos céus". É uma pena que eu não acredite no inferno! Pelo menos acreditaria que um dia a "justiça" seria feita!

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#958 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 02, 2011 7:25 am

Pepê Rezende escreveu:

b) Virar freira;

sapao escreveu:E logico que existe uma disparidade, mas ela é na previdencia como um todo, não é exclusividade dos militares.

Antes de mais nada, alguns esclareciomento. A APOSENTADORIA dos deputados federais e senadores NÃO INCLUI despesas médicas com seus dependentes e não é integral. Funciona, como no caso do FUSEX, como um plano de saúde PAGO pelo parlamentar. Tem mais, para obter salário pleno (que representa cerca de METADE do que recebia no cargo) o cara precisa ter cumprido, no mínimo, 20 anos de mandatos. Bate-se muito no Legislativo, e os interesses por trás disso nem sempre são honestos. Roubou-se MUITO MAIS no Regime de 1964. Eu OUVI (infelizmente não estava com gravador na hora) um ex-ministro da Era Costa e Silva negociar, pelo telefone, UMA TONELADA de ouro na véspera de uma mega desvalorização do cruzado. Trocou por dólares... A preços de hoje, representa um valor de US$ 250 milhões. Pelo jeito que falava, era PARTE de sua fortuna. Se quiser mais detalhes, mande uma mensagem em privado.

O trabalho de um deputado ou senador NÃO SE RESUME aos três dias de votação. Em verdade, é tempo integral. Se ele não visitar as bases durante a semana, perde a eleição. Foi um dos aspectos que o Senador Mão Santa esqueceu. Nos dias de votação, a média de trabalho ULTRAPASSA 12 horas. São comuns jornadas de até 14h. As férias do Judiciário não se aplicam a todo o pessoal. Apenas juízes têm dois meses de férias. Enquanto isso, organizam-se os monumentais arquivos. Há processos que precisam de até dez carrinhos para serem transportados. Um deles, chegou a UMA TONELADA de papel.

Voltando à vaca fria, o sistema de pensões federais é caótico, mas nenhum cargo civil, a não ser no Judiciário de alguns estados, benefício que, se não me engano, está em extinção ou sob judice, transfere pensões a filhos com mais de 21 anos. Hoje, também, as vantagens não são mais repassadas a não ser nas carreiras de Estado (diplomatas, Tesouro, procuradores, agentes da PF, militares e membros da Advocacia Geral da União). A sobrecarga pode ser vista no Orçamento Militar. As despesas salariais chegam a 80% do Orçamento. Desse total, 80% vão para pensões e aposentadorias. A solução passaria pela criação de um Fundo de Pensões, mas sempre que se fala sobre isso, a trurma de verde reage (a Marinha propôs e a ideia foi rechaçada).

Concordo que há MUITO para ser feito, mas as maiores distorções, por incrível que pareça, ainda estão entre os militares. Tirando a Marinha, que tem regras de expulsória muito rígidas, qualquer aluno das academias militares tem o potencial de chegar a tenente-coronel ou coronel. Nos EUA, começam expulsando a rabeira da turma a partir de major. Só isso representa uma grande economia, além de impedir o envelhecimento do quadro de oficiais superiores. Vc não percebe o fenômeno porque, em sua força, há uma grande evasão para a iniciativa privada.

Em minha opinião, deveríamos criar um Fundo Previdenciário para as carreiras de Estado, mas proponho que terminemos o debate por aqui. É mexer em vespeiro.

Abraços

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#959 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 02, 2011 7:28 am

Só para complementar...

Sei que as pensões para as filhas foram, legalmente, abolidas, mas os efeitos só serão sentidos em 2020... Até lá, cobertor curto!

Abraços

Pepê

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#960 Mensagem por pafuncio » Seg Mai 02, 2011 5:32 pm

Na Índia existe a Turma da Graxa ????

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder