knigh7 escreveu:Tem muita coisa sobre equipamento russo que não é mito. O que ocorre é que simplesmente duro de aceitar.
Manuel, você é um cara inteligente. E é ótimo pesquisador.
Sabe tudo sobre o Gripen NG, por exemplo.
Se pesquisasse um pouco sobre os caças RUSSOS saberia que a METODOLOGIA de CONSTRUÇÃO e também de MANUTENÇÃO mudou radicalmente.
Este texto VELHO fala de como eram construídos e manutenidos os caças SOVIÉTICOS.
E acredito que você saiba os motivos dessa ESCOLHA.
Mas para quem não sabe eu explico rapidamente:
Os soviéticos utilizavam metodologia diferente na construção e na manutenção de seus caças, porque estavam se preparando para uma GUERRA TOTAL.
As DESVANTAGENS dessa metodologia são amplamente criticadas e conhecidas, ou seja, os equipamentos possuem VIDA ÚTIL MENOR que os ocidentais, acabam necessitando de reparos ANTES.
Mas as VANTAGENS dessa metodologia não são muito divulgadas ou compreendidas. As vantagens são: menor gasto em DINHEIRO E TEMPO para produção dos caças.
E na manutenção, em vez do caça ficar parado por alguns dias na base, enquanto pessoal da própria base resolve o problema, conserta os defeitos apresentados em determinadas peças ou sistemas (modelo ocidental), a peça ou sistema era INTEIRAMENTE SUBSTITUÍDO e o caça voltava a operar. Em seguida a peça ou sistema defeituoso era enviado para reparo.
Países TERCEIROS, que compravam equipamentos soviéticos, nem sempre tinha dinheiro para possuir SOBRESSALENTES, e ai a manutenção ficava demorada, etc.
Como a Guerra Fria não se tornou QUENTE, o modelo ocidental caiu no agrado da maioria dos operadores. Pois em tempos de PAZ um caça ocidental dura 30 anos, ou 6.000 horas de vôo.
Se tivesse estourado a guerra, seria muito diferente, porque de nada adiantaria uma vida útil de 6.000 horas de vôo, sendo que a MAIORIA dos caças teriam VIDA ÚTIL de dias ou semanas...O que iria FAZER DIFERENÇA era produzir o maior número de caças possível, e é ai que entra a metodologia soviética de produção de seus caças e também a metodologia diferente de manutenção.
Acontece que estamos falando de PASSADO e de União Soviética.
A Rússia JÁ SE ADEQUOU com a metodologia ocidental.
Seus produtos são equivalentes aos ocidentais em DURABILIDADE E MANUTENÇÃO.
Vou colocar alguns trechos do texto que você postou e explico em seguida:
A célula do Su-27SK demonstra um TBO que oscila na faixa das 800 horas. Admitindo que a Sukhoi OKB e KNAAPO tenham conferido uma significativa melhora nesse desempenho, seria lícito presumir que o Su-35 apresente um TBO teórico na faixa das 1.000 horas....
Por sua vez, aviões como F-16C, JAS-39 e Mirage 2000-5BR apresentam um ciclo que oscila entre 1750 e 2000 horas.
Primeiramente o Su-27SK não demosntra TBO que oscila em 800 horas. O TBO do Su-27SK era de 1.000 horas. Mas vá lá.
Ele considera que o Su-35 teria uma significativa melhora de 800 para 1.000 horas.
Isso é significativo?
Pois a TBO do Su-35 é de 1.500 horas. Perfeitamente equivalente aos caças ocidentais.
A Vida Útil do Su-27SK era de 2.000 horas.
A Vida Útil do Su-35S é de 6.000 horas. O TRIPLO.
Melhora SIGNIFICATIVA, que prova meus argumentos.
6.000 horas é também a vida útil do Rafale F1, do Eurofighter, do Gripen A/D, do F-16C e do Super Hornet.
O Gripen NG prevê vida útil de 8.000 horas.
O F-35 prevê vida útil de 8.000 horas.
O Pak-Fa prevê vida útil de 10.000 horas.
Os russos se adequaram ou continuam produzindo seus caças da mesma forma que faziam na antiga União Soviética ???
Só não enxerga quem realmente não quer.
Enquanto um RM-12 sofrerá OH a cada 1500h (8 anos) a um custo de US$ 300 mil, um AL-31F estará caminhando para a segunda revisão. Após o vencimento do 2º OH, um AL-31F estará pronto para ir para o lixo - enquanto o RM-12 irá ainda fazer mais uma revisão.
O AL-31F do Su-27SK tinha vida útil de 900 horas.
A 117S do Su-35S possui vida útil de 4.000 horas.
OH da AL-31F do Su-27SK era de 300 horas.
OH da 117S do Su-35S é de 1.500 horas. (Exatamente igual à RM-12).
Portanto, este texto está muitíssimo desatualizado.
Nos dias de hoje é um argumento facilmente desconstruído.
Considerando as VELHARIAS que possuímos, QUALQUER caça novo adquirido representará um ESFORÇO de aprendizado.
Diferenças existem assim como similaridades.
Obs.: No texto, ele só se 'esquece' de falar mais sobre CUSTOS.
Ele supõe que os equipamentos russos precisariam visitar a oficina mais vezes e que isto resultaria em gasto muito maior com manutenção.
Mas ele considera sempre valores iguais. Veja:
Atribuindo o valor relativamente representativo de US$ 300 mil por motor, não é difícil ver quão mais caro é a opção russa ao longo de 15 anos.
E se o custo do overhaul do motor russo, (NA ÉPOCA, com vida útil menor que os motores ocidentais), custasse UMA FRAÇÃO do valor de um overhaul em motor ocidental ???