Se fossem 500 milhões de dólares eu daria alguma atenção a ele, mas se ele falou em reais, então esquece. Isso não compra nem o CLS dos aviõesfaterra escreveu: Seg Mai 17, 2021 1:37 pm Uai! E os 500 milhões que o Bozo disponibilizou para a compra das duas? Demorou, dançou?
Não estava na mão?
Oficial - Projeto KC-X3
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
O Sr. está equivocado. Nos contratos de aquisição do A330 MRTT de 2015 em diante o custo unitário da aeronave nova ficou entre €240 e 275 milhões. O Diário Oficial da União foi claro sobre a aquisição de uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo.FCarvalho escreveu: Seg Mai 17, 2021 1:55 pmEstá claro que a proposta é a compra de aeronaves que possam dispor da capacidade de transporte e reabastecimento.ECorreia escreveu: Seg Mai 17, 2021 1:39 pm FCarvalho,
"aquisição de 02 (duas) aeronaves estratégicas de transporte e reabastecimento em voo"
Não está claro para você?![]()
Se isto puder ser feito de imediato com aviões 'KC' usados, ótimo. Mas se não for possível, bem, existem possibilidades outras como argumentei acima.
Claro que no que depender da FAB a melhor forma de resolver esta situação é a aquisição de um KC pronto. Mas, alguém sabe quanto o cmte da FAB tem no bolso para garantir esta solução neste momento?
Há recursos disponibilizados. O que não se sabe é de onde foram tirados e qual o valor.
Um A330 MRTT mesmo usado não custa menos do que US 250 milhões. Ou seja, onde foram buscar mais de 2,6 bilhões de reais - só os aviões - para esta aquisição? Como fizeram para o ministro da Fazenda aquiescer tal quantia? De onde saiu estes recursos que não estão previstos no orçamento da FAB e nem de longe passa pelo MD?
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Eita!!!
Pelo andar da carruagem vai nem comprar 1!
R$ 500 milhões???? Não dá nem US$ 100 milhões!



Pelo andar da carruagem vai nem comprar 1!
R$ 500 milhões???? Não dá nem US$ 100 milhões!

Um abraço!
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Que pindaíba!
O jeito é se amarrar em uma rabiola e deixar arder! Se é que querem mesmo comprar 1 unidade.
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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Esses 500 milhões foi na live do presidente , mas não se sabe se houve mudanças de alocações de verbas , até pq é uma compra emergencial e de aviões usados...
Gogogas !
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Olá ECorreia.ECorreia escreveu: Seg Mai 17, 2021 3:01 pm O Sr. está equivocado. Nos contratos de aquisição do A330 MRTT de 2015 em diante o custo unitário da aeronave nova ficou entre €240 e 275 milhões. O Diário Oficial da União foi claro sobre a aquisição de uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo.
A partir dos números apontados por si, em valores atualizados, um A330 MRTT novo estaria custando, genericamente, entre US$ 293 e US$ 335,5 milhões a unidade. Se considerarmos a inflação do período e outros pormenores econômicos influentes, então é possível que o que apontei antes está mais ou menos dentro da realidade a depender da aeronave em si e de sua procedência.
Dependendo de quem seja o fornecedor e a moeda oficial de negócio, se Euro ou Dólar, e aí penso que a comissão da FAB em Washington é que deve fazer o trabalho de negociação, não vamos gastar menos do que US$ 700 a 800 milhões de dólares em apenas duas aeronaves, ainda que usadas.
Ainda há de considerar que esta aquisição deva cobrir também um contrato adicional de CLS, tratado em separado, partes e peças suplementares para operação iniciail, treinamento e formação de pessoal técnico e equipagens de bordo. Tudo isso adiciona valores nada desprezíveis ao negócio.
Agora, transporte e reabastecimento é missão, e não a aeronave em si. A FAB quer aviões que possam desempenhar estas missões. Se elas virão já condicionadas para a realizar as mesmas de imediato, depende das propostas que serão ofertadas. Não disse que elas não seriam outra coisa, apenas alertei para o fato de que a depender dos recursos disponíveis e das ofertas que forem aceitas, podemos comprar aviões para uso em missões de transporte (pax/cargo), hoje na minha opinião a prioridade da FAB, e posteriormente aproveitá-los e transformar também em Revo. São questões meramente de contexto. Tudo depende do que será oferecido.
Não esquecer que teremos uma licitação internacional. Haverá mais de uma oferta, supõe-se. E sendo assim, e se esta compra não tratar-se de uma compra arranjada com antecedência, então teremos o que ver e pensar sobre o que nos for ofertado. E independente de quem, quanto e como nos chegar as mãos, certamente que todas as opções terminarão em aeronaves com capacidade de realizar transporte e reabastecimento em voo.
Só não sabemos, ainda, se com todas estas capacidades aferidas, ou se algo poderá ser acrescido mais para frente.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Do site da Airbus com informações sobre custos de aeronaves em 2018. A variação dos valores pode ser considerada pequena. E os efeitos da pandemia podem ter levado estes preços para baixo, ainda que aviões novos de fábrica.
A330-200 > US$ 238.5
A330-800 (neo) > US$ 259.9
A330-200 Freighter > US$ 241.7
A330-300 > US$ 264.2
A330-900 (neo) > US$ 296.4
Devidamente corrigida a informação.
A330-200 > US$ 238.5
A330-800 (neo) > US$ 259.9
A330-200 Freighter > US$ 241.7
A330-300 > US$ 264.2
A330-900 (neo) > US$ 296.4
Devidamente corrigida a informação.

Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Mai 19, 2021 12:26 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Como o Brasil irá adquirir aeronaves usadas é muito difícil quantificar o valor que pagará numa eventual aquisição do A330 MRTT se ocorrer. Vamos usar os da RAF como exemplo: há aeronaves já com 10 anos de operação e há aeronaves com apenas 5 anos.FCarvalho escreveu: Seg Mai 17, 2021 7:41 pmOlá ECorreia.ECorreia escreveu: Seg Mai 17, 2021 3:01 pm O Sr. está equivocado. Nos contratos de aquisição do A330 MRTT de 2015 em diante o custo unitário da aeronave nova ficou entre €240 e 275 milhões. O Diário Oficial da União foi claro sobre a aquisição de uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo.
A partir dos números apontados por si, em valores atualizados, um A330 MRTT novo estaria custando, genericamente, entre US$ 293 e US$ 335,5 milhões a unidade. Se considerarmos a inflação do período e outros pormenores econômicos influentes, então é possível que o que apontei antes está mais ou menos dentro da realidade a depender da aeronave em si e de sua procedência.
Se os britânicos oferecessem Voyagers KC-2 com 10 anos de utilização num valor apenas 20% menor com relação a uma nova com certeza a FAB não aceitaria pelo custo-benefício. Valeria à pena ir atrás de outra opção.
Não conheço os proponentes do KC-X3. Fiz uma conjectura.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
FCarvalho escreveu: Ter Mai 18, 2021 8:52 pm Do site da Airbus com informações sobre custos de aeronaves em 2018. A variação dos valores pode ser considerada pequena. E os efeitos da pandemia podem ter levado estes preços para baixo, ainda que aviões novos de fábrica.
file:///C:/Users/Flavio%20Carvalho/Downloads/Airbus-Commercial-Aircraft-list-prices-2018.pdf
Se queres que a tigrada ENTRE nas buenas (no teu computador pra ler um PDF, não sintas MALDADE
) primeiro tens que abrir bem A BACKDOOR
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Túlio escreveu: Ter Mai 18, 2021 10:38 pmFCarvalho escreveu: Ter Mai 18, 2021 8:52 pm Do site da Airbus com informações sobre custos de aeronaves em 2018. A variação dos valores pode ser considerada pequena. E os efeitos da pandemia podem ter levado estes preços para baixo, ainda que aviões novos de fábrica.
file:///C:/Users/Flavio%20Carvalho/Downloads/Airbus-Commercial-Aircraft-list-prices-2018.pdfSe queres que a tigrada ENTRE nas buenas (no teu computador pra ler um PDF, não sintas MALDADE) primeiro tens que abrir bem A BACKDOOR
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Olá ECorreia.ECorreia escreveu: Ter Mai 18, 2021 10:15 pm Como o Brasil irá adquirir aeronaves usadas é muito difícil quantificar o valor que pagará numa eventual aquisição do A330 MRTT se ocorrer. Vamos usar os da RAF como exemplo: há aeronaves já com 10 anos de operação e há aeronaves com apenas 5 anos.
Se os britânicos oferecessem Voyagers KC-2 com 10 anos de utilização num valor apenas 20% menor com relação a uma nova com certeza a FAB não aceitaria pelo custo-benefício. Valeria à pena ir atrás de outra opção.
Não conheço os proponentes do KC-X3. Fiz uma conjectura.
Sem problema. A ideia aqui é debater, conjecturar. Toda fala, troca de opinião e pontos de vista é importante para um fórum de debates.
Até o presente momento, indiferentes as interpretações que se tenha sobre o descrito no DOU, fato é que a FAB quer um avião para substituir os KC-137 cobrindo as mesmas funções deles e quiçá algo mais.
No mercado, em termos práticos há o Boeing 767 e o Airbus A330-200 como opções. Se novos ou usados, prontos ou a depender de serem transformados agora ou no futuro, teremos que esperar pelas ofertas a serem recebidas. Então teremos maior claridade sobre valores e custos.
Como disse antes, Boeing, Airbus e IAI estão aptas a "produzirem" aviões do tipo KC a partir das células usadas ou novas. É provável que estas empresas apresentem propostas. Apesar de se estar cotando, no momento, apenas 2 aeronaves. Mas este julgo é apenas um passo inicial.
Por fora, seria até possível que a Rostec apresentasse o IL-78 mas sabemos que seria mais por questão de marketing político ou comercial do que propriamente por crer numa eventual(impossível) vitória.
Como reflexão, a FAB pode utilizar os mesmos parâmetros que lançou no KC-X2 onde os aviões teriam, grosso modo, até 10 anos de fabricação e 5 mil ciclos no máximo. Vou procurar a informação correta. Ainda é um referencia bastante exigente, mas ao contrário daquela então compra, hoje é possível antever mais e melhores opções dentro destes requisitos para a aquisição de aeronaves.
Temos mais opções agora do que antes. E por preços, quiçá menores do que os apresentados anteriormente naquela concorrência.
Que assim seja. Melhor para nós.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Se for um avião com 10 anos de uso , estamos no lucro ,os sucatões voaram por 40 anos ou mais ...
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Ah, a Fedex vai aposentar os seus DC-10 em 2023. Eles começaram a ser operados em 1986. Serão 37 anos de operação, e lucrando com isso!gogogas escreveu: Qua Mai 19, 2021 2:30 pm Se for um avião com 10 anos de uso , estamos no lucro ,os sucatões voaram por 40 anos ou mais ...
O KC-137 morreu por impossibilidade de operar em vários aeroportos do mundo sem pagar multas de barulho e poluição, e pela falta de um programa de manutenção eficiente (talvez por falta de interesse, mas principalmente por falta de intere$$e).
Se esses eventuais A330 vierem com um pacote de manutenção decente firmado, eles vão chegar longe dentro da FAB.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Se fosse adquirido A330 MRTT com 10 anos de uso ficaria bastante satisfeito.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2
Se a RAF/Airbus nos venderem os 8 KC-330 da AirTanker ficarei imensamente satisfeito até o dia do meu enterro, daqui sabe-se lá quantos dias, semanas, meses ou anos. Com certeza estes aviões irão permanecer em serviço na FAB muito tempo depois que eu me for deste plano existencial excêntrico e complicado.
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