Túlio escreveu: Dom Mai 25, 2025 1:08 pmA gente sempre começa com "não querendo me meter" quando vai fazer exatamente isso; bueno, não querendo me meter mas não vejo nada muito sólido nestes posts:
Juntar umas poucas especulações de jornas com a nomeação de um sujeito o qual, entre outras áreas, tem experiência com Inteligência, fica IMHO meio forçado: basta ver que muitas vezes o superintendente da PF nunca foi membro dela (ex Romeu Tuma, del da PC/SP) ou mesmo ligado à SEGPUB (ex Moacyr Coelho, cel do EB), e que pessoas com determinadas características são escolhidas para profissões em áreas às quais não fariam sentido, como algo que debatemos muito "nos antigamentes" do DB, a "caçada" a pilotos de caça por empresas do setor financeiro ou mesmo alguém que conheço pessoalmente e sobre quem postaste, o Brig Dias: o que tinha um dos dois pilotos de F-5E que interceptaram um Vulcan da RAF em 1982 a ver com a Taurus em 2013?
O fato de o Björn ser "araponga", como referiu o @FCarvalho, não demonstra de per si qualquer indício de investigação em curso, seja interna ou externa; seria preciso confirmar que houve trocas/acréscimos de pessoal intermediário também, que são os que realmente investigam, coletam, classificam e distribuem dados de Inteligência para quem estiver encarregado da citada investigação, e coisas assim são complexas demais para serem tocadas por alguém com o cargo de CEO, que já tem outros deveres bastante complexos mas de outra natureza.
Pelo menos era assim quando eu fazia cursos e trabalhava com isso.
PS.: um ponto interessante é que praticamente todo CEO, COO, CFO etc tem cursos da área de Inteligência no CV; conheci um da AEL, eng Vítor, q era craque, sendo então COO (o cargo se chamava na época VP Ops).
Ele comandava a contra-inteligência do Gov. Sueco de 2013 até 2018. Não venha com sofismas dizendo que isso é comum em currículos de quem trabalha em empresas do setor de Defesa (todas as vezes que eu fiz referência eu frisei que comandava).
E isso reforça as notas que haviam sobre a desconfiança dos suecos.
E teu raciocíono absurdo começou no seu post anterior sugerindo o J-10 para a FAB fingindo não saber que o nosso problema é a falta de dinheiro.