TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2146 vezes
Agradeceram: 2730 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#86266 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 25, 2025 2:30 pm

Túlio escreveu: Dom Mai 25, 2025 1:08 pm
A gente sempre começa com "não querendo me meter" quando vai fazer exatamente isso [003]; bueno, não querendo me meter mas não vejo nada muito sólido nestes posts:

:arrow: Juntar umas poucas especulações de jornas com a nomeação de um sujeito o qual, entre outras áreas, tem experiência com Inteligência, fica IMHO meio forçado: basta ver que muitas vezes o superintendente da PF nunca foi membro dela (ex Romeu Tuma, del da PC/SP) ou mesmo ligado à SEGPUB (ex Moacyr Coelho, cel do EB), e que pessoas com determinadas características são escolhidas para profissões em áreas às quais não fariam sentido, como algo que debatemos muito "nos antigamentes" do DB, a "caçada" a pilotos de caça por empresas do setor financeiro ou mesmo alguém que conheço pessoalmente e sobre quem postaste, o Brig Dias: o que tinha um dos dois pilotos de F-5E que interceptaram um Vulcan da RAF em 1982 a ver com a Taurus em 2013?

:arrow: O fato de o Björn ser "araponga", como referiu o @FCarvalho, não demonstra de per si qualquer indício de investigação em curso, seja interna ou externa; seria preciso confirmar que houve trocas/acréscimos de pessoal intermediário também, que são os que realmente investigam, coletam, classificam e distribuem dados de Inteligência para quem estiver encarregado da citada investigação, e coisas assim são complexas demais para serem tocadas por alguém com o cargo de CEO, que já tem outros deveres bastante complexos mas de outra natureza.

Pelo menos era assim quando eu fazia cursos e trabalhava com isso. 🤷‍♂️

PS.: um ponto interessante é que praticamente todo CEO, COO, CFO etc tem cursos da área de Inteligência no CV; conheci um da AEL, eng Vítor, q era craque, sendo então COO (o cargo se chamava na época VP Ops).

Ele comandava a contra-inteligência do Gov. Sueco de 2013 até 2018. Não venha com sofismas dizendo que isso é comum em currículos de quem trabalha em empresas do setor de Defesa (todas as vezes que eu fiz referência eu frisei que comandava).

E isso reforça as notas que haviam sobre a desconfiança dos suecos.

E teu raciocíono absurdo começou no seu post anterior sugerindo o J-10 para a FAB fingindo não saber que o nosso problema é a falta de dinheiro.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6844 vezes
Agradeceram: 7132 vezes
Contato:

#86267 Mensagem por Túlio » Dom Mai 25, 2025 3:04 pm

knigh7 escreveu: Dom Mai 25, 2025 2:30 pm Ele comandava a contra-inteligência do Gov. Sueco. Não venha com sofismas.
Não fiques todo irritadinho a cada vez que alguém te contraria, não fiz mais do que apontar a pouca profundidade das tuas especulações: uns jornas levantam o que é no máximo uma HIPÓTESE, tu somas a uma mudança de chefia que costuma acontecer mas onde o novo titular tem a peculiaridade que citaste (e isto é informação pública: quem começa uma investigação altamente sensível já mostrando as cartas que tem?) e já vira tudo em "o bostil tá de pilantragem com os chinas (que já produzem e operam 5G e estão inclusive ensaiando em voo um 6G) para descobrir os fantásticos segredos de um 4,5G que é em sua maior parte COTS. Queria saber como isso poderia fazer sentido, será que a Suécia mandou algum 007 pra Tailândia na década passada, quando os Gripen C/D da RTAF se exercitavam regularmente junto com a PLAAF?

PS.: e ele já trabalhava aqui há três anos, precisa ser CEO agora pra investigar conspirações que ele teve esse tempo todo pra descobrir e reportar? Entendes o quanto isso não bate?
knigh7 escreveu: Dom Mai 25, 2025 2:30 pm E teu raciocíono absurdo começou lá atrás sugerinto o J-10 para a FAB fingindo não saber que o nosso problema é a falta de dinheiro.
O que eu disse de tão errado assim? Será que foi a referência ao J-10 ser, ao contrário dos caças ocidentais, Gripen incluso, verdadeiramente Combat Proven, ou seja, lutou em igualdade de condições contra caças de ponta e venceu, ao invés de só tacar bomba guiada em mendigo e destruir alguma AD dos tempos do guaraná de rolha? Sinto mas até onde sei este "sofisma" é verdade.

(Para não me ater a este curioso "nosso problema": a mim não tá faltando dinheiro, tenho tudo o que preciso e as contas estão todas em dia; o que o governo faz ou deixa de fazer não é problema meu, deixou de sê-lo no momento em que me extraíram o guito na marra sem eu poder dar um pio ou palpite sobre no que gastar, assim... 🤷‍♂️)

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 797 vezes
Agradeceram: 2541 vezes

#86268 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 25, 2025 7:08 pm

Devo acrescentar que a aviação tática da Suécia estará nas mãos do Brasil. Não faz sentido algum passarmos informações aos Russos com Venezuela do nosso lado, que poderá receber as mesmas informações, sem falar na futura ameaça do J-10CE, que se mostrou um vetor em tanto, não duvido dele aparecer na Colômbia e até na própria Venezuela. Os Russos não devem vender Sukhois agora que não seja o Su-57, que não faz nenhuma diferença na Ucrânia, está sendo usado para testes reais, mas vender mais Su-30 pra Vuvu? Acho que isso é mais provável ficar com o Ursinho Poo.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6844 vezes
Agradeceram: 7132 vezes
Contato:

#86269 Mensagem por Túlio » Dom Mai 25, 2025 7:50 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mai 25, 2025 7:08 pm Devo acrescentar que a aviação tática da Suécia estará nas mãos do Brasil. Não faz sentido algum passarmos informações aos Russos com Venezuela do nosso lado, que poderá receber as mesmas informações, sem falar na futura ameaça do J-10CE, que se mostrou um vetor em tanto, não duvido dele aparecer na Colômbia e até na própria Venezuela. Os Russos não devem vender Sukhois agora que não seja o Su-57, que não faz nenhuma diferença na Ucrânia, está sendo usado para testes reais, mas vender mais Su-30 pra Vuvu? Acho que isso é mais provável ficar com o Ursinho Poo.
A "tese" de os chinas estarem usando o TAB ou mesmo a EMBRAER pra espionar os segredos milagrosos do Gripen E/F IMHO desabou de vez quando vi que, na esteira do sucesso dos J-10CE, já estarem armando a venda de J-35 pro mesmo Paquistão: sigo achando o Gripen um senhor caça mas perae, 5G?

O bostil tá sendo recortado e vendido aos pedaços pros chinas, os EUA caminham para um novo isolacionismo à moda dos começos do século passado, a Europa Ocidental tá virando União Soviética com torre Eiffel, custava tanto aproveitar um pouco do que presta?

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Responder