TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79891 Mensagem por Penguin » Qui Dez 22, 2016 7:11 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: A HD anunciou que finalizou o desenvolvimento do trem de pouso.
Não seria razoavel começar esse desenvolvimento agora. Isso iria atrasar o projeto.
Nada impede que a Eleb seja beneficiada com o know how desse desenvolvimento.
$$ impede. Se voce nao faz parte dos beneficiados do offset. Tem que pagar para ter...

E por que a Eleb nao foi chamada para fazer parte do desenvolvimento? Vai saber...

Menos uma bandeirinha. :|

[]s
CB
Possibilidades...

Pode não ter interessado ao lado brasileiro gastar ToT com isso. Eh o lado brasileiro que apontou o que ele queria receber de ToT e e não o oposto.

O custo e prazo da empresa canadense pode ser imbatível.

Ou esse elemento está incluido entre os 60 projetos de offset...

O futuro dirá!




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79892 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 22, 2016 7:56 pm

Penguin escreveu: Possibilidades...

Pode não ter interessado ao lado brasileiro gastar ToT com isso. Eh o lado brasileiro que apontou o que ele queria receber de ToT e e não o oposto.

O custo e prazo da empresa canadense pode ser imbatível.

Ou esse elemento está incluido entre os 60 projetos de offset...

O futuro dirá!
Realmente 'e de ficar impressionado.

" Possibilidades..." com a nossa historica prioridade de investimento em defesa normalmente 'e = zero.

Enfim... menos uma "bandeirinha".

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79893 Mensagem por joao fernando » Sex Dez 23, 2016 10:39 am

Nacional, pero no mucho

AMX 4, o retorno




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79894 Mensagem por kirk » Sex Dez 23, 2016 1:51 pm

Penguin escreveu:
joao fernando escreveu:Trem do NG no exterior: pode

Rafale: ai não pode

Deus tá vendo
No caso do Rafale, o trem de pouso foi desenvolvido e eh fabricado pela Safran Landing Systems.

Por que a Embraer/Eleb envolveram a empresa canadense no KC390?


Heroux-Devtek broadens the scope of an agreement to manufacture landing gear components and assemblies for the Embraer KC-390 aircraft
http://www.airframer.com/news_story.html?release=35524

Heroux-Devtek Inc. today announced that it has been awarded supplemental work by Embraer to provide landing gear components and assemblies for the KC-390 aircraft. The contract broadens the scope of an existing agreement and will span over the life of the program.
Under the terms of the agreement, Heroux-Devtek will manufacture, assemble and deliver landing gear components for new aircraft production and spare parts requirements. The work will be performed at certain Heroux-Devtek facilities located in the United Kingdom, United States and Canada.
The KC-390 is a new multi-mission transport aircraft and, as at October 1st, 2016, the program had received 28 firm orders from the Brazilian Air Force as well as letters of interest from five other nations, representing potential orders for 32 additional aircraft.
"Heroux-Devtek is delighted to further expand its reach on the KC-390 program and to enhance its relationship with Embraer. This agreement will generate revenues for an extended period of time as it spans the entire life of the program. We are looking forward to once again demonstrate that our wide manufacturing footprint provides us with the flexibility to react quickly in order to supply competitive, high-quality solutions to leading OEMs of the global aerospace industry," said Martin Brassard, Vice-President and Chief Operating Officer of Heroux-Devtek.
Press release issued by Heroux Devtek on November 4, 2016
Vai saber se a própria Embraer solicitou a participação da Heroux Devtek para aprimoramento de tecnologia da ELEB, afinal a Heroux Devtek elaborou trens de pouso da família E145 e posteriormente a Embraer passou a fabricar pela ELEB, mesmo no KC390, participação da ELEB e Heroux Devtek ... bem como, a ELEB já forneceu trens de pouso para aviões da Bombardier canadense ...




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79895 Mensagem por Cassio » Sex Dez 23, 2016 4:49 pm

Só para tornar as coisas mais claras.... o desenvolvimento, o projeto e a produção dos trens de pouso do KC390 são da Embraer (ELEB). Esta empresa é apenas uma fornecedora de alguns componentes do trem de pouso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79896 Mensagem por arcanjo » Sex Dez 23, 2016 9:59 pm

Sobre a ELEB.

A Empresa

A origem da empresa remonta aos anos 70, quando o Brasil e a Itália decidiram desenvolver em conjunto um novo programa militar que consistia em um caça bombardeiro tático chamado de AMX. Foi decidido pelo Governo Brasileiro que o programa deveria também trazer para o país o “know-how” associado à tecnologia de desenvolvimento e produção local do sistema de trem de pouso e componentes hidráulicos para a indústria aeronáutica. A responsabilidade de trazer este tipo de tecnologia para o Brasil foi dada à Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, que por sua vez criou a EDE – Embraer Divisão Equipamentos, em 1984.

Anos mais tarde, em 1999, a EDE foi estabelecida como empresa, através da criação de uma “joint venture” entre a Embraer e a empresa européia Liebherr Aerospace SAS, passando a se denominar ELEB – Embraer Liebherr Equipamentos do Brasil S.A., com a Embraer passando a deter 60% de seu controle acionário e a Liebherr 40%. A maior parte dos ativos da EDE foram transferidos para a ELEB.

Neste período a empresa passou por uma fase de grandes investimentos e a entrada em diversos novos negócios no mercado internacional, conquistando importantes clientes nos EUA, Europa e Ásia.

Em dezembro de 2007 os Controladores da ELEB entraram em negociação tendo como objetivo a aquisição, pela Embraer, dos 40% do capital da empresa pertencentes à Liebherr Aerospace. O negócio foi concluído em julho de 2008, quando então a Embraer passou a deter a totalidade das ações de emissão da ELEB.

As atividades operacionais da empresa permaneceram inalteradas após a mudança no controle acionário. Sua razão social está sendo alterada para ELEB Equipamentos LTDA, de modo a refletir a nova estrutura societária.

A planta da empresa abrange uma área de 24.000 m², e está localizada em São José dos Campos, estado de São Paulo, Brasil.

http://www.eleb.net/html/interna.php?pa ... ndique=sim

abs.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79897 Mensagem por arcanjo » Sex Dez 23, 2016 10:13 pm

Publicado: 23/12/2016 12:50h
Brasileiros participam de exercício simulado de liderança de combate
Pilotos de cinco países treinaram táticas para liderar combates com caças Gripen

Fonte: Agência Força Aérea, Ten Jussara Peccini
Edição: Agência Força Aérea, Ten Humberto Leite


Depois se tornarem os dois primeiros pilotos brasileiros de caças Gripen, os Capitães Gustavo Pascotto e Ramón Fórneas, da Força Aérea Brasileira, voltaram à Suécia para um treinamento avançado: a liderança de esquadrilhas em situações de combate aéreo. Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro eles estiveram no Centro de Combate Aéreo Simulado (FLSC - Flygvapnets Luftstridssimuleringscentrum) link https://www.foi.se/en/our-knowledge/aer ... -flsc.html, em Estocolmo, na Suécia, para participar do Gripen Tactical Leadership Training.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/32111/i1611108310155882.jpg

Realizado anualmente, o treinamento em simuladores reúne pilotos de aeronaves Gripen. Desta vez, além dos brasileiros, participaram militares do Tailândia, República Tcheca, Hungria e Suécia.

Oito pilotos "voavam" ao mesmo tempo a cada missão em oito posições de comando em um simulador tático. Os militares treinaram a atuação em voos de pacote, quando o piloto fica em meio a cerca de 30 aviões, incluindo aeronaves de ataque, defesa e de alarme antecipado em voo.

O foco do treinamento neste ano do Gripen Tactical Leadership Trainning, do qual participaram os dois pilotos da Força Aérea Brasileira, foi a liderança tática a partir de cenários além do combate visual (BVR, do inglês Beyond Visual Range).

“Foi muito interessante a interação entre os pilotos de diferentes nacionalidades. Todos falando a mesma linguagem”, relata o Capitão Gustavo Pascotto.

Em seis das 16 missões cumpridas, os aviadores da Força Aérea Brasileira atuaram como líderes. “Foi possível observar que temos um bom nível de combate BVR, mesmo ainda não operando o Gripen. Foi interessante ver que a FAB tem maturidade nesse aspecto”, avalia o Capitão Gustavo.

O grau de realismo do simulador, com performances de armamentos e de aeronaves muito precisas, e de complexidade das situações chamou atenção dos pilotos brasileiros. O combate simulado promoveu o enfrentamento de ameaças geradas por inteligência artificial em cenários complexos, incluindo situações de deterioração de radares, falhas e interferências de comunicação. Aspectos que não podem ser treinados em voos reais por oferecerem riscos à segurança de voo. “Vivenciamos praticamente tudo sobre liderança tática BVR”, revela o Capitão Ramón Fórneas.

Esta foi a primeira vez que o Brasil participou do treinamento promovido anualmente pelo Grupo de Usuários de Gripen, mantido pelas forças aéreas dos países que operam a aeronave. A cada dois anos, os países integrantes do grupo sediam, em formato de rodízio, exercícios com voos reais. O objetivo dos organizadores é promover a troca de experiência entre os operadores para explorar os recursos da aeronave em diferentes realidades e hipóteses de emprego.

Combate BVR - A FAB introduziu a doutrina de combate BVR a partir de 2005 com o recebimento dos caças Mirage 2000 e dos F-5 modernizados. Desde então, enviou pilotos para intercâmbios e participou de exercícios internacionais como Salitre (Chile), Red Flag (EUA), Cruzex e USABRA (ambos promovidos pelo Brasil). Foram oportunidades de melhorar doutrina e tática na área, hoje treinadas diariamente nos Esquadrões de caça. “Isso foi proporcionando experiência para aperfeiçoar nossos processos”, avalia o Capitão Fórneas

A partir de 2013, a FAB também passou a enviar pilotos de caça para a Suécia para treinarem no simulador BVR. A diferença, dessa vez, foi a participação ao lado de pilotos de países operadores de Gripen.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... %20combate

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79898 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 23, 2016 11:06 pm

Tikuna escreveu: Como a gente quitou o dowpayment se estávamos até o momento parcelando ele? Agora a SAAB está com centos milhões no bolso, suficiente pra fazer os protótipos todos e testar e etc, e sem pressa, já que o pagamento será após a ultima unidade (mas aparece sempre verba destinda a ele??)

Concordo com os amigos e acho que a FAB deveria se explicar sobre essas coisas.

Ninguém entende esse contrato!
Tikuna há cerca de 2 semanas atrás eu coloquei aqui no tópico explicações de um oficial superior que está lidando com o contrato de financiamento do GripenNG.

Talvez vc não tenha lido ou não atentado para alguns pontos, pois essas questões que vc colocou foram elucidadas: são questões que envolvem como a contabilidade da União registra.

Vou postar o link da página para ajudar:
viewtopic.php?f=1&t=13152&p=5473757#p5473757




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79899 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 24, 2016 12:44 am

Tikuna escreveu:
knigh7 escreveu:Ademais o Ministro da Defesa, nessa sessão manifestou que os documentos estavam disponíveis para o Congresso analisar. O Congresso tem técnicos que podem fazer isso.
É piada falar do congresso hoje em dia, mas pois bem
Se acessar o link que eu havia postado da página do departamento de taquigrafia do congresso, vai ver que teve membro da CRE de partdo da oposicao que deu umas "espremidas" no MD e FAB que estavam lá para explicar o aumento.

Aliás essa sessão de setembro de 2014 foi uma convocação pela Comissão para que explicassem o aumento do preço.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79900 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 24, 2016 1:16 am

CB Lima escreveu:
Uma empresa nacional de verdade que poderia genuinamente ter benefícios e que não é filial de Israel é deixada de fora e só voltaria ou por vontade divina ou bondade da Embraer. Em ambos casos como o financiamento da aeronave está fechado e certamente com esse contrato essa empresa canadense não vai abrir mão de liderar o processo... só $$$$$ pagando muito extra.
Com tudo que eu e o Penguin colocamos aqui no topico por diversas vezes sobre o desenvimento da avionica seja para o NG com declarações do Presidente da COPAC, com matérias sobre isso, com entrevista para a RFA com o gerente de desenvolvimento da AEL, para vc produzir trem de pouso aqui seria melhor "porque a ELEB é empresa genuinamente nacional".

Vc implica com tudo que envolve o Gripen.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79901 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 24, 2016 2:52 am

knigh7 escreveu:
CB Lima escreveu:
Uma empresa nacional de verdade que poderia genuinamente ter benefícios e que não é filial de Israel é deixada de fora e só voltaria ou por vontade divina ou bondade da Embraer. Em ambos casos como o financiamento da aeronave está fechado e certamente com esse contrato essa empresa canadense não vai abrir mão de liderar o processo... só $$$$$ pagando muito extra.
Com tudo que eu e o Penguin colocamos aqui no topico por diversas vezes sobre o desenvimento da avionica seja para o NG com declarações do Presidente da COPAC, com matérias sobre isso, com entrevista para a RFA com o gerente de desenvolvimento da AEL, para vc produzir trem de pouso aqui seria melhor "porque a ELEB é empresa genuinamente nacional".

Vc implica com tudo que envolve o Gripen.
As adaptações , a manufatura, o software e a MMI do painel do Gripen BR (WAD, displays secundários, HUD e HMD) está sendo desenvolvida pela AEL no Brasil por engenheiros brasileiros com apoio da Saab.

A Embraer contrata essa empresa canadense para ajuda-la a desenvolver e fabricar trens de pouso para o Legacy 450/509 e KC390.

A Boeing, a Airbus, a Dassault, a LM, a Saab e outros grandes fabricantes fazem isso tb. Alguma razão deve haver.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79902 Mensagem por arcanjo » Sáb Dez 24, 2016 8:18 am

http://www.youtube.com/watch?v=uu0EMEdrq5E

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79903 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 24, 2016 3:55 pm

knigh7 escreveu:
CB Lima escreveu:
Uma empresa nacional de verdade que poderia genuinamente ter benefícios e que não é filial de Israel é deixada de fora e só voltaria ou por vontade divina ou bondade da Embraer. Em ambos casos como o financiamento da aeronave está fechado e certamente com esse contrato essa empresa canadense não vai abrir mão de liderar o processo... só $$$$$ pagando muito extra.
Com tudo que eu e o Penguin colocamos aqui no topico por diversas vezes sobre o desenvimento da avionica seja para o NG com declarações do Presidente da COPAC, com matérias sobre isso, com entrevista para a RFA com o gerente de desenvolvimento da AEL, para vc produzir trem de pouso aqui seria melhor "porque a ELEB é empresa genuinamente nacional".

Vc implica com tudo que envolve o Gripen.
Caramba...

Senhores... o problema é simples, bandeirinhas.

Não foi espalhado aos 4 ventos que o Gripen teria """"DNA"""" brasileiro também? Eu quero bandeirinhas brasileiras espalhadas por todo o projeto. Eu quero os suecos dependendo de nós para fazer os Gripen 'deles' funcionarem, eu quero ler que quando o Gripen está sendo oferecido para a Índia ou Bélgica, eles não vão dar pedaços brasileiros para eles e sim eles têm que sentar na mesa conosco tambem.

Com mais uma bandeirinha inglesa no projeto eles são mais "donos". E quantos Gripen a RAF está comprando mesmo?

Do contrário vamos ficar isolados com a "nossa" versão aqui e ao invés de um Am-x 2.0, viramos um Xavante 2.0 ... versão Sec XXI. :|

Tentem raciocinar sobre isso ao invés de achar que tudo é "implicância ".

Eu quero muito $$$ para o Brasil, mas não $$$ de confete e fachada de empresa israelense (pelo menos o mínimo possível já que é inevitável)!

Esse foi um péssima processo de seleção, com resultados a perder de vista em um país aonde defesa nunca é a prioridade, mas a escolha está feita e é isso aí, sendo assim eu quero bandeirinhas brasileiras e meio mundo dependendo de nós, e não a nossa "exclusividade " que nos isola.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79904 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Dez 24, 2016 5:33 pm

Carlos, você tem fácil o slide com as bandeirinhas?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79905 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 24, 2016 11:42 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Com tudo que eu e o Penguin colocamos aqui no topico por diversas vezes sobre o desenvimento da avionica seja para o NG com declarações do Presidente da COPAC, com matérias sobre isso, com entrevista para a RFA com o gerente de desenvolvimento da AEL, para vc produzir trem de pouso aqui seria melhor "porque a ELEB é empresa genuinamente nacional".

Vc implica com tudo que envolve o Gripen.
Caramba...

Senhores... o problema é simples, bandeirinhas.

Não foi espalhado aos 4 ventos que o Gripen teria """"DNA"""" brasileiro também? Eu quero bandeirinhas brasileiras espalhadas por todo o projeto. Eu quero os suecos dependendo de nós para fazer os Gripen 'deles' funcionarem, eu quero ler que quando o Gripen está sendo oferecido para a Índia ou Bélgica, eles não vão dar pedaços brasileiros para eles e sim eles têm que sentar na mesa conosco tambem.

Com mais uma bandeirinha inglesa no projeto eles são mais "donos". E quantos Gripen a RAF está comprando mesmo?

Do contrário vamos ficar isolados com a "nossa" versão aqui e ao invés de um Am-x 2.0, viramos um Xavante 2.0 ... versão Sec XXI. :|

Tentem raciocinar sobre isso ao invés de achar que tudo é "implicância ".

Eu quero muito $$$ para o Brasil, mas não $$$ de confete e fachada de empresa israelense (pelo menos o mínimo possível já que é inevitável)!

Esse foi um péssima processo de seleção, com resultados a perder de vista em um país aonde defesa nunca é a prioridade, mas a escolha está feita e é isso aí, sendo assim eu quero bandeirinhas brasileiras e meio mundo dependendo de nós, e não a nossa "exclusividade " que nos isola.

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