TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78241 Mensagem por Penguin » Sex Fev 12, 2016 9:57 am

Marechal-do-ar escreveu:Até porque sabemos como o sigilo é importante em uma democracia, não, pera...

A falta de transparência no processo é de doer, mas, em termos de corrupção vocês estão procurando no lugar errado do programa.
Por mim, divulgava tudo ou muito mais do que foi divulgado até agora.
Mas...há coisas nesse tipo de processo que envolve informações sigilosas das empresas participantes. Fora isso, tudo o mais deveria vir a tona.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78242 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 12, 2016 1:00 pm

Marechal-do-ar escreveu:Até porque sabemos como o sigilo é importante em uma democracia, não, pera...

A falta de transparência no processo é de doer, mas, em termos de corrupção vocês estão procurando no lugar errado do programa.
E' isso ai...

E nem vou entrar no merito dos 'vazamentos' ... Na hora que foi conveniente a imprensa soube mais do que deveria.

Ou seja a justificativa de 'sigilo' foi bem relativa nessa processo.

Enfim... Quem Nao deve nao teme...

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78243 Mensagem por mmatuso » Sex Fev 12, 2016 1:21 pm

Quem sabe não saia outro vazamento preventivo? [003]




Moonwalker
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78244 Mensagem por Moonwalker » Sex Fev 12, 2016 3:12 pm

Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu:Até onde saiba, não existe previdência pública nos USA nos moldes como há por aqui.

Bem diferente de um certo lugar onde na prática vige o famoso "cada um por si e o governo paga o de nós todos."

abs.
Na realidade há sim um sistema público e é significativo. Com o envelhecimento da população tb será um problema.
A diferença é que lá as aposentadorias são bem menores que os últimos salários e se aposenta mais tarde.
MODELO DE TRÊS PILARES

Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema previdenciário, com três pilares, é consolidado e serve de modelo. Ele é composto pela previdência pública e por outros dois planos complementares (empresarial e individual). Isso o torna privado e facultativo.

O PRIMEIRO PILAR

Por meio de uma previdência social pública, procura garantir um benefício básico aos trabalhadores, semelhante ao INSS brasileiro, no qual o benefício máximo do
Americano é de $2,642 (base janeiro de 2014). Quanto maior o salário na ativa, maior a defasagem na aposentadoria.

O SEGUNDO PILAR

Nos planos empresariais de previdência privada, além das empresas, os trabalhadores também contribuem para a suplementação até determinado percentual, participando dos benefícios pagos pela Previdência Social.

O TERCEIRO PILAR

No plano de previdência privada individual, facultativo, a pessoa física contribui para entidades abertas de previdência privada, de modo semelhante ao PGBL Proteção Familiar.
Off-topic on

Os dois estao de certa forma corretos:

- Conforme o Penguin apontou, existe um plano de previdencia social ("Pilar 1") aonde eu contribuo todos os meses. Mas o valor de aposentadoria desse plano nao serve para sustentar ninguem, se vc quiser uma vida alem do muito basico vais precisar de um plano privado (por isso o que o FCarvalho disse eh de certa forma verdadeiro).
- A maioria das pessoas, seja de classe A ou classe D na verdade vai depender do seu plano de previdencia privada ("Pilar 3"). 90% da sua aposentadoria vai vir desse plano... Contribue-se todo mes o quanto se quiser/puder, sendo que uma certa quantia pode ser abatida do imposto. Se voce estiver empregado em empresa com plano de beneficios ("Pilar 2"), a mesma te ajuda nas contribuicoes do plano de previdencia privada - em geral eles contribuem o mesmo que vc contribuir (dessa forma incentivando vc a economizar) ateh um certo valor.
- Finalmente, existe tb uma cultura de garantir outras fontes de renda, para complementar o acima - seja investindo na bolsa, em imoveis, etc...

edit: mesmo sendo estrangeiro, tem-se direito a todos os acima. Basta contribuir e pagar seus impostos.

abs,




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78245 Mensagem por nveras » Sex Fev 12, 2016 4:05 pm

Moonwalker escreveu:
Penguin escreveu: Na realidade há sim um sistema público e é significativo. Com o envelhecimento da população tb será um problema.
A diferença é que lá as aposentadorias são bem menores que os últimos salários e se aposenta mais tarde.
Off-topic on

Os dois estao de certa forma corretos:

- Conforme o Penguin apontou, existe um plano de previdencia social ("Pilar 1") aonde eu contribuo todos os meses. Mas o valor de aposentadoria desse plano nao serve para sustentar ninguem, se vc quiser uma vida alem do muito basico vais precisar de um plano privado (por isso o que o FCarvalho disse eh de certa forma verdadeiro).
- A maioria das pessoas, seja de classe A ou classe D na verdade vai depender do seu plano de previdencia privada ("Pilar 3"). 90% da sua aposentadoria vai vir desse plano... Contribue-se todo mes o quanto se quiser/puder, sendo que uma certa quantia pode ser abatida do imposto. Se voce estiver empregado em empresa com plano de beneficios ("Pilar 2"), a mesma te ajuda nas contribuicoes do plano de previdencia privada - em geral eles contribuem o mesmo que vc contribuir (dessa forma incentivando vc a economizar) ateh um certo valor.
- Finalmente, existe tb uma cultura de garantir outras fontes de renda, para complementar o acima - seja investindo na bolsa, em imoveis, etc...

edit: mesmo sendo estrangeiro, tem-se direito a todos os acima. Basta contribuir e pagar seus impostos.

abs,
Não entendi que isso está fazendo nesse tópico. Mas um pitaco. Em um certo país da Al, os fundos de previdência estão na mão dos governantes e aí é que mora o perigo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78246 Mensagem por arcanjo » Sex Fev 12, 2016 5:19 pm

Relembrando...







abs.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78247 Mensagem por Penguin » Sex Fev 12, 2016 10:32 pm

Penguin escreveu:Uma consequência positiva disso tudo é que os fatos podem começar a emergir...

Operação Zelotes
Comando da Aeronáutica nega irregularidades na escolha de caça sueco para FAB
Diante da reabertura das investigações do Programa F-X2 pelo Ministério Público, militares afirmam que opção pelo Saab Gripen NG seguiu critérios exclusivamente técnicos
11 de Fevereiro de 2016 às 16:00

O Ministério Público Federal reabriu as investigações sobre o processo de compra do caça Gripen NG, dentro do programa F-X2. A suspeita de irregularidades surgiu durante a Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga a compra de Medidas Provisórias durante o governo Lula. Os procuradores acreditam haver indícios de que o contrato firmado entre o governo brasileiro e a empresa sueca Saab possa ter sido influenciado pelos lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, que tinham acesso privilegiado ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Documentos recém-descobertos apontam que Marcondes atuou como lobista da empresa sueca junto ao governo brasileiro durante o programa F-X2. A suspeita do Ministério Público é a de que a atuação possa ter envolvido a corrupção e tráfico de influência.

Em contato com a reportagem de AERO Magazine, o Comando da Aeronáutica reafirma que todo o processo foi conduzido pela COPAC (Comissão Coordenadora do programa Aeronaves de Combate) de forma independente e completamente técnica. O relatório com mais de 37 mil páginas produzido pela COPAC aponta o Gripen NG como preferido pelos militares. Segundo o documento, o caça sueco é a melhor opção operacional, logística, industrial e tecnológica.

Em outras palavras, o que os militares estão dizendo é que a escolha dos caças Gripen NG pela COPAC não sofreu influência da atuação dos lobistas junto ao governo em prol da Saab, tampouco de supostas irregularidades que possam ter cometido. Ou seja, se houve algum tipo de ato ilícito, ele foi irrelevante para a definição dos caças suecos pelos militares.


Histórico do programa

Durante o F-X, ainda conduzido pelo governo Fernando Henrique Cardoso, a força aérea elegeu o Gripen C/D como seu vetor de caça. Ao ser cancelado no começo do governo Lula, o projeto F-X foi completamente redesenhado e relançado como F-X2, que incluiu uma nova lista de candidatos. Entre os três finalistas estavam o norte-americano F/A-18 Super Hornet, produzido pela Boeing, o francês Rafale, da Dassault, e a nova geração do Gripen, que ampliou o interesse dos militares brasileiros.

Poucos dias antes do anúncio do vencedor do programa F-X2, que ocorreu já sob a gestão da presidente Dilma Rousseff, um relatório final da Copac divulgado pela imprensa mostrava a clara vantagem do Gripen NG entre os militares.

A COPAC apontava que o novo avião permitiria ao Brasil ter acesso à cadeia de desenvolvimento e produção de um caça de geração 4++, algo inédito na história da indústria aeronáutica nacional. Em segundo lugar ficou o Super Hornet, por suas qualidades comprovadas em combate e, por fim, na terceira posição, o Rafale, sobretudo por seu elevado valor tanto operacional quanto de aquisição.

O Comando da Aeronáutica aponta que o relatório foi produzido por oficiais que avaliaram exclusivamente os critérios técnicos do programa, sem qualquer relação com questões governamentais ou empresariais.

Após o governo brasileiro formalizar o acordo de compra e desenvolvimento do Gripen NG, em outubro de 2014, num projeto orçado em mais de US$ 5 bilhões, o Ministério Público apurou a lisura do processo. Na ocasião, as autoridades policiais analisaram informações e documentos fornecidos por Força Aérea, Saab e Ministério da Defesa. Em agosto de 2015, sem encontrar dados que justificassem o andamento das investigações, o processo foi arquivado.

Ainda assim, durante o desarquivamento do inquérito envolvendo a escolha do Gripen NG, o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes afirma que a decisão leva em consideração a “superveniência de novos indícios que colocam em dúvida a idoneidade da contratação da Saab”. Também foi requerido que o Ministério da Defesa e a Saab forneçam informações complementares e atualizadas sobre o caso.

A força-tarefa encarregada da Operação Zelotes também foi solicitada a fornecer novos dados que possam auxiliar na investigação e instauração do inquérito.



Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/m ... z3zuORxuhJ

------------------



JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
10/02/2016
http://politica.estadao.com.br/noticias ... 0000015593

Os caças da FAB

Eliane Cantanhêde

O Ministério Público reabriu as investigações sobre os caças da FAB, mas uma coisa é certa: se alguém pagou propina a favor do sueco Gripen NG, da Saab, jogou dinheiro fora; e, se alguém recebeu por fora para forçar esse resultado,levou sem muito esforço (recorrendo à Wikipedia?) O que, talvez, torne aindamais grave a suspeita de suborno. O programa FX da FAB começou no governo Fernando Henrique, arrastou-se pelos oito anos de Lula e só teve um desfecho no primeiro mandato de Dilma. Deve ter rolado muito lobby, pressão e tráfico de influência, mas o fato é que a narrativa tem uma sequência razoavelmente clara e uma conclusão lógica. Com corrupção ou não, daria o avião sueco.

O FX evoluiu para FX-2, já com novos modelos, e levou todos esses anos por falta de dinheiro, decisão política e coragem para enfrentar a opinião pública, que prefere investir em saúde (e evitar o zika vírus) a comprar aviões, tanques e submarinos das Forças Armadas. Mas, quando Dilma Rousseff anunciou o sueco, com um custo aproximado de US$ 5 bilhões, não houve bafafá. A sociedade já tinha assimilado a importância da defesa aérea e os concorrentes estavam preparados. Passou sem dor.

Além do Gripen NG, concorriam o francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing, alvos de um embate entre as áreas política e técnica do governo nos dois mandatos de Lula. O presidente e os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, fizeram de tudo pelo Rafale, mas a Aeronáutica sempre trabalhou pelo Gripen, com apoio de empresas brasileiras do setor.

Deslumbrado com a tal “aliança estratégica” com a França, Lula queria o Rafale e, num dos três ou quatro encontros com o então presidente Nicolas Sarkozy num único ano, chegou a anunciar a escolha do caça francês antes de receber o relatório da Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate (Copac, da FAB). Diante do constrangimento geral e da chiadeira na Força Aérea, voltou atrás no dia seguinte. Primeiro, a posição da FAB; depois o anúncio.

E aí veio o problema: a conclusão do relatório de 37 mil páginas, que vazou pela imprensa, dava o caça sueco em primeiro lugar, o dos EUA em segundo e o queridinho do Planalto em terceiro e último. Como anunciar o francês na contramão da Aeronáutica? A partir daí, a política fez o resto. Lula foi se afastando de Sarkozy e perdeu definitivamente o encanto quando a França passou-lhe uma bela rasteira, votando na ONU contra o acordo do Irã articulado por Brasil e Turquia. Nunca mais Lula falou de Sarkozy e de caça da FAB. Selou-se, assim, a sorte do mais caro dos três concorrentes do FX-2.

Início de Dilma, reinício do programa. Sem o Rafale, começou a decolar o F-18 americano, embalado pelo fato de que os EUA são o país que mais investe em defesa, a Boeing é a maior empresa do setor no mundo e dez entre dez pilotos adoram os caças americanos. Com essa promissora avenida – ou pista –, a Boeing instalou até representação no Brasil, com a respeitada ex-embaixadora Donna Hrinak à frente, mas a espionagem dos EUA no Brasil explodiu tudo. Assim como o acordo do Irã derrubou o Rafale, a NSA atingiu o F-18 em plena decolagem.

A compra dos jatos deu um giro de 180 graus e voltou ao início: o relatório da Copac, que considerou critérios como preço, custo de manutenção e absorção de tecnologia, e deu a vitória ao Gripen NG. Muita gente certamente ganhou dinheiro por fora dos três lados, mas prevaleceu a lógica: pela preferência da FAB, pelas condições técnicas e pelas circunstâncias políticas, daria o avião sueco de qualquer jeito. Se o MP e a PF descobrirem mutretas, vão descobrir também que quem pagou entrou de gaiato e quem levou ficou na sombra e água fresca.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78248 Mensagem por Wardog » Sáb Fev 13, 2016 12:14 am

Se tiver corrupção comprovada tem que cancelar tudo e meter os responsáveis na JAULA!!

Com essa corja do PT no GOV, não duvido que tenha dedo sujo aí não, apesar de sempre ter defendido o Gripen e ainda achar que ele é a melhor opção para a FAB.

No entanto, se tiver marucutaia, cancele-se e que coloquem os culpados na cadeia. Esse país precisa ser moralizado mais do que qualquer outra coisa.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78249 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 13, 2016 7:12 am

Wardog escreveu:Se tiver corrupção comprovada tem que cancelar tudo e meter os responsáveis na JAULA!!

Com essa corja do PT no GOV, não duvido que tenha dedo sujo aí não, apesar de sempre ter defendido o Gripen e ainda achar que ele é a melhor opção para a FAB.

No entanto, se tiver marucutaia, cancele-se e que coloquem os culpados na cadeia. Esse país precisa ser moralizado mais do que qualquer outra coisa.
Se houve pagamentos e recebimentos ilicitos, o rigor da lei.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78250 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Fev 13, 2016 5:58 pm

Wardog escreveu:Se tiver corrupção comprovada tem que cancelar tudo e meter os responsáveis na JAULA!!

Com essa corja do PT no GOV, não duvido que tenha dedo sujo aí não, apesar de sempre ter defendido o Gripen e ainda achar que ele é a melhor opção para a FAB.

No entanto, se tiver marucutaia, cancele-se e que coloquem os culpados na cadeia. Esse país precisa ser moralizado mais do que qualquer outra coisa.
Discordo, já nessa altura do campeonato se a compra for cancelada ficaremos LITERALMENTE sem nenhuma proteção aérea, e Super-Tucano interceptando monomotores de 1,78 passageiros não conta como defesa aérea.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78251 Mensagem por kirk » Seg Fev 15, 2016 3:24 am

Penguin escreveu:
Wardog escreveu:Se tiver corrupção comprovada tem que cancelar tudo e meter os responsáveis na JAULA!!

Com essa corja do PT no GOV, não duvido que tenha dedo sujo aí não, apesar de sempre ter defendido o Gripen e ainda achar que ele é a melhor opção para a FAB.

No entanto, se tiver marucutaia, cancele-se e que coloquem os culpados na cadeia. Esse país precisa ser moralizado mais do que qualquer outra coisa.
Se houve pagamentos e recebimentos ilicitos, o rigor da lei.
Viktor Reznov escreveu:
Wardog escreveu:Se tiver corrupção comprovada tem que cancelar tudo e meter os responsáveis na JAULA!!

Com essa corja do PT no GOV, não duvido que tenha dedo sujo aí não, apesar de sempre ter defendido o Gripen e ainda achar que ele é a melhor opção para a FAB.

No entanto, se tiver marucutaia, cancele-se e que coloquem os culpados na cadeia. Esse país precisa ser moralizado mais do que qualquer outra coisa.
Discordo, já nessa altura do campeonato se a compra for cancelada ficaremos LITERALMENTE sem nenhuma proteção aérea, e Super-Tucano interceptando monomotores de 1,78 passageiros não conta como defesa aérea.
Concordo com o Viktor Reznov ... prejudicar o País e a defesa nacional por causa de corruptos não faz sentido.

Concordo também com o Penguin, se houverem culpados que se aplique os rigores da lei ... sem dó ...

Mas, pra ser sincero, acho que isso é uma cortina de fumaça pra esconder os verdadeiros problemas que são os benefícios fiscais concedidos às montadoras através de MPs aprovadas por Lula pro seu "amigão" ... que por sua vez repassou dinheiro pro "filhão" o Claudinho Lulinha ...

Não há dúvida que a Saab pediu a Marcondes o apoio do Lula ... mas e daí ??? ... a Dassault conversava diretamente com Lula ... a Boeing também ... todos queriam o apoio de Lula pra sua oferta ... a Saab não poderia prever que o Sr. Marcondes estivesse metido nesse embróglio das MPs pras montadoras ... mas que todos os concorrentes fizeram lobbye pesado não é segredo pra ninguém, pelo contrário, isso era fartamente divulgado via imprensa ...

Agora ... dizer que o Lula influenciou na decisão pró-Gripen é uma balela ... primeiro que Lula não era o decisor e segundo que nem mesmo como Presidente, com a caneta na mão e 80% de popularidade não decidiu nada ... e quando resolveu decidir acabou tomando uma invertida da Força Aérea que não concordou com sua "decisão" ... essa é minha opinião ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78252 Mensagem por LeandroGCard » Seg Fev 15, 2016 9:56 am

kirk escreveu:Concordo com o Viktor Reznov ... prejudicar o País e a defesa nacional por causa de corruptos não faz sentido.
Estão destruindo a economia e o futuro do país por causa dos corruptos, se iria poupar a defesa a troco de quê? Ainda mais em um país como o nosso, que tem problemas econômicos seríssimos, mas nenhuma ameaça militar crível?

Agora, que pode ser cortina de fumaça é bem possível. Assim como um monte de outras coisas que se jogou na imprensa de ambos os lados para acobertar coisas ainda maiores. Mas isso não importa, se for cortina de fumaça logo à frente se dissipa e o processo pode seguir normalmente. Se não, para tudo e se reavalia.

E até lá Super-Tucanos são o que teremos, fazer o quê? Quer saber como será a força aérea brasileira pelo menos pela próxima década? Olhe como é a do México.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78253 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Fev 15, 2016 10:40 am

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Concordo com o Viktor Reznov ... prejudicar o País e a defesa nacional por causa de corruptos não faz sentido.
Estão destruindo a economia e o futuro do país por causa dos corruptos, se iria poupar a defesa a troco de quê? Ainda mais em um país como o nosso, que tem problemas econômicos seríssimos, mas nenhuma ameaça militar crível?

Agora, que pode ser cortina de fumaça é bem possível. Assim como um monte de outras coisas que se jogou na imprensa de ambos os lados para acobertar coisas ainda maiores. Mas isso não importa, se for cortina de fumaça logo à frente se dissipa e o processo pode seguir normalmente. Se não, para tudo e se reavalia.

E até lá Super-Tucanos são o que teremos, fazer o quê? Quer saber como será a força aérea brasileira pelo menos pela próxima década? Olhe como é a do México.


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Prezados,

O MP está fazendo o seu trabalho, mas infelizmente pegou o bonde andando e não sabe com que está lidando de fato. Para mim, a reabertura do processo é mais um atestado de incompetência mesmo, pois não faz muito tempo tiveram acesso a toda a documentação do processo e decidiram pelo arquivamento. É nisso que dá ter um sociedade que é indiferente aos temas da Defesa. Nessa altura do campeonato, mesmo que se comprove que houve algum tipo de favorecimento, vão fazer o quê?

Quando eles chegarem nas páginas referentes às multas devido a rompimento contratual e verem o tamanho das cifras, vão propor algum TAC e pronto! A possibilidade de parar o FX-2 e reavaliar o processo é remota, para não dizer impossível.


Abraços,

Wesley




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78254 Mensagem por LeandroGCard » Seg Fev 15, 2016 11:03 am

FIGHTERCOM escreveu:Quando eles chegarem nas páginas referentes às multas devido a rompimento contratual e verem o tamanho das cifras, vão propor algum TAC e pronto! A possibilidade de parar o FX-2 e reavaliar o processo é remota, para não dizer impossível.


Abraços,

Wesley
Se ficar comprovada a existência de propinas ou outras formas de corrupção envolvendo o fechamento do contrato ele pode ser declarado ilegal, e aí qualquer cláusula contida nele perde a validade. Inclusive as de multa por rompimento.


Leandro G. Card




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78255 Mensagem por kirk » Seg Fev 15, 2016 8:32 pm

LeandroGCard escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Quando eles chegarem nas páginas referentes às multas devido a rompimento contratual e verem o tamanho das cifras, vão propor algum TAC e pronto! A possibilidade de parar o FX-2 e reavaliar o processo é remota, para não dizer impossível.


Abraços,

Wesley
Se ficar comprovada a existência de propinas ou outras formas de corrupção envolvendo o fechamento do contrato ele pode ser declarado ilegal, e aí qualquer cláusula contida nele perde a validade. Inclusive as de multa por rompimento.


Leandro G. Card
Eu concordo Leandro, mas veja só o que foi apurado de FATO e se na sua opinião, com o conhecimento que tem do FX-2 é motivo suficiente para desarquivar a investigação :

- Apurou-se um e-mail de alguém da SAAB pedindo Marcondes Mautoni | Diplomacia Corporativa uma reunião da comitiva suéca que viria ao Brasil como o "L" ...

- Depois o Marcondes "esclarecendo" via email ao "L" dos benefícios oferecidos pela fabricante suéca à região do Lula como o compromisso de uma unidade de fabricação, que na realidade é a SBTA (São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas), investimentos também na Akaer, etc ...

Isso foi "visto" pelo Ministério Público como "propina" pelo menos é o que a imprensa dá a entender ... ora Leandro, quem tem o mínimo conhecimento do processo do FX-2 sabe muito bem que isso é parte integrante da PROPOSTA da Saab, uma contrapartida, um off-set ... assim como os americanos ofereceram um túnel de vento para testes aerodinâmicos para vetores supersônicos ... isso não é propina muito menos uma atitude ilícita, pelo contrário FOI NOTICIADO VIA IMPRENSA na época.

Agora me diga, qual foi a "evidência" que se achou para uma investigação ??? ... houve dinheiro repassado ao Marcondes pela Saab ??? ... com valores incompatíveis com uma assessoria ou uma intermediação ??? ... até agora o que se sabe é que o MPF tá confundindo propina com off-set de uma concorrência internacional de armas ... ou falar ou escrever para Marcondes Mautoni virou crime sujeito a investigação ???

Até então era uma empresa considerada da maior seriedade :

Marcondes Mautoni | Diplomacia Corporativa
http://marcondesmautoni.com.br/construct/




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