TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78196 Mensagem por joaolx » Qua Fev 03, 2016 6:04 pm

kirk escreveu:
joaolx escreveu: O mais provável é nunca sequer entrar em combate tal como o Viggen e o Draken...No papel são todos muito bons :mrgreen:
Talvez essa seja uma prova irrefutável que tais equipamentos cumpriram seu principal objetivo: DISSUASÃO ...

A Russia anexou inúmeros países expandindo seu território formando a União Soviética ... as luzes de kaliningrado podem ser vistas da ilha de Gotland, mas os suécos, embora não tivessem a "proteção" da OTAN não foram ameaçados ...

Não entrar em combate não significa não ter capacidade de combater ... é o contrario ...
Meu caro se queres acreditar nisso tudo bem...A realidade é que em caso de conflito com o pacto de Varsóvia a Suécia seria anexada numa questão de dias...Com ou sem SAAB´s Viggen´s e Drakens, seria indiferente...Não foi dissuasão militar de certeza simplesmente a Suécia não fazia parte dos planos deles senão teria tido o mesmo destino...




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78197 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Fev 03, 2016 10:59 pm

kirk escreveu:Relação peso/potência não se trata de uma regrinha de três que determina performance, isso é ridículo, há inúmeros outros fatores como por exemplo aerodinâmica e arrasto que compõe a questão da performance de vôo.
Não, potência/peso é um dos fatores mais importantes na performance de voo, e um dos que mais varia entre aeronaves, o Gripen já sai aqui com uma desvantagem de 20%, recuperar esses 20% contra aeronaves com perfil aerodinâmico similar na aerodinâmica? Sem chances, o Gripen fica atrás, aceita que dói menos.

E caso fosse enfrentar uma aeronave com performance superior reconhecer as deficiências do Gripen ajudaria mais a bolar uma estratégia vencedora do que ficar nesse mantra do Gripen f****.
kirk escreveu:No SH pro exemplo há um problema de que os mísseis não podem ficar alinhados à fuselagem, causando maior arrasto ...
Ah... Quer falar de arrasto? Em relação ao SH e F-35, são duas ovelhas negras, mas há outras referências melhores para desempenho de aeronaves modernas, como por exemplo: Typhoon, Rafale e Su 35.
kirk escreveu:Dois motores gerarem maior potência é outro fator relativo, geração de energia não é a soma simples da potência dos dois motores, assim como o consumo não é a soma dos dois reatores, porém o peso é sempre a soma dos pesos dos reatores ...
Como não? De onde você tirou isso?
kirk escreveu:Há somente três aviões já desenvolvidos que de FATO voam em regime de supercruise, F-22, Typhoon e Gripen NG ... dessa forma de QUAIS contemporâneos o amigo se refere nessa sua raza análise ???

Me referi a potência/peso, e você esqueceu de alguns quanto ao supercruzeiro, em especial: EE Lightening.

E ainda quanto ao supercruzeiro, já foi explicado como conseguir, o Lightening prova isso.
kirk escreveu:1,6 mach, ou seja o caça multimissão mais lento já desenvolvido.
E? O mal falado gráfico mostra valores de giro obtidos em velocidades subsônicas, porque tanta insistência com a velocidade máxima que é um parâmetro já abandonado pelos projetistas de caças a algumas décadas.
kirk escreveu: TVC não melhora a energia coisa nenhuma:
http://theaviationist.com/2013/02/21/ra ... yphoon-us/
Ah... Você cita a fonte, nada imparcial, a propósito, ignora o contexto e ignora tudo o que o artigo diz que não lhe agrada.

Primeiro quanto ao contexto, o Raptor só usa o TVC abaixo de 400 nós, ou seja, quando já está sem energia, embora não cite isso explicitamente o artigo menciona:
Thrust Vectoring is one of the design elements that can contribute to create a certain advantage during close air combat by generating impressive pitch and yaw rates, but only in a limited portion of the flight envelope at velocities well below “corner speed”.
E, ainda sobre o contexto, o artigo sugere um uso para o TVC, sacrificar toda a velocidade para "apontar" primeiro:
If you are “offensive”, probably stuck in a never ending “rate fight”, Thrust Vector could provide the opportunity for a couple of shots in close sequence.
Mas o artigo também menciona a possibilidade de usar o TVC para fugir:
If you are “defensive” and your aircraft has Thrust Vectoring, you can possibly outturn your enemy
E o artigo defende o Typhoon na base da conservação de energia, alias, quanto a isso ele ainda menciona algo muito importante:
The effectiveness of an air superiority fighter relies on the successful combination of a range of design elements including thrust-to-weight ratio, wing loading, avionics and weapons integration
Mas tanto o Typhoon quanto o Raptor são quase iguais nesses pontos, seria uma grande vantagem do Typhoon contra o Gripen, por exemplo.
Kirk escreveu:Peso/potência não quer dizer absolutamente nada, sem a consideração de outros fatores, como mencionei acima.
O fator que falta para o Gripen é a mágica...
Kirk escreveu:Lá vem você com sua regrinha de três ... cara, por favor, vê se raciocina ... uma caixa leve com um motorzão vai ter performance ridícula, independente de sua maravilhosa relação de peso/potência ... aliás o F-35, mesmo com um motor de superpotência é uma baba de performance ...
O "motor de superpotência" está sozinho e em uma aeronave muito pesada, potência/peso leva em consideração a potência total e o peso, não só a potência de um único motor.
Kirk escreveu:Mamamia ! :shock: ... agora sentencia o gráfico ...
O que eu posso fazer se o gráfico é ficção?

Já que você mencionou aerodinâmica...

Começando por uma regrinha básica que torna seu argumento contraditório, para mostrar a aerodinâmica do Gripen você menciona a velocidade máxima, o supercruzeiro e depois fala sobra as super taxas de giro do Gripen.

Ok, pegando alguns exemplos, o Mirage III e Mirage 2000, os dois tem pesos similares e atingem velocidades máximas similares, mas o segundo tem 50% mais potência, o que acontece aqui é que o M2000 tem asas maiores, o MIII foi feito com o objetivo de se atingir uma grande velocidade, sacrificando todo o resto em favor disso, asas pequenas para reduzir o arrasto e tudo mais, o Lightening inglês também foi feito com essa filosofia, minimizava o arrasto e, mesmo com pouca potência, atingia grandes velocidades e até era capaz de supercruzeiro, com o M2000 os projetistas não estavam mais preocupados com a velocidade máxima e, ao invés disso, deram prioridade a sustentação para aumentar as taxas de giro e reduzir a velocidade de estol, e o MIII, mesmo sendo quase tão rápido quanto o M2000 não conseguia acelerar tão rápido (para aceleração, em especial subsônica, é o motor que domina), e tinha uma taxa de subida inferior (237m/s vs 285m/s), os delta canards que vieram a seguir foram mais fundo por esse caminho.

Então a regrinha básica, mais velocidade? Reduza as asas. Mais sustentação? Aumente as asas. O Gripen consegue velocidade e sustentação e com motor de fusca? Conta outra...

E segundo, talvez o número que você queira que reúne a relação potência/peso e o arrasto seja o "excesso de potência específico" (excess specific power), que é basicamente (empuxo - arrasto)/peso, nos caças atuais em velocidades subsônicas o empuxo é muito maior do que o arrasto, partir de uma relação potência/peso baixa não ajuda o Gripen em nada aqui, se ele tivesse asas grandes o bastante para o desempenho de giro que o gráfico diz o arrasto também não ajudaria.

E por fim, introduzindo mais um parâmetro, carga alar, que é o peso dividido pela área alar, muito importante no giro instantâneo, quanto menor, melhor, os valores para os três eurocanards são praticamente idênticos, sendo que o Rafale tem uma carga alar um pouco menor teoricamente levando vantagem nos giros, o Gripen NG, sendo 1,2 tons mais pesado e com apenas 20 centímetros mais envergadura (a área alar exata ainda não foi divulgada) não fica em uma situação favorável.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78198 Mensagem por kirk » Qui Fev 04, 2016 12:06 am

joaolx escreveu:
kirk escreveu: Talvez essa seja uma prova irrefutável que tais equipamentos cumpriram seu principal objetivo: DISSUASÃO ...

A Russia anexou inúmeros países expandindo seu território formando a União Soviética ... as luzes de kaliningrado podem ser vistas da ilha de Gotland, mas os suécos, embora não tivessem a "proteção" da OTAN não foram ameaçados ...

Não entrar em combate não significa não ter capacidade de combater ... é o contrario ...
Meu caro se queres acreditar nisso tudo bem...A realidade é que em caso de conflito com o pacto de Varsóvia a Suécia seria anexada numa questão de dias...Com ou sem SAAB´s Viggen´s e Drakens, seria indiferente...Não foi dissuasão militar de certeza simplesmente a Suécia não fazia parte dos planos deles senão teria tido o mesmo destino...
A realidade ???? ... como assim ??? ... você é astrólogo, pra saber como seria se ocorresse um conflito e até mesmo os "planos soviéticos" e o tempo de duração ???

Só por curiosidade quais eram suas "previsões astrológicas" para o conflito USA X Vietnã ??? ... conta pra gente ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78199 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 04, 2016 9:46 am

kirk escreveu:
joaolx escreveu: Meu caro se queres acreditar nisso tudo bem...A realidade é que em caso de conflito com o pacto de Varsóvia a Suécia seria anexada numa questão de dias...Com ou sem SAAB´s Viggen´s e Drakens, seria indiferente...Não foi dissuasão militar de certeza simplesmente a Suécia não fazia parte dos planos deles senão teria tido o mesmo destino...
A realidade ???? ... como assim ??? ... você é astrólogo, pra saber como seria se ocorresse um conflito e até mesmo os "planos soviéticos" e o tempo de duração ???

Só por curiosidade quais eram suas "previsões astrológicas" para o conflito USA X Vietnã ??? ... conta pra gente ...
Pows Kirk deixa os outros viajarem tbem...só vc que posta esses gráficos ai e o resto do povo não pode viajar na maionese um pouco?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78200 Mensagem por joaolx » Qui Fev 04, 2016 10:38 am

kirk escreveu:
joaolx escreveu: Meu caro se queres acreditar nisso tudo bem...A realidade é que em caso de conflito com o pacto de Varsóvia a Suécia seria anexada numa questão de dias...Com ou sem SAAB´s Viggen´s e Drakens, seria indiferente...Não foi dissuasão militar de certeza simplesmente a Suécia não fazia parte dos planos deles senão teria tido o mesmo destino...
A realidade ???? ... como assim ??? ... você é astrólogo, pra saber como seria se ocorresse um conflito e até mesmo os "planos soviéticos" e o tempo de duração ???

Só por curiosidade quais eram suas "previsões astrológicas" para o conflito USA X Vietnã ??? ... conta pra gente ...
Realmente é preciso recorrer a um astrologo para prever o desfecho de um conflito entre uma nação com 5 milhões de almas face ás forças combinadas do pacto de Varsóvia... :roll:

Se ficas feliz, sim os russos não invadiram a Suécia porque ficaram cheios de medo dos caças da SAAB :mrgreen:




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78201 Mensagem por henriquejr » Qui Fev 04, 2016 11:31 am

Não é tão simples assim, quando algo pode envolver milhares de mortes e bilhões de dólares em custos para manter uma guerra. Tudo é questão de custo/benefício, e qualquer estrategista militar leva isso em consideração.

Não tenho dúvidas de que a URSS era muito mais poderosa militarmente que a Suécia, mas isso não quer daí achar que uma aventura militar, contra um país que sempre levou sua defesa territorial muito a sério, seria fácil e sairia barato, é outra coisa.
Lembre-se do Afeganistão...do Vietnam, etc.
Com certeza o território sueco era visto como estratégico para os russos, tanto é que até hoje eles fazem exercicios militares levando em consideração um conflito entre os dois países, mas, pelo visto, uma ação real nunca teve uma boa relação de custo/benefício, para que fosse realizada.
Então nesse contexto, o sistema de defesa sueco, e aí entra todas gerações de caças da Saab, cumpriram bem o seu papel dissuatório.




.
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5128
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78202 Mensagem por Wingate » Qui Fev 04, 2016 11:44 am

henriquejr escreveu:Não é tão simples assim, quando algo pode envolver milhares de mortes e bilhões de dólares em custos para manter uma guerra. Tudo é questão de custo/benefício, e qualquer estrategista militar leva isso em consideração.

Não tenho dúvidas de que a URSS era muito mais poderosa militarmente que a Suécia, mas isso não quer daí achar que uma aventura militar, contra um país que sempre levou sua defesa territorial muito a sério, seria fácil e sairia barato, é outra coisa.
[img]Lembre-se%20do%20Afeganistão...do%20Vietnam,%20etc.[/img]
Com certeza o território sueco era visto como estratégico para os russos, tanto é que até hoje eles fazem exercicios militares levando em consideração um conflito entre os dois países, mas, pelo visto, uma ação real nunca teve uma boa relação de custo/benefício, para que fosse realizada.
Então nesse contexto, o sistema de defesa sueco, e aí entra todas gerações de caças da Saab, cumpriram bem o seu papel dissuatório.
Lembre-se do Afeganistão...do Vietnam, etc.
E lembrando também da Finlândia, pequena nação que deu uma enorme dor de cabeça à então URSS (1939-40).

Wingate





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 41518
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1255 vezes
Agradeceram: 3218 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78203 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 04, 2016 12:17 pm

O TVC não permite aumentar a manobralidade de um caça...segundo alguns cá do fórum.





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78204 Mensagem por mmatuso » Qui Fev 04, 2016 1:05 pm

Suécia não foi dizimada pelo simples fato da URSS não querer um revide da Otan, esses sim representariam um conflito armado com risco muito grande.

Diziam as lendas que os soviéticos envolveriam de uma hora para outra o leste europeu inteiro o que daria alguns milhões de soldado.

Imagina a suécia com menos de 1k de caças se defendendo de tudo isso.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78205 Mensagem por kirk » Qui Fev 04, 2016 3:37 pm

kirk escreveu:
joaolx escreveu: Meu caro se queres acreditar nisso tudo bem...A realidade é que em caso de conflito com o pacto de Varsóvia a Suécia seria anexada numa questão de dias...Com ou sem SAAB´s Viggen´s e Drakens, seria indiferente...Não foi dissuasão militar de certeza simplesmente a Suécia não fazia parte dos planos deles senão teria tido o mesmo destino...
A realidade ???? ... como assim ??? ... você é astrólogo, pra saber como seria se ocorresse um conflito e até mesmo os "planos soviéticos" e o tempo de duração ???

Só por curiosidade quais eram suas "previsões astrológicas" para o conflito USA X Vietnã ??? ... conta pra gente ...
joaolx escreveu:Realmente é preciso recorrer a um astrologo para prever o desfecho de um conflito entre uma nação com 5 milhões de almas face ás forças combinadas do pacto de Varsóvia... :roll:

Se ficas feliz, sim os russos não invadiram a Suécia porque ficaram cheios de medo dos caças da SAAB :mrgreen:
Ninguém aqui disse que os russos estivessem "cheios de medo" ... o que talvez o amigo não "entenda" é que os suécos não desenvolveram seus caças pra servir de ENFEITE no caso de um conflito.

Ademais, dissuasão, não significa botar medo em ninguém, serve tão somente para que o inimigo fique ciente que uma eventual agressão não será um "mamão com açúcar" ... e pense duas vezes antes de tomar uma ação de agressão.

E finalmente, em conflito, não há vencedor de véspera, não há como prever o resultado antecipadamente, nem astrólogo, nem vidente, nem ninguém pode prever o que acontece e quanto tempo demora um conflito, citei o Vietnã exatamente para que o amigo ENTENDA isso ... na teoria os americanos, com todo seu poderio, iriam massacrar os vietnamitas em questão de horas ... mas ... acho que não preciso dizer qual foi o resultado, né ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78206 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 04, 2016 4:43 pm





Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19471
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2722 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78207 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 04, 2016 6:24 pm

:roll: :roll: :roll: :roll: :lol:




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78208 Mensagem por kirk » Qui Fev 04, 2016 6:30 pm

BLÁ, BLÁ, BLÁ ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19471
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2722 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78209 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 04, 2016 6:44 pm

Vai em azul
Marechal-do-ar escreveu:
Kirk escreveu: Não se tem notícia de reator mais potente do que o do F-35 ...
Mas há caças com dois motores, juntos são mais potentes que o do F-35.

E claro, é preciso levar em conta o PESO, porque o número que interessa é a relação potência/peso, nessa o Gripen fica atrás de seus contemporâneos.

Qual é essa sua base de dados?
Kirk escreveu: entretanto seu maximum speed não ultrapassa 1,6 mach ...
E? Velocidade máxima é tão 1960...
Kirk escreveu:e TVC pode incrementar o raio de curva mas não tem influência na taxa de sustentação ...
TVC melhora a energia nas curvas, um fator importante, junto com a relação potência/peso para garantir um bom giro sustentado.
Kirk escreveu:Também não é segredo, pelo menos não deveria ser, que quanto maior a aeronave maior perda de energia em manobras de alto "G" ...
Porque tem mais energia para início de conversa, e os motores mais potentes mais do que compensam a perda, o importante aqui é a relação, potência/peso, não um ou outro desses parâmetros isolados.
Kirk escreveu:retomada muito mais lenta ... o que se traduz em vantagem ao Gripen ...
Retomada é potência/peso, não apenas peso, e o Gripen é o lanterna aqui.

Enfim, a quem realmente estiver interessado, a posição do Gripen NG no gráfico é um chute sem qualquer relação com a realidade.
Aos seguidores do culto "Gripen NG todo poderoso" continuem acreditando nos superpoderes dele até ele voar, e depois façam as teorias conspiratórias de esconder o desempenho para explicar o fato dele não mostrar o desempenho que alguns prometem.
Gostaria que vc mostrasse essa sua "realidade". O GripenNG era caça com mais capacidade de recuparação de energia após curvas do MMRA, como eu havia te mostrado daquele estudo do especialista da Janes'. E não só daquele analista. Se vc for comprar a RFA que está atualmente nas bancas vc vai ler que o Gripen tem destaque também nisso. Mas antes de continuar quero ver com o que vc está se baseando essa relação potência/peso.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Fev 04, 2016 8:28 pm, em um total de 1 vez.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78210 Mensagem por kirk » Qui Fev 04, 2016 7:35 pm

knigh7 escreveu:Vai em azul
Marechal-do-ar escreveu: Mas há caças com dois motores, juntos são mais potentes que o do F-35.

E claro, é preciso levar em conta o PESO, porque o número que interessa é a relação potência/peso, nessa o Gripen fica atrás de seus contemporâneos.

Qual é essa sua base de dados?
E? Velocidade máxima é tão 1960...
TVC melhora a energia nas curvas, um fator importante, junto com a relação potência/peso para garantir um bom giro sustentado.
Porque tem mais energia para início de conversa, e os motores mais potentes mais do que compensam a perda, o importante aqui é a relação, potência/peso, não um ou outro desses parâmetros isolados.
Retomada é potência/peso, não apenas peso, e o Gripen é o lanterna aqui.

Enfim, a quem realmente estiver interessado, a posição do Gripen NG no gráfico é um chute sem qualquer relação com a realidade.
Aos seguidores do culto "Gripen NG todo poderoso" continuem acreditando nos superpoderes dele até ele voar, e depois façam as teorias conspiratórias de esconder o desempenho para explicar o fato dele não mostrar o desempenho que alguns prometem.
Gostaria que vc mostrasse essa sua "realidade". O GripenNG era caça com mais capacidade de recuparação de energia após curvas do MMRA, como eu havia te mostrado daquele estudo do especialista da Janes'. E não só daquele analista. Se vc for comprar a RFA que está atualmente nas bancas vc vai ler isso. Mas antes de continuar quero ver com o que vc está se baseando essa relação potência/peso.
Isso vai ser interessante ! 8-]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder