TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Marechal-do-ar
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76681 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 06, 2015 12:57 am

Kirk escreveu:Existe uma questão doutrinária envolvida na utilização ou não de tanques externos ... assim uma comparação de RANGE apenas considerando combustível interno, vai dar Flanker comparando-o com QUALQUER OUTRO CAÇA OCIDENTAL seja de porte pequeno, médio ou gigante ...
Não é tanto uma questão doutrinária, na realidade, o Flanker é uma exceção, já li que o alcance excepcional dele foi um "acidente", "sobrou" espaço na fuselagem, mas de resto concordo, para comparar alcance com outros caças é preciso considerar os tanques sub-alares, o problema é que eles adicionam peso e arrasto, a coisa fica bem mais complicada.
Kirk escreveu:Claro que reconheço que é IMPRATICÁVEL para o Gripen voar com tal payload ... limitaria muito seu range ... e concordo que afetaria menos o SU-35 pois ainda sobrariam 6 toneladas de combustível em seu tanque interno ... mas também não voaria mais de 500 km em raio de combate ...
Ainda sobrariam 8 tons de combustível, e deve ser suficiente para mais que 500km de raio, considerar o arrasto é complicado, mas o raio ainda seria maior que o do AMX com 2700kg de armas ou do que o do Gripen com 4 tons de armas, pode não ser um raio digno de folder de propagando mas ainda acho bom o bastante para ter alguma utilidade.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76682 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 06, 2015 10:59 am

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu: Ta Kirk.

Vamos SUPOR que você tem razão sobre o peso vazio do Su-35S. Vamos supor que tudo isso seja verdade, o Gripen NG com tanque cheio leva 5.000 kg de armamentos e o Su-35S com o tanque cheio leva 4.500 kg de armamentos.
Isto prova exatamente o que??????

Pra que toda essa discussão???

Qual a vantagem do Gripen neste aspecto???

O Gripen vai levar 500 kg a mais de armamentos e o Su-35S está levando 8.100 kg a mais de combustível.... :roll: :roll: :roll:
Você me surpreendeu Luis, achei sinceramente que iria criar uma série de contas mirabolantes e chegar a conclusão diferente ... mas ...

Cara, você tem razão ... isso importa muito pouco no contexto geral ... nem mesmo considero isso vantagem do Gripen ... serviu apenas para desmitificar essa questão de 7 toneladas de armas e quetales ... mas no final são duas excelentes máquinas de voar ... e de guerra ...

Sinceramente não vejo motivos para se considerar que "faz-se necessário" um avião de porte GRANDE para combater com outro de menor porte ... claro que todos tem suas fortalezas e fraquezas ... mas não há superioridade evidente de um sobre o outro ...

No final é isso que penso !
É isso ai Kirk.

O Gripen NG será um ótimo caça, eu realmente acredito nisso.
Acredito que será o melhor caça da américa do sul, melhor que os F-16 chilenos e melhor que os Su-30 venezuelanos.

Mas possuir um caça pesado como o Su-35S ou como um F-15SE amplia as possibilidades.

Poder atacar alvos mais distantes, poder levar uma carga de armas mais parruda e possuir sensores de maior alcance podem sim fazer a diferença.
Além de aumentar o poder de dissuasão, dificulta as táticas e defesas do inimigo.

Um exemplo clássico é Israel que com os F-16 tinha que fazer 'malabarismo' para atacar alvos muito distantes e com o F-15 ficou tudo mais fácil.
Pense nisso. :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76683 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 06, 2015 11:02 am

Marechal-do-ar escreveu:
Justin Case escreveu:Amigos,

Talvez eu possa ajudar a confundir um pouco mais.
Quando se coloca uma carga de 1600 Kg no Gripen (armas ou combustível), isso pode representar uma degradação de 10% no seu desempenho, comparando grosseiramente com o peso máximo de decolagem.
Ao adicionar essa mesma carga ao Flanker, isso representaria apenas 5% de degradação na performance.
Esclareceu ou complicou?
Abraços,

Justin
Perfeito, incrivelmente simples, isso devia bastar!

Mas...

E também, tem a questão do arrasto, deslocar um certo volume pelo ar exige certa quantidade de energia (armazenada na forma de combustível) que é similar entre dois aviões diferentes, mas se uma carga consumir 1000kg de combustível por causa do arrasto isso vai prejudicar muito mais o alcance de uma aeronave que só tem 3400kg no tanque do que outra que tem 11500kg.
kirk escreveu:No vídeo que postei o Gripen está carregando 4 toneladas, destes 2,6 toneladas são de armas ... o que foi criticado pelo Marechal que até perguntou pra que serve tanques externos ... :? ... ora 2.6 toneladas de armas é pouco ??? ... como poderia ser pouco se o Rafale faz o EQUIVALENTE e chama isso de "pesadamente ARMADA" ? ... DOIS PESOS DUAS MEDIDAS ?
Não Kirk, não é dois pesos duas medidas, ninguém está afirmando nada sobre o Rafale, a comparação era entre Gripen e Flanker, e até agora, nada do Gripen mostrar mais armas que o Flanker.
kirk escreveu:Portanto, O GRIPEN NG, carrega mais bombas que o SU-35S se ambos estiverem com full internal fuel !
E não fez isso até agora... Além de ser uma comparação totalmente sem sentido, porque, como você já percebeu antes, uma aeronave pode decolar sem os tanques cheios e, no caso do Flanker, essa aeronave ainda teria mais alcance que o Gripen só com os tanques internos.
kirk escreveu:e somente venha pedir foto quando tiver um vídeo com mais de 4 toneladas de carga externa no SU-35S ...
Por que a insistência no vídeo?
kirk escreveu: Mostrei um vídeo ... o que quer dizer com isso ? ... que foto tem mais valor que vídeo ? ... só pode ser piada ! :D
Não, não mostrou, o seu vídeo tinha só 2,6 tons de armas, você ainda não mostrou nem vídeo e nem foto com mais de 3 tons de armas, e ainda insiste que outros coloquem vídeo e desqualifica fotos...

Existe uma razão para ele carregar só esse pouquinho de armas e deixar o resto da carga externa para combustível.

Carga essa que o Flanker carrega internamente...
kirk escreveu:Não seja cínico Marechal, foi você quem afirmou que 2,6 toneladas é carga de AMX ... então Rafale em configuração "pesadamente ARMADA" também leva carga de AMX ... não é você quem defendia esse avião para a FAB ? pegou o vírus do Mathias ??? VAI FICAR PEDINDO FOTO TAMBÉM ? ... em vez de aumentar o nível do debate faz questão de nivela-lo por baixo ???
Não Kirk:
1) Não peguei vírus nenhum;
2) "não é você quem defendia esse avião para a FAB ?" não é uma afirmação precisa do que eu defendia, que alias, já deixei claro em uma mensagem endereçada a você e que você distorceu;
3) Sim, não há fotos de Rafales com mais de 3 tons de armas, também, há fotos dele com muito combustível, mas não com mais armas que o AMX, e já deve ser a terceira troca de mensagem em que você ignora o combustível, o raio de combate do AMX com essa carga é de 500~550km, ai é só ver quanto combustível cada um deles carrega com essa carga para entender porque a Dassault e SAAB preferem colocar tanques ao invés de mais armas*;
4) Apesar de ter dois motores o Rafale é apenas um pouco maior do que o Gripen, em outras palavras, é bem menor do que o Flanker, estou ciente das vantagens e desvantagens do tamanho reduzido, não preciso ficar inventando bobagens sobra uma formiga atômica;
5) Não "torço" por um avião.

* Já que você tentou fazer algumas contas, vamos fazer essas contas direito, já faz um tempo que eu queria trazer isso para ca mas andava meio sem tempo.

O pessoal do MIT já se preocupou em explicar as relação entre arrasto, peso e alcance, a quem interessar: http://web.mit.edu/16.unified/www/FALL/ ... ode98.html

Mas aqui uma formula é de interesse especial, AlcanceImagem
V é a velocidade de cruzeiro, geralmente mach 0,85, ou 900km/h, g é a gravidade, SFC o consumo específico do motor, L a sustentação e D o arrasto, o L precisa ser igual ao peso para que o avião voe, uma breve introdução que não está naquela pagina, uma forma de maximizar o alcance é conseguir a melhor relação L/D possível, como tanto o L quanto o D são proporcionais a densidade do ar o avião pode manter o melhor ângulo de ataque e variar a altitude, aumentar a altitude gradualmente a medida que queima combustível, é o chamado voo de cruzeiro, assim, para uma dada configuração aerodinâmica haverá um L/D ótimo e constante, para um dado motor, um SFC, e a velocidade de cruzeiro também é constante, assim, para um determinado avião com determinada carga os primeiros termos são constantes e apenas o último, ln(Wi/Wf) varia.
Da mesma forma que é possível calcular o alcance sabendo todos os demais termos, é possível calcular a parte que mencionei ser constante (VL/DgSFC que vou chamar de "I", "Igripen" e "Iflanker")conhecendo o alcance e os pesos.
Para o Gripen o alcance máximo em configuração limpa e apenas com combustível interno é dado como 2500km, peso vazio 8000kg e combustível interno 3400kg:
Igripen = 2500 / ln(11400/8000) = 7059
E para o Flanker, o alcance é de 3600km, capacidade de combustível de 11500kg e vou assumir um peso vazio de 18500kg, com o LH e Mathias protestando ou não.
Iflanker = 3600 / ln(30000/18500) = 7447

Como o Flanker é bem maior e tem motores com by-pass maior era de se esperar que o valor fosse um pouco maior, e, como era de se esperar de dois caças supersônicos contemporâneos, os valores são bem próximos.

Ok, e agora a parte interessante, ver como fica o alcance desses caças com cargas externas, claro, existe a questão do arrasto, como mencionado pelo Leandro, o arrasto das cargas externas vai afetar o D mais que o L, e como já mencionado por vários outros, o arrasto vai ser proporcionalmente maior na aeronave menor, numericamente falando (1+1)/10 > (2+1)/20, mas não tenho como calcular de maneira precisa o arrasto causado pelas cargas externas vou dar um grande benefício ao Gripen ignorando completamente o arrasto das cargas externas, e uma tabelinha calculada com base no Alcance = I ln(Wi/Wf), vou assumir capacidade de combustível total até o MTOW e começo a reduzir o combustível a medida que a carga externa excede 4,5 tons no Flanker e 5,5 tons no Gripen (assumindo que seja verdade o aumento do MTOW para 17 tons):

Código: Selecionar todos

Carga  	   0	 500	1000	1500	2000	2500	3000	3500	4000	4500	5000	5500	6000	6500	7000	7500	8000
Gripen 	2500	2375	2262	2160	2066	1980	1901	1828	1761	1698	1640	1586	1371	1123	 884	 652	 428
Flanker	3600	3525	3452	3383	3316	3252	3191	3131	3074	3019	2859	2703	2549	2399	2251	2106	1965
E a que conclusões chegamos?
1) Que se ambas as aeronaves contarem apenas com combustível interno e mesma carga o Flanker tem mais alcance que o Gripen para todos os possíveis valores para a carga;
2) Que mesmo carregando 6 tons de carga o Flanker ainda tem mais alcance que o Gripen em configuração limpa;
3) Que carregando 6 tons o alcance do Gripen já caiu pela metade;
4) Que a carga externa máxima anunciada de 7200kg para o Gripen não tem qualquer utilidade prática devido ao limitado alcance;
5) Que o Flanker com sua carga máxima de 8 tons tem quase o mesmo alcance que o Gripen carregando 2,5 tons e sem combustível externo;
6) Que a SAAB tinha ótimas razões para deixar apenas 2,6 tons de armas no Gripen e preencher o resto com combustível externo;
7) Que é óbvio, aeronaves mais leves são muito mais penalizadas pela carga que carregam que aeronaves mais pesadas! E ainda nem considerei o arrasto!

Nessas comparações entre o pequeno Gripen e o gigante Flanker alguns tratam a questão com um certo romantismo, parecem lembrar de um certo conto sobre Davi e Golias em que o pequeno Davi venceu, um Gripen realmente pode vencer um combate aéreo contra o Flanker, mas lembrem-se, não foi no halterofilismo que Davi venceu Golias!
JL escreveu:Não faço ideia, nem fui pesquisar mais será que da para o Gripen carregar um míssil grande como o Brahmos
Não, mesmo no Su 30 a integração foi complicada, esse míssil é grande demais, ele tem 8,4m de comprimentos e 2,5 tons de peso, o próprio Su 30 só carrega um.
LeandroGCard escreveu:Só um detalhe técnico:

Não quando o descolamento de camada-limite ocorre na parte de baixo da asa. Isso causa aumento da pressão no lado de baixo, o que consequentemente aumenta a sustentação, e não a diminui. Mas o arrasto também aumenta, mais do que proporcionalmente.


Leandro G. Card
E é por isso que armas, motores, ou qualquer coisa que fique pendurada geralmente fica abaixo das asas, não em cima, ao lado, a frente ou atrás.
Marechal, parabéns. [009] [009] [009]

Gostei muito deste post. Também nunca tinha visto esta fórmula e este comparativo de alcance x peso.
Muito bom mesmo.

Mas já que você fez o comparativo com o Gripen NG com MTOW ampliado para 17.000kg e 500 kg mais de carga de armas, poderia me fazer o favor de realizar OUTRO comparativo com o Su-35S pesando 16.500 kg???
Só para eu ver como fica. :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76684 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 06, 2015 11:25 am

kirk escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:........
O pessoal do MIT já se preocupou em explicar as relação entre arrasto, peso e alcance, a quem interessar: http://web.mit.edu/16.unified/www/FALL/ ... ode98.html

Mas aqui uma formula é de interesse especial, AlcanceImagem
V é a velocidade de cruzeiro, geralmente mach 0,85, ou 900km/h, g é a gravidade, SFC o consumo específico do motor, L a sustentação e D o arrasto, o L precisa ser igual ao peso para que o avião voe, uma breve introdução que não está naquela pagina, uma forma de maximizar o alcance é conseguir a melhor relação L/D possível, como tanto o L quanto o D são proporcionais a densidade do ar o avião pode manter o melhor ângulo de ataque e variar a altitude, aumentar a altitude gradualmente a medida que queima combustível, é o chamado voo de cruzeiro, assim, para uma dada configuração aerodinâmica haverá um L/D ótimo e constante, para um dado motor, um SFC, e a velocidade de cruzeiro também é constante, assim, para um determinado avião com determinada carga os primeiros termos são constantes e apenas o último, ln(Wi/Wf) varia.
Da mesma forma que é possível calcular o alcance sabendo todos os demais termos, é possível calcular a parte que mencionei ser constante (VL/DgSFC que vou chamar de "I", "Igripen" e "Iflanker")conhecendo o alcance e os pesos.
Para o Gripen o alcance máximo em configuração limpa e apenas com combustível interno é dado como 2500km, peso vazio 8000kg e combustível interno 3400kg:
Igripen = 2500 / ln(11400/8000) = 7059
E para o Flanker, o alcance é de 3600km, capacidade de combustível de 11500kg e vou assumir um peso vazio de 18500kg, com o LH e Mathias protestando ou não.
Iflanker = 3600 / ln(30000/18500) = 7447

Como o Flanker é bem maior e tem motores com by-pass maior era de se esperar que o valor fosse um pouco maior, e, como era de se esperar de dois caças supersônicos contemporâneos, os valores são bem próximos.

Ok, e agora a parte interessante, ver como fica o alcance desses caças com cargas externas, claro, existe a questão do arrasto, como mencionado pelo Leandro, o arrasto das cargas externas vai afetar o D mais que o L, e como já mencionado por vários outros, o arrasto vai ser proporcionalmente maior na aeronave menor, numericamente falando (1+1)/10 > (2+1)/20, mas não tenho como calcular de maneira precisa o arrasto causado pelas cargas externas vou dar um grande benefício ao Gripen ignorando completamente o arrasto das cargas externas, e uma tabelinha calculada com base no Alcance = I ln(Wi/Wf), vou assumir capacidade de combustível total até o MTOW e começo a reduzir o combustível a medida que a carga externa excede 4,5 tons no Flanker e 5,5 tons no Gripen (assumindo que seja verdade o aumento do MTOW para 17 tons):

Código: Selecionar todos

Carga  	   0	 500	1000	1500	2000	2500	3000	3500	4000	4500	5000	5500	6000	6500	7000	7500	8000
Gripen 	2500	2375	2262	2160	2066	1980	1901	1828	1761	1698	1640	1586	1371	1123	 884	 652	 428
Flanker	3600	3525	3452	3383	3316	3252	3191	3131	3074	3019	2859	2703	2549	2399	2251	2106	1965
............
Gostei muito desse post, parabèns ! [100]

Bastante elucidativo ... apenas um comentário :

Existe uma questão doutrinária envolvida na utilização ou não de tanques externos ... assim uma comparação de RANGE apenas considerando combustível interno, vai dar Flanker comparando-o com QUALQUER OUTRO CAÇA OCIDENTAL seja de porte pequeno, médio ou gigante ...

No mais concordo, mesmo porque, o que venho dizendo é que a diferença entre os dois é muito menor que a "decantada" ... e você PROVOU ISSO com números ... é isso !
kirk escreveu:
Mathias escreveu:Se vocês que acham o debate inútil querem que isso pare, voltem sua revolta contra quem está colocando questões absurdas, falácias, bizarrices.
Não é falácia nem bizarrice, cumpadre ... o folder do SU-35S menciona que ele carrega 8 toneladas de armas enquanto folder da Saab menciona 7,2 toneladas de armas ... o fato é que ambos tem que limitar seu combustível interno para tal ... ademais quando Saab e Knaapo mencionam tais números estão falando unicamente da capacidade dos PILONES ...

Claro que reconheço que é IMPRATICÁVEL para o Gripen voar com tal payload ... limitaria muito seu range ... e concordo que afetaria menos o SU-35 pois ainda sobrariam 6 toneladas de combustível em seu tanque interno ... mas também não voaria mais de 500 km em raio de combate ...

Como muitos perguntaram a mim, replico, acha realmente que isso faz do Flanker um avião MELHOR ... justifica as diferenças de custo de operação envolvidos entre as duas opções ?
kirk escreveu:
Mathias escreveu:Marechal, muito bom esse cálculo!
É óbvio que um caça pesado leva vantagem, mas eu nunca tinha visto um cálculo desses.
A pergunta que fica é : a vantagem vale o custo ? ... em quantos cenários seria útil essa configuração ? ... valeria a pena pagar 50 mil USD por HV considerando essa margem tão pequena de vantagem apurada pelo Marechal ? :roll:

Kirk, eu estou começando a achar que lemos um comparativo diferente.

Nesses 3 últimos posts você diz que a diferença é muito pequena. Eu não enxerguei desta forma.

A diferença de alcance entre o Gripen NG e o Su-35S aumenta gradativamente e chega praticamente ao TRIPLO de alcance para o Su-35S com carga pesada de armas.

Analise novamente, com 0 kg de cargas o Gripen possui 69% do alcance do Su-35S e isso vai diminuindo a medida que mais carga de armas é acrescentada e no final o Gripen NG fica com APENAS 21% do alcance do Su-35S.

Com 7.200 kg de armas (que seria o limite para o Gripen NG) o Su-35S fica com praticamente 3x mais alcance e com uma carga de armas de 4.000 kg a diferença é praticamente o DOBRO de alcance.

E olha que a diferença poderia ficar ainda maior:
1) nosso amigo Marechal deixou bem claro que não calculou o ARRASTO, e é fácil deduzir que este prejudicaria muito mais o Gripen do que o Su-35, que possui muito mais sustentação.
2) foi considerado o peso de 18.500 kg do Su-35S, se fosse considerado 16.500 kg daria uma baita diferença, pois além do menor peso, em configurações mais pesadas o Su-35S estaria com 2.000 kg A MAIS de combustível.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76685 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 06, 2015 11:27 am

Mathias escreveu:Vai receber um monte de folderes como resposta.
O quê dali pode ser respondido que não esteja em um folders?

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76686 Mensagem por Alcantara » Ter Out 06, 2015 2:24 pm

Mathias escreveu:Alcântara, seriam 12x3=42 bombas de 250 Kg, total de 10,5 ton.
Ainda que fossem de 100 Kg, seriam 4,2 ton de bombas pequenas, mas observe o arrasto que aqueles cachos provocariam.
São de 100... lembro de ter lido algo sobre 4 toneladas de carga onde peguei a imagem.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76687 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 5:03 pm

Luís Henrique escreveu:Kirk, eu estou começando a achar que lemos um comparativo diferente.

Nesses 3 últimos posts você diz que a diferença é muito pequena. Eu não enxerguei desta forma.

A diferença de alcance entre o Gripen NG e o Su-35S aumenta gradativamente e chega praticamente ao TRIPLO de alcance para o Su-35S com carga pesada de armas.

Analise novamente, com 0 kg de cargas o Gripen possui 69% do alcance do Su-35S e isso vai diminuindo a medida que mais carga de armas é acrescentada e no final o Gripen NG fica com APENAS 21% do alcance do Su-35S.

Com 7.200 kg de armas (que seria o limite para o Gripen NG) o Su-35S fica com praticamente 3x mais alcance e com uma carga de armas de 4.000 kg a diferença é praticamente o DOBRO de alcance.

E olha que a diferença poderia ficar ainda maior:
1) nosso amigo Marechal deixou bem claro que não calculou o ARRASTO, e é fácil deduzir que este prejudicaria muito mais o Gripen do que o Su-35, que possui muito mais sustentação.
2) foi considerado o peso de 18.500 kg do Su-35S, se fosse considerado 16.500 kg daria uma baita diferença, pois além do menor peso, em configurações mais pesadas o Su-35S estaria com 2.000 kg A MAIS de combustível.
Luis, talvez quem não tenha entendido seja o amigo, vejamos :

Os cálculos apresentados pelo marechal consideram as "relação entre arrasto, peso e alcance"
Marechal-do-ar escreveu:O pessoal do MIT já se preocupou em explicar as relação entre arrasto, peso e alcance, a quem interessar: http://web.mit.edu/16.unified/www/FALL/ ... ode98.html

Mas aqui uma formula é de interesse especial, AlcanceImagem
V é a velocidade de cruzeiro, geralmente mach 0,85, ou 900km/h, g é a gravidade, SFC o consumo específico do motor, L a sustentação e D o arrasto, o L precisa ser igual ao peso para que o avião voe, uma breve introdução que não está naquela pagina, uma forma de maximizar o alcance é conseguir a melhor relação L/D possível, como tanto o L quanto o D são proporcionais a densidade do ar o avião pode manter o melhor ângulo de ataque e variar a altitude, aumentar a altitude gradualmente a medida que queima combustível, é o chamado voo de cruzeiro, assim, para uma dada configuração aerodinâmica haverá um L/D ótimo e constante, para um dado motor, um SFC, e a velocidade de cruzeiro também é constante, assim, para um determinado avião com determinada carga os primeiros termos são constantes e apenas o último, ln(Wi/Wf) varia.
Da mesma forma que é possível calcular o alcance sabendo todos os demais termos, é possível calcular a parte que mencionei ser constante (VL/DgSFC que vou chamar de "I", "Igripen" e "Iflanker")conhecendo o alcance e os pesos.
Para o Gripen o alcance máximo em configuração limpa e apenas com combustível interno é dado como 2500km, peso vazio 8000kg e combustível interno 3400kg:
Igripen = 2500 / ln(11400/8000) = 7059
E para o Flanker, o alcance é de 3600km, capacidade de combustível de 11500kg e vou assumir um peso vazio de 18500kg, com o LH e Mathias protestando ou não.
Iflanker = 3600 / ln(30000/18500) = 7447

Como o Flanker é bem maior e tem motores com by-pass maior era de se esperar que o valor fosse um pouco maior, e, como era de se esperar de dois caças supersônicos contemporâneos, os valores são bem próximos.
Em seguida faz uma simulação (a única que vc se interessou, não se sabe porque ! :roll: ) com carga externa, porém, limita a performance do Gripen a somente tanques INTERNOS ... afirmei isso no que o Marechal justificou que o Flanker é Único nesse aspecto de grande capacidade de combustível interno ... OK EU CONCORDO COM ISSO ... porém, não confunda Luis Henrique ... o Gripen utiliza a doutrina de tanques externos e se utilizarmos isso na equação o alcance será similar ... talvez com pequena vantagem para o Flanker ... mas nada significativo.

Assim até publicações Russas publicam :

O raio de combate do caça alcança 1,6 mil quilômetros. O SU-35 está armado com peças de calibre de 30 milímetros. Além disso, o avião possui 12 pontos de suspensão para foguetes e bombas de diferentes tipos.
http://gazetarussa.com.br/articles/2012 ... u-35_16363

Publicações brasileiras abertamente pró-Flanker mencionam :

Raio de ação/ alcance: 1580 km/ 3600 km
http://www.planobrazil.com/conheca-o-su ... dispensou/

Publicação chinesa sobre SU-35S :

combat radius of 1,600km the Su-35 will dominate the Asia-Pacific sky until Japan and India ...
http://www.wantchinatimes.com/news-subc ... 8&cid=1101

Observou que OMITEM a configuração ? ... pois é, gostam muito de publicar radar de 400 km e quetales, mas quando os dados não são favoráveis OMITEM ... assim como omitem o peso vazio ... mas os folderS do SU-35S (TODOS) nos dão um "norte" SEMPRE, INVARIAVELMENTE PUBLICAM uma tal de configuração "NORMAL" COM "4" (quatro) misseis :
http://www.knaapo.ru/media/eng/about/pr ... et_eng.pdf

COMPARANDO COM O GRIPEN NG :

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/06/IMG_0430.JPG

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/GripenNG_alcance.jpg

http://saab.com/globalassets/commercial/air/gripen-fighter-system/range_960.jpg

Ou seja ... TRANSPARÊNCIA ... 1.300 km, 6 misseis, tanques externos e 30 min on-station.

Se sua preferência por CAÇAS GRANDES é em razão do raio de ação, melhor mudar seus conceitos Luis, porque simplesmente não vale a pena uma manutenção substancialmente mais cara ... consumo absurdamente maior e HV na ordem de 50 mil doletas ... pra fazer praticamente a mesma coisa ... melhor usar de RACIONALIDADE.




Editado pela última vez por kirk em Ter Out 06, 2015 5:12 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76688 Mensagem por Bolovo » Ter Out 06, 2015 5:07 pm

O que me deixa mais feliz é que mesmo tenho levado o FX2, o Gripen precisa provar que presta. Ô aviãozinho intragável.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76689 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 06, 2015 5:12 pm

Rapaz... essa cultura de PowerPoint cansa.

:( Quem dera que a realidade fosse assim.

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76690 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 5:17 pm

Carlos Lima escreveu:Rapaz... essa cultura de PowerPoint cansa.

:( Quem dera que a realidade fosse assim.

[]s
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Lima, acredito que seja de interesse de TODOS aqui do Fórum saber o que exatamente NÃO É REALIDADE ... talvez possa elucidar para que possamos aprender ...

Onde está errado ?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76691 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 5:19 pm

Bolovo escreveu:O que me deixa mais feliz é que mesmo tenho levado o FX2, o Gripen precisa provar que presta. Ô aviãozinho intragável.
O mais divertido é ler a esperneação ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76692 Mensagem por mmatuso » Ter Out 06, 2015 5:23 pm

Baseado em um post do penguin em outro tópico, a pergunta que fica é se o brasil tivesse escolhido o caça comunista e aderisse ao pacto de varsóvia, será que compraríamos armamentos para ter 36 caças pesados voando lotados de armamento? Se mal hoje saem do chão F5 + derbys.

Mesmo a encomenda de armamentos do Gripen parece não ser full nem o tal de taurus que estavam especulando...

Será que essa comparação de carga de armamento é tão relevante?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76693 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 06, 2015 5:28 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Rapaz... essa cultura de PowerPoint cansa.

:( Quem dera que a realidade fosse assim.

[]s
CB_Lima
Lima, acredito que seja de interesse de TODOS aqui do Fórum saber o que exatamente NÃO É REALIDADE ... talvez possa elucidar para que possamos aprender ...

Onde está errado ?
:lol:

Só usar o bom senso. Fico por aqui...

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76694 Mensagem por kirk » Ter Out 06, 2015 5:59 pm

mmatuso escreveu:Baseado em um post do penguin em outro tópico, a pergunta que fica é se o brasil tivesse escolhido o caça comunista e aderisse ao pacto de varsóvia, será que compraríamos armamentos para ter 36 caças pesados voando lotados de armamento? Se mal hoje saem do chão F5 + derbys.

Mesmo a encomenda de armamentos do Gripen parece não ser full nem o tal de taurus que estavam especulando...

Será que essa comparação de carga de armamento é tão relevante?
boa pergunta !




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76695 Mensagem por Mathias » Ter Out 06, 2015 6:11 pm

Ok, e agora a parte interessante, ver como fica o alcance desses caças com cargas externas, claro, existe a questão do arrasto, como mencionado pelo Leandro, o arrasto das cargas externas vai afetar o D mais que o L, e como já mencionado por vários outros, o arrasto vai ser proporcionalmente maior na aeronave menor, numericamente falando (1+1)/10 > (2+1)/20, mas não tenho como calcular de maneira precisa o arrasto causado pelas cargas externas vou dar um grande benefício ao Gripen ignorando completamente o arrasto das cargas externas, e uma tabelinha calculada com base no Alcance = I ln(Wi/Wf), vou assumir capacidade de combustível total até o MTOW e começo a reduzir o combustível a medida que a carga externa excede 4,5 tons no Flanker e 5,5 tons no Gripen (assumindo que seja verdade o aumento do MTOW para 17 tons):
O Marechal deixou claro que para ajudar o Gripen desconsiderou o arrasto.
Aí o Spock vai e desconsidera o que o Marechal desconsiderou, além de desconsiderar que se vamos colocar tanques, o SU-35S carrega dois de 2 mil L, então seriam ais 4 mil l na conta. :roll: :lol:

Olha que "diferença pequena":
Ca 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500 8000
Gripen 2500 2375 2262 2160 2066 1980 1901 1828 1761 1698 1640 1586 1371 1123 884 652 428
Flanker 3600 3525 3452 3383 3316 3252 3191 3131 3074 3019 2859 2703 2549 2399 2251 2106 1965
Uma carga de armas normal para o F-5NG seriam 2500 Kg, e a diferença aí fica em "apenas" 1000 Km. :lol:

Como eu disse, no mundo do PDF do setor de marqueting a matemática não importa.

Ah!
O peso vazio é divulgado sim, basta subtrair do peso máximo a carga e o combustível, tudo com dados oficiais fornecidos pelo fabricante, e são 15 ton vazio.
É o único dado comprovável para esse avião.

E sobre a HV, os indianos declaram que seus MKI são mais baratos de voar que seus M-2000H, logo, deve ser menos de 20 mil/h.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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