TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Somente para divulgação, esta matéria apesar de ser sobre guerra de minas e torpedos, cita o projeto FX, pois foca na SAAB. Vale a pena ler, pois tem alta dose de polêmica sobre a transferência de tecnologia.
http://www.planobrazil.com/especial-lob ... o-passado/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sem entrar no mérito das necessidades da MB no que concerne a navios varredores de minas, se é para comprar tecnologia de materiais compostos acho que a MB estaria mais bem servida com estes aqui, até pela facilidade de comunicação:
http://www.barracudacomposites.com.br/
Tecnologia de construção de cascos navais em materiais compostos não é segredo de estado, é algo disponível no mercado, até mesmo aqui em nosso país.
Leandro G. Card
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Achei a matéria tendenciosa ... a seguir tal raciocínio a MB rejeitaria o Sea Gripen ... sabemos que não é assim ...JL escreveu:Somente para divulgação, esta matéria apesar de ser sobre guerra de minas e torpedos, cita o projeto FX, pois foca na SAAB. Vale a pena ler, pois tem alta dose de polêmica sobre a transferência de tecnologia.
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[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pessoal,Galina escreveu:Mathias, eu realmente passei dos limites antes, ok.... Mathias, "eu sempre fui eu", vários aqui sabem. Nunca usei outro nickname.Mathias escreveu:Galina(?![]()
), isso que você está tentando com ofensas e mais uma vez usando o ataque pessoal como tática, outros já tentaram e todos fracassaram.
Sempre que acabam-se os argumentos e parte-se pra isso, o foco na pessoa, na desconstrução, um recurso lamentável aliás; a parte que fracassou fica evidente.
É quem apela para a "violência".
Troca o nome, aliás, o nome não, troca oS apelidoS, troca a linha de ataque, mas a derrota sempre vem, ela é certa.
Veja, você não rebateu absolutamente NENHUM dos meus argumentos, só tentou as já manjadas táticas de vencer debate como a "tática da desqualificação", a "falsa panelinha".
Sobre os que "fugiram", eles seriam tão medrosos a ponto deles mesmos não terem a coragem de falar por si?
Ou isso é outra tática, a de jogar as pessoas umas contra as outras através de acusações de personagens contra a pessoa?
Esses "especialistas" ou são muito fracos ou não existem, aposto na segunda opção.
Ou ainda alguém pode arrumar mais uns seis apelidos e dizer que cada um deles é engenheiro da NASA, da SAAB, da EMBRAER, da GE...
Mas os argumentos continuarão ridículos para uma pessoa que seja realmente isso, portanto aposto na segunda opção, alguém ficou sem argumentos e precisa desconstruir a pessoa que o deixou assim, para que possa continuar defendendo a retórica derrubada.
Para os tais "especialistas" bastariam alguma linhas e derrubariam toda a minha argumentação facilmente. Então, pelo bem dos fatos deveriam vir aqui e fazê-lo, para que todos possam finalmente conhecer a verdade.
Mas desconfio que nunca virão...
Enfim, passei do ponto... Ficam minhas desculpas. Sinceramente, irrita-me profundamente esse tipo de "debate" que vc promove... Afunda qualquer ambiente em que esse tipo de "argumentação" impera. Justiça seja feita, não é o único a fazer isso. Vários aqui fazem algo parecido. Ambiente carregado de dogmas e torcidas, que, afirmo e reafirmo, afugenta muita gente com informações reais sobre o que efetivamente acontece naquilo que, para a maioria de nós, é apenas um hobby. Uma cachaça.
Errado seja eu,provavelmente, ao não observar o que diz a Bíblia em Mateus 7:6. Não, não estou chamando ninguém de "porco", mas afirmando que não é um ambiente preparado para receber algo que é contrário aos dogmas que por aqui existem. Embora exista muita gente boa. Muita mesmo.
Pessoal, leiam e releiam meus últimos posts. Ali tem ensinamentos que demorei 20 anos para entender. Muitas das dúvidas do Mathias, inclusive, são respondidas por uma leitura atenta do que está ali (e em alguns posts do Comandante Thor... Tem um post dele sobre RCS, sobre as reais assinaturas, e porque é tão difícil na prática conseguir achar no radar. É bastante interessante: uma assinatura prática de 0,1 m2 ou 0,01 m2, é menor do que um urubu !! Vai achar isso no radar para ver como é fácil !!).
E tudo que está ali, foi fruto de conversas detalhadas com gente que "é do ramo". É uma quebra de paradigmas, o que já é difícil, imagina num ambiente dogmático. Compartilhei tudo com vocês. Esperam que, ainda que não seja agora, façam um bom proveito disso no futuro.
Estou licenciado para poder estudar, e não poderia estar aqui em Fórum de aviaonzinhu de combate... rsrsrs a gente acaba acompanhando mais do que devia. Isso, somado ao esgotamento da minha paciência (para piorar tudo ando bastante irritadiço... ou seja, minha paciência não estava lá muito grande mesmo...), fazem-me ver que o melhor é me desligar do fórum.
Eventualmente, poderei postar lá na trilogia, sob o nickname de Galina ou Galli, ou até mesmo Gallina.
Abraço a todos,
estou lendo o fórum faz umas duas semanas.
Fiquei feliz com a postura da moderação, a qual me pareceu de muito bom senso ao reduzir grandemente (de 30 para 6 dias) a "pena" atribuída.
Com relação ao Mathias, conversei com ele reservadamente. Para mim, tudo bem.
E embora nem sempre vá postar, reconsiderei, decidi que vou ficar por aqui sim, até porque são poucos os que gostam e entendem um pouco de defesa no Brasil; e esperançoso de que teremos um ambiente imparcial, onde deixe de reinar o debate "Super Trunfo", dando lugar a algo mais próximo da realidade.
Att.
Galina
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Google tradução do suéco para o português
http://www.corren.se/nyheter/linkoping/ ... 72038.aspxSaab CEO: "Será difícil nos vencer"
00:14 | 15-09-27
LINKOPING Saab CEO Buskhe acreditam que Saab e Boeing têm uma grande oportunidade de trazer para casa a fim de 350 aviões de treinamento para a Força Aérea dos EUA. Agora ele fala sobre o projeto que pode ser crucial para Linköping cidade de aviação futuro.
Como vai com o novo avião de treinamento?
- Ele é ótimo. Nós agora ter trabalhado vários anos e temos uma equipe, tanto em St. Louis e aqui em Linköping. Nós não ter ido para fora com quando vamos apresentar o novo avião.
Um gerente de Boeing disse recentemente que não é tão longe.
- Deve ser o chefe. Temos uma grande parceria e estamos muito orgulhosos dele. Estamos agora a desenvolver a próxima geração de caças Gripen e vamos desenvolver uma versão de dois lugares do Gripen. E nós desenvolver uma nova aeronave de treinamento. Nós realmente não tenho feito tantos tipos de aeronaves desde os anos 50.
Boeing e Saab levar para casa este negócio?
- Estou absolutamente convencido de que temos o melhor conceito. Não só fechar o caso da aeronave em si, mas também em termos do sistema de formação. Eu acho que vai ser muito, muito difícil de bater-nos. Mas você nunca deve tomar nada como garantido em uma partida, porque normalmente perde.
Você aprendeu alguma coisa, mesmo se você perder essa palavra?
- Nós aprendemos muito, e acima de tudo, temos notado que a Boeing ea Saab gostam de trabalhar juntos.
Ela pode levar a mais colaborações?
- Sim, já temos outras colaborações em andamento. É importante para a Suécia para uma empresa como a Saab será escolhido e trabalhará em conjunto com a Boeing para lutar por uma ordem tão importante no mercado norte-americano. Quando você chupar alguns dos que é um pouco assustador, diz Buskhe e continua:
- Agora isso cria outros pré-requisitos. A vista da Saab, estamos trabalhando em conjunto com a Boeing, que foram selecionadas pelo Brasil, estamos desenvolvendo submarinos que ninguém mais faz hoje e que nós somos o líder mundial em radar significa que mais e mais pessoas querem trabalhar conosco.
Ele cria esperança para o futuro?
- Sim, e também temos uma carteira de pedidos de mais de 110 bilhões de dólares, com o Brasil A ordem está incluída, permite a exibição de Saab é que ela é uma empresa que vai estar em muitos, muitos anos vindouros.
Mesmo em Linköping?
- Sim, claro. É aí que temos a nossa rocha e vai continuar a desenvolver. Mas o importante quando as coisas vão bem é que você pode desfrutar de um minuto, mas, em seguida, trabalhar na próxima face-se é que posso usar essa metáfora. Nada vem por si mesmo e seus concorrentes irão fazer de tudo para recuperar o atraso com a gente.
Considerando Brasil Ordem, aumentou as oportunidades para vender Gripen para outros países?
- Esta é uma avaliação que já dura mais de 20 anos e todos major've estive lá e tentou vender. Somos escolhidos com base no desempenho de aviões, custos e nossas parcerias. Outros países perguntar, claro, o cliente brasileiro, o que você achou, como é negociar com Saab, eles mantêm o que prometem, é que os planetas são tão bons como eles dizem? Obter sim a essas perguntas, que oferece maiores oportunidades em outros países. Ele funciona da maneira. O melhor marketing que você tem é para ter sucesso com outros clientes e que os clientes falarem bem de um. Eu acho que fomos bem sucedidos. Mas isso requer que nós entregamos e entregar o que prometemos.
Qual será o próximo país a comprar o caça Gripen?
- Eu não posso dizer. Há um grande número de possibilidades. Mas eu não quero especular.
O ministro da Defesa disse que a Força Aérea da Suécia não pode emprestar mais Gripen C / D para exportar clientes. Pode complicar oportunidades da Saab para exportar o avião?
- Não, não em todos. Na verdade, você pode revertê-la. Nós podemos fornecer novos caças C / D em 18 meses. É tão curtos tempos de chumbo que nós podemos lidar com isso.
Defense News publicou uma primeira imagem da nova escola nariz da aeronave. Mas eu acho que você já viu fotos de como todo o novo avião vai olhar. Você pode descrevê-lo?
- Aviões do vôo bom é bonito. Eles são atraentes para o intelecto humano. Na verdade, eu acho que é o que temos visto aves para a eternidade e eles são geralmente tão belas aves voar bem. Este é um plano bonito.
Nota de rodapé: A palavra "assustador" significa misterioso.
[] kirk
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- Mathias
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aí é que você se engana redondamente!
Eu não questiono as capacidades nem do caça nem dos suecos, questiono é a necessidade de Defesa do meu país ser atendida ou não.
Essa jabuticaba de defender um pais gigantesco apenas com caças leves é que me incomoda, algo que nenhum país do mundo similar a nós fez, faz ou fará.
Como não acredito que nossos militares sejam de uma raça de seres extraterrestres ultra inteligentes que descobriram uma estratégia milagrosa diferente de todo mundo, me reservo o direito de discordar dessa jabuticaba.
Procure um post meu dizendo que o Gripen é ruim na categoria dele, ou mesmo pior que qualquer caça equivalente a ele.
Ganha uma bananada se achar!
É e será um ótimo caça NA SUA CATEGORIA.
O que não dá é essa forçação de barra de querer fazer dele o que não é nem nunca será.
Eu não questiono as capacidades nem do caça nem dos suecos, questiono é a necessidade de Defesa do meu país ser atendida ou não.
Essa jabuticaba de defender um pais gigantesco apenas com caças leves é que me incomoda, algo que nenhum país do mundo similar a nós fez, faz ou fará.
Como não acredito que nossos militares sejam de uma raça de seres extraterrestres ultra inteligentes que descobriram uma estratégia milagrosa diferente de todo mundo, me reservo o direito de discordar dessa jabuticaba.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bem por aí mesmo.Mathias escreveu:Aí é que você se engana redondamente!
Eu não questiono as capacidades nem do caça nem dos suecos, questiono é a necessidade de Defesa do meu país ser atendida ou não.
Essa jabuticaba de defender um pais gigantesco apenas com caças leves é que me incomoda, algo que nenhum país do mundo similar a nós fez, faz ou fará.
Como não acredito que nossos militares sejam de uma raça de seres extraterrestres ultra inteligentes que descobriram uma estratégia milagrosa diferente de todo mundo, me reservo o direito de discordar dessa jabuticaba.
Procure um post meu dizendo que o Gripen é ruim na categoria dele, ou mesmo pior que qualquer caça equivalente a ele.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Concordo com os 2, é excelente na SUA CATEGORIA, qual seja, caças 4G!
Abs.
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Abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Senhores, até onde se possa saber, o projeto do Gripen E/F será o caça padrão da FAB pelos próximos 30 anos, pelo menos. Isto porém não é uma verdade impositiva e incontestável.
Sabemos que a realidade da defesa brasileira é fluída e, basicamente, tão inconstante quanto imprevisível. Nada neste momento indica que amanhã ou depois um caça médio ou médio pesado não venha fazer companhia aos Gripen E/F deste primeiro lote, e de supostos 2o e/ou 3o lotes posteriores. Ou que estes mesmos caças o venham a substituir no longuíssimo prazo.
Há um projeto para um caça de 5a G tupiniquim que, com certeza, somente virá à luz lá pela segunda metade deste século. Bem, neste meio tempo muita coisa pode acontecer, e os conceitos que levaram hoje à escolha do peso leve Gripen E/F podem ser modificados de tal forma que até um caça pesado passe a ser cogitado pela força aérea como uma opção séria.
Apenas lembro que a FAB jamais operou e nem tem base de conhecimento para os requisitos de um caça pesado. Da última vez que tivemos alguma intenção sobre isso, a uns 50 anos atrás, levamos um sonoro não. Desta forma, creio ser complicado para a FAB tentar neste momento e no médio prazo estabelecer requisitos para a operação de caças pesados em sua organização.
Mas concordo com o Mathias. Nós deveríamos dispor, também, de um caça pesado para realizar, primariamente, todas as funções que o GDA hoje exerce em Brasília, só que expandida para todos os comandos de área. Adotando-se o atual padrão do modelo organizacional para o esquadrão de caça no programa FX, seriam apenas 126 caças. Nada demais para um governo que arrecada mais de 1,2 trihões de reais por ano em impostos.
Em tempo, creio que um caça para a MB deveria ser biplace e bimotor, na categoria do F-18E/F, mas de 5a G. O projeto chinês J-31, enquanto possibilidade mercadológica, aponta para esta direção. Isto claro, se conseguirmos um dia quem sabe operar Nae's de 55/65 mil tons, o que creio hoje ser uma divagação para lá de irreal da MB.
Mas em fim, possibilidades e alternativas é que não nos faltam. É ver para crer.
abs.
Sabemos que a realidade da defesa brasileira é fluída e, basicamente, tão inconstante quanto imprevisível. Nada neste momento indica que amanhã ou depois um caça médio ou médio pesado não venha fazer companhia aos Gripen E/F deste primeiro lote, e de supostos 2o e/ou 3o lotes posteriores. Ou que estes mesmos caças o venham a substituir no longuíssimo prazo.
Há um projeto para um caça de 5a G tupiniquim que, com certeza, somente virá à luz lá pela segunda metade deste século. Bem, neste meio tempo muita coisa pode acontecer, e os conceitos que levaram hoje à escolha do peso leve Gripen E/F podem ser modificados de tal forma que até um caça pesado passe a ser cogitado pela força aérea como uma opção séria.
Apenas lembro que a FAB jamais operou e nem tem base de conhecimento para os requisitos de um caça pesado. Da última vez que tivemos alguma intenção sobre isso, a uns 50 anos atrás, levamos um sonoro não. Desta forma, creio ser complicado para a FAB tentar neste momento e no médio prazo estabelecer requisitos para a operação de caças pesados em sua organização.
Mas concordo com o Mathias. Nós deveríamos dispor, também, de um caça pesado para realizar, primariamente, todas as funções que o GDA hoje exerce em Brasília, só que expandida para todos os comandos de área. Adotando-se o atual padrão do modelo organizacional para o esquadrão de caça no programa FX, seriam apenas 126 caças. Nada demais para um governo que arrecada mais de 1,2 trihões de reais por ano em impostos.
Em tempo, creio que um caça para a MB deveria ser biplace e bimotor, na categoria do F-18E/F, mas de 5a G. O projeto chinês J-31, enquanto possibilidade mercadológica, aponta para esta direção. Isto claro, se conseguirmos um dia quem sabe operar Nae's de 55/65 mil tons, o que creio hoje ser uma divagação para lá de irreal da MB.
Mas em fim, possibilidades e alternativas é que não nos faltam. É ver para crer.
abs.
Carpe Diem
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Embora não me nomine, parece ter sido endereçada a mim. No que estou enganado "redondamente" ?Aí é que você se engana redondamente!
Bem, me vem a cabeça o exemplo do F-18 na Austrália, o qual nunca deixou de ser um caça da categoria do F-16 e MIG-29, com as limitações de desempenho inerentes a essa classe. Os Eurocanards representam uma espécie de coluna do meio, te falei isso. Pela própria configuração delta canard, possuem um desempenho muito equilibrado em todas as altitudes e velocidades, o que não acontecia com o F-16 e MIG-29.Eu não questiono as capacidades nem do caça nem dos suecos, questiono é a necessidade de Defesa do meu país ser atendida ou não.
Essa jabuticaba de defender um pais gigantesco apenas com caças leves é que me incomoda, algo que nenhum país do mundo similar a nós fez, faz ou fará.
Ok, você tem esse direito. Dizer que os fabianos não são "ultra inteligentes" já é um avanço em relação a posts e usuários que só faltam chamar nossos militares de amadores e burros.Como não acredito que nossos militares sejam de uma raça de seres extraterrestres ultra inteligentes que descobriram uma estratégia milagrosa diferente de todo mundo, me reservo o direito de discordar dessa jabuticaba.
Bom, dispenso a bananada. rsrs Quanto a "categorias" de caças, falei acima sobre os Eurocanards. Sem prejuízo disso, não vejo hoje em dia muita diferença entre caças pesados e leves. O Gripen levará uma quantidade considerável de mísseis (independente se usará ou não cabides duplos). Por ser um caça pequeno e leve, com menor atrito, somado a uma evoluída turbina com menor consumo e maior potência, conseguiu demonstrar um raio de ação reservado antes a caças mais pesados, além da característica do supercruise.Procure um post meu dizendo que o Gripen é ruim na categoria dele, ou mesmo pior que qualquer caça equivalente a ele.
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O que não dá é essa forçação de barra de querer fazer dele o que não é nem nunca será.
Quanto ao combate ar-ar, e a questão de "ver antes", não vou repetir minhas mensagens anteriores. Não há vantagem significativa em "ver antes" num combate entre dois caças de quarta geração. Há dois bons arquivos .pdf que trazem algo muito próximo do que li e ouvi por aí.
Quanto ao combate ar-superfície, aí sim realmente acredito que remanesça uma vantagem ao caça mais pesado, principalmente pela maior carga de armas.
E sim, claro que há exageros escritos sobre o Gripen. Também acho que não podemos vê-lo como um mini F-22. Aliás, o combate ao stealth (ou sobrevivência ao stealth), é outro ponto de vantagem do caça pesado ao caça leve, em razão de poder levar um radar maior e mais potente, o que poderia - um AESA - detectar um LO em distância compatível com o lançamento de mísseis, propiciando um combate BVR.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
EXATO !Wardog escreveu:Concordo com os 2, é excelente na SUA CATEGORIA, qual seja, caças 4G!![]()
Abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas é por isso que fica mais difícil ainda de te entender CM !Mathias escreveu:Aí é que você se engana redondamente!
Eu não questiono as capacidades nem do caça nem dos suecos, questiono é a necessidade de Defesa do meu país ser atendida ou não.
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Imagina a imensidão do espaço aéreo brasileiro ... É UM CONTINENTE ... por favor queira me explicar que diferença faz se um caça tem 21,9 metros ou 15,2 metros ???
O que você pretende dizer com o argumento que vamos "preencher" o espaço aéreo com Flankers de 21,9 metros ? ... é isso ?
Além do RCS que não se distingue pelo tamanho mas pelo projeto ... o que mais pode fazer um Flanker que não faça um Gripen ???
A autonomia de vôo por exemplo é muito similar ... enquanto Gripen NG voa 4.080 km a knaapo declara 4.500 com tanques externos sem armas ... qual seria a racionalidade de se optar por uma aeronave com custos até 10 vezes superiores ... fazendo a mesma coisa ??? ... qual a racionalidade de se optar por uma aeronave que precisa de 15,5 toneladas de combustível para voar full ??
Eu sinceramente gostaria de entender melhor isso ... sem briga, sem irritação, sem piadinha ...
[] kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ótima matéria sobre o Gripen.
http://www.assuntosmilitares.jor.br/201 ... -caca.html
O Blog é bem tri, o acompanho já faz tempo...
http://www.assuntosmilitares.jor.br/201 ... -caca.html
O Blog é bem tri, o acompanho já faz tempo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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