Para resolver isso basta "1" F-22 ou F-35 ou PAK ligar o radar... achar as aeronaves de 4 geração, transmitir a localização delas e os demais F-22 ou F-35 ou PAK fazerem a festa.kirk escreveu:Um dado interessante abordado pela Saab e talvez despercebido pela maioria é que aeronaves stealth com radar em off, dependem das mesmas emissões que os suécos tentam capturar em silêncio radar ... ou seja 4ªG não vêem caças Stealth e TAMBÉM NÃO SÃO VISTOS com AESA Stealth em off ... vão depender de emissões para ver o oponente sem serem percebidos ...Túlio escreveu:
Não estou inteiramente convencido disso; lembrar que caças - mesmo grandões - operando em data-link não precisam emitir todos ao mesmo tempo, é tática véia e manjada ir um mais atrás "iluminando" para outros mais abaixo e à frente, usando modos passivos/LPI e mesmo IRST. Há ainda EW, como parece que já foi demonstrado contra o F-22 pelo Growler.
Lógico, não é a panacéia universal contra 5G, mas pode dar resultado e gerar atrito na força stealth...
Vira uma guerra de sensores, porque a eficiência stealth limita-se à exposição aos radares ativos, ou seja, não é visto por radares inimigos, porém continuam expostos ao IRST, EW e sensores de contra-medidas ... e se LIGAREM o Radar também serão "vistos" através das emissões eletromagnéticas ... o F-22 com radar "on" fica visível através das emissões de seu radar AESA.
Gripens silenciosos
O Gripen NG é construído para essas futuras operações silenciosas. Quando Gripen NG se aproxima de um adversário avançada no ar, seu poderoso radar AESA e antenas EW estão em silêncio, escutando. Estes dois sistemas são muito bem adaptado para a determinação da posição de apenas ouvir as emissões inimigas. É importante notar que em um cenário totalmente silencioso, onde todos evitar aviões com emissores de radar, RCS (Radar Cross Section) não tem sentido.
Não importa se você tem as melhores características furtivas no mundo se todos os radares no cenário estão desligados. E assim que um inimigo se torna seu radar ligado e começa a emitir, os pilotos do Gripen NG sabem onde ele está.
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/Post.aspx?ID=11
Simples.
[]s
CB_Lima