TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76381 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 5:29 pm

kirk escreveu:
Túlio escreveu:
Não estou inteiramente convencido disso; lembrar que caças - mesmo grandões - operando em data-link não precisam emitir todos ao mesmo tempo, é tática véia e manjada ir um mais atrás "iluminando" para outros mais abaixo e à frente, usando modos passivos/LPI e mesmo IRST. Há ainda EW, como parece que já foi demonstrado contra o F-22 pelo Growler.

Lógico, não é a panacéia universal contra 5G, mas pode dar resultado e gerar atrito na força stealth...
Um dado interessante abordado pela Saab e talvez despercebido pela maioria é que aeronaves stealth com radar em off, dependem das mesmas emissões que os suécos tentam capturar em silêncio radar ... ou seja 4ªG não vêem caças Stealth e TAMBÉM NÃO SÃO VISTOS com AESA Stealth em off ... vão depender de emissões para ver o oponente sem serem percebidos ...

Vira uma guerra de sensores, porque a eficiência stealth limita-se à exposição aos radares ativos, ou seja, não é visto por radares inimigos, porém continuam expostos ao IRST, EW e sensores de contra-medidas ... e se LIGAREM o Radar também serão "vistos" através das emissões eletromagnéticas ... o F-22 com radar "on" fica visível através das emissões de seu radar AESA.
Gripens silenciosos

O Gripen NG é construído para essas futuras operações silenciosas. Quando Gripen NG se aproxima de um adversário avançada no ar, seu poderoso radar AESA e antenas EW estão em silêncio, escutando. Estes dois sistemas são muito bem adaptado para a determinação da posição de apenas ouvir as emissões inimigas. É importante notar que em um cenário totalmente silencioso, onde todos evitar aviões com emissores de radar, RCS (Radar Cross Section) não tem sentido.

Não importa se você tem as melhores características furtivas no mundo se todos os radares no cenário estão desligados. E assim que um inimigo se torna seu radar ligado e começa a emitir, os pilotos do Gripen NG sabem onde ele está.
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/Post.aspx?ID=11
Para resolver isso basta "1" F-22 ou F-35 ou PAK ligar o radar... achar as aeronaves de 4 geração, transmitir a localização delas e os demais F-22 ou F-35 ou PAK fazerem a festa.

Simples.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76382 Mensagem por Bolovo » Ter Set 15, 2015 5:37 pm

O Kirk só esquece que a maioria dos radares tem tecnologia LPI (Low Probability of Intercept), o que torna muito difícil de ser localizado. Outra coisa, muito curiosa por final, é esses textinhos propaganda do Gripen NG. O Gripen NG será um caça de quarta geração como qualquer outro, o radar Raven dele é muito parecido com o CAPTOR-E do Eurofighter, também produzido pela Selex, idem para o seu IRST, que é muito baseado no PIRATE. Porém, mesmo esses países que tem o Eurofighter, estão indo atrás do F-35, como Inglaterra e Itália, entrando no mundo da quinta geração. Porque será, né?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76383 Mensagem por Mathias » Ter Set 15, 2015 7:00 pm

Basta aos Gripen-NG em silêncio total avançarem uns 200 Km em direção aos caças pesados sem serem detectados por vários radares de varredura eletrônica superpostos, sensores IRST e etc, e disparar.

Imagina um piloto sentado lá em cima, cruzando essa distância de 200Km e indo de cara a um SU-35S, com seu RWR buzinando loucamente lhe avisando que está sendo iluminado, traqueado, e que dois RVV-SD ou dois R-37 podem estar chegando em alguns segundos...




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76384 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 7:37 pm

Mathias escreveu:Basta aos Gripen-NG em silêncio total avançarem uns 200 Km em direção aos caças pesados sem serem detectados por vários radares de varredura eletrônica superpostos, sensores IRST e etc, e disparar.

Imagina um piloto sentado lá em cima, cruzando essa distância de 200Km e indo de cara a um SU-35S, com seu RWR buzinando loucamente lhe avisando que está sendo iluminado, traqueado, e que dois RVV-SD ou dois R-37 podem estar chegando em alguns segundos...
E para piorar a tática russa é sempre disparar mísseis em salvas contra um mesmo alvo. E não é a toa que suas aeronaves levam vários mísseis com ao mesmo tempo.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76385 Mensagem por Penguin » Ter Set 15, 2015 7:49 pm

Mathias escreveu:Basta aos Gripen-NG em silêncio total avançarem uns 200 Km em direção aos caças pesados sem serem detectados por vários radares de varredura eletrônica superpostos, sensores IRST e etc, e disparar.

Imagina um piloto sentado lá em cima, cruzando essa distância de 200Km e indo de cara a um SU-35S, com seu RWR buzinando loucamente lhe avisando que está sendo iluminado, traqueado, e que dois RVV-SD ou dois R-37 podem estar chegando em alguns segundos...
Ou bastou os Su-35 avançarem com os Irbis-E em potência máxima, no modo "long range detection mode" para serem detectados e traqueados antes de detectarem algum Gripen E/F. Só saberão o que está acontecendo quando seus EW detectarem o radar ativo do Meteor. Não há vida fácil para ninguém.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76386 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 7:56 pm

Penguin escreveu:
Mathias escreveu:Basta aos Gripen-NG em silêncio total avançarem uns 200 Km em direção aos caças pesados sem serem detectados por vários radares de varredura eletrônica superpostos, sensores IRST e etc, e disparar.

Imagina um piloto sentado lá em cima, cruzando essa distância de 200Km e indo de cara a um SU-35S, com seu RWR buzinando loucamente lhe avisando que está sendo iluminado, traqueado, e que dois RVV-SD ou dois R-37 podem estar chegando em alguns segundos...
Ou bastou os Su-35 avançarem com os Irbis-E em potência máxima, no modo "long range detection mode" para serem detectados e traqueados antes de detectarem algum Gripen E/F. Só saberão o que está acontecendo quando seus EW detectarem o radar ativo do Meteor.
"Um" ou "dois" Su-35 podem fazer isso... mais de longe... agindo como AEW e as demais aeronaves do mesmo elemento podem estar mais perto e utilizarem as informações recebidas via datalink para mandarem os RVV-SD e R-37 para cima dos adversários.

Os Gripen só saberão o que está acontecendo quando detectarem as salvas dos radares ativos dos RVV-SD e dos R-37 na direção deles. Mas como eles estão em 'modo passivo' antes disso só saberão do Su-35 fazendo papel de mini-aew.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76387 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 7:59 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Mais de um caça grande com "farol aceso" vira alvo ...
E um AEW com radar ligado é um farol maior ainda.
Não necessariamente Leandro, um AESA emite muito, mas muito menos que um PESA.
LeandroGCard escreveu:
R-99 tem abrangência de 350º monitorando tudo inclusive possíveis agressores a longas distância, MESMO QUE ESTEJA EM SILÊNCIO, fora do alcance de tais misseis e poderá monitorar um caça que esteja em melhor posição para abatê-lo antes de atirar.
Fora do alcance dos mísseis e em modo passivo ele conseguiria no máximo detectar os caças inimigos que estivessem com o radar ligado. E que muito provavelmente estariam também fazendo o papel de iscas, simulando uma situação tática que induzisse o adversário a tomar medidas erradas. Lembre-se que cada caça pesado poderia ligar e desligar seus radares à vontade e fazer grandes voltas em alta velocidade ou alterações rápidas de altitude sem entrar em pane seca, aparecendo e desaparecendo dos sensores passivos à vontade. Já o AEW não tem velocidade ou agilidade para isso.
Não Leandro, nisso o amigo errou na premissa ... o radar do AVACS não depende da emissão dos caças inimigos para enxerga-lo ... vê o inimigo pelo seu RCS que no caso hipotético do inimigo ser da família "SU" é um RCS considerável é poderá ser identificado pelo R-99 a centenas de km mesmo com radar em off.
LeandroGCard escreveu:
Misseis grandes também podem ser interceptados e alvejados principalmente se disparados a grandes distâncias.
Pelo que?!? E se eles podem, porque o Meteor, que emite IR o tempo todo, não poderia? Na verdade em princípio o Meteor vai aparecer nos sensores IRST de seus possíveis alvos muito antes dos mísseis que estiverem viajando por inércia, tornando mais fácil escapar dele nem que seja com uma meia-volta e uma arrancada supersônica em mergulho (coisa que um AEW também não pode fazer).


Olha Leandro a partir daqui vira exercício do "eu acho" ... "eu acho" que não vale a pena ... :D mas o Thor fez um texto muito elucidativo sobre o NEZ do Meteor ... e veja só, ACREDITO, que não dá tempo do SU dar meia volta acionar o PC e escapar do Meteor e seu Ramjet ... mas vou deixar quem sabe mais que eu falar sobre o assunto ... se possível vamos ouvir o Thor ...
LeandroGCard escreveu:
E ouço falar de R37 desde minha juventude, estou com meio século, hoje !
O R-37 é hoje uma arma padrão do Mig-31 upgraded.


Leandro G. Card
Leandro matéria de Carlo Kopp :

AIM-120 COMBAT SUCESSO (US DoD)

Encontro---------------Alvo----------Atirador------------Míssil------------Localização
27 de dezembro 92-------- MiG-25-------- F-16-------- AIM-120A-------- Iraque
17 de janeiro 93-------- MiG-23-------- F-16-------- AIM-120A-------- Iraque
28 fev 94---------------- Galeb-------- F-16-------- AIM-120A-------- Bósnia
24 março 99-------- MiG-29-------- F-16 *-------- AIM-120B-------- Kosovo (RNeAF)
24 março 99-------- MiG-29-------- F-15-------- AIM-120C-------- Kosovo
24 março 99-------- MiG-29-------- F-15-------- AIM-120C-------- Kosovo
26 março 99-------- MiG-29-------- F-15-------- AIM-120C-------- Kosovo
26 março 99-------- MiG-29-------- F-15-------- AIM-120C-------- Kosovo
04 de maio de 99-------- MiG-29-------- F-16-------- AIM-120A-------- Kosovo

http://www.ausairpower.net/APA-Rus-BVR-AAM.html

Sinto falta de gráficos assim sobre os mísseis russos !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76388 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 8:03 pm

O que você esqueceu de mencionar do texto do Kopp é que a quantidade de AIM-120 lançados para acertar esses alvos foi gigante comparando o tipo de alvo. E o fato desses Mig-29 só serem Mig-29 "no nome", porque não eram aeronaves com a menor condição de combate (radar não estava operacional), uma ou duas eram aeronaves de treinamento, desarmadas, etc.

Do próprio texto do Kopp:
Most AIM-120 AMRAAM kills to date have involved 1980s export variants of the MiG-29 Fulcrum, with mediocre electronic warfare fit and often inoperative systems. These are not representative targets in the current Pacific Rim environment.

The performance of the AIM-120A/B/C models in combat to date has not been spectacular. Test range trials have resulted in stated kill probabilities of 85 percent out of 214 launches for the AIM-120C variant. Combat statistics for all three variants are less stellar, amounting to, according to US sources, ten kills (including a friendly fire incident against a UH-60) of which six were genuine BVR shots, for the expenditure of just over a dozen AIM-120 rounds. The important parameter is that every single target was not equipped with a modern defensive electronic warfare package and therefore not representative of a state-of-the-art Flanker in a modern BVR engagement. Against such "soft" targets the AIM-120 has displayed a kill probability of less than 50 percent [1].
Ou seja... contra aeronaves sem a menor condição de Defesa eletrônica a quantidade de acertos do AIM-120 é em torno de 50% em condições de combate e olhe lá.

Como bem mencionou o Bolovo, não é a toa que Itália, Inglaterra e outros países da Europa estão indo de F-35.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76389 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 8:10 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Um dado interessante abordado pela Saab e talvez despercebido pela maioria é que aeronaves stealth com radar em off, dependem das mesmas emissões que os suécos tentam capturar em silêncio radar ... ou seja 4ªG não vêem caças Stealth e TAMBÉM NÃO SÃO VISTOS com AESA Stealth em off ... vão depender de emissões para ver o oponente sem serem percebidos ...

Vira uma guerra de sensores, porque a eficiência stealth limita-se à exposição aos radares ativos, ou seja, não é visto por radares inimigos, porém continuam expostos ao IRST, EW e sensores de contra-medidas ... e se LIGAREM o Radar também serão "vistos" através das emissões eletromagnéticas ... o F-22 com radar "on" fica visível através das emissões de seu radar AESA.
Para resolver isso basta "1" F-22 ou F-35 ou PAK ligar o radar... achar as aeronaves de 4 geração, transmitir a localização delas e os demais F-22 ou F-35 ou PAK fazerem a festa.

Simples.
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Muito simples mesmo ... e quem ligou o radar não recebe nada em troca ?

Mas esses suécos são muito burros mesmo ! :roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76390 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 8:14 pm

Bolovo escreveu:O Kirk só esquece que a maioria dos radares tem tecnologia LPI (Low Probability of Intercept), o que torna muito difícil de ser localizado. Outra coisa, muito curiosa por final, é esses textinhos propaganda do Gripen NG. O Gripen NG será um caça de quarta geração como qualquer outro, o radar Raven dele é muito parecido com o CAPTOR-E do Eurofighter, também produzido pela Selex, idem para o seu IRST, que é muito baseado no PIRATE. Porém, mesmo esses países que tem o Eurofighter, estão indo atrás do F-35, como Inglaterra e Itália, entrando no mundo da quinta geração. Porque será, né?
Eu não me esqueço de nada Bolovo, o Gripen NG está um passo à frente está sendo PROJETADO para essa situação ... quando Eurofighter tornou-se operacional nem havia projeto de F-35 ... são ameaças que não conhecia, isso serve também para o Rafale.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76391 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 8:23 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu: Para resolver isso basta "1" F-22 ou F-35 ou PAK ligar o radar... achar as aeronaves de 4 geração, transmitir a localização delas e os demais F-22 ou F-35 ou PAK fazerem a festa.

Simples.
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Muito simples mesmo ... e quem ligou o radar não recebe nada em troca ?

Mas esses suécos são muito burros mesmo ! :roll:
Sim... mas levando em consideração as distâncias envolvidas... você não vai colocar a aeronave com o radar ligado na frente tipo "boi de Piranha".

E por favor... sério... sem drama... os suecos não são burros, ninguém aqui está dizendo isso!!

Então vamos parar com essa bobeira.

Esse é um problema extremamente complicado de ser resolvido.

Só isso.

PS: Posts com desnecessário drama serão apagados.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76392 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 15, 2015 8:26 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:O Kirk só esquece que a maioria dos radares tem tecnologia LPI (Low Probability of Intercept), o que torna muito difícil de ser localizado. Outra coisa, muito curiosa por final, é esses textinhos propaganda do Gripen NG. O Gripen NG será um caça de quarta geração como qualquer outro, o radar Raven dele é muito parecido com o CAPTOR-E do Eurofighter, também produzido pela Selex, idem para o seu IRST, que é muito baseado no PIRATE. Porém, mesmo esses países que tem o Eurofighter, estão indo atrás do F-35, como Inglaterra e Itália, entrando no mundo da quinta geração. Porque será, né?
Eu não me esqueço de nada Bolovo, o Gripen NG está um passo à frente está sendo PROJETADO para essa situação ... quando Eurofighter tornou-se operacional nem havia projeto de F-35 ... são ameaças que não conhecia, isso serve também para o Rafale.
Kirk,

O Typhoon não está parado no tempo e não vai ficar parado no tempo, né? O Gripen E é um upgrade de um avião que já está voando aí a bastante tempo também.

E sim, quando o Typhoon ficou operacional o F-35 já existia sim.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76393 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 8:28 pm

A Lima para com essas ameaças ... treteu não leu vai apagar ... acho que vou parar de comentar teus posts véio, vc quer provar que manga é laranja e quem discorda tá fazendo drama ???

Os suécos fazem uma afirmação e tu começa dizendo "muito simples" basta isso que vai tudo por agua abaixo ... só pode achar que os suécos são ingênuos, sabem nada !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76394 Mensagem por kirk » Ter Set 15, 2015 8:32 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Eu não me esqueço de nada Bolovo, o Gripen NG está um passo à frente está sendo PROJETADO para essa situação ... quando Eurofighter tornou-se operacional nem havia projeto de F-35 ... são ameaças que não conhecia, isso serve também para o Rafale.
Kirk,

O Typhoon não está parado no tempo e não vai ficar parado no tempo, né? O Gripen E é um upgrade de um avião que já está voando aí a bastante tempo também.

E sim, quando o Typhoon ficou operacional o F-35 já existia sim.

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Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76395 Mensagem por Penguin » Ter Set 15, 2015 8:33 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Ou bastou os Su-35 avançarem com os Irbis-E em potência máxima, no modo "long range detection mode" para serem detectados e traqueados antes de detectarem algum Gripen E/F. Só saberão o que está acontecendo quando seus EW detectarem o radar ativo do Meteor.
"Um" ou "dois" Su-35 podem fazer isso... mais de longe... agindo como AEW e as demais aeronaves do mesmo elemento podem estar mais perto e utilizarem as informações recebidas via datalink para mandarem os RVV-SD e R-37 para cima dos adversários.

Os Gripen só saberão o que está acontecendo quando detectarem as salvas dos radares ativos dos RVV-SD e dos R-37 na direção deles. Mas como eles estão em 'modo passivo' antes disso só saberão do Su-35 fazendo papel de mini-aew.

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Lima,

A que distância os Gripens seriam detectados?
300km? 200km? Em um modo do radar que que não se obtém solução de fogo, está restrito a um setor limitado (100 graus. E os outros 260 graus?) e possui varredura relativamente lenta.
O EW do inimigo captará essa emissões além dessa distância em que ele detectará algo.
O inimigo vai deduzir que pode haver outros Su-35 e se disporá geometricamente para fazer frente a essa possibilidade.
Qd o Su-35 emissor for abatido sem saber o que está acontecendo, algum outro do grupo dos Flanker ligará o radar e poderá ficar vulnerável tb. Se houver um E-99 apoiando as CAPs do inimigo, mais complicada se torna a tarefa dos Flanker.
Resumo da opera: é um jogo de xadrez em que não há certeza previa de quem sairá vencedor.




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