Página 4710 de 5753
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Jan 22, 2014 6:56 pm
por Penguin
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Jan 22, 2014 7:14 pm
por Penguin
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 10:40 am
por Alcantara
Gostei do painel do JAS-39E/F Gripen (além, claro, de todas as características relacionadas acima)! O "full glass-cockpit" fará, claramente, parte do futuro da aviação de caça.
Será que os nossos virão assim ou a história do AMX se repetirá (comprado de acordo com os requisitos pela Itália enquanto que, pelo Brasil, foi comprado capado pra ter os avionicos instalados depois)?
A AEL não iria fazer os painéis do F/A-18E/F Block-III? Será que ela será selecionada para produzir, quem sabe, os painéis dos nossos Gripens?
Super Hornet Large Display

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 10:50 am
por Alcantara
A possibilidade de empuxo vetorado no Gripen existe/existiu.
Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.
According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."
http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 11:49 am
por FCarvalho
Esta questão da turbina, como já falado aqui e noutros tópicos, dificilmente se verá outro modelo que não a F-414G, uma vez que a GE é parceira de risco no Gripen NG.
Mas, contudo, entretanto, uma vez que...

como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça....
Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.
A ver.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 11:56 am
por FCarvalho
Esta questão da turbina, como já falado aqui e noutros tópicos, dificilmente se verá outro modelo que não a F-414G, uma vez que a GE é parceira de risco no Gripen NG.
Mas, contudo, entretanto, uma vez que...

como neste momento tudo ainda é uma questão de negociação, e estamos claramente na fase de negociar, em relação ao 'nosso' GRIPEN... nada impede também que a Eurojet, ligada a RR - que não por acaso tem os dois pés juntos plantados aqui - se obrigue a abster-se de nos oferecer esta EJ-230 para compor a nossa versão daquele caça....
Afinal, vetoração de empuxo e supercruise seriam uma boa pedida e um grande diferencial para qualquer caça. Ainda mais um como o nosso que será um 4,5a G em meio a um cenário na próxima década cheios de caças de 5a G.
A ver.
abs
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 2:07 pm
por Bolovo
Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 2:09 pm
por kirk
Penguin escreveu:
New External Fuel Tanks long range
http://www.youtube.com/watch?v=oSeB7dZPSxc
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 2:29 pm
por Luís Henrique
Alcantara escreveu:A possibilidade de empuxo vetorado no Gripen existe/existiu.
Eurojet aims EJ200 variant at thrust vectored Gripen
"Eurojet has proposed to Saab a 102kN (23,000lb)-thrust version of its engine, called the EJ230, combined with an axisymmetric thrust-vectoring nozzle from Spanish Eurojet partner ITP, and a control system from Daimler-Benz Aerospace (Dasa) subsidiary MTU.
According to Eurojet, the increased thrust will be achieved by measures including the addition of a new higher pressure-ratio fan."
http://www.flightglobal.com/news/articl ... pen-37567/
Apesar da notícia ser bem antiga seria uma boa.
Ficaríamos ainda mais livres da coleira do tio sun.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 3:20 pm
por Alitson
Bolovo escreveu:Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.
[]s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 4:48 pm
por Brasileiro
Alitson escreveu:Bolovo escreveu:Eu sou o único que acha que esse estilo de cockpit de tela única e sem HUD que foi criado pro F-35 e que virou moda no ocidente é um erro?
Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.
[]s
Esse cockpit aqui?
Espero que já não entre em operação obsoleto...
Guarda semelhança com o do PAK-FA, com um grande HUD e um head-down-display de uma tela só (ao contrário das duas do PAK-FA, acho a nossa melhor) e um display de dados entre ambos.
Ainda dá tempo para mudar, mas se for para manter o HUD o meu palpite seria que dessem um jeito de eliminar o pequeno display de entrada de dados e deixar o HUD imediatamente acima da tela de LCD, acho que facilitaria a vida do piloto ao não ter de deslocar tanto o olhar quando alternar a atenção entre o HUD e o painel.
abraços]
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 7:07 pm
por Justin Case
Brasileiro, boa noite.
Eu não gostei desse. Achei muito "head down".
Abraço,
Justin
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 7:32 pm
por kirk
Para Large Área Display do SH, foi contratada a Elbit cujos trabalhos de desenvolvimento estão ocorrendo no Brasil pela AEL
abs
kirk
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 7:34 pm
por kirk
Brasileiro escreveu:Alitson escreveu:
Bolovo, o ALL IN ONE da AEL, ao qual deverá ser usado no JAS-39EBR contempla o uso de HUD.
[]s
Esse cockpit aqui?
Espero que já não entre em operação obsoleto...
Guarda semelhança com o do PAK-FA, com um grande HUD e um head-down-display de uma tela só (ao contrário das duas do PAK-FA, acho a nossa melhor) e um display de dados entre ambos.
Ainda dá tempo para mudar, mas se for para manter o HUD o meu palpite seria que dessem um jeito de eliminar o pequeno display de entrada de dados e deixar o HUD imediatamente acima da tela de LCD, acho que facilitaria a vida do piloto ao não ter de deslocar tanto o olhar quando alternar a atenção entre o HUD e o painel.
abraços]
Salvo engano essa ilustração é do Super Hornet.
http://creditorial.com.br/portal/notici ... px?id=2493
abs
kirk
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Jan 23, 2014 7:49 pm
por kirk
Usada também para o Gripen :
Elbit Systems Cockpit NG - Smart 22" HD central display. Photo: Elbit Systems
http://www.defense-update.com/features/ ... pdate.com)
Elbit / AEL - Elbit builds on over three decades of experience in training and simulation programs and offers comprehensive solution that span THE FULL MILITARY SPECTRUM
http://www.armyrecognition.com/fidae_20 ... 03125.html
É muito provável que essa seja a solução a ser adotada para Gripen-NG-BR
Abs
kirk