Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: Aviação do Exército

#691 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 02, 2009 9:52 am

Parabéns ao 4ºBAvEx e à Aviação do Exército.

[]'s

Alberto -
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#692 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 02, 2009 6:39 pm

binfa escreveu:
Walterciclone escreveu:Senhores o negócio do Mi-35 para o EB entrou em banho-maria. Novidades só em Dezembro09.
Então quer dizer que as 4 aeronaves (opções) retornam para o cliente original, a FAB?.
Não. Mas as 4 aeronaves adicionais vão levar mais tempo para chegar. Não sei que raio de bode apareceu. Mas a coisa está sendo postergada.

Esse post aí de cima é de 2 de novembro. Agora, depois do post do Pêpe Rezende..., tá tudo esclarecido... [005]

Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Dez 14, 2009 2:29 am, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#693 Mensagem por binfa » Seg Nov 02, 2009 9:45 pm

Walterciclone escreveu:
binfa escreveu: Então quer dizer que as 4 aeronaves (opções) retornam para o cliente original, a FAB?.
Não. Mas as 4 aeronaves adicionais vão levar mais tempo para chegar. Não sei que raio de bode apareceu. Mas a coisa está sendo postergada.
Ok Walter, obrigado pelo retorno.

Como disse o Lord, vamos assirnar logo os contratos (compras), para caso o PSDB ganhe as proximas eleições, o mesmo não "trave" o reaparelhamento das FA's.

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#694 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 02, 2009 10:11 pm

Walter, algo sobre Blackhawk pro EB ou morreu de vez?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#695 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 02, 2009 10:46 pm

Bolovo escreveu:Walter, algo sobre Blackhawk pro EB ou morreu de vez?
Não sei se tem algo a ver, mas parece que os ianques "exageraram" na renovação do contrato de manutenção.
Carece de confirmação.

Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#696 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 08, 2009 10:58 am

O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse ontem abertamente que tem dúvidas de que os EUA vão cumprir a promessa de transferir tecnologia caso o Brasil opte pela compra dos caças americanos da Boeing. "O problema com os Estados Unidos é o passado. O passado é o grande exemplo de embargo em transferência de tecnologia. Agora hoje assistimos a isso aqui: as informações que tivemos no CTEX em relação a alguns produtos" [que os EUA venderam, mas não transferiram a tecnologia], disse Jobim no Centro Tecnológico do Exército, no Rio de Janeiro.

Um caso simbólico foi o veto dos EUA à venda de aviões Super Tucanos, que tinham componentes americanos, à Venezuela. Jobim disse que ainda não recebeu da aeronáutica os relatórios técnicos com a avaliação dos três caças -o francês Rafale, da Dassault, o Super Hornet, da Boeing, e o sueco Gripen NP, da Saab. De acordo com ele, esse material deve ser entregue a ele no fim do mês. Segundo Jobim, "se não houver nenhuma objeção técnica, a decisão [da licitação] é política". Ao conversar com os oficiais do CTEX, Jobim fez questão de perguntar se tinham componentes estrangeiros e como era a transferência de tecnologia.

Em vários casos, disse, "tivemos informações de que uma empresa americana só poderia fornecer daqui a dez anos, pelo preço altíssimo, o que mostra que são mecanismos de embargo. Isso faz parte do jogo. Todos os países do mundo não querem que os outros se desenvolvam, mas o Brasil vai se desenvolver tecnicamente", afirmou.

A Folha ouviu um alto oficial das Forças Armadas que relatou diversos problemas com os EUA neste assunto -e citou o caso da compra de quatro helicópteros Blackhawk adquiridos pelo Exército em um pacote que previa outras seis aeronaves. O contingenciamento de recursos impediu o restante do negócio: segundo esse militar, os norte-americanos se recusaram a trocar o motor e a atualizar os helicópteros. Outros episódios em que fabricantes norte-americanos dificultariam as vendas e o acesso a novas tecnologias são frequentes, disse.

Ontem, o jornal francês "Libération" publicou que a Dassault reduziu em 40% o valor do avião, de 90 milhões para 50 milhões. A Dassault nega.
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/0 ... 7nov09.htm

Alberto -
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#697 Mensagem por R.A.Barros » Dom Nov 08, 2009 3:00 pm

Por que a FAB nunca operou Panteras?

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Emilio Machado
Júnior
Júnior

#698 Mensagem por Emilio Machado » Dom Nov 08, 2009 3:09 pm

Tantose fala do PSDB mas devo lembrar-los que quem implantou o SIVAM foi o FHC ...
Reparem q as compras so foram feitas no final do governo LULA pq ele sabe q a dilma ganhará mts votos dentro das FA graças ao reaparelhamento ...

Bolovo
Sênior
Sênior

#699 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 08, 2009 4:16 pm

R.A.Barros escreveu:Por que a FAB nunca operou Panteras?
Acho que nunca precisaram. Tinham 50 UH-1, não sei quantos Puma e tal. Alias, nunca gostei do Pantera como heli de exército, acho ele muito pequeno, bem aquém de Puma, Huey e Blackhawk. Mas foi o que deu para criar o Avex.

R.A.Barros
Sênior
Sênior

#700 Mensagem por R.A.Barros » Dom Nov 08, 2009 6:33 pm

Bolovo escreveu:
R.A.Barros escreveu:Por que a FAB nunca operou Panteras?
Acho que nunca precisaram. Tinham 50 UH-1, não sei quantos Puma e tal. Alias, nunca gostei do Pantera como heli de exército, acho ele muito pequeno, bem aquém de Puma, Huey e Blackhawk. Mas foi o que deu para criar o Avex.
Hm....
O exército pretende padronizar sua frota de helicópteros ?
Quais seriam os substitutos do Pantera e do Esquilo ? Os cougars ainda voarão muito pelo EB ?

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Bolovo
Sênior
Sênior

#701 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 08, 2009 7:59 pm

Não sei, acho que sim. Acredito que o Cougar, Blackhawk e EC-725 vão ser os helis de transporte, os Pantera serão convertidos para ataque e os Fennec ainda continuarão até serem substituídos um dia por um genuino heli de ataque.

Moccelin
Sênior
Sênior

#702 Mensagem por Moccelin » Dom Nov 08, 2009 9:15 pm

O Cap Piffer seria a pessoa ideal pra responder essa pergunta, mas até onde eu sei a AvEx foi montada com um pacotão da Eurocopter, sempre ouço que teve MUITO peso político atrás da decisão dos meios da AvEx, tem a Helibrás e tal. Como na época o EB estava num perrengue danado acabou aceitando o que ofereceram. Mas é aquilo, com eles criamos nossa doutrina, com eles a AvEx vai manobrar por um bom tempo, então viva o Pantera!

Sobre os Cougar, obviamente eles vão operar por MUITO tempo, são os equipamentos mais novos do nosso inventário.

The cake is a lie...
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#703 Mensagem por Piffer » Dom Nov 08, 2009 9:46 pm

Fotos da Operação Curare V: http://vootatico.com.br/archives/3414

Carpe noctem!
R.A.Barros
Sênior
Sênior

#704 Mensagem por R.A.Barros » Qua Nov 11, 2009 1:35 am

Agora é 00:30hs, passou um esquilo bem do lado de casa, visibilidade aqui não é das melhores, o helicóptero passou com todas as luzes desligadas, não se via nada, apenas se ouvia o barulho. Minha dúvida, o que um helicóptero esquilo faz em cima de casa quase 1 hora da manhã ? (ouvi ele decolando as 00:00)

E outra, esquilo não tem luz ? por que não ligou elas? Ele se orienta pelo o que ? GPS? pelo o que eu sei, os helicópteros pousam nos campos dos quarteis, que por sinal, não tem nenhuma iluminação, então como o piloto pousou? Ele é do 3°Bavex de Taubaté/Campo Grande.

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 611 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#705 Mensagem por saullo » Qua Nov 11, 2009 10:57 am

Pode ser treinamento ou alguma precaução devido ao apagão.

Abraços

Responder