TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68101 Mensagem por JT8D » Dom Dez 09, 2012 10:40 pm

Túlio escreveu:Até a 5000 vamos estar sabendo TUDO!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Bom, se tivermos aprendido algo sobre o que realmente determina decisões como a do FX, já terá valido a pena.

Abraços,

JT




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68102 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 10, 2012 12:51 am

Acho que é pertinente colocar aqui também, pois é de um caça concorrente do FX2:

Gripen com a antena AESA dele, a Raven:


Imagem


Eu contei 3 vezes (deu uma diferença de apenas 1 módulo nas contagens).

Tem 987 módulos (ou 988).


Então, listando o número de módulos das antenas AESA dos caças, em ordem decrescente:

APG 77 (do F-22), segundo a Jane`s: cerca de 2.000 módulos

NIIP N050 (do Pak Fa): 1.526 módulos

Captor-E (também denomidado CAESAR-Typhoon): 1.426 módulos *

APG 79 (Super Hornet): 1.100 módulos

APG 80 (do F-16 Block60): 1.000 módulos

RAVEN (GripenE/F): 987 módulos

RBE2AA (Rafale) 838 módulos

* corrigido




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Dez 10, 2012 2:39 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68103 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 10, 2012 1:11 am

Este dado do Captor você pode compartilhar de onde pegou.

Podemos supor que o Eurofighter terá um radar superior ao Super Hornet?

Não entendo esta diferença, sendo que o SH é bem maior.
Deveria ter espaço para um radar maior.

Ah, faltou o Irbis-E do Su-35. Mesmo sendo um radar ESA, como participou do FX2, acho importante compartilhar.
São 1.772 módulos.

Interessante notar que o Pak-Fa terá um radar com número menor de módulos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68104 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 10, 2012 1:27 am

Falando de radar AESA, outra coisa interessante é o radar Zukh AE do MiG-35.

No teste indiano o radar não agradou.
Foi divulgado que um dos pontos fracos era o radar.

Atualmente sabemos que tratava-se de um radar demonstrador que possui apenas 680 módulos e uma antena com 500mm.
O alcance de detecção ficou em 148 km e o mapeamento do terreno com resolução de 5x5m.
Já a versão definitiva terá uma antena com 680mm e 1016 módulos. O Alcance de detecção será de 200 km e o mapeamento terá resolução de 1x1m.


3 considerações:

1) O Gripen teria um desempenho semelhante ao MiG-35 com radar definitivo???
Foi dito que o alcance de detecção do Gripen, mesmo com o AESA será inferior aos demais por causa da pouca potência gerada pelo caça.

2) O radar do Rafale Definitivo teria estes 838 módulos, ou a imagem divulgada seria apenas da versão demonstrador.

3) O Eurofighter sendo do mesmo tamanho do Rafale e menor que o SH, terá um radar com quase o dobro de módulos que o Rafale?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68105 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 10, 2012 2:37 am

Luís Henrique escreveu:Este dado do Captor você pode compartilhar de onde pegou.

Podemos supor que o Eurofighter terá um radar superior ao Super Hornet?

Não entendo esta diferença, sendo que o SH é bem maior.
Deveria ter espaço para um radar maior.

Ah, faltou o Irbis-E do Su-35. Mesmo sendo um radar ESA, como participou do FX2, acho importante compartilhar.
São 1.772 módulos.

Interessante notar que o Pak-Fa terá um radar com número menor de módulos.
O número de módulos do Captor-E (aliás tem 1.426 módulos e não 1.454. Eu equivocadamente coloquei 28 a mais, por causa do sono. São mais de 2h da madrugada)...
According to a calculation by a senior EADS radar expert, the Captor-E, which will use 1,426 T/R modules and is scheduled to be integrated onto the Eurofighter Typhoon in 2015, is capable of recognizing the F-35 at around 59 kilometers away.
fonte: http://www.koreatimes.co.kr/www/news/na ... 97236.html

A primeira vez que eu li sobre esse número de módulos nem foi daí. Eu estava procurando o número de módulos dele e acabei caindo no site de uma revista especializada em defesa alemã.

Sim, o Captor-E terá um radar mais potente que o APG 79. Só perderá para o radar do Pak Fa e do F-22.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68106 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 10, 2012 2:48 am

Luís Henrique escreveu:Este dado do Captor você pode compartilhar de onde pegou.

Ah, faltou o Irbis-E do Su-35. Mesmo sendo um radar ESA, como participou do FX2, acho importante compartilhar.
São 1.772 módulos.

Interessante notar que o Pak-Fa terá um radar com número menor de módulos.
Os módulos do N050 NIIP (radar do Pak Fa) são ativos. Embora sendo em números menores que o Irbis-E, não significa que terá um desempenho menor.
As antenas AESA de mesmas dimensões que a PESA tem um desempenho de cerca de 40% maior. Vide o caso do Rafale, onde a troca da antena PESA pela AESA, manteve os 55cm de diâmetro, mas aumentou o alcance entre 40 e 50%.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68107 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 10, 2012 2:50 am

Luís Henrique escreveu:
3 considerações:

1) O Gripen teria um desempenho semelhante ao MiG-35 com radar definitivo???
Foi dito que o alcance de detecção do Gripen, mesmo com o AESA será inferior aos demais por causa da pouca potência gerada pelo caça.

2) O radar do Rafale Definitivo teria estes 838 módulos, ou a imagem divulgada seria apenas da versão demonstrador.

3) O Eurofighter sendo do mesmo tamanho do Rafale e menor que o SH, terá um radar com quase o dobro de módulos que o Rafale?
Amanhã à noite eu respondo. Estou morrendo de sono e tenho de acordar cedo.

Fui!!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68108 Mensagem por J.Ricardo » Seg Dez 10, 2012 9:53 am

Esses acordos e parcerias com os EUA (caso hipotético de uma parceira para um treinador e caça de 5ª geração) tem que ser analisados (por quem é de direito) com muito cuidado, o A/T-50 coreano é cheio de restrições para não concorrer com o F-16...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68109 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 10, 2012 3:47 pm

Com todo mundo caindo na P$%#&*!... para ter um pedacinho que preste no projeto do F-35, alguém imagina o Brasil ser "parceiro" de projeto de avião de 5 Geração americano sem desagradar gregos, romanos, troianos, anglicanos e CIA (Literalmente :lol: )?

Srs... vamos parar para pensar um pouco. ;)

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68110 Mensagem por sapao » Seg Dez 10, 2012 8:55 pm

Carlos Lima escreveu:Com todo mundo caindo na P$%#&*!... para ter um pedacinho que preste no projeto do F-35, alguém imagina o Brasil ser "parceiro" de projeto de avião de 5 Geração americano sem desagradar gregos, romanos, troianos, anglicanos e CIA (Literalmente :lol: )?

Srs... vamos parar para pensar um pouco. ;)

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CB,
posso estar enganado mas acredito que o F-X será o ultimo caça que iremos (se comprarmos, claro) adquirir tripulado.
O F-35, para mim, já está com morte cerebral e so falta alguem com "balls of steel" para ir desligar os aparelhos; qualquer projeto russo e chines tem como objetivo enfrentar o F-22. E qualquer coisa que voar alem disso como caça NÃO vai ser tripulado.
Coisa que não nos preocupa por varias razões, novamente na minha opinião.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68111 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 10, 2012 11:30 pm

Luís Henrique escreveu:
Foi dito que o alcance de detecção do Gripen, mesmo com o AESA será inferior aos demais por causa da pouca potência gerada pelo caça.
Isso não tem sentido. Se eles quisessem um radar menos potente, colocariam menos módulos nele.
Luís Henrique escreveu: 2) O radar do Rafale Definitivo teria estes 838 módulos, ou a imagem divulgada seria apenas da versão demonstrador.
Todas as imagens dos radares RBE AESA tem o mesmo número de colunas. E basta vc contar uma linha só central. O aferimento é rápido. Vc vai observar que os números são sempre iguais.
Luís Henrique escreveu: 3) O Eurofighter sendo do mesmo tamanho do Rafale e menor que o SH, terá um radar com quase o dobro de módulos que o Rafale?

Observe as imagens:

Raven:

Imagem

CAESAR:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Rafale com o RBE AESA exposto:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

A antena do Rafale é fixa, praticamente não tem angulação alguma (é de apenas 5 graus) e o caça tem o bico muito afunilado:

Imagem


Observe o bico do Typhoon:

Imagem


Do Super Hornet:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

e do GripenNG

Imagem




Tanto as antenas AESA do GripenNG quanto do Typhoon são bastante inclinadas pois rotam (não no modo tradicional das antenas mecânicas) com o intuito de aumentar o campo de deteccão. Pelo fato dessas antenas serem inclinadas, elas podem ser maiores do que se fossem perpendiculares como do Rafale encaixadas num mesmo diâmetro.

E nem daria para os franceses optarem por colocar uma antena de funcionamento swashplate por causa desse bico bem afunilado.

Os franceses não colocam uma antena maior no Rafale porque não querem. Porque não podem. Eles teriam de fazer uma boa mudança e não sei se estão dispostos a isso.




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Dez 11, 2012 12:01 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68112 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 10, 2012 11:54 pm

Tabela mais completa sobre radares AESA de caças de 4,5 e 5 geração conhecidos.

Em ordem decrescente:


APG 77 (F-22), segundo a Jane`s: cerca de 2.000 módulos

NIIP N050 (Pak Fa): 1.526 módulos

APG 63(V2) (F-15): 1.500 módulos

Captor-E (CAESAR-Typhoon): 1.426 módulos

APG 81 (F-35): 1.200 módulos

APG 79 (Super Hornet): 1.100 módulos

Zhuk AE (Mig 35): 1.016 módulos

APG 80 (do F-16 Block60): 1.000 módulos

RAVEN (GripenE/F): 987 módulos

RBE2AA (Rafale): 838 módulos




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68113 Mensagem por Boss » Ter Dez 11, 2012 12:19 am

Amanhã começa o tour da Dilma. Vamos esperar para ver quantas idas e vindas o FX-2 vai dar em uma semana... para depois voltar para a tumba. :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68114 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 11, 2012 12:35 am

Não é sem sentido.
O alcance de detecção do radar não é medido apenas pelo número de módulos.
A potência da emissão também conta.
Entra, diretamente a tecnologia da antena, o tamanho, etc.
A capacidade de resfriamento do sistema.

Também sabemos que radares AESA processam MUITO mais informações que às versões anteriores. Desta forma o poder computacional conta muito também.

O Rafale leva vantagem frente ao Gripen e o Super Hornet leva vantagem frente ao Rafale, pois a tecnologia está mais MADURA.

Sobre o sistema swashplate ele PERDE uma das vantagens do arranjo fixo, a RCS aumenta.
Ou seja, o AESA do Gripen e do Eurofighter terão a vantagem de maior ângulo de visão, em contrapartida o arranjo fixo utilizado no Super Hornet e no Rafale são superiores em REDUZIR a RCS do caça.

Antigamente eu não gostava muito do Rafale. Gostava mais de força bruta. Mas entendo que o caça foi projetado para operar de forma mais DISCRETA.
Pode perder um pouco no alcance de detecção do radar, mas operando com aeronaves AEWC´s acaba levando vantagem contra à maioria das ameaças da 4ª geração.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68115 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 11, 2012 1:13 am

Luís Henrique escreveu: Não é sem sentido.
O alcance de detecção do radar não é medido apenas pelo número de módulos.
A potência da emissão também conta.
Entra, diretamente a tecnologia da antena, o tamanho, etc.
A capacidade de resfriamento do sistema.

Também sabemos que radares AESA processam MUITO mais informações que às versões anteriores. Desta forma o poder computacional conta muito também.

18% a mais de módulos que o Raven tem não é irrelevante, ao contrário.

O que vc tem de dados concretos para contrapor que o radar do Rafale, mesmo tendo 18% a menos dde módulos do GripenNG tem um desempenho superior?Processamento? qual a capacidade superiora que ele teria frente ao Gripen?

a antena do Gripen tem 150 mais módulos que a do Rafale. Vc acha que a antena AESA do caça francês é maior que a do caça sueco?? :?

Capacidade de resfriamento do sistema: por acaso os suecos nem seriam capazes de prover uma adequada??? :?

Luís Henrique escreveu:Sobre o sistema swashplate ele PERDE uma das vantagens do arranjo fixo, a RCS aumenta.
Ou seja, o AESA do Gripen e do Eurofighter terão a vantagem de maior ângulo de visão, em contrapartida o arranjo fixo utilizado no Super Hornet e no Rafale são superiores em REDUZIR a RCS do caça.
Ao contrário: quanto mais inclinada uma antena do caça, menos as ondas do radar do caça adversário são rebatidas e voltam para ele, portanto mais discrição radar. Tanto é que o padrão é ter um caça com a antena funcionando passando os dados para os outros do grupo, que ficam com a antena desligada. Ao serem desligadas elas viram para cima a fim de evitar o retorno radar aos caças adversário.s




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