TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
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Rafale
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68071 Mensagem por Brasileiro » Dom Dez 09, 2012 5:58 pm

Boss escreveu: Cair nessa charla de "O acordo estabelece, por exemplo, apoio à comercialização dos Super Tucanos A-29 e do avião de transporte KC-390 em mercados inacessíveis ao Brasil. Também está prevista a construção conjunta de um avião de treinamento para pilotos, que poderá ser vendido a países da América Latina, a integração de armamentos nos Super Tucanos e o desenvolvimento de um jato multiemprego de quinta geração para ser comercializado em nível mundial. Num gesto inédito, a Boeing se compromete ainda a abrir um centro tecnológico no Brasil." é praticamente sepultar qualquer desenvolvimento de caças nacionais para, no mínimo, os próximos 30 anos.
Eu nunca imaginei mesmo que o Brasil fosse desenvolver no futuro algum "caça nacional". Aliás, na END, consta o desenvolvimento de uma aeronave de 5ª geração, em parceria com algum(s) outro país.

Nada mais natural. Hoje, se você não é uma superpotência, dificilmente irá desenvolver sozinho um caça de 5ª geração, a não ser que seja um caça mais simples como o Tejas ou KAI T-50. O que há de conversas sobre novos caças, longe do eixo das grandes potências, são associações como Turquia e Coréia do Sul mais Itália, ou Índia com a Rússia etc.

Considerando que dificilmente iremos adquirir mais do que uns 100 caças deste suposto novo modelo, nada mais interessante do que contar com um parceiro experiente que garanta a compra de outros tantos e ajude na comercialização do mesmo pelo mundo.

Nesse sentido, me parece que a Boeing percebeu que o F-35 não será capaz de preencher toda a demanda por caças leves ao redor do mundo e que há demanda por uma alternativa mais barata, porém de origem confiável.


abraços]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68072 Mensagem por Paisano » Dom Dez 09, 2012 6:00 pm

Para colaborar com o debate:
Hawker pode trazer Embraer de volta ao setor de turboélice

Fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=53057
Publicado em 02/08/2012 - por Fernando Valduga em Brasil, Executiva, Militar

Imagem
A linha de aeronaves executivas da Hawker Beechcraft, incluindo a família de turboélices
King Air, está a venda pois a empresa norte americana passa por problemas financeiros.
(Foto: Hawker Beechcraft)


Aos 80 anos de idade, a companhia americana Hawker Beechcraft colocou sua divisão de aviação executiva a venda. A empresa encontra-se hoje em processo de concordata após acumular dívidas com fornecedores e por causa do desaquecimento do mercado. Entre os interessados, figuram nomes como a Embraer e a também americana Cessna. A Hawker tem valor estimado de US$1,79 bilhão.

Apesar da situação difícil, a companhia ainda é uma das líderes mundiais no segmento de turboélices, aviões com menor custo do que os jatos executivos. Também são mais versáteis por pousar em pistas de terra.

Caso fique com o negócio, a Embraer garante sua volta ao segmento de turboélices, de lado desde que deixou de produzir o ultimo modelo Brasília, em 2008. A primeira proposta feita pela empresa brasileira, porém, não entusiasmou a companhia americana, que impôs como condições a manutenção das fábricas e dos empregos nos Estados Unidos e do plano de investimento, de acordo com Marcos Nogueira, diretor de Vendas da Hawker na América Latina. Procurada, a Embraer não quis se pronunciar.

Por enquanto, as conversas avançam com o grupo chinês Superior Aviation Beijing. As companhias estão em processo de due diligence e em 45 dias a americana vai decidir se aceita ou não as condições para a fusão. Caso a conversa com a Superior não avance, segundo Nogueira, a Hawker volta à mesa de negociações com a Embraer e a Cessna.

A Hawker produz o turbolélice King Air, um dos modelos mais bem-sucedidos da categoria — só no Brasil, o avião responde por quase 50% da frota local desse tipo de aeronave. Além disso, o segmento tem crescido em ritmo mais acelerado do que o de jatos.

A empresa também fabrica aviões militares, mas esta divisão não será colocada a venda.

Defesa

Imagem
A linha de aeronaves militares, como do T-6B Texan II, será mantido com a Hawker. (Foto: HBDC)

A companhia, porém, permanecerá com a divisão de defesa, considerada estratégica por concentrar importantes desenvolvimentos de tecnologia militar. A companhia produz o caça de treinamento e ataque leve AT-6, que concorre com o Super Tucano, da Embraer, numa concorrência com o governo americano da ordem de US$ 355 milhões. O resultado deverá sair no início do ano que vem. A Embraer chegou a vencer um certame anterior, mas a Hawker foi a Justiça contestar o resultada. . A Força Aérea dos EUA refez o processo de venda.

No ano passado, a Hawker obteve receita de US$ 1,28 bilhão com a venda de aviões e outros US$ 504 milhões com serviços de manutenção e de reestilização. Este ano, esse faturamento dever o ser menor já que a companhia descontinuou algumas linhas de produção em função do mercado em retração no mundo todo.

CREDENCIAIS

Desempenho da Hawker no ano passado

FATURAMENTO DA ÁREA DE AVIAÇÃO EXECUTIVA – US$ 1,78 bilhão
FATURAMENTO TOTAL – US$ 2,44 bilhões
PRODUÇÃO E ENTREGA – 280 aviões
FROTA EM OPERAÇÃO NO BRASIL – 333 turboélices – 48% do mercado local

Fonte: Brasil Econômico / Ana Paula Machado, via NOTIMP




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68073 Mensagem por Túlio » Dom Dez 09, 2012 6:43 pm

É no que dá deixarem MÚMIAS VÉIAS JOSTAFOGUENSES DA M'DAIRA postarem, é só notícia do tempo do guaraná de rolha. FATOS:

:arrow: O negócio da HB com os chinas FUROU!

:arrow: As ações da EMBRAER fecharam a semana com alta de 2,67%.

:arrow: A última notícia da HB é outra encrenca judicial que arranjaram, ao tentarem vender BEM abaixo do preço uns 20 jatos Hawker 4000 para gerar cash (medida desesperada), o que desvalorizaria as aeronaves dos demais clientes que já as possuem. O juiz da corte de falências negou o pedido da HB. Para não falar que a mesma HB pretende desativar sua linha de jatos, outra dor de cabeça pelos mesmos motivos, os proprietários de aeronaves reclamam de desvalorização e risco de falta de peças de reposição.

MINHA OPINIÃO: é furada se meter com essa empresa, vai acabar quebrando, pois de um lado há a falência e do outro clientes zangados com advogados ambiciosos...


PS.: fuente - Reuters.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68074 Mensagem por NovaTO » Dom Dez 09, 2012 6:50 pm

Luís Henrique escreveu:Por isto volto a dizer:

Não devemos tomar uma decisão pelas razões da FAB (visão micro), ainda que seja MUITO importante a opinião da força.
E MUITO MENOS tomar uma decisão pelas razões da Embraer ou da indústria (visão de lucro).

A decisão deve sim ser tomada pelo governo em um nível estratégico.

O melhor para o Brasil não é NECESSARIAMENTE a proposta que vai trazer mais dinheiro para a Embraer ou que vai agradar mais os pilotos e mecânicos da FAB.

Caro Luís Henrique,

O melhor para o Brasil (no caso dos caças), tem de passar necessariamente pela FAB( a que vai operar os mesmos), pela Embraer (principal beneficiada por qualquer programa de offset tecnológico, comercial e industrial, visto que a única empresa de aeronáutica brasileira, e ainda vinculada ao Governo Federal, seja através das ligações com a FAB ou seja através das participações que a mesma detém de forma indireta. Se o melhor para o Brasil for contra os interesses da FAB e da Embraer, será realmente o melhor para o Brasil? (Voltando a enfatizar, a compra dos caças dentro do FX-2).

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68075 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 09, 2012 6:51 pm

WalterGaudério escreveu: Caro Marino, respeito e estudo teu ponto de vista. Mas conheço Arno Augustin, e sei de onde veio a indicação de seu nome para o CA da EMBRAER. Sabendo quem deu o nihil obstat para a entrada dele no Conselho da empresa, só digo uma coisa. É um aviso claro para a direção da EMBRAER, o governo vai meter a mão de alguma forma(pesada) na gestão estratégica da empresa, no curto e médio prazos. E quem for contrário vai rodar. Anotem, dependendo do balanço do primeiro quadrimestre de 2013 o Curado não passa o dia das mães do ano que vem como comandante da empresa.

Vc sabe que, há tempos atrás uma das revistas semanais colocou que o círculo mais próximo da Dilma no Governo é composto por 5. Um deles é o Arno Augustin.
Eles são colegas há muito, desde quando ela estava no Rio Grande do Sul.

A Dilma, ao colocar o cara lá no Conselho da Administração, está mostrando que está dando muita atenção...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68076 Mensagem por Paisano » Dom Dez 09, 2012 7:24 pm

MÚMIAS VÉIAS JOSTAFOGUENSES DA M'DAIRA É O CACE#%&!!! :evil: [087]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68077 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 09, 2012 7:27 pm

Túlio escreveu:É no que dá deixarem MÚMIAS VÉIAS JOSTAFOGUENSES DA M'DAIRA postarem, é só notícia do tempo do guaraná de rolha. FATOS:

:arrow: O negócio da HB com os chinas FUROU!

:arrow: As ações da EMBRAER fecharam a semana com alta de 2,67%.

:arrow: A última notícia da HB é outra encrenca judicial que arranjaram, ao tentarem vender BEM abaixo do preço uns 20 jatos Hawker 4000 para gerar cash (medida desesperada), o que desvalorizaria as aeronaves dos demais clientes que já as possuem. O juiz da corte de falências negou o pedido da HB. Para não falar que a mesma HB pretende desativar sua linha de jatos, outra dor de cabeça pelos mesmos motivos, os proprietários de aeronaves reclamam de desvalorização e risco de falta de peças de reposição.

MINHA OPINIÃO: é furada se meter com essa empresa, vai acabar quebrando, pois de um lado há a falência e do outro clientes zangados com advogados ambiciosos...

PS.: fuente - Reuters.
Pois é,

Andei lendo essas notícias e acho que é improvável mesmo.

Até porque tem alguns senadores americanos que nunca deixariam isso acontecer.

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68078 Mensagem por Túlio » Dom Dez 09, 2012 7:38 pm

Paisano escreveu:MÚMIAS VÉIAS JOSTAFOGUENSES DA M'DAIRA É O CACE#%&!!! :evil: [087]

[018] [018] [018]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68079 Mensagem por Boss » Dom Dez 09, 2012 7:44 pm

Brasileiro escreveu:
Boss escreveu: Cair nessa charla de "O acordo estabelece, por exemplo, apoio à comercialização dos Super Tucanos A-29 e do avião de transporte KC-390 em mercados inacessíveis ao Brasil. Também está prevista a construção conjunta de um avião de treinamento para pilotos, que poderá ser vendido a países da América Latina, a integração de armamentos nos Super Tucanos e o desenvolvimento de um jato multiemprego de quinta geração para ser comercializado em nível mundial. Num gesto inédito, a Boeing se compromete ainda a abrir um centro tecnológico no Brasil." é praticamente sepultar qualquer desenvolvimento de caças nacionais para, no mínimo, os próximos 30 anos.
Eu nunca imaginei mesmo que o Brasil fosse desenvolver no futuro algum "caça nacional". Aliás, na END, consta o desenvolvimento de uma aeronave de 5ª geração, em parceria com algum(s) outro país.

Nada mais natural. Hoje, se você não é uma superpotência, dificilmente irá desenvolver sozinho um caça de 5ª geração, a não ser que seja um caça mais simples como o Tejas ou KAI T-50. O que há de conversas sobre novos caças, longe do eixo das grandes potências, são associações como Turquia e Coréia do Sul mais Itália, ou Índia com a Rússia etc.

Considerando que dificilmente iremos adquirir mais do que uns 100 caças deste suposto novo modelo, nada mais interessante do que contar com um parceiro experiente que garanta a compra de outros tantos e ajude na comercialização do mesmo pelo mundo.

Nesse sentido, me parece que a Boeing percebeu que o F-35 não será capaz de preencher toda a demanda por caças leves ao redor do mundo e que há demanda por uma alternativa mais barata, porém de origem confiável.


abraços]
Bem, se não quisermos nunca desenvolver um caça nacional, tanto faz quem vença o FX-2.

E tanto faz as demais parcerias duvidosas que possam capar esse desenvolvimento (caso houvesse algum).

Vamos ficar bem "desproporcionais". Um país que fabrica submarinos nucleares e convencionais, UAVs e posteriormente UCAVs, mísseis de variadas funções, tem a 3ª maior fabricante de aviões do mundo e nem pra montar (nem estou falando de desenvolver os componentes estratégicos - coisa que por exemplo, estamos fazendo com o SN-BR) um caça de 4ª geração presta.

Então podemos ir de F-18 mesmo. E ficarmos agarrados com os EUA.

Pelo menos nossos A-Darters não ficarão estocados na Amerikwa que nem os AIM 120 de uns e outros por aí.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68080 Mensagem por Túlio » Dom Dez 09, 2012 7:45 pm

Alguém aí disse............Degan Air Force??? [003] [003] [003] [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68081 Mensagem por Penguin » Dom Dez 09, 2012 8:36 pm

O que envolve exatamente o Acordo Embrear-Boeing?

Além do que foi divulgado durante a assinatura do Acordo nos releases oficiais:

- KC390
- ST
- Pesquisar melhoria para aeronaves comerciais.
- Biocombustíveis sustentáveis
- Etc.

Outras supostas possibilidades têm sido divulgadas a conta-gotas:

- Novo aeronave média de patrulha marítima? (http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... it-embraer)
- Nova aeronave de passageiros? (http://www.bizjournals.com/wichita/blog ... ation.html)
- Treinador e caça de 5aG? (matéria da IstoÉ)

Apenas lembro que essa aproximação da Embraer com a Boeing foi costurada com o aval (e muito possivelmente participação) do Governo Brasileiro:
Acordo entre governos
O anúncio da Embraer e da Boeing foi feito no mesmo dia em que foi assinado um Memorando de Entendimento para Parceria em Aviação entre os governos brasileiro e norte-americano, que visa expandir e aprofundar a cooperação entre os dois países na aviação civil, por meio do estreitamento da comunicação entre agências governamentais e aumento da cooperação e iniciativas do setor privado, criando parcerias econômicas e promovendo investimentos.
http://g1.globo.com/economia/negocios/n ... ocios.html
Frederico Curado, President and CEO of Embraer S.A., and Jim Albaugh, President and CEO of Boeing Commercial Airplanes, signed the agreement during the visit of Brazil's President to the United States and following the annual meeting of the U.S.-Brazil CEO Forum, a public-private partnership between the United States and Brazilian Governments which brings together chief executive officers from both countries. Curado and Albaugh are co-chairs of the CEO Forum's aviation subcommittee.
http://boeing.mediaroom.com/index.php?s=43&item=2211

Quanto a influência que isso poderá ter sobre o F-X2, só o tempo e o Governo do Brasil trarão alguma resposta.




Editado pela última vez por Penguin em Dom Dez 09, 2012 8:47 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68082 Mensagem por Túlio » Dom Dez 09, 2012 8:46 pm

Nada a discordar, são as infos que tenho também - meio antigas mas são... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68083 Mensagem por Boss » Dom Dez 09, 2012 8:54 pm

Eu acho que a influência é explícita.

Na verdade, o F-18 só se torna razoável como vencedor se por trás dele vier todas essas "parcerias" e derivados que a Boeing vem fazendo faz tempo, e que são alheias aos relatórios da vida, que visavam somente o campo do FX-2.

Talvez isso explique aqueles rumores do começo do ano, que também apontavam para o F-18 como vencedor, e esse agora.




Editado pela última vez por Boss em Dom Dez 09, 2012 8:57 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68084 Mensagem por Túlio » Dom Dez 09, 2012 8:55 pm

Repetindo:

- Vão-se os anéis... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68085 Mensagem por Boss » Dom Dez 09, 2012 9:02 pm

Ah sim.

Em um mundo perfeito, os dedos se salvariam fabricando os anéis. Mas estamos a anos-luz dele, então... :roll:




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