TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2138 vezes
Agradeceram: 2723 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67981 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 12:38 pm

Leandro RQ escreveu:E a Boing começa a parceria com a Embraer fazendo o que sabe de melhor, um baita lobby na imprensa! :D
A Boeing já está em parceria de fato com a Embraer desde o ano passado, ajudando no desenvolvimento do KC390. E neste ano no incremento e comercialização do Super Tucano.
E as discussões entre elas vem de 4 anos...

BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

#67982 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Dez 08, 2012 12:39 pm

Penguin Impressionante a quantidade de textos que se contradizem, bom fiquei animado em ler este texto, e olha que ele se refere ao Hornet não ao SH, como o SH é muito superior ao Hornet, as perspectivas são muitos boas.

Brava Gente, Brasileira!!!
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#67983 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 08, 2012 12:40 pm

Ah gente...eu não ia falar nada não, mas... depois de tantos ANOS debatendo FX aqui, com tanto conhecimento dividido entre todos. Realmente tem como dar algum resquício de crédito pra uma matéria desse nível? Que fala que o Nelson Jobim engavetou um relatório, que era pró Rafale e por isso passou por cima da opinião da FAB, entre tantos outros absurdos?

Sinceramente...

AD ASTRA PER ASPERA
knigh7
Sênior
Sênior

#67984 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 12:46 pm

Absurdos? O Jobim não era pró-Rafale? :shock:
Quanto ao relatório, o próprio Jobim disse em entrevista naquela época que recebeu o relatório da FAB e mandou a Força readequar a END. Com esse relatório anterior não é um engavetamento?

knigh7
Sênior
Sênior

#67985 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 12:47 pm

Eu não estou dizendo que essa matéria é totalmente verdadeira, mas a grande maioria das coisas batem sim...

Skyway
Sênior
Sênior

#67986 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 08, 2012 12:52 pm

knigh7 escreveu:Absurdos? O Jobim não era pró-Rafale? :shock:
Quanto ao relatório, o próprio Jobim disse em entrevista naquela época que recebeu o relatório da FAB e mandou a Força readequar a END. Com esse relatório anterior não é um engavetamento?

Adequar a END era obrigação dele no cargo que ocupava. Independente do resultado que isso fosse gerar.

Quanto a opinião pessoal do Jobim, ele era pró Rafale ou tudo que havia sido feito até então apontava o Rafale como melhor opção? Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?

Você sabe? Eu não sei.

"Verdades", assim mesmo, entre aspas, são o que não faltam nas inúmeras matérias sobre o FX divulgadas desde o início do processo.

AD ASTRA PER ASPERA
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#67987 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Dez 08, 2012 1:01 pm

NovaTO escreveu:
BrasilPotência escreveu:F-X2: FAB vai de Super Hornet (segundo a ‘Isto É’)

http://www.aereo.jor.br/2012/12/08/f-x2 ... -a-isto-e/ :shock:

Aproveito para dizer que estava vendo um comparativo em um site entre o F-18 e o F-16 o F-18 ganha em tudo, agora em Dog Fight e Ar - Ar dá F-16.

Trechos importantes:
"Na ocasião, o ministro levou ao Palácio do Planalto a preferência pelo Rafale, uma opção política que não considerou as análises técnicas contidas no documento produzido pela Aeronáutica"

"Dilma revelou a assessores que está disposta a bater o martelo sobre os caças antes do vencimento das propostas comerciais no próximo dia 31."

" O documento da FAB mostra, por exemplo, que o F-18 tem um custo de US$ 5,4 bilhões para o pacote de 36 aeronaves. É quase a metade dos US$ 8,2 bilhões orçados no Rafale. O Gripen NG, oferecido a US$ 4,3 bilhões, é o mais barato dos três"

"O caça francês, além de mais caro que os demais, possui valor de hora-voo de US$ 20 mil. O dobro do jato americano (US$ 10 mil) e três vezes o do sueco (US$ 7 mil)."

No mais, entendo que a FAB fechou sim com o F-18E, deixando o Gripen E/F como alternativa e o Rafale (se der tudo errado), o plano “C”.

Como caça “apaga-incêndio”, o F-18E é o ideal: Preço, Custos Operacionais, Disponibilidade, Logística, Capacidade comprovada. Para o futuro, o ideal seria o F-35 ou o SU-50MKBr. E um caça Low baseado no Gripen. Pronto fechou e passa a régua. :)

[]'s
Bom, gostaria de deixar claro o seguinte: Se os americanos mudaram a proposta e vão transferir tecnologias no mesmo nível que receberíamos com os franceses e suecos, eu não tenho nada contra a proposta americana. Se iremos desenvolver em conjunto uma aeronave LIFT, + um grande ponto para a proposta da Boeing.
Se vamos desenvolver uma aeronave de 5ª geração em conjunto + outro grande ponto.

Agora gostaria também de lembrar algumas coisas:

1) A Revista Isto É ficou famosa no fórum e recebeu um apelido carinhoso: Quanto É
Isto por causa das DEZENAS de matérias suspeitas

2) Foi divulgado que os franceses aceitaram baixar o valor da proposta e que teria caído de U$ 8,2 para U$ 6,2 bi
Mudando a diferença de U$ 1,8 bi para U$ 800 mi.

3) Foi divulgado que os franceses concordaram em garantir um preço FIXO de hora de vôo por 10 anos que seria de U$ 14 mil, em vez dos U$ 20 mil citados na matéria

4) Esta questão de engavetou a proposta e ignorou a opinião da força não é verdade. Ele mandou refazer o relatório tendo como base a END, e levando isto em conta a própria força colocou o Super Hornet em último. Agora, se os americanos mudaram a proposta e ofereceram tots no mesmo nível dos demais concorrentes, ai tudo bem.
O problema é: será que isto realmente ocorreu? Ou vamos fazer o mais fácil e esquecer o desenvolvimento autônomo?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#67988 Mensagem por marcelo l. » Sáb Dez 08, 2012 1:09 pm

Skyway escreveu:

Adequar a END era obrigação dele no cargo que ocupava. Independente do resultado que isso fosse gerar.

Quanto a opinião pessoal do Jobim, ele era pró Rafale ou tudo que havia sido feito até então apontava o Rafale como melhor opção? Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?

Você sabe? Eu não sei.

"Verdades", assim mesmo, entre aspas, são o que não faltam nas inúmeras matérias sobre o FX divulgadas desde o início do processo.
Eu ainda acho que como outras matérias por aí, é mais o lobby garantindo o Peru de Natal.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
knigh7
Sênior
Sênior

#67989 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 1:13 pm

Skyway escreveu:

Como vc sabe que a FAB reunindo a indústia solicitar e avaliar as transferências de tecnologias não estava procurando readequá-la a END?

Mandou readequar porque foi um resulado que ele e o Governo não queriam. E não dava para perceber qual dos candidatos o Governo preferia?
Skyway escreveu:

Você sabe? Eu não sei.

Tudo que apontava Rafale como melhor opção?Eu não encontrei em nenhum lugar isso. O Jobim era claro na preferência pelo Rafale.
E a bem verdade, vc acompanha o tópico desde o início e também sabe dessas coisas.

JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#67990 Mensagem por JT8D » Sáb Dez 08, 2012 1:15 pm

Se o que está na matéria fosse verídico, até que poderia ser interessante.
Acontece que a Isto É e a imprensa brasileira em geral são venais e publicam matérias pagas como se fossem notícia. Não estou atacando a imprensa como instituição, só estou fazendo a constatação de que temos a melhor imprensa que o dinheiro pode comprar. :mrgreen:
Sendo assim, só acredito em nota oficial da FAB/GF (e olhe lá ...).

Abraços,

JT

knigh7
Sênior
Sênior

#67991 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 1:17 pm

marcelo l. escreveu:
Skyway escreveu:

Você sabe? Eu não sei.

Eu ainda acho que como outras matérias por aí, é mais o lobby garantindo o Peru de Natal.
Pode ser realmente. Mas pelo o que não é sigiloso que foi redigido eu não vi incongruências.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#67992 Mensagem por joao fernando » Sáb Dez 08, 2012 1:18 pm

E os codigos fonte para adequar o nosso armamento???

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
knigh7
Sênior
Sênior

#67993 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 1:24 pm

Luís Henrique escreveu:
2) Foi divulgado que os franceses aceitaram baixar o valor da proposta e que teria caído de U$ 8,2 para U$ 6,2 bi
Mudando a diferença de U$ 1,8 bi para U$ 800 mi.
O Jobim deixou claro na CRE de abril de 2010 que os franceses haviam baixado o valor em 10% da aeronave. Nem da proposta foi. esse número aí de redução de USD 2 bi é ridíulo.
Luís Henrique escreveu:
3) Foi divulgado que os franceses concordaram em garantir um preço FIXO de hora de vôo por 10 anos que seria de U$ 14 mil, em vez dos U$ 20 mil citados na matéria
:lol: :lol: :lol: :lol:

Só rindo mesmo...(não dos franceses, dessa sua colocação).
Luís Henrique escreveu: 4) Esta questão de engavetou a proposta e ignorou a opinião da força não é verdade. Ele mandou refazer o relatório tendo como base a END, e levando isto em conta a própria força colocou o Super Hornet em último.
Usa com base naquela informação (até dá para saber de quem foi :roll: :roll: ), em que dá pouco peso para a parte técnica...

knigh7
Sênior
Sênior

#67994 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 08, 2012 1:29 pm

joao fernando escreveu:E os codigos fonte para adequar o nosso armamento???
A software house no Brasil proposta pela Boeing é para coisas do tipo.

Skyway
Sênior
Sênior

#67995 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 08, 2012 1:36 pm

knigh7 escreveu:
Skyway escreveu:
Como vc sabe que a FAB reunindo a indústia solicitar e avaliar as transferências de tecnologias não estava procurando readequá-la a END?

Mandou readequar porque foi um resulado que ele e o Governo não queriam. E não dava para perceber qual dos candidatos o Governo preferia?
Skyway escreveu:

Você sabe? Eu não sei.

Tudo que apontava Rafale como melhor opção?Eu não encontrei em nenhum lugar isso. O Jobim era claro na preferência pelo Rafale.
E a bem verdade, vc acompanha o tópico desde o início e também sabe dessas coisas.
Beleza então, é isso aí.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder