Deixa pra la vai SKY, vamos deixar pra la... e eu repito Santiago:
Santiago escreveu:A pergunta como as turbinas do SH conseguiram mais oxigênio para decolar ainda não foi respondida.
Para que a decolagem ocorra é necessário um certo empuxo para que se obtenha a sustentação necessária.
O fato é que o SH decolou. O outro fato é que a turbina do SH foi escolhida para equipar o Tejas Mk2.
E que qualquer aeronave opera em Leh com limitações de peso devido a menor densidade do ar. Até os 737 e A320 e aeronaves cargueiras que lá operaram o fazem assim.
Concordo, e eu mesmo não afirmei como foi resolvida, mas citei quais as possibilidades para tal...
Santiago escreveu:Esses posts são opiniões ou verdades absolutas?
Esse seus posts não surgiram do nada. Surgiram de sua participação no debate (desde a página 42) gerado pela frase de Pepê: "O F/A-18E/F precisou de oxigênio extra para decolar de Leh, ao contrário da "jaca" e do Typhoon.
Até aqui vc especula. Normal isso em fórum. Todos fazem.
Como mencionei anteriormente, essa seria uma explicação plausível para a pergunta se não fosse pelas implicações que ela trás. Seria aceitável para um processo de avaliação competitiva esperar as variações atmosféricas para ter mais oxigênio? Supondo que isso fosse suficiente, nessas condições favoráveis para que realizar os teste em Leh? As temperaturas em Leh na época dos testes variam entre 26C e -2C (
http://www.airportsindia.org.in/allAirp ... tyinfo.jsp). Todos os caças foram testados no verão em Leh.
Além disso, no aeroporto de Leh operam 737 e A320. Operar em condições meteorológicas favoráveis seria uma boa forma de avaliar algo.
Eu não afirmei em momento algum que precisou de oxigênio a mais, mas falei como poderia se obter tal oxigênio... mas isso o senhor sabe muito bem, e está ai especulando sobre o que eu quis dizer... lembro quando respondia à tua pergunta sobre "tecnologias Navalizadas", e no fim o senhor veio dizendo que eu esta falando que teríamos estas ToT da Dassault... coisa que eu nunca, mas vi que o senhor não sei da onde, era convencido que sim!!
Santiago escreveu:Problema? Para vc, debater é um problema?
Se vc não sabia que Pepê havia dito que tinha faltado oxigênio para a decolagem do SH em Leh, o que vc estava debatendo desde a página 42?! Os efeitos da altitude nas cabras do Himalaia?
Debater é bom, mas eu falar e explicar mais de uma vez o sentido de minhas palavras e a outra continuar dizendo que estou mentindo sobre o que eu realmente queria dizer e que não vai bem para um debate... Eu estava debatendo sim sobre os efeitos que podem ter as altitudes nas aeronaves, mas não falei que fizeram isso ou aquilo para ajudar uma aeronave, falei o que poderia ser feito em função... eu não disse que foi feito!!
Santiago escreveu:Como havia explicado, qualquer turbina é acionada por fonte de energia externa. Essa energia pode se gerada por diversos mecanismos, mas todos externos a turbina. Uma vez acionada a turbina e vencida a inércia inicial, a mesma funciona por si, sem auxilio externo.
Eu Também disse isso... na postagem do erro do amigo do Vplemes, onde afirmei que:
"fazer uma turbina pegar requer grande quantidade de oxigênio, mas depois que esta funcionando a quantidade de oxigênio necessário para o funcionamento diminui devido ao próprio sistema de funcionamento da turbina, que comprime o ar e gira por força de inércia as palas, mas mesmo assim serve o calor da combustão para dar mais força a esta rotação e à expulsão de ar quente..."
Santiago escreveu:Vc poderia esclarecer o que está errado no que o "amiguinho" de Vplemes disse sobre o starter de turbinas?
Creio que foi muito claro o que eu disse mais uma vez a respeito, e vamos trazer também as palavras do elemento:
vplemes escreveu:Também fiquei extremamente curioso com esta operação de "injeção de oxigênio nos motores". Como é que se faz para "injetar" oxigênio em dois motores como os do SH? O mais interessante nessa "estória" é que Leh, fica a 10.700 pés acima do mar, bem abaixo de "El Alto" em La Paz (13300 pés). Como disse um colega de outro fórum "Não existe problema nenhum em fazer o motor “pegar” nesta altitude. O problema lá para start dos motores é a temperatura."
E eu respondi:
Francoorp escreveu:Demonstra o quão pouco se entende de altitudes, e do efeito destas nas turbinas, este seu colega de outro fórum, fazer uma turbina pegar requer grande quantidade de oxigênio, mas depois que esta funcionando a quantidade de oxigênio necessário para o funcionamento diminui devido ao próprio sistema de funcionamento da turbina, que comprime o ar e gira por força de inércia as palas, mas mesmo assim serve o calor da combustão para dar mais força a esta rotação e à expulsão de ar quente...
Quanto a ser a temperatura o problema de dar o start nos motores de aviação, creio que o seu amigo esteja confundindo com o motor do próprio carro, pois se fosse assim as turbinas no Alaska e Sibéria não se acenderiam nunca, o seria necessário muito calor externo para faze-as funcionar, coisa que não resulta verdadeira pelas bandas da Rússia, Canadá e Yankees no Alaska... mesmo que as vezes esquentem os motores, mas é mais para descongelar as particular de agua que se resfriaram nas palas ou rotores internos, uma questão de segurança e não para faze-los funcionar, para isso serve Oxigênio, pois sem esse não ocorre combustão na nossa atmosfera, fora do planeta existem outras formas de combustão com outros elementos, mas aqui dentro ele serve!!
Mas pode-se fazer também através de tubos esta Injeção de oxigênio puro nas turbinas, tubos grandes como os de se fazer a neve artificial... mas é muito caro, arriscado e complicado de se utilizar, melhor usar a natureza mesmo como disse no ali encima post acima.
Valeu!!
O senhor mesmo disse que o amigo do Vplemes estava errado em uma sua postagem posterior a estas, pois o senhor disse que não valia a pena utilizar aquele sistema em uma aeronve embarcada, interpreto pois que o F-18 funcionaria no nível do mar, e sou completamente concorde com tuas palavras, seria sim um peso morto...
E sobre o que na segunda parte do que o amigo do Vplemes disse de errado... o senhor mesmo mencionou que o sistema de óleo aquecido é bom para motores a pistão( assim como os carros que eu disse, mesmo que seja o aero-motor com pistão disposto em bloco rotativo) mas não para turbinas, o senhor em pessoa confirma ainda mais o que eu disse neste caso... as turbinas modernas não são aquecidas para se dar o Start, mas são sim aquecidas para se retirar os gelos acumulados que podem comprometer a segurança do Start, o senhor mesmo falou que uma das partes do que o senhor Vplemes disse estava errada!!! e para confirmar suas palavras:
Santiago escreveu:vplemes escreveu:
Isto não passam de "idéias", mostre um caça em operação que utilize este método (foto ou video de preferência). Afinal, se for uma atividade já em uso deve haver vários videos e fotos de aeronaves operacionais realizando-a.
Esses sistemas fazem parte das aeronaves.
O 1o sistema seria útil para ligar turbinas que operam comumente em grandes altitudes. Não colocariam um sistema assim em um caça naval. Seria um peso morto.
O 2o caso descreve o uso de supercharger, utilizado em motores aeronauticos alternativos (pistão por exemplo). Um exemplo conhecido do uso de supercharger foram os veneráveis P-47D que a FAB usou:

Não entendo o senhor... parece que é mais importante perseguir do que compreender... eu fiquei de cara agora com esta sua pergunta... qual pergunta em especifico sendo que tiveram tantas aqui???? Esta:
Santiago escreveu:Vc poderia esclarecer o que está errado no que o "amiguinho" de Vplemes disse sobre o starter de turbinas?
O senhor mesmo respondeu a pergunta... e eu também respondi!
Creio que esta tudo muito claro e esclarecido o que o "amiguinho" do Vplemes disse de errado, e o senhor também confirmou isso, com outros dados adjuntos, mas confirmou...
e então por que vem fazer novamente esta pergunta sendo que todos dois respondemos a ela???
Se o senhor continua vendo chifre em cabeça de cavalo este problema de interpretação distorcida do que os outros falam não é meu e também concordo que esta papo aqui não vai levar a nada... a não ser a duas advertências, uma pra mim e outra para o senhor!!
Eu sei o que eu disse e jà expliquei... mas tente sempre provar o impossível como sempre, sei que um dia conseguirá, mas neste caso aqui estamos girando em círculos!!!
E estamos ai, e fique em paz bicho... espero que encontre ela rápido, pois creio que o FX2 esteja acabando!!
E como vimos neste retrospectiva... em momento algum eu disse que o F-18 foi ajudado por esta ou aquela razão... e o senhor ainda não conseguiu provar o contrário!!!
Valeu... espero que sim, que valeu a pena toda essa tarantela!!