TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9458
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 252 vezes
Agradeceram: 562 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65206 Mensagem por Brasileiro » Qua Mar 07, 2012 1:22 pm

talharim escreveu:Boss escreveu :
Se não sair o FX-2, o PROSUPER e a AAAe do EB este ano, eu desisto
Vou mais além :

Se não sair o FX-2, o PROSUPER e a AAAe do EB,e a libertadores da america para o coringao este ano, eu desisto .
Talharim desistirá em 10, 9, 8 .... :lol:






abraços]

OBS: Não foi Boss quem escreveu, mas sim, Brasileiro.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65207 Mensagem por GDA_Fear » Qua Mar 07, 2012 2:36 pm

pampa_01 escreveu:
Carlos Lima escreveu: x2!!

Concordo.

[]s
CB_Lima
Muito lúcida esta colocação.
[]s


X3




DSA
Avançado
Avançado
Mensagens: 672
Registrado em: Ter Jan 04, 2011 12:47 am
Localização: Raia Minhota, Portugal
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65208 Mensagem por DSA » Qui Mar 08, 2012 10:23 pm

vou resolver este tópico:

38 F18 + 38 Rafale + 38 Gripen

Junta as contrapartidas dos 3 comcorrentes e manda vir tudo!

:D




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65209 Mensagem por Boss » Qui Mar 08, 2012 10:58 pm

E 30 bilhões de dólares liberados do GF só para o FX-2... :lol: :lol: :lol:

Nem em sonho... :lol:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65210 Mensagem por romeo » Sex Mar 09, 2012 1:59 am

DSA escreveu:vou resolver este tópico:

38 F18 + 38 Rafale + 38 Gripen

Junta as contrapartidas dos 3 comcorrentes e manda vir tudo!

:D
Boa tentativa... Mas não resolveu não...

Deixaste de fora logo o SU-35, camarada DSA ???

:D

Por falar neles, esse negócio dos russos apertarem os parafusos no sentido contrário é lenda ou é verdade ? Só pra saber... Afinal os ingleses são os únicos que dirigem do lado certo do carro... Então os russos também tem seus direitos !!!!




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4890
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65211 Mensagem por Andre Correa » Sex Mar 09, 2012 9:47 am

romeo escreveu:
DSA escreveu:vou resolver este tópico:

38 F18 + 38 Rafale + 38 Gripen

Junta as contrapartidas dos 3 comcorrentes e manda vir tudo!

:D
Boa tentativa... Mas não resolveu não...

Deixaste de fora logo o SU-35, camarada DSA ???

:D

Por falar neles, esse negócio dos russos apertarem os parafusos no sentido contrário é lenda ou é verdade ? Só pra saber... Afinal [destacar]os ingleses são os únicos que dirigem do lado certo do carro[/destacar]... Então os russos também tem seus direitos !!!!

só um pequeno offtopic:

Lista dos países onde o tráfego é a esquerda

Total: 76 países, territórios e dependências

Hoje o tráfego rodoviário é a esquerda, nas seguintes sete países europeus: Reino Unido, Irlanda, Ilha de Man, Guernsey, Jersey, Malta e Chipre. Nenhum desses tem fronteira terrestre com um país que conduz a direita, e todos faziam parte do Império Britânico. Alguns países da Commonwealth e outras ex-colônias britânicas, como a Austrália, Bahamas, Brunei, Barbados, Hong Kong, Jamaica, Cingapura, Nova Zelândia, Bangladesh, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Malásia, África do Sul e Trinidad & Tobago conduzem à esquerda , mas outros, como o Canadá, Gâmbia, Gana, Nigéria, Serra Leoa e no Estados Unidos conduzem a direita. Outros países que dirigem pela esquerda na Ásia são: Tailândia, Indonésia, Butão, Nepal, Timor Leste e Japão. Na América do Sul, apenas a Guiana e Suriname conduzem a esquerda. A maior parte dos países do Pacífico conduzem no lado esquerdo, tal como a Austrália e Nova Zelândia, e com a Samoa a juntar-se recentemente, em 7 de setembro de 2009, sendo o primeiro país, em três décadas, a mudar o lado em que se conduz.

FONTE (Texto traduzido)

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65212 Mensagem por joao fernando » Sex Mar 09, 2012 9:54 am

Caralho, a minha Brasilia tem parafusos que rodam ao contrario...e vendeu igual a agua...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65213 Mensagem por Marino » Sáb Mar 10, 2012 1:15 pm

Correio Brasiliense:
Correio Brasiliense:

CONEXÃO DIPLOMÁTICA
Silvio Queiroz
Será decididamente no marco de uma opção estratégica que a presidente Dilma fará sua escolha
na já arrastada novela da compra de 36 caças para a FAB. A movimentação dos concorrentes, nas
últimas semanas, acompanha o andamento imprimido à trama pelo ministro da Defesa, Celso Amorim,
quando indicou que o anúncio do vencedor sai até a metade do ano. Os americanos, que têm no páreo o
Super Hornet, da Boeing, fizeram seu lance com a suspensão da compra de um lote de Super Tucanos
da Embraer. Na semana que está terminando, foi a vez de os suecos desembarcarem em Brasília, em
comitiva chefiada pelo presidente do Parlamento, mas reforçada pelos mais altos executivos da Saab,
que disputa a licitação com o Gripen NG, da Saab.
Começando pelo terceiro finalista, o francês Rafale, da Dassault, são três modelos de
modernização da defesa que se oferecem com cada uma das opções. E o da França é algo como uma
aliança preferencial no campo militar, embora não ao ponto de configurar uma relação exclusiva. O Brasil
vem de fechar, no governo Lula, negócios de vulto com o copain (algo como "chapa") Nicolas Sarkozy.
Entre eles, o acordo para construção do ansiado submarino nuclear. Pelos montantes envolvidos, pelo
alcance dos projetos e pelo conjunto das relações, a escolha do Rafale implica naturalmente fazer da
França nosso par constante, e por um prazo longo.
A cartada dos suecos, enfatizada nos últimos dias pela missão parlamentar-empresarial, é a
posição despretensiosa do país na geopolítica global e mesmo europeia. "Se o Brasil está se equipando
para se capacitar como uma potência de atuação mundial, não pode ficar dependente de ninguém",
definiu, em conversa reservada, um integrante da comitiva. "Nós somos um país neutro, não temos
nenhum problema com a ascensão do Brasil", arrematou, numa remissão discreta à condição dos EUA e
da França, sócios do quinteto que domina o Conselho de Segurança.
Em resumo, como já enfatizaram em distintas ocasiões alguns dos sócios de primeira grandeza,
essa é mais uma ocasião em que a diplomacia brasileira está sendo chamada a fazer uma escolha. No
caso, dar sentido prático ao adjetivo "estratégico", presente no nome de um bom número de parcerias.
A bordo
Ocasiões não faltaram para a cúpula da Saab expor sem concorrência o que considera como as
vantagens da oferta do Gripen NG. Afora a agenda oficial da visita, os executivos tiveram uma noite
agradável, na residência da embaixada, durante jantar que teve entre os convidados o comandante da
FAB, brigadeiro Juniti Saito. Não que os suecos acreditem ter ainda alguma carta na manga: na visão
transmitida pela comitiva, a proposta já é conhecida e já foi devidamente contemplada no aspecto
técnico. "Sabemos que a decisão é política", resignam-se.
Uns e outros
A recente venda de um lote de Rafale para a Índia
— foi o primeiro negócio fechado para o modelo fora da
França — ajudou a embolar um pouco mais uma disputa
paralela na licitação. Isso porque a Saab já emplacou o
Gripen na África do Sul. Os dois países formam com o
Brasil o fórum Ibas, uma articulação diplomática que o
Itamaraty considera até mais "íntima" que a dos Brics, na
qual Rússia e China se somam aos três "mosqueteiros do
sul". Antes de esse quinteto emergente tomar forma, o Ibas
já se firmava como ponta de lança para uma intervenção
global concatenada de três países que se veem como
democracias populosas e líderes regionais.
Um termômetro da evolução dos laços nesse complexo "três em cinco" será a cúpula do Brics,
no fim do mês. Dilma aproveitará para fazer uma visita de Estado à Índia, onde o ministro Amorim
esteve um mês atrás (foto).
Pessoal e intransferível?
Até o semestre passado, quando Lula decidiu que a decisão sobre os caças ficaria para quem o
sucedesse, o Rafale era considerado barbada — desde que Nicolas Sarkozy foi convidado para o Sete
de Setembro, em 2009, e chegou a ser anunciada a abertura de negociações finais com a Dassault. Mas
a indisfarçável química pessoal entre os dois presidentes, um fator que sempre ajuda a desatar nós e
decorar embrulhos, pode acabar jogando contra os franceses. O Planalto agora é endereço de Dilma, e o
Palácio do Eliseu corre risco considerável de assistir a uma mudança justamente no período em que a
concorrência para a FAB poderá ter seu desfecho.
A se manter a tendência constante até agora nas pesquisas de opinião, Sarkozy fará as malas
em maio, depois do segundo turno da eleição presidencial, para entregar as chaves ao desafiante
socialista François Hollande.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4890
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65214 Mensagem por Andre Correa » Sáb Mar 10, 2012 1:19 pm

Será que é desta vez?
Lembro um charutão que meu pai teve, que para dar a partida, era pior do que filme de suspense do Alfred Hitchcock...

Tomara.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65215 Mensagem por Marino » Sáb Mar 10, 2012 1:27 pm

IstoÉ Dinheiro             
PODER
Forças Armadas unidas
Denize Bacoccina


09/03/2012

Deve ficar para maio a decisão do programa FX-2, de compra de caças para a Força Aérea. Ate lá, a Defesa acerta os detalhes do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. A partir de abril, as Forças Armadas devem seguir uma diretriz única para a aquisição de armamentos. Com isso, a facilidade de uso no porta-aviões da Marinha deve influenciar na escolha dos caças da Aeronáutica.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65216 Mensagem por Enlil » Sáb Mar 10, 2012 2:12 pm

Marino escreveu:Correio Brasiliense:
Correio Brasiliense:

CONEXÃO DIPLOMÁTICA
Silvio Queiroz
Será decididamente no marco de uma opção estratégica que a presidente Dilma fará sua escolha
na já arrastada novela da compra de 36 caças para a FAB. A movimentação dos concorrentes, nas
últimas semanas, acompanha o andamento imprimido à trama pelo ministro da Defesa, Celso Amorim,
quando indicou que o anúncio do vencedor sai até a metade do ano. Os americanos, que têm no páreo o
Super Hornet, da Boeing, fizeram seu lance com a suspensão da compra de um lote de Super Tucanos
da Embraer. Na semana que está terminando, foi a vez de os suecos desembarcarem em Brasília, em
comitiva chefiada pelo presidente do Parlamento, mas reforçada pelos mais altos executivos da Saab,
que disputa a licitação com o Gripen NG, da Saab.
Começando pelo terceiro finalista, o francês Rafale, da Dassault, são três modelos de
modernização da defesa que se oferecem com cada uma das opções. E o da França é algo como uma
aliança preferencial no campo militar, embora não ao ponto de configurar uma relação exclusiva. O Brasil
vem de fechar, no governo Lula, negócios de vulto com o copain (algo como "chapa") Nicolas Sarkozy.
Entre eles, o acordo para construção do ansiado submarino nuclear. Pelos montantes envolvidos, pelo
alcance dos projetos e pelo conjunto das relações, a escolha do Rafale implica naturalmente fazer da
França nosso par constante, e por um prazo longo.
A cartada dos suecos, enfatizada nos últimos dias pela missão parlamentar-empresarial, é a
posição despretensiosa do país na geopolítica global e mesmo europeia. "Se o Brasil está se equipando
para se capacitar como uma potência de atuação mundial, não pode ficar dependente de ninguém",
definiu, em conversa reservada, um integrante da comitiva. "Nós somos um país neutro, não temos
nenhum problema com a ascensão do Brasil", arrematou, numa remissão discreta à condição dos EUA e
da França, sócios do quinteto que domina o Conselho de Segurança.
Em resumo, como já enfatizaram em distintas ocasiões alguns dos sócios de primeira grandeza,
essa é mais uma ocasião em que a diplomacia brasileira está sendo chamada a fazer uma escolha. No
caso, dar sentido prático ao adjetivo "estratégico", presente no nome de um bom número de parcerias.
A bordo
Ocasiões não faltaram para a cúpula da Saab expor sem concorrência o que considera como as
vantagens da oferta do Gripen NG. Afora a agenda oficial da visita, os executivos tiveram uma noite
agradável, na residência da embaixada, durante jantar que teve entre os convidados o comandante da
FAB, brigadeiro Juniti Saito. Não que os suecos acreditem ter ainda alguma carta na manga: na visão
transmitida pela comitiva, a proposta já é conhecida e já foi devidamente contemplada no aspecto
técnico. "Sabemos que a decisão é política", resignam-se.
Uns e outros
A recente venda de um lote de Rafale para a Índia
— foi o primeiro negócio fechado para o modelo fora da
França — ajudou a embolar um pouco mais uma disputa
paralela na licitação. Isso porque a Saab já emplacou o
Gripen na África do Sul. Os dois países formam com o
Brasil o fórum Ibas, uma articulação diplomática que o
Itamaraty considera até mais "íntima" que a dos Brics, na
qual Rússia e China se somam aos três "mosqueteiros do
sul". Antes de esse quinteto emergente tomar forma, o Ibas
já se firmava como ponta de lança para uma intervenção
global concatenada de três países que se veem como
democracias populosas e líderes regionais.
Um termômetro da evolução dos laços nesse complexo "três em cinco" será a cúpula do Brics,
no fim do mês. Dilma aproveitará para fazer uma visita de Estado à Índia, onde o ministro Amorim
esteve um mês atrás (foto).
Pessoal e intransferível?
Até o semestre passado, quando Lula decidiu que a decisão sobre os caças ficaria para quem o
sucedesse, o Rafale era considerado barbada — desde que Nicolas Sarkozy foi convidado para o Sete
de Setembro, em 2009, e chegou a ser anunciada a abertura de negociações finais com a Dassault. Mas
a indisfarçável química pessoal entre os dois presidentes, um fator que sempre ajuda a desatar nós e
decorar embrulhos, pode acabar jogando contra os franceses. O Planalto agora é endereço de Dilma, e o
Palácio do Eliseu corre risco considerável de assistir a uma mudança justamente no período em que a
concorrência para a FAB poderá ter seu desfecho.
A se manter a tendência constante até agora nas pesquisas de opinião, Sarkozy fará as malas
em maio, depois do segundo turno da eleição presidencial, para entregar as chaves ao desafiante
socialista François Hollande.
Independência com os suecos? Esses caras estão virando bons piadistas...


[].




Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65217 Mensagem por cassiosemasas » Sáb Mar 10, 2012 8:29 pm

Independência com os suecos? Esses caras estão virando bons piadistas...
e a pergunta surge?
o que é melhor?
fazer a aquisição dos neutros?onde nem sei a porcentagem de quanto não é exclusivamente deles.
ou dos "donos" da tecnologia?
levando em conta quanto o Brasil ja tem de capacidade de fazer uma aeronave de ponta, li por ai que beira os 50%, para ser exato 48%,
Ainda acho que os Suecos estão fora, o negóciuo é saber quem vai nos dar acesso aos 52% que nos falta... :D




...
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14201
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65218 Mensagem por Guerra » Sáb Mar 10, 2012 9:39 pm

Marino escreveu:IstoÉ Dinheiro             
PODER
Forças Armadas unidas
Denize Bacoccina


09/03/2012

Deve ficar para maio a decisão do programa FX-2, de compra de caças para a Força Aérea. Ate lá, a Defesa acerta os detalhes do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. A partir de abril, as Forças Armadas devem seguir uma diretriz única para a aquisição de armamentos. Com isso, a facilidade de uso no porta-aviões da Marinha deve influenciar na escolha dos caças da Aeronáutica.
Essa diretriz do 1° de abril já vem sendo aplicada a uns 10 anos! tanto que já decorei o calendário. Depois de maio, a proxima data no calendário das promessas é o 7 de setembro.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65219 Mensagem por Marino » Dom Mar 11, 2012 1:46 pm

Veja:


A saia justa da Boeing no Brasil

Denize Bacoccina

Seis dias após o cancelamento pela Força Aérea americana de uma licitação vencida pela Embraer para fornecimento de aviões Super Tucano e quatro dias depois da forte reação do Itamaraty, desembarcaram em Brasília, na segunda-feira 5, para encontros com o governo, o presidente da Boeing Military Aircraft, Chris Chadwick, e o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Estratégias, Chris Raymond. O cancelamento da licitação americana se deu por pressão política, embora a justificativa oficial seja de problemas na documentação. Para a Embraer, o contrato de US$ 355 milhões era importante, já que podia abrir portas para novas encomendas.
A pouco mais de um mês da visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington, o Itamaraty bateu duro e disse que o ato "não contribui para o aprofundamento das relações entre os dois países em matéria de defesa". A concorrente que perdeu a licitação e entrou na Justiça contestando o resultado, a Hawker Bechcraft, mirou na Embraer, mas acertou na Boeing. Entre os acionistas da Hawker está outro peso-pesado da indústria de defesa americana, a Lockheed Martin, concorrente da Boeing. A gigante americana de aviação e defesa deve ser a maior prejudicada na briga, ao ver reduzidas suas chances de conquistar o contrato de até US$ 10 bilhões para fornecimento de 36 caças à Força Aérea Brasileira.
Na visita a Brasília, Chadwick se encontrou com o senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa, e com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. A Boeing se esforça para convencer o governo brasileiro de que, se vencer o contrato, irá repassar a empresas nacionais tecnologias sensíveis, só compartilhadas com os parceiros da Otan, a aliança militar entre Estados Unidos, Canadá e países europeus. Em 2006, no entanto, o governo americano proibiu a venda de aviões Super Tucano – o grande orgulho da indústria de defesa brasileira e que tem componentes americanos – à Venezuela, deixando um trauma no governo brasileiro, que teme a repetição do episódio, caso um novo cliente desagrade aos americanos.
O Brasil quer usar sua crescente influência no mundo, especialmente entre os países em desenvolvimento, para criar uma indústria de defesa que também se torne, no futuro, um produto de exportação. Para isso, a transferência de tecnologia é – e deveria mesmo ser – o ponto-chave na escolha do novo fornecedor dos caças brasileiros. Além da Boeing, os outros dois concorrentes, a francesa Dassault e a sueca Saab, oferecem parcerias com empresas brasileiras para a produção local. A sueca fez a oferta mais generosa, sem impedimentos por parte do governo. O problema é que o seu avião ainda tem que ser desenvolvido. Se for bom como o projeto prevê, o Brasil será parceiro numa aeronave que pode correr o mundo.
Se não for, arcará com o ônus de ter comprado apenas um projeto, em vez de um avião. A Dassault, a grande favorita no governo Lula, também promete parcerias com as empresas brasileiras. De olho nas oportunidades, as empresas do setor já começam a conversar com os três concorrentes. O resultado da licitação, depois de tantos adiamentos, deve finalmente sair até maio. Um contrato benfeito pode ser a oportunidade esperada pela indústria nacional, castigada por um dólar que dificulta sua competitividade, num mercado em que a concorrência se dá não pelo preço mais baixo, mas pelo melhor produto.

 




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65220 Mensagem por mmatuso » Dom Mar 11, 2012 2:14 pm

Então segundo esse artigo, se a Boeing vencer vai dar uma bica na Lockheed Martin, se perder a Lockheed Martin vai rir em dobro.




Responder