Futuro MBT do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
z.garcia
Júnior
Júnior

Re: Futuro MBT do EB

#61 Mensagem por z.garcia » Seg Ago 11, 2008 6:10 pm

Acho a questão de transporte escencial. Tem a ver com a logistica, não pode ser posta de lado. Acho também que rodovia não substitui uma ferrovia em termos de agiliade para transportar unidades blindadas.

Imaginem o trabalho que seria deslocar unidades blindadas do RS para a fronteira como Paraguai, Bolivia, ou para o nordeste do pais.

(Temos hoje poucas unidades blindadas para um pais como o nosso e quase todas num ponto unico)

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#62 Mensagem por Bourne » Seg Ago 11, 2008 6:19 pm

Seria ótimo o Brasil ter uma malha ferroviária fenomenal, para a iniciativa privada poderia proporcionar uma redução de custos de transporte muito interessante. Entretanto, não tem. Mas, atualmente, a boa infra-estrutura rodoviária e os caminhões moderno minimizam o problema da falta de uma rede ferroviária decente. O transporte rodoviário sai mais caro e, talvez, mais incomodo, mas é o que está disponível.

Pensando bem, a EB poderia pensar em carretas especiais, desenhadas para levar os MTB, adicionalmente com adaptações para rodar em rodovias e ferrovias. Assim, os MTBs podem ser transportados por caminhões e ferrovias (se forem sendo padronizadas), sem problemas de adaptações e tal. Isso não é invenção da minha cabecinha, já vi uma reportagem sobre essas carretas "hibridas".

Esses cavalos mecânicos não precisam ser apenas dedicados a transportar os MTBs (aliás, as carretas são mais importante que os próprios cavalos mecânicos), podem praticamente trasnportar qualquer suprimento por rodovias, basta engatar a carreta especial para determinando transporte. Além do que os cavalos mecânicos vão ser parecidos com as versões civis, pois a sua operação vai ser em rodovias bem pavimentadas. Caso ocorra uma emergência, é só "alugar" cavalos mecânicos civis.

Agora, supondo que os MTB pensem na casa de 40 toneladas (por exemplo, o T-95 lembrado pelo knigh7), pode até ser que cavalos mecânicos mais "básicos" e mais baratos, com cerca de 300-400 cavalos de potênica, como os modelos da Ford e Vw, possam levá-los.

Editado pela última vez por Bourne em Seg Ago 11, 2008 6:31 pm, em um total de 1 vez.
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#63 Mensagem por eu sou eu » Seg Ago 11, 2008 6:27 pm

o transporte rodoviario é mais agil pois entrega o produto na porta do "cliente", diferente do ferroviario que no fim vai depender do rodoviario

Imagem

o amor é lindo
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#64 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 11, 2008 6:32 pm

eu sou eu escreveu:o transporte rodoviario é mais agil pois entrega o produto na porta do "cliente", diferente do ferroviario que no fim vai depender do rodoviario
Tem essa vantagem, cada sistemas tem suas vantagens e desvantagens. O ferroviario por exemplo leva muito, mas muito mais carga, chega a dar pena do rodoviario, a um custo muito menor. O problema no Brasil é que a nossa malha ferroviaria é comparavel com a de Tonga.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#65 Mensagem por eu sou eu » Seg Ago 11, 2008 6:59 pm

e tambem ao inves de pensar em futuro mbt, pode-se modernizar os ja existentes, principalmente, com a troca do trem de força, visto que os dois mbt do eb utilizam motores antigos e e beberrões, mais que tem em comum a potencia em torno de 800cv, e temos no Brasil motores de potencia semelhante, muito mais modernos, economicos , mais leves, e com torque superior aos mtu, e continental, assim comos as transmissões, podes-e manter as mesmas, ou troca-las, e o restante faz-se de acordo com as necessidades do eb

Imagem

o amor é lindo
cvn73
Avançado
Avançado

#66 Mensagem por cvn73 » Seg Ago 11, 2008 8:15 pm

born escreveu:Seria ótimo o Brasil ter uma malha ferroviária fenomenal, para a iniciativa privada poderia proporcionar uma redução de custos de transporte muito interessante. Entretanto, não tem. Mas, atualmente, a boa infra-estrutura rodoviária e os caminhões moderno minimizam o problema da falta de uma rede ferroviária decente. O transporte rodoviário sai mais caro e, talvez, mais incomodo, mas é o que está disponível.

Pensando bem, a EB poderia pensar em carretas especiais, desenhadas para levar os MTB, adicionalmente com adaptações para rodar em rodovias e ferrovias. Assim, os MTBs podem ser transportados por caminhões e ferrovias (se forem sendo padronizadas), sem problemas de adaptações e tal. Isso não é invenção da minha cabecinha, já vi uma reportagem sobre essas carretas "hibridas".

Esses cavalos mecânicos não precisam ser apenas dedicados a transportar os MTBs (aliás, as carretas são mais importante que os próprios cavalos mecânicos), podem praticamente trasnportar qualquer suprimento por rodovias, basta engatar a carreta especial para determinando transporte. Além do que os cavalos mecânicos vão ser parecidos com as versões civis, pois a sua operação vai ser em rodovias bem pavimentadas. Caso ocorra uma emergência, é só "alugar" cavalos mecânicos civis.

Agora, supondo que os MTB pensem na casa de 40 toneladas (por exemplo, o T-95 lembrado pelo knigh7), pode até ser que cavalos mecânicos mais "básicos" e mais baratos, com cerca de 300-400 cavalos de potênica, como os modelos da Ford e Vw, possam levá-los.

Bingo!!!

O caminho é por aí mesmo.

unanimidade só existe no cemitério
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 419 vezes
Agradeceram: 265 vezes

#67 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 11, 2008 8:55 pm

helio escreveu:Glauber e Born

Um pouco mais de retrospecto historico para vcs:
Nos primeiros dias do golpe militar de 64, tanto São Paulo como Minas Gerais mandaram tropas para um eventual confronto com as tropas legalistas do Rio.
Tanto SP como MG enviaram uma cia de blindados CCL Stuart. São Paulo enviou por trem, pois a cia Paulista que ligava São Paulo até Bauru passando por Campinas possuia a mesma bitola da Central do Brasil( os blindados sairam de Campinas). MG entretanto só possuia meios de levar de Juiz de Fora os blindados por carreta. Resultado: Foi uma tarefa herculea achar uma empresa que tivesse carretas para requisitar(não alugar ) e enviar os blindados.

O que quero dizer é que se trata de assunto de segurança nacional quando tratamos deste assunto: malha ferroviaria.
Infelizmente quando se trata de MBT , o custo de deslocamento fica alto pois temos uma ferrovia deficiente.

Um abraço

Hélio
Tudo bem. Perceba que em nenhum momento nós (eu ou o Born) discordamos de você no fato de que o Brasil precisa de uma malha decente. O fato é que não temos, então uma proposta para carregar os blindados de um lado para o outro foi apresentada em cima do que temos. E o que temos são rodovias, algumas delas inclusive já operando caminhões com cerca de 60 toneladas de carga (pego um trecho da D. Pedro para me deslocar até campinas, e é costumeiro ver "mega caminhões" carregando peças especiais, ou caminhões normais com até 40 toneladas de carga).

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#68 Mensagem por helio » Seg Ago 11, 2008 10:27 pm

Pois é Glauber
Esta é uma das razões porque temos os principais blindados concentrados no Sul. Além de ser uma região com vasta fronteira seca de topografia plana, temos sérias deficiencias na logistica, quer na linha de fornecimento de peças, bem como na capacidade de manutenção, além da dificuldade no no deslocamento até o TO.
Repito: é por esta razão que digo que os blindados com maior indice de disponiblidade são os Cascavéis.

Um abraço

Hélio

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#69 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 11, 2008 10:36 pm

eu sou eu escreveu:e tambem ao inves de pensar em futuro mbt, pode-se modernizar os ja existentes, principalmente, com a troca do trem de força, visto que os dois mbt do eb utilizam motores antigos e e beberrões, mais que tem em comum a potencia em torno de 800cv, e temos no Brasil motores de potencia semelhante, muito mais modernos, economicos , mais leves, e com torque superior aos mtu, e continental, assim comos as transmissões, podes-e manter as mesmas, ou troca-las, e o restante faz-se de acordo com as necessidades do eb

Uma proposta/sugestão envolve o pacote de modernização adotado pelo Canadá para seus Leo 1A5

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#70 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 11, 2008 10:46 pm

knigh7 escreveu:
Alitson escreveu:
Exato... Leo 2A6 Carlos? Esta de bom tamanho???? hehehehe

Abraços...
Pessoal,

O Leo2A6, bem como o Abrams, o LeClerc são pesados demais para o solo brasileiro, bem como para as pontes. Teríamos de ter blindados com até, no máximo 50 toneladas.
Vale ressalta que também que estes são muito caros:

Modelo - País Milhões de Dólares
AMX Leclerc - França U$ 8,61
Ariete 2 - Itália U$ 6,99
Karan - Índia U$ 5,56
Leopard 2 - Alemanha U$ 5,32
Challenger 2E - UK U$ 5,30
M1A1 Abrams - EUA U$ 5,27
Merkava Mark 4 - Israel U$ 5,07
T-90S Rússia U$2,42

fontes: http://www.defesanet.com.br/afv/mbt_forecast.htm
http://www.hindustantimes.com/news/181_1829213,0008.htm

O T-90 Russo é o mais moderno MBT russo em atividade, começou a ser fabricado em 1995. Está agora na versão S.
É mais leve que modernos ocidentais, 46 Toneladas, por causa da Blindagem Reativa.

A India está fabicando-o localmente, na versão mais moderna cujo preço unitário é de U$2,42mi (contrato assinado em outubro de 2006 no valor de US$880 mi para a fabricação de 330 unidades).

Portanto, há modelos de MBT modernos baratos e adequados que são oferecidos no Mercado para construção sob licença, o que poderia ocorrer aqui.

Eu não entendo de blindados, mas será que o Ucraniano OPLOT não seria viável tb?

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#71 Mensagem por Guerra » Ter Ago 12, 2008 8:15 am

born escreveu:Seria ótimo o Brasil ter uma malha ferroviária fenomenal, para a iniciativa privada poderia proporcionar uma redução de custos de transporte muito interessante. Entretanto, não tem. Mas, atualmente, a boa infra-estrutura rodoviária e os caminhões moderno minimizam o problema da falta de uma rede ferroviária decente. O transporte rodoviário sai mais caro e, talvez, mais incomodo, mas é o que está disponível.
E o que é pior, a solução facil da privatização, apresentada como causa de todos os problemas, não pode ser aplicada nesse caso.

O problema é que uma carreta não leva mais que dois blindados (VBTP) ou (corrigindo ou pelo "e") um CC. Para levar um RCC é muita coisa. O negocio é contar com o transporte civil.

Editado pela última vez por Guerra em Ter Ago 12, 2008 12:46 pm, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 218 vezes
Agradeceram: 528 vezes

#72 Mensagem por delmar » Ter Ago 12, 2008 9:53 am

Penso que deveria haver uma frota de carretas em algum local para servir de transporte. Umas 12 seriam o suficiente. Com dois motoristas uma carreta vai de Santa Maria/RS a Campo Grande/MS, tranquilamente, em 36 horas.
Para um LEO 2 teria que ser uma carreta como esta, feita pela Random de Caxias do Sul.
Imagem

Outra seria comprar somente o reboque o locar o trator, com motoristas. Bastaria manter um cadastro de fornecedores e, na hora de necessidade, fazer uma carta convite.
ATENÇÃO: O IMPORTANTE É PAGAR OS SERVIÇOS. O exército deve acabar com esta mania que vem desde o tempo colonial de "requisitar" coisas. Aqui no Sul isto sempre foi tradição. Meu falecido avô contava que, quando vinha notícia de revolução, punha logo os melhores cavalos a serviço do capitão Taquara. Isto é escondia no mato.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#73 Mensagem por Guerra » Ter Ago 12, 2008 10:04 am

delmar escreveu: ATENÇÃO: O IMPORTANTE É PAGAR OS SERVIÇOS. O exército deve acabar com esta mania que vem desde o tempo colonial de "requisitar" coisas. Aqui no Sul isto sempre foi tradição. Meu falecido avô contava que, quando vinha notícia de revolução, punha logo os melhores cavalos a serviço do capitão Taquara. Isto é escondia no mato.

saudações
delmar, o EB sempre paga pelos serviços prestados, mas em caso de guerra é diferente. Não tem como esperar um processo de licitação com uma guerra em andamento.
Toda OM tem o cadastro de empresas de transporte, não só de cargas como também de onibus. Existe tb o cadastro de instalações (camaras frias, postos e galpões etc). E pasme, a estrutura logistica civil na maioria das regiões militares não é das melhores.
A logistica civil no Brasil é uma droga. Estamos na idade da pedra.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#74 Mensagem por jauro » Ter Ago 12, 2008 12:35 pm

Ô Delmar! requisição, que coisa mais antiga, meu bisavo também contava. Nunca vi uma e acho que o Guerra e o Piffer também nunca viram.
Já falei aqui uma vez que participei do transporte dos M 60 de Paranaguá para Rio Negro (1997), tudo com transporte locado em Ctba, sem nenhum estresse, pago e liquidado em banco indicado pela empresa que tirou de letra a logística.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
z.garcia
Júnior
Júnior

#75 Mensagem por z.garcia » Ter Ago 12, 2008 12:36 pm

Vejam este mapa das ferrovias brasileiras. Sabemos que são poucas, mas perecem que cobrem uma boa região.

http://www.transportes.gov.br/bit/mapas ... apferr.htm

Responder