Sem comentários.Dispenso sua atitude de moderador

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Prick,PRick escreveu:Alberto,projeto escreveu:Eu acho que a participação no PAK-FA, se vier, será um projeto do governamental, com dinheiro público e, até certo ponto, sem maiores riscos para a Embraer.
No caso e no meu entendimento, essa só teria a lucrar porque o maior montante de investimento será obrigatóriamente governamental.
Pode ser necessária uma nova fábrica, mas não vejo maiores complicações nisso. Poderiam instalar aqui mesmo no Rio, seria muito bem vinda e não faltariam incentivos.![]()
Abraços
Alberto
Esse é o ponto, o que você está propondo tem lógica, mas é exatamente o que o Governo não tem condições de fazer no curto prazo. Ora a Embraer foi privatizada para sair da lógica de subsídios governamentais. Vamos construir uma nova fábrica, desenvolver um novo avião e depois produzir ele aqui, um caça que vai custar por baixo mais de 70 milhões de dólares a unidade, preço de custo, fabricação. Os Russos querem algo como um F-22. Pode ser que no futuro, daqui uns 10 anos ou mais, o governo brasileiro esteja em condições de bancar isso, hoje em dia é uma boa carta de intenções, nada mais.
[ ]´s
born escreveu:Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.
Na verdade, se o Brasil quer tecnologia e domínio do equipamento que utiliza vai ter que gastar. Caso contrário, compra um pacote pronto só para mostrar que temos força aérea, tal como a maioria das forças aéreas do mundo procedem.
Pois é Born, mas este custo é uma estimativa timida e mesmo avarenta. O desenvolvimento do projeto, protótipos etc e tal, mais um número razoável de aquisição para viabilizar a cosntrução aqui (aqui leia-se ali em SJC).born escreveu:Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.
Na verdade, se o Brasil quer tecnologia e domínio do equipamento que utiliza vai ter que gastar. Caso contrário, compra um pacote pronto só para mostrar que temos força aérea, tal como a maioria das forças aéreas do mundo procedem.
Bem!!Se o Brasil quer fortalecer ou desenvolver a tecnologia nacional vai ter que gastar mesmo, caso contrário não faria exigências de repasse (cooperação tecnológica)....Agora, se isso for tudo balela ou não houver um interesse maior brasileiro de aumentar sua independência, compra logo de prateleira mesmo e faz igual os países do Oriente Médio...jp escreveu:Pois é Born, mas este custo é uma estimativa timida e mesmo avarenta. O desenvolvimento do projeto, protótipos etc e tal, mais um número razoável de aquisição para viabilizar a cosntrução aqui (aqui leia-se ali em SJC).born escreveu:Uns 6 bi de dólares abatidos por 10 anos é bem possível.
Ainda se tem que olhar o estado das outras forças. MB e seus "falcões", novas escoltas, quiçá um novo PA.
Ainda entra o EB que está necessitando urgente de muita coisa.
Não é que eu ache impossível. Ao contrário, com esse cenário futuro de importantes campos petrolíferos e a narco-guerrilha e outros malucos rondando a Amazônia, torna-se imperativo reequipar - e muito bem - nossas FFAA.
O drama é que não tenho mais saco (esperanã e confiança) em projetos de longo prazo com chancela de políticos.
Que eu queime a lingua (com prazer).
Abçs.
DATE:15/07/08
SOURCE:Flight International
FARNBOROUGH 2008: Russian air force to receive Sukhoi PAK FA - to be equivalent of the F-22 Raptor
The Russian air force remains on track to receive a fifth-generation fighter replacement for its MiG-29 Fulcrum and Sukhoi Su-27 Flanker fleets, according to the service’s senior officer.
The new aircraft, the Sukhoi PAK FA (Advanced Tactical Fighter), will be built at the Komsomolsk-on-Amur aircraft manufacturing plant in Russia's Far East.
The twin-engined fighter, which is expected to have thrust vectoring and supercruise ability, plus stealth capabilities, will be the Russian equivalent of the Lockheed Martin F-22 Raptor.
Speaking at Zhukovsky, just outside Moscow, the site of the Gromov Flight Institute last week, Col Gen Alexander Zelin told the RIA Novosti press agency: “We will begin test flights in 2009, and hope to receive the aircraft in 2013.”
Testes no ano que vem e entregas em 2013?
Será?????![]()
![]()
![]()
Wolfgang escreveu:Grande notícia!
Agora, se eles esperam receber o PAK FA em 2013, os russo svão comprar o Su-35BM por quê?