SMKB
MAR-1
MAN-1
MSS-1.2
MAA-1/B
A-Darter
Derby
P-IV
VANT
DASH
IGLA-S
E nada mudou?
Tá bom então.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Delta, o chefe do projeto toma café comigo...DELTA22 escreveu:A TR-3500 nem era essa coisa toda...joao fernando escreveu:Alguem acredita mesmo em tot´s dos franceses? Eu não...
Matamos a TR3500 aqui, e alguem acredita que faremos turbinas pruma FA que não voa nem 60 horas por ano em F5 velho?
Nosso negocio é uns F16 do deserto, porque chamar o Brasil pro pau é passar vergonha. Melhor não...![]()
![]()
[]'s.
Carlos Mathias escreveu:Rapidamente:
SMKB - não está em uso. Em desenvolvimento.
MAR-1 - não está em uso. Em desenvolvimento.
MAN-1 - não está em uso. Em desenvolvimento.
MSS-1.2 - Em uso limitado. Versão maior (MSS 3.2) supostamente em desenvolvimento.
MAA-1/B - Em uso? Qual caça?
A-Darter - Estrangeiro. Ou semi-Brasileiro, como preferires.
Derby - Estrangeiro.
P-IV - Estrangeiro.
VANT - A salada é tanta que nem dá para saber o que vai sair disso. Tem Israelense, brazuca, ianque...![]()
DASH - Estrangeiro.
IGLA-S - Estrangeiro.
E nada mudou?
Tá bom então.![]()
5 de cada prum pais continental, não vale. Pra poucas peças, melhor prateleira mesmo. E o $$$ economizado, se inverte em educação. Lembre-se, pobre não vai a guerraCarlos Mathias escreveu:Rapidamente:
SMKB
MAR-1
MAN-1
MSS-1.2
MAA-1/B
A-Darter
Derby
P-IV
VANT
DASH
IGLA-S
E nada mudou?
Tá bom então.![]()
Não sei...joao fernando escreveu:Delta, o chefe do projeto toma café comigo...DELTA22 escreveu: A TR-3500 nem era essa coisa toda...![]()
![]()
[]'s.![]()
Agora, fabrica palhetas para turbinas, acredite...
Temos uma ideia de gastar e abandonar. Na hora do vamos ver, é Tio Sam e FMSTúlio escreveu:Tínhamos o Osório quase pronto, o LAPA pronto, a Uirapuru pronta, o motor do Sonda IV pronto (daria um belo IRBM), o motor do Sonda III pronto (que seria o SS-300, lançado do Astros), o FOG-MPM quase pronto e por aí vai. Temos o quê?
A tale de Doutrina parece ser DESENVOLVER E ABANDONAR!![]()
![]()
![]()
Eu também duvidava. "Bati boca" com o Comandante e com o Padilha por isso algumas vezes aqui. Acho que EU estava errado em não acreditar. Creio que o caso dos IKLs, ou não leram as "letras miudas" antes de assinar o contrato, ou o que é pior, não escreveram nele o que queriam realmente. Contrato é assim: escreveu, não leu e assinou... pau no c* do surdo!Túlio escreveu:Mas tem: o PROSUB! Fazíamos IKLs com a premissa de isso desaguar num sub Nacional. Bem, já estão cortando chapa pro Scorpéne. Agora VAI, dizem. Por que tenho tanta dificuldade em acreditar?
Já viste qual o percentual Nacional dos aviões da Embraer? Estou falando em MILITARES, como o Super Tucano e o futuro KC-390. Isso é empecilho?DELTA22 escreveu: O Osório nunca iria para frente... Era uma espécie de "Gripen NG" terrestre.![]()
![]()
No duro? ENCERREMOS todos os programas de mísseis, já que nem propergol sabemos fazer. Importemos tudo DA FRANÇA, esses sabem.DELTA22 escreveu:Os motores dos foguetes estão ai. Falta é impulso para fazer deles "brinquedinhos".
Verdade. Bem administradas saberiam que não é mole vender arma sofisticada aqui e mudariam de ramo.DELTA22 escreveu:Há que se lembrar também que as empresas tem parte da culpa, quando essas não foram bem administradas e foram a bancarrota.
Um PÉSSIMO conceito, não? Uma porcaria de míssil capaz de atingir alvos com precisão semdo guiado por fibra ótica a até 60 km. A China deve ter algo melhor, claro...DELTA22 escreveu:O FOG não passou de conceito. Nunca voou.
O resto também.DELTA22 escreveu:O Charrua foi sim uma grande perda. Esse é digno de choro mesmo!![]()
Bela pergunta. Sem mercado se faria o que com ela?DELTA22 escreveu:Pneus balísticos... Quem mandou vender a patente?
Essa foi de cravar: a EMBRAER teve nas mãos a chance - de novo - de entrar sozinha num nicho inexplorado de mercado. Por teu exemplo presumo que o KC-390 também deveria dançar, afinal não é o dobro mas o TRIPLO do Hércules (130 x 3 = 390)DELTA22 escreveu:O MFT-LF creio que a Embraer colocou na balança e viu que não compensava os riscos... Herança do aprendizado com os AMX (F-32), talvez (?).
Já era, pequeno demais, fraco demais e sofisticado de menos. Radar para guiar armas dos anos 80, quando um míssil antinavio alcançava uns 40km. Já hoje...DELTA22 escreveu:O radar Scipio não sei dizer. Creio que não está parado no tempo. Pulso-Doppler ainda são bastante usados, mas não sei como a Mectron toca o projeto.
O nosso eu garanto que não é.DELTA22 escreveu:E por ai vai (e vamos)...
Por fim, o gramado do vizinho - do 'North' - é sempre mais verde.![]()
DELTA22 escreveu:No entanto, é preciso concordar que a falta de continuidade como um todo no Brasil, dificulta muito as coisas, já que muito do que se tentar fazer hoje, se tentou ou se fez no passado. É um circulo vicioso, onde parece que o que se fez no passado não presta, joga-se tudo fora e se começa tudo outra vez do zero. Tem exemplo maior do que o Guarani quando se lembra da Engesa? Não vejo!
[]'s.