TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58951 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 01, 2011 2:30 pm

Rapidamente:

SMKB
MAR-1
MAN-1
MSS-1.2
MAA-1/B
A-Darter
Derby
P-IV
VANT
DASH
IGLA-S

E nada mudou?

Tá bom então. :roll: :lol:

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#58952 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 01, 2011 2:32 pm

DELTA22 escreveu:
joao fernando escreveu:Alguem acredita mesmo em tot´s dos franceses? Eu não...

Matamos a TR3500 aqui, e alguem acredita que faremos turbinas pruma FA que não voa nem 60 horas por ano em F5 velho?

Nosso negocio é uns F16 do deserto, porque chamar o Brasil pro pau é passar vergonha. Melhor não...
A TR-3500 nem era essa coisa toda... :wink: 8-]

[]'s.
Delta, o chefe do projeto toma café comigo... :evil:

Agora, fabrica palhetas para turbinas, acredite...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6795 vezes
Agradeceram: 7096 vezes
Contato:

#58953 Mensagem por Túlio » Sex Jul 01, 2011 2:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Rapidamente:

SMKB - não está em uso. Em desenvolvimento.
MAR-1 - não está em uso. Em desenvolvimento.
MAN-1 - não está em uso. Em desenvolvimento.
MSS-1.2 - Em uso limitado. Versão maior (MSS 3.2) supostamente em desenvolvimento.
MAA-1/B - Em uso? Qual caça?
A-Darter - Estrangeiro. Ou semi-Brasileiro, como preferires.
Derby - Estrangeiro.
P-IV - Estrangeiro.
VANT - A salada é tanta que nem dá para saber o que vai sair disso. Tem Israelense, brazuca, ianque... :roll:
DASH - Estrangeiro.
IGLA-S - Estrangeiro.

E nada mudou?

Cites a notícia COMPLETA, como acima. 8-]

Conversamos de novo quando os itens estrangeiros forem NACIONAIS e os em desenvolvimento estiverem OPERACIONAIS, tá? :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
joao fernando
Sênior
Sênior

#58954 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 01, 2011 2:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Rapidamente:

SMKB
MAR-1
MAN-1
MSS-1.2
MAA-1/B
A-Darter
Derby
P-IV
VANT
DASH
IGLA-S

E nada mudou?

5 de cada prum pais continental, não vale. Pra poucas peças, melhor prateleira mesmo. E o $$$ economizado, se inverte em educação. Lembre-se, pobre não vai a guerra

DELTA22
Sênior
Sênior

#58955 Mensagem por DELTA22 » Sex Jul 01, 2011 2:41 pm

joao fernando escreveu:
DELTA22 escreveu: A TR-3500 nem era essa coisa toda... :wink: 8-]

[]'s.
Delta, o chefe do projeto toma café comigo... :evil:

Agora, fabrica palhetas para turbinas, acredite...
Não sei...

O que ouvi de um engenheiro do CTA da área de turbinas é que ela veio derivada de uma turbina dos "escargot" (franceses). Foi feita por físicos e não por engenheiros. Segundo soube, ela sim quase matou a TAP-5000, que era desenvolvimento puro, em todos os sentidos. Enquanto a TAP precisava de X em verbas, os físicos pediram X/5 (um quinto do valor ou algo próximo disso) para a TR por esta ser "cópia" de uma já existente.

Foi o que soube.

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Sex Jul 01, 2011 2:43 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

#58956 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 01, 2011 2:42 pm

Aí você quer 100% pronto prá ontem.

Se eu não posso fazer 100%, eu não faço nada.

É essa a doutrina? :roll:

O que tínhamos a dez anos atrás ????
Nada.

Hoje temos alguma coisa e uma perspectiva.
É o ideal? Não, falta muito, mas começamos a andar ao menos.

Meu filho começou a andar essa semana, eu posso pedir prá ele correr a maratona?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58957 Mensagem por Túlio » Sex Jul 01, 2011 2:47 pm

Tínhamos o Osório quase pronto, o LAPA pronto, a Uirapuru pronta, o motor do Sonda IV pronto (daria um belo IRBM), o motor do Sonda III pronto (que seria o SS-300, lançado do Astros), o FOG-MPM quase pronto e por aí vai. Temos o quê?

A tale de Doutrina parece ser DESENVOLVER E ABANDONAR! :roll: :roll: :roll: :roll:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#58958 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 01, 2011 3:05 pm

[003] [003] [003]

Audaces Fortuna Iuvat
joao fernando
Sênior
Sênior

#58959 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 01, 2011 3:53 pm

Túlio escreveu:Tínhamos o Osório quase pronto, o LAPA pronto, a Uirapuru pronta, o motor do Sonda IV pronto (daria um belo IRBM), o motor do Sonda III pronto (que seria o SS-300, lançado do Astros), o FOG-MPM quase pronto e por aí vai. Temos o quê?

A tale de Doutrina parece ser DESENVOLVER E ABANDONAR! :roll: :roll: :roll: :roll:
Temos uma ideia de gastar e abandonar. Na hora do vamos ver, é Tio Sam e FMS

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2974 vezes
Agradeceram: 1185 vezes

#58960 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 01, 2011 3:57 pm

Num lembra do Osório não! Se não eu... [081] [081] [081]

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58961 Mensagem por Túlio » Sex Jul 01, 2011 4:04 pm

Isso para não falar no Charrua, nos pneus balísticos que desenvolvemos aqui e hoje temos de comprar dos Tchecos, nos telêmetros laser em desenvolvimento nos anos 80, no SOLAR, no MFT/LF, no Scipio - que SE chegar a operar já estrá totalmente obsoleto - e por aí vai...

DELTA22
Sênior
Sênior

#58962 Mensagem por DELTA22 » Sex Jul 01, 2011 4:24 pm

O Osório nunca iria para frente... Era uma espécie de "Gripen NG" terrestre. :roll: :twisted:

Os motores dos foguetes estão ai. Falta é impulso para fazer deles "brinquedinhos".

Há que se lembrar também que as empresas tem parte da culpa, quando essas não foram bem administradas e foram a bancarrota.

O FOG não passou de conceito. Nunca voou.

O Charrua foi sim uma grande perda. Esse é digno de choro mesmo! :(

Pneus balísticos... Quem mandou vender a patente?

O MFT-LF creio que a Embraer colocou na balança e viu que não compensava os riscos... Herança do aprendizado com os AMX (F-32 :roll: ), talvez (?).

O radar Scipio não sei dizer. Creio que não está parado no tempo. Pulso-Doppler ainda são bastante usados, mas não sei como a Mectron toca o projeto.

E por ai vai (e vamos)...

Por fim, o gramado do vizinho - do 'North' - é sempre mais verde. :lol:

No entanto, é preciso concordar que a falta de continuidade como um todo no Brasil, dificulta muito as coisas, já que muito do que se tentar fazer hoje, se tentou ou se fez no passado. É um circulo vicioso, onde parece que o que se fez no passado não presta, joga-se tudo fora e se começa tudo outra vez do zero. Tem exemplo maior do que o Guarani quando se lembra da Engesa? Não vejo!

[]'s.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58963 Mensagem por Túlio » Sex Jul 01, 2011 4:55 pm

Mas tem: o PROSUB! Fazíamos IKLs com a premissa de isso desaguar num sub Nacional. Bem, já estão cortando chapa pro Scorpéne. Agora VAI, dizem. Por que tenho tanta dificuldade em acreditar?

DELTA22
Sênior
Sênior

#58964 Mensagem por DELTA22 » Sex Jul 01, 2011 5:00 pm

Túlio escreveu:Mas tem: o PROSUB! Fazíamos IKLs com a premissa de isso desaguar num sub Nacional. Bem, já estão cortando chapa pro Scorpéne. Agora VAI, dizem. Por que tenho tanta dificuldade em acreditar?
Eu também duvidava. "Bati boca" com o Comandante e com o Padilha por isso algumas vezes aqui. Acho que EU estava errado em não acreditar. Creio que o caso dos IKLs, ou não leram as "letras miudas" antes de assinar o contrato, ou o que é pior, não escreveram nele o que queriam realmente. Contrato é assim: escreveu, não leu e assinou... pau no c* do surdo! [003] [003]

[]'s.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58965 Mensagem por Túlio » Sex Jul 01, 2011 5:08 pm

DELTA22 escreveu: O Osório nunca iria para frente... Era uma espécie de "Gripen NG" terrestre. :roll: :twisted:
Já viste qual o percentual Nacional dos aviões da Embraer? Estou falando em MILITARES, como o Super Tucano e o futuro KC-390. Isso é empecilho?
DELTA22 escreveu:Os motores dos foguetes estão ai. Falta é impulso para fazer deles "brinquedinhos".
No duro? ENCERREMOS todos os programas de mísseis, já que nem propergol sabemos fazer. Importemos tudo DA FRANÇA, esses sabem.
DELTA22 escreveu:Há que se lembrar também que as empresas tem parte da culpa, quando essas não foram bem administradas e foram a bancarrota.
Verdade. Bem administradas saberiam que não é mole vender arma sofisticada aqui e mudariam de ramo.
DELTA22 escreveu:O FOG não passou de conceito. Nunca voou.
Um PÉSSIMO conceito, não? Uma porcaria de míssil capaz de atingir alvos com precisão semdo guiado por fibra ótica a até 60 km. A China deve ter algo melhor, claro...
DELTA22 escreveu:O Charrua foi sim uma grande perda. Esse é digno de choro mesmo! :(
O resto também.
DELTA22 escreveu:Pneus balísticos... Quem mandou vender a patente?
Bela pergunta. Sem mercado se faria o que com ela?
DELTA22 escreveu:O MFT-LF creio que a Embraer colocou na balança e viu que não compensava os riscos... Herança do aprendizado com os AMX (F-32 :roll: ), talvez (?).
Essa foi de cravar: a EMBRAER teve nas mãos a chance - de novo - de entrar sozinha num nicho inexplorado de mercado. Por teu exemplo presumo que o KC-390 também deveria dançar, afinal não é o dobro mas o TRIPLO do Hércules (130 x 3 = 390) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
DELTA22 escreveu:O radar Scipio não sei dizer. Creio que não está parado no tempo. Pulso-Doppler ainda são bastante usados, mas não sei como a Mectron toca o projeto.
Já era, pequeno demais, fraco demais e sofisticado de menos. Radar para guiar armas dos anos 80, quando um míssil antinavio alcançava uns 40km. Já hoje...
DELTA22 escreveu:E por ai vai (e vamos)...

Por fim, o gramado do vizinho - do 'North' - é sempre mais verde. :lol:
O nosso eu garanto que não é.
DELTA22 escreveu:No entanto, é preciso concordar que a falta de continuidade como um todo no Brasil, dificulta muito as coisas, já que muito do que se tentar fazer hoje, se tentou ou se fez no passado. É um circulo vicioso, onde parece que o que se fez no passado não presta, joga-se tudo fora e se começa tudo outra vez do zero. Tem exemplo maior do que o Guarani quando se lembra da Engesa? Não vejo!

[]'s.

Fora o exemplo, que apesar de excelente, tem melhor, o resto é irretorquível. Fizemos IKL, Niterói e Inhaúma para sermos independentes no mar e hoje...PROSUB e PROSUPER. Nem um simples NaPaOc sabemos mais projetar, tem que vir de fora porque a expertise bla bla bla...

SODAS! :evil: :evil: :evil: :evil:

Responder