Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39989
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá Júlio César.
Grato pela informação.
Há de se supor que a ida novamente do avião da Embraer para lá deve ter relação com a certificação militar do mesmo.
E eu não descartaria também um dedinho da Boeing quanto a esse retorno.
Sabe-se que a empresa tem os olhos fixos no mercado milutar interno americano nesta JV do KC-390. E não é por acaso. Com certeza os militares americanos estão acompanhando com interesse esse projeto.
Salvo engano, falta a aprovação da FAA para liberar o avião no mercado civil norte americano. Acho que uma vez liberada esta, é mera burocracia sua liberação para uso militar. Estar em Yuma obviamente deve favorecer tidos esses processos.
Eu tenho cá pra mim que a Boeing não iria entrar numa participação minoritária sem estar muito segura de que o negócio é líquido e certo. Principalmente por ofetecer finalmente um contraponto de peso a sua maior rival, e seu veteranissimo C-130.
A ver.
abs
Grato pela informação.
Há de se supor que a ida novamente do avião da Embraer para lá deve ter relação com a certificação militar do mesmo.
E eu não descartaria também um dedinho da Boeing quanto a esse retorno.
Sabe-se que a empresa tem os olhos fixos no mercado milutar interno americano nesta JV do KC-390. E não é por acaso. Com certeza os militares americanos estão acompanhando com interesse esse projeto.
Salvo engano, falta a aprovação da FAA para liberar o avião no mercado civil norte americano. Acho que uma vez liberada esta, é mera burocracia sua liberação para uso militar. Estar em Yuma obviamente deve favorecer tidos esses processos.
Eu tenho cá pra mim que a Boeing não iria entrar numa participação minoritária sem estar muito segura de que o negócio é líquido e certo. Principalmente por ofetecer finalmente um contraponto de peso a sua maior rival, e seu veteranissimo C-130.
A ver.
abs
Carpe Diem
- Julio Cesar
- Júnior
- Mensagens: 41
- Registrado em: Seg Jan 05, 2015 4:02 pm
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: Sobre o KC-390
Carvalho, boa tarde.FCarvalho escreveu: Sáb Dez 07, 2019 11:25 pm Olá Júlio César.
Grato pela informação.
Há de se supor que a ida novamente do avião da Embraer para lá deve ter relação com a certificação militar do mesmo.
E eu não descartaria também um dedinho da Boeing quanto a esse retorno.
Sabe-se que a empresa tem os olhos fixos no mercado milutar interno americano nesta JV do KC-390. E não é por acaso. Com certeza os militares americanos estão acompanhando com interesse esse projeto.
Salvo engano, falta a aprovação da FAA para liberar o avião no mercado civil norte americano. Acho que uma vez liberada esta, é mera burocracia sua liberação para uso militar. Estar em Yuma obviamente deve favorecer tidos esses processos.
Eu tenho cá pra mim que a Boeing não iria entrar numa participação minoritária sem estar muito segura de que o negócio é líquido e certo. Principalmente por ofetecer finalmente um contraponto de peso a sua maior rival, e seu veteranissimo C-130.
A ver.
abs
Para dar uma temperada no assunto PTZNG se deslocou ontem para Cheyenne no estado do Wyoming.
O aeroporto é civil-militar e é tem junto a ele a Cheyenne Air National Guard Base.
Dois esquadrões de transporte que utilizam C-130 estão baseados neste aeroporto.
Penso que devem estar curiosos observando o KC390.



Julio Cesar
- Julio Cesar
- Júnior
- Mensagens: 41
- Registrado em: Seg Jan 05, 2015 4:02 pm
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: Sobre o KC-390
Carvalho, boa tarde.FCarvalho escreveu: Sáb Dez 07, 2019 11:25 pm Olá Júlio César.
Grato pela informação.
Há de se supor que a ida novamente do avião da Embraer para lá deve ter relação com a certificação militar do mesmo.
E eu não descartaria também um dedinho da Boeing quanto a esse retorno.
Sabe-se que a empresa tem os olhos fixos no mercado milutar interno americano nesta JV do KC-390. E não é por acaso. Com certeza os militares americanos estão acompanhando com interesse esse projeto.
Salvo engano, falta a aprovação da FAA para liberar o avião no mercado civil norte americano. Acho que uma vez liberada esta, é mera burocracia sua liberação para uso militar. Estar em Yuma obviamente deve favorecer tidos esses processos.
Eu tenho cá pra mim que a Boeing não iria entrar numa participação minoritária sem estar muito segura de que o negócio é líquido e certo. Principalmente por ofetecer finalmente um contraponto de peso a sua maior rival, e seu veteranissimo C-130.
A ver.
abs
Para dar uma temperada no assunto PTZNG se deslocou ontem para Cheyenne no estado do Wyoming.
O aeroporto é civil-militar e é tem junto a ele a Cheyenne Air National Guard Base.
Dois esquadrões de transporte que utilizam C-130 estão baseados neste aeroporto.
Penso que devem estar curiosos observando o KC390.



Julio Cesar
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39989
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá Júlio.
Com certeza a curiosidade deve estar grande.
Afinal, a ANG via de regra costuma operar aviões em finais de carreira da USAF.
Seria no mínimo uma ideia interessante eles fazerem in loco um comparativo entre ambos.
O que eu não descarto de todo, é que pilotos americanos já terem, ou estão, sentados no cockpit do avião da Embraer por lá.
Seria natural até a própria Embraer estar mexendo os seus pauzinhos neste sentido. Com a cobertua peso pesado da Boeing por trás agora, então, as possibilidades de negócios concretos se tornam bem factíveis.
A ver.
abs
Com certeza a curiosidade deve estar grande.
Afinal, a ANG via de regra costuma operar aviões em finais de carreira da USAF.
Seria no mínimo uma ideia interessante eles fazerem in loco um comparativo entre ambos.
O que eu não descarto de todo, é que pilotos americanos já terem, ou estão, sentados no cockpit do avião da Embraer por lá.
Seria natural até a própria Embraer estar mexendo os seus pauzinhos neste sentido. Com a cobertua peso pesado da Boeing por trás agora, então, as possibilidades de negócios concretos se tornam bem factíveis.
A ver.
abs
Carpe Diem
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Sobre o KC-390
Boa noite, amigos.
Está agora em Duluth, Minnesota, outra base da ANG,mas que opera F-16.
Deve estar em campanha de testes em clima frio.
A temperatura prevista para terça-feira está entre -16 e -26 graus centígrados.
Abraços,
Justin
Está agora em Duluth, Minnesota, outra base da ANG,mas que opera F-16.
Deve estar em campanha de testes em clima frio.
A temperatura prevista para terça-feira está entre -16 e -26 graus centígrados.
Abraços,
Justin
- Julio Cesar
- Júnior
- Mensagens: 41
- Registrado em: Seg Jan 05, 2015 4:02 pm
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: Sobre o KC-390
Bom dia.
O 1o KC390 é o FAB2853 e neste exato momento tem outra aeronave KC390 FAB2854 se dirigindo para Anapólis segundo o flightradar24.com
Seria o segundo KC390 que estava programado para ser entregue ainda em 2019?
Votos de um excelente final de semana para todos.
Julio Cesar
O 1o KC390 é o FAB2853 e neste exato momento tem outra aeronave KC390 FAB2854 se dirigindo para Anapólis segundo o flightradar24.com
Seria o segundo KC390 que estava programado para ser entregue ainda em 2019?
Votos de um excelente final de semana para todos.
Julio Cesar
- Julio Cesar
- Júnior
- Mensagens: 41
- Registrado em: Seg Jan 05, 2015 4:02 pm
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: Sobre o KC-390
Boa tarde.
Olha eu de novo.
Como ninguém perguntou, pergunto eu.
Já faz um pouco mais de 3 meses que o primeiro KC390 foi entregue para a FAB e até agora não saiu nada sobre o desempenho do avião em lugar nenhum.
Estou cheio de curiosidade.
Ninguém sabe de nada, nadinha mesmo?
Julio Cesar
Olha eu de novo.
Como ninguém perguntou, pergunto eu.
Já faz um pouco mais de 3 meses que o primeiro KC390 foi entregue para a FAB e até agora não saiu nada sobre o desempenho do avião em lugar nenhum.
Estou cheio de curiosidade.
Ninguém sabe de nada, nadinha mesmo?
Julio Cesar
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39989
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pelo numeral de série tudo indica que sim. Estranhamente há pouca informação pública sobre as entregas do KC-390 para a FAB.Julio Cesar escreveu: Sex Dez 13, 2019 12:10 pm Bom dia.
O 1o KC390 é o FAB2853 e neste exato momento tem outra aeronave KC390 FAB2854 se dirigindo para Anapólis segundo o flightradar24.com
Seria o segundo KC390 que estava programado para ser entregue ainda em 2019?
Votos de um excelente final de semana para todos.
Julio Cesar
O porquê, ainda não sabemos.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39989
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá Júlio,Julio Cesar escreveu: Sex Dez 13, 2019 3:27 pm Boa tarde.
Olha eu de novo.
Como ninguém perguntou, pergunto eu.
Já faz um pouco mais de 3 meses que o primeiro KC390 foi entregue para a FAB e até agora não saiu nada sobre o desempenho do avião em lugar nenhum.
Estou cheio de curiosidade.
Ninguém sabe de nada, nadinha mesmo?
Julio Cesar
Três meses é pouco tempo ainda para avaliar a aeronave. O que se está fazendo agora é formar e treinar as tripulações da FAB, que ainda são em número pequeno, e contar com alguma sorte de receber mais unidades nos próximos anos sem soluções de continuidade.
Ele ainda vai passar por inúmeros testes e avaliações operacionais dentro do próprio esquadrão, de forma a permitir que se identifique devagar e seguramente todos os seus pormenores e manhas.
O cronograma de entrega está muito atrasado. A esta altura era para termos mais de uma dezenas deles voando em Anápolis, mas infelizmente só temos um, e ao que parece um segundo será entregue em tempo neste ano.
Enfim, com dois aviões somente não dá para fazer muita analogia. A partir do ano que vem é provável que comece a aparecer mais informações sobre as características e desempenho do avião.
Até lá o que se pode fazer é especular e desejar toda sorte para o pessoal da tripulação.
abs
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 839 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá Julio Cesar e Flávio.FCarvalho escreveu: Sex Dez 13, 2019 5:21 pmPelo numeral de série tudo indica que sim. Estranhamente há pouca informação pública sobre as entregas do KC-390 para a FAB.Julio Cesar escreveu: Sex Dez 13, 2019 12:10 pm Bom dia.
O 1o KC390 é o FAB2853 e neste exato momento tem outra aeronave KC390 FAB2854 se dirigindo para Anapólis segundo o flightradar24.com
Seria o segundo KC390 que estava programado para ser entregue ainda em 2019?
Votos de um excelente final de semana para todos.
Julio Cesar
O porquê, ainda não sabemos.
abs
Segue matéria da entrega do FAB 2854
FAB recebe segunda unidade do KC-390 Millennium
Aeronave de matrícula FAB 2854 pousou nesta sexta-feira (13/12) na Ala 2, em Anápolis (GO)


abs.
arcanjo
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39989
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
- Julio Cesar
- Júnior
- Mensagens: 41
- Registrado em: Seg Jan 05, 2015 4:02 pm
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: Sobre o KC-390
Carvalho, muito bom dia.FCarvalho escreveu: Sex Dez 13, 2019 5:29 pmOlá Júlio,Julio Cesar escreveu: Sex Dez 13, 2019 3:27 pm Boa tarde.
Olha eu de novo.
Como ninguém perguntou, pergunto eu.
Já faz um pouco mais de 3 meses que o primeiro KC390 foi entregue para a FAB e até agora não saiu nada sobre o desempenho do avião em lugar nenhum.
Estou cheio de curiosidade.
Ninguém sabe de nada, nadinha mesmo?
Julio Cesar
Três meses é pouco tempo ainda para avaliar a aeronave. O que se está fazendo agora é formar e treinar as tripulações da FAB, que ainda são em número pequeno, e contar com alguma sorte de receber mais unidades nos próximos anos sem soluções de continuidade.
Ele ainda vai passar por inúmeros testes e avaliações operacionais dentro do próprio esquadrão, de forma a permitir que se identifique devagar e seguramente todos os seus pormenores e manhas.
O cronograma de entrega está muito atrasado. A esta altura era para termos mais de uma dezenas deles voando em Anápolis, mas infelizmente só temos um, e ao que parece um segundo será entregue em tempo neste ano.
Enfim, com dois aviões somente não dá para fazer muita analogia. A partir do ano que vem é provável que comece a aparecer mais informações sobre as características e desempenho do avião.
Até lá o que se pode fazer é especular e desejar toda sorte para o pessoal da tripulação.
abs
Como eu sempre falo, sou leigo no assunto, me considero apenas um curioso.
Quanto ao meu comentário sobre o desempenho do KC390 eu não me referia a nada oficial porque 3 meses é um espaço de tempo muito curto para uma avaliação ainda mais com apenas uma aeronave disponível.
Mas com certeza quem já voou na aeronave já deve ter alguma opinião sobre a mesma tipo "esse negócio é bom mesmo" ou como dizem os mineiros "este trem tá uma tremenda gambiarra".
Votos de um excelente domingo para todos.
Julio Cesar
Obs.: PTZNG chegou ontem em SJ dos Campos (Jacksonville/Manaus/SJC)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62880
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6802 vezes
- Agradeceram: 7100 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Que eu saiba a FAB já tem DOIS -390, não só um...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62880
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6802 vezes
- Agradeceram: 7100 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Julio Cesar escreveu: Dom Dez 15, 2019 3:16 pm
Túlio, boa tarde.
A FAB passou a ter dois KC390 somente a partir de sexta feira passada 13/12/2019 com a chegada do FAB2584.
Antes operava com apenas uma unidade.
Dependendo da interpretação a FAB tem 05 KC390 a saber:
PTZNF - acidentado
PTZNJ - no programa de certificação com a Embraer
PTZNG - no programa de certificação com a Embraer
FAB 2583 - entregue ao 1°GTT em 04/09/2019
FAB 2584 - entregue ao 1° GTT em 13/12/2019
Está correto?
Julio Cesar
Ave Cesar
Que eu saiba sim, dois mais dois mais um. No resto, estou com o @FCarvalho, vai levar tempo até sabermos do que este avião é capaz ou não. E nem creio ser questão de quantidades mas dos problemas que aparecerão, seja nas aeronaves, seja nas condições em que irão ter que operar.
Lembremos, não há plano que resista ao primeiro contato com o inimigo, e são muitos, clima, piloto BISONHO (um TC conseguiu derrubar um B-52), mecânico relaxado, ordem absurda, tem de tudo...




Que eu saiba sim, dois mais dois mais um. No resto, estou com o @FCarvalho, vai levar tempo até sabermos do que este avião é capaz ou não. E nem creio ser questão de quantidades mas dos problemas que aparecerão, seja nas aeronaves, seja nas condições em que irão ter que operar.
Lembremos, não há plano que resista ao primeiro contato com o inimigo, e são muitos, clima, piloto BISONHO (um TC conseguiu derrubar um B-52), mecânico relaxado, ordem absurda, tem de tudo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39989
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá Julio.Julio Cesar escreveu: Dom Dez 15, 2019 8:03 am Carvalho, muito bom dia.
Como eu sempre falo, sou leigo no assunto, me considero apenas um curioso.
Quanto ao meu comentário sobre o desempenho do KC390 eu não me referia a nada oficial porque 3 meses é um espaço de tempo muito curto para uma avaliação ainda mais com apenas uma aeronave disponível.
Mas com certeza quem já voou na aeronave já deve ter alguma opinião sobre a mesma tipo "esse negócio é bom mesmo" ou como dizem os mineiros "este trem tá uma tremenda gambiarra".
Votos de um excelente domingo para todos.
Julio Cesar
Obs.: PTZNG chegou ontem em SJ dos Campos (Jacksonville/Manaus/SJC)
Ainda acredito que com apenas 3/4 meses de operação as tripulações ainda não estão em condições mesmo de emitir uma opinião geral sobre o avião.
Do ponto de vista dos pilotos e mecânicos, com certeza ele devem estar se sentindo no céu, dado que comparado ao C-130 o KC-390 é praticamente uma revolução com o que eles estão acostumados a lidar. Só isso já deve deixar eles muito felizes.
Para quem operou por mais de cinquenta anos um avião da década de 1950, voar no avião da Embraer é um luxo e um prazer dos maiores. Algo que penso eles só devem ter sentido quando saÍram da AFA para Natal e deste para a primeira linha.
Ano que vem vai ser muito interessante em termos de informações.
abs
Carpe Diem