Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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#5266
Mensagem
por Túlio » Seg Dez 20, 2021 2:28 pm
Qual a justificativa para mais de 36 Gripen? Não é por causa da vizinhança, que não tem chance alguma contra isso tudo, ninguém ao redor tem como botar no ar alvos para nem metade de uns 72 Meteor e outros tantos Iris-T ou similares, e sim o vasto tamanho do Brasil.
Bueno, 28 KC-390 (que fazem muito mais do que REVO, afinal, servem também a um Exército com mais de 200 mil efetivos e um monte de tralhas, incluindo até peças de Art e helicópteros da AvEx) são igualmente muito pouco, e pela mesmíssima razão (na verdade são mais de 8,5 milhões de razões quadradas

).
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#5267
Mensagem
por Viktor Reznov » Seg Dez 20, 2021 3:24 pm
Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 2:28 pm
Qual a justificativa para mais de 36 Gripen? Não é por causa da vizinhança, que não tem chance alguma contra isso tudo, ninguém ao redor tem como botar no ar alvos para nem metade de uns 72 Meteor e outros tantos Iris-T ou similares, e sim o vasto tamanho do Brasil.
Bueno, 28 KC-390 (que fazem muito mais do que REVO, afinal, servem também a um Exército com mais de 200 mil efetivos e um monte de tralhas, incluindo até peças de Art e helicópteros da AvEx) são igualmente muito pouco, e pela mesmíssima razão (na verdade são mais de 8,5 milhões de razões quadradas

).
36 Gripen não são o suficiente pra quando os F-5 e os A-1 forem aposentados em poucos anos e o A-29 só serve pra interceptar Cessna lotado de cocaína.
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#5268
Mensagem
por Túlio » Seg Dez 20, 2021 3:31 pm
Viktor Reznov escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:24 pm
36 Gripen não são o suficiente pra quando os F-5 e os A-1 forem aposentados em poucos anos e o A-29 só serve pra interceptar Cessna lotado de cocaína.
POUCOS ANOS???
Hôme véio, os AMX modernizados recém vão
começar a sair lá pela década seguinte e lembres que ainda tem F-5E do lote original (anos 70) em voo. Estes sim (todos os F-5) eu acredito que não vão muito além do fim da década (junto com os Hércules, aliás).
E os ST podem fazer muito mais coisa, apenas não é feito o investimento em capacidades hoje consideradas desnecessárias, mas que estão disponíveis.
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#5269
Mensagem
por FIGHTERCOM » Seg Dez 20, 2021 3:34 pm
Bem que Alberto Fernandez podia dar uma ajudinha e comprar logo os JF-17 e "tocar o terror" na América do Sul com os seus "Killer Gripens". Pronto, teríamos o argumento perfeito até para um 3º lote. Mas nem nisso os argentinos nos ajudam...
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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#5270
Mensagem
por Túlio » Seg Dez 20, 2021 3:39 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:34 pm
Bem que Alberto Fernandez podia dar uma ajudinha e comprar logo os JF-17 e "tocar o terror" na América do Sul com os seus "Killer Gripens". Pronto, teríamos o argumento perfeito até para um 3º lote. Mas nem nisso os argentinos nos ajudam...
Abraços,
Wesley
CREDO, se conseguirem botar uns IGLA en los Pampitas já estará mais do que bão, que a coisa TÁ CADA VEZ MAIS FEIA!
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#5271
Mensagem
por FIGHTERCOM » Seg Dez 20, 2021 3:44 pm
Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:39 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:34 pm
Bem que Alberto Fernandez podia dar uma ajudinha e comprar logo os JF-17 e "tocar o terror" na América do Sul com os seus "Killer Gripens". Pronto, teríamos o argumento perfeito até para um 3º lote. Mas nem nisso os argentinos nos ajudam...
Abraços,
Wesley
CREDO, se conseguirem botar uns IGLA en los Pampitas já estará mais do que bão, que a coisa TÁ CADA VEZ MAIS FEIA!
Depois daquela história de radar AESA no Pucará, nem duvido dessa empreitada aí.
Temos que eleger um novo inimigo, talvez a Venezuela e o Super Bigodudo.
Abraços,
Wesley
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#5273
Mensagem
por FIGHTERCOM » Seg Dez 20, 2021 6:04 pm
Pois é...
Argentina dá luz verde para conversão do turboélice Pucará Fénix
O trabalho consiste na substituição dos antigos motores Turbomeca Astazou pelo Pratt & Whitney Canada PT-6A-62, instalação de hélices de quatro pás, além de vários equipamentos eletrônicos incluindo um pod ISR, de reconhecimento e que será produzido no país, e
um radar AESA, entre outros itens.
https://www.airway.com.br/argentina-da- ... ara-fenix/
Abraços,
Wesley
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#5274
Mensagem
por Túlio » Seg Dez 20, 2021 6:12 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 6:04 pm
Pois é...
Argentina dá luz verde para conversão do turboélice Pucará Fénix
O trabalho consiste na substituição dos antigos motores Turbomeca Astazou pelo Pratt & Whitney Canada PT-6A-62, instalação de hélices de quatro pás, além de vários equipamentos eletrônicos incluindo um pod ISR, de reconhecimento e que será produzido no país, e
um radar AESA, entre outros itens.
https://www.airway.com.br/argentina-da- ... ara-fenix/
Abraços,
Wesley
Na verdade o citado pod levará, ao contrário do usado no Mohawk nos tempos do Vietnã, FLIR e SLAR
juntos, sempre que necessário. Claro, considerando que seu desenvolvimento chegue até o fim, o que não é comum nem lá nem aqui.
Aliás, se prestar, poderia ser útil
até para nós (Super Tucano, helis e drones).

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#5275
Mensagem
por FIGHTERCOM » Seg Dez 20, 2021 6:16 pm
Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 6:12 pm
Na verdade o citado pod levará, ao contrário do usado no Mohawk nos tempos do Vietnã, FLIR e SLAR
juntos, sempre que necessário. Claro, considerando que seu desenvolvimento chegue até o fim, o que não é comum nem lá nem aqui.
Aliás, se prestar, poderia ser útil
até para nós (Super Tucano, helis e drones).

Curioso, para não dizer estranho, essa disposição do radar AESA.
Abraços,
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#5276
Mensagem
por Túlio » Seg Dez 20, 2021 6:20 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 6:16 pm
Curioso, para não dizer estranho, essa disposição do radar AESA.
Abraços,
Wesley
Estranho como? SLAR significa
SIDE LOOKING Airborne
Radar, ou seja, é um radar que "olha para o lado", de modo que a aeronave não precise voar em direção ao alvo.
Aliás, o ERIEYE é um SLAR AESA.
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#5277
Mensagem
por Lucubus » Seg Dez 20, 2021 7:10 pm
A Embraer(Bradar), tem uma solução bastante engenhosa para operar radar SAR em aviões pequenos. O BradarSAR (AESA) que opera em bandas X e P
Seria uma solução que cairia como uma luva para os Pucarás da Argentina (mas os caras acham bonito utilizar pods

)
....é so fazer um buraco na barriga do puca e baixar a manivela.....
sds
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#5278
Mensagem
por FIGHTERCOM » Seg Dez 20, 2021 7:25 pm
Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 6:20 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 6:16 pm
Curioso, para não dizer estranho, essa disposição do radar AESA.
Abraços,
Wesley
Estranho como? SLAR significa
SIDE LOOKING Airborne
Radar, ou seja, é um radar que "olha para o lado", de modo que a aeronave não precise voar em direção ao alvo.
Aliás, o ERIEYE é um SLAR AESA.
Mas o lobo de irradiação do ERIEYE é simétrico. Esse daí parece não ser, tendo em vista a posição da antena.
Abraços,
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#5279
Mensagem
por Túlio » Seg Dez 20, 2021 7:47 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 7:25 pm
Mas o lobo de irradiação do ERIEYE é simétrico. Esse daí parece não ser, tendo em vista a posição da antena.
Abraços,
Wesley
Cupincha, é só um
DEMONSTRADOR DE TECNOLOGIA, que inclusive usa algo que parece ser um tanque descartável como invólucro do sistema todo; é mais ou menos como ver aquele pod com motor no F-5 que o
BOB 
mostrou e pensar que é o MICLA...
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#5280
Mensagem
por Pablo Maica » Seg Dez 20, 2021 9:00 pm
Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:31 pm
Não conte com isso, os A-1 estão pela hora da morte. O pessoal aqui de SM está fazendo milagres para manter meia dúzia de aeronaves voando para atender 2 esquadrões. E quando digo meia dúzia não é força de expressão.
Os A-1 vão aguentar só o tempo da FAB conseguir alocar uns Gripens para o 3º e o 1º, e com a chegada do novo vetor é bem possível que estes sejam fundidos.
Um abraço e t+
