TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52051 Mensagem por Mapinguari » Qua Dez 29, 2010 11:42 pm

Hader escreveu:
Túlio escreveu:Desisto! Divirtam-se nas prateleiras. Agora quem vai para a varanda sou EU... :roll: 8-]
Você está muito radical Tia Úrsula...Sabe o que acontece se a gente colocar mais um projeto de mísseis na Mectron? Nada. Não vai ter engenheiro para tocar, técnico para ajudar, etc. Quem vai projetar os sistemas e aviônicos de nossos caças e fragatas 100% tupiniquins? E as turbinas? Radares? E a lista vai embora.
Vamos gastar uma baba projetando um belo casco para rechear de eletrônica gringa? Tipo Osório eu imagino...
Sobre o VBTP: tua visão sobre o projeto não está equilibrada meu velho. Você critica a Iveco por usar seus motores no veículo. Por acaso a ENGESA usava motores prórpios ou os de uma certa fábrica alemã? Não é a mesmíssima coisa? O projeto pertence ao EB Túlio, isto é fato. Mas de que adianta um projeto que não pode ser industrializado? É obvio que a Iveco que usar seus itens, mesmo porquê são eles que vão dar a garantia e cuidar da manutenção. O EB está assegurando a vida do projeto ao agir assim. O mundo capitalista é feito de trocas. A Iveco aceitou colaborar com know-how no projeto, repassando-o para o EB por força do contrato. Em troca recebeu a liberdade de colocar seus componentes no veículo. Muito razoável. Pergunte ao Bacchi ou ao Hélio se eles consideram esta fórmula absurda.
A Coréia desenvolve seus caças com apoio da LM e são o máximo. Os chineses compram da Rússia e são super espertos. Nos tentamos fazer o mesmo e somos uns trouxas... Não consigo entender esta equação.
Só existem três países que se encaixam nesta soberania que alguns aqui pregam: USA, Russia e França. Nós vamos sair do nada e nos colocar ombro-a-ombro com eles, é isso?

Abraços!
Em resumo, o que sempre atrapalha os nossos planos é o velho complexo de vira-latas do brasileiro.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52052 Mensagem por Mapinguari » Qua Dez 29, 2010 11:48 pm

soultrain escreveu:O M2000C é um caça puro, não é um caça bombardeiro. O RDI nunca foi vendido ao exterior, vendas externas levavam o RDM...
Sei disso. Não é que o RDI seja ruim. Apenas ele é otimizado para interceptação e combate aéreo e, principalmente, para direcionar o míssil Matra Super 530. Já o RDM é um radar pulse-doppler multimode, com muitos mais modos de operação, incluindo diversos modos para emprego ar-superfície. Para o 1º GDA, em missão de defesa aérea, funciona bem, apesar do fato de que o Super 530 não é um BVR "Fire-and-forget", como o o Derby, por exemplo, o é. Esse é um dos motivos pelos quais afirmei que o F-5M é melhor do que o Mirage 2000C/B para a FAB, como stop-gap.




Editado pela última vez por Mapinguari em Qui Dez 30, 2010 3:23 am, em um total de 1 vez.
Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52053 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 30, 2010 12:18 am

Zavva escreveu:
sapao escreveu:Pode ser, mas vai estar operacional quando?
Qual turbina ele vai usar?
Quem vai construir o radar?

Se for para projetar um caça e depois montar com componentes de outros paises, não vejo a necessidade de se associar a Suecia ou qualquer outro país para isso, necessitamos apenas de dinheiro e vontade politica, como o KC-390.
Essa é a minha opinião, a Suecia está nos vendendo algo que poderiamos fazer sozinhos; qual seria a vantagem?
A turbina é o F-414 e o radar é o AESA da Selex.

Acho que não haveria tempo para fazermos a turbina e o radar, pois ainda estamos distantes de ter esta tecnologia e o Brasil precisa logo dos caças.

Fariamos componentes com menor exigencia tecnologica se comparado ao radar, por exemplo, porem projetados e desenvolvidos aqui. Ja começamos a participar do design da aeronave, e participariamos de algumas partes da fuzelagem e teriamos participação em alguma avionica.
Ou seja, tudo aquilo que poderiamos desenvolver com a tecnologia que temos, porem as aperfeiçoando.
Não acredito em ToT suéca, francesa ou americana, mas em demanda por desenvolvimento tecnologico para as nossas industrias.
Em tecnologia é muito dificil queimar etapas.

Sei que isso não é o ideal, principalmente pela falta de tempo, mas acho que vai agregar mais que as outras propostas. É a unica que não é compra de prateleira.

Abs
E ainda tem o fato de nem mesmo os suecos estarem comprando nenhum... enfim... acho que vocês já sabem disso.

Isso é de fato um problema.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52054 Mensagem por Penguin » Qui Dez 30, 2010 12:37 am

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu:O M2000C é um caça puro, não é um caça bombardeiro. O RDI nunca foi vendido ao exterior, vendas externas levavam o RDM...
Sei disso. Não é que o RDI seja ruim. Apenas ele é otimizado para interceptação e combate aéreo e, principalmente, para direcionar o míssil Matra Super 530D. Já o RDM é um radar pulse-doppler multimode, com muitos mais modos de operação, incluindo diversos modos para emprego ar-superfície. Para o 1º GDA, em missão de defesa aérea, funciona bem, apesar do fato de que o Super 530 não é um BVR "Fire-and-forget", como o o Derby, por exemplo, o é. Esse é um dos motivos pelos quais afirmei que o F-5M é melhor do que o Mirage 2000C/B para a FAB, como stop-gap.

Contexto: Década de 80, Guerra Fria:
The first 37 Mirage 2000Cs delivered to the ADA were fitted with the Thomson-CSF (now Thales) "Radar Doppler Multifunction (RDM)", also known as the "Cyrano 500". The definitive "Radar Doppler Impulse (RDI)", built by Thomson-CSF and Dassault, did not enter operational service until 1987. The 38th Mirage 2000C delivered to the ADA also featured the uprated SNECMA M53-P2 turbofan, with 6,600 kilograms (14,500 pounds) dry thrust and 9,700 kilograms (21,400 pounds) afterburning thrust.
* "Mirage 2000E" was a blanket designation for a series of export variants of the Mirage 2000, each of which actually had a suffix that depended on the country ordering it. These aircraft were fitted with the RDM radar, as the RDI was judged too advanced for export, and were also fitted with other less sophisticated avionics.
http://www.faqs.org/docs/air/avmir2k.html

The Radar Doppler Multifonction
(RDM) radar being developed jointly
by Thomson-CSF and Electronique
Marcel Dassault (EMD) as an interim
extension of Cyrano technology will
now be fitted in the first French
Mirage 2000.
These will enter service
early in 1983 instead of the 1982 date
envisaged last year. The first production
aircraft is now expected to fly
late in 1982 instead of winter 1981-
1982. The first aircraft available for
export are being delayed from 1982
until January 1984.

By that date, the definitive Radar
Doppler Impulsions (RDI) will still
be a year away from production. But
French officials evidently do not
regard it as exportable except to
proven friendly nations, such as Nato
members!
The main feature of the
RDI is its 84kHz pulse repetition
frequency (PRF), which allows low
transmitter power, use of a
travelling wave tube in the transmitter and
optimum performance in look-down
and look-up. The RDI can simulate a
continuous-wave signal for guiding
the semi-active homing Matra Super
530 missile. This is itself now being
developed in a Doppler form (Super
530D) to operate with RDI in a shootdown mode.
The normal Super 530 is
compatible with RDM but not with
RDI.

The RDM radar is an I-band, low PRF system
with better ground-mapping facility than the RDI,
but uses moving target indication to detect
enemy aircraft against ground background and
therefore performs less well in look-down.

(...)
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... DM%20radar
FLIGHT International, S April 1980




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 9262
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52055 Mensagem por prp » Qui Dez 30, 2010 12:48 am

Ai meu Deus, que dia isso tudo vai acabar?




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52056 Mensagem por Penguin » Qui Dez 30, 2010 12:53 am

prp escreveu:Ai meu Deus, que dia isso tudo vai acabar?
Se não enrolarem muito mais, talvez na página 5.000 :mrgreen:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52057 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 30, 2010 1:02 am

Exatamente.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.

Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52058 Mensagem por Wardog » Qui Dez 30, 2010 4:03 am

Luís Henrique escreveu:Exatamente.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.

Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.

Difícil viu.
Além de difícil não valeria o custo/benefício de ter que operar o vetor tanto tempo. Ainda mais em um mercado que cada vez apresenta mais surpresas (j-20).




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52059 Mensagem por sapao » Qui Dez 30, 2010 10:06 am

Luís Henrique escreveu:Exatamente.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.

Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.
Em conjunto para o quê?
Eles ja desenvolvem as turbinas deles, qual seria o interesse em desenvolver uma com alguem que vai ser concorrente direto deles depois?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52060 Mensagem por sapao » Qui Dez 30, 2010 10:15 am

Concordo Zavva que é a unica que iriamos MONTAR algo, mas daqui a quanto tempo ele estaria pronto? 10, 15 anos para estar operacional e equipando a FAB?
So para assinar o contrato vai ser coisa de 6 meses a 1 ano, a formação dos pilotos do grupo de implantação idem, até a aeronave estar operacional no esquadrão mais uns 2 a 3 anos. Por baixo SE comprarmos algo ja pronto, ele vai estar operando la por 2015. Agora imagina se ainda formos desenvolver um avião?
Ele vai estar entrando em serviço la por 2020!
E mesmo assim com um radar e uma turbina fabricados em outros países!
Não podemos esperar esse tempo todo, nesta epoca ja deveriamos estar projetando uma aeronave nacional para substituir ou complementar o F-X, que vai estar na metade da sua vida util.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52061 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 30, 2010 10:25 am

PREZADOS AMIGOS

UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS

NOTICIA EXCLUSIVA PARA OS COLEGAS DO FÓRUM DB:

SEGUNDO UMA ALTA FONTE DO GOVERNO EM JANEIRO A PRESIDENTE DR VAI FINALMENTE ANUNCIAR VENCEDOR DO FX.2. A DECISÃO TOMADA E A SEGUINTE:

PARA A FAB:

12 RAFALE
12 F18E/F
12 GRIPEN NG

PARA A MB:

4 RAFALE
4 F18E/F
4 SEA GRIPEN

E MELHOR AINDA A EMBRAER VAI MONTAR TRÊS LINHAS DE PRODUÇÃO PARA PRODUÇÃO DOS NOVOS AVIÕES. OS RAFALE SUBSTITUIRÃO OS MIRAGE, OS F18 OS F5M E OS GRIPEN NG OS AMX. ACHEI A DECISÃO SHOW DE BOLA.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

SDS

LORD NAUTA




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 63097
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6886 vezes
Agradeceram: 7164 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52062 Mensagem por Túlio » Qui Dez 30, 2010 10:40 am

Sei não, Nauta véio, vai gerar ainda mais super trunfo, não vai faltar quem diga que o caça X opera melhor que o Y, que o Z tem maior disponibilidade e por aí vai. Acho que deveríamos começar a fabricar F-5 e ir colocando os upgrades ainda na linha de montagem, a FAB está acostumada, tem linha de repuestos, a EMBRAER já conhece o caça, tudibão. O mais tri é que diferentemente do que se fala, DUVIDO que os ianques nos neguem ToTs do pequeno e algo antigo caça... [003] [003] [003] [003]




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52063 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 30, 2010 10:48 am

Túlio escreveu:Sei não, Nauta véio, vai gerar ainda mais super trunfo, não vai faltar quem diga que o caça X opera melhor que o Y, que o Z tem maior disponibilidade e por aí vai. Acho que deveríamos começar a fabricar F-5 e ir colocando os upgrades ainda na linha de montagem, a FAB está acostumada, tem linha de repuestos, a EMBRAER já conhece o caça, tudibão. O mais tri é que diferentemente do que se fala, DUVIDO que os ianques nos neguem ToTs do pequeno e algo antigo caça... [003] [003] [003] [003]

Prezado Amigo,

Penso que deveriamos apresentar urgente sua sugestão para o NJ e a DR. O Amigo apresentou a melhor solução para o FX o EMBRAER F5 BR.

Um BZ para o Amigo.

Sds

Lord Nauta.

:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52064 Mensagem por Wolfgang » Qui Dez 30, 2010 10:49 am

Sou só eu que estou delirando ao pensar que a Dilma não vai fechar com o Rafale? Tô com essa pulga atrás da orelha... 8-]




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52065 Mensagem por EDSON » Qui Dez 30, 2010 10:52 am

Todos do RIC estão aprontando seu 5º Geração.

Menos o B que pensa pequeno e merece um FMS pois quer sair da condição de vira-latas para cachorrinho de madame. :x




Responder