Em resumo, o que sempre atrapalha os nossos planos é o velho complexo de vira-latas do brasileiro.Hader escreveu:Você está muito radical Tia Úrsula...Sabe o que acontece se a gente colocar mais um projeto de mísseis na Mectron? Nada. Não vai ter engenheiro para tocar, técnico para ajudar, etc. Quem vai projetar os sistemas e aviônicos de nossos caças e fragatas 100% tupiniquins? E as turbinas? Radares? E a lista vai embora.Túlio escreveu:Desisto! Divirtam-se nas prateleiras. Agora quem vai para a varanda sou EU...![]()
Vamos gastar uma baba projetando um belo casco para rechear de eletrônica gringa? Tipo Osório eu imagino...
Sobre o VBTP: tua visão sobre o projeto não está equilibrada meu velho. Você critica a Iveco por usar seus motores no veículo. Por acaso a ENGESA usava motores prórpios ou os de uma certa fábrica alemã? Não é a mesmíssima coisa? O projeto pertence ao EB Túlio, isto é fato. Mas de que adianta um projeto que não pode ser industrializado? É obvio que a Iveco que usar seus itens, mesmo porquê são eles que vão dar a garantia e cuidar da manutenção. O EB está assegurando a vida do projeto ao agir assim. O mundo capitalista é feito de trocas. A Iveco aceitou colaborar com know-how no projeto, repassando-o para o EB por força do contrato. Em troca recebeu a liberdade de colocar seus componentes no veículo. Muito razoável. Pergunte ao Bacchi ou ao Hélio se eles consideram esta fórmula absurda.
A Coréia desenvolve seus caças com apoio da LM e são o máximo. Os chineses compram da Rússia e são super espertos. Nos tentamos fazer o mesmo e somos uns trouxas... Não consigo entender esta equação.
Só existem três países que se encaixam nesta soberania que alguns aqui pregam: USA, Russia e França. Nós vamos sair do nada e nos colocar ombro-a-ombro com eles, é isso?
Abraços!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sei disso. Não é que o RDI seja ruim. Apenas ele é otimizado para interceptação e combate aéreo e, principalmente, para direcionar o míssil Matra Super 530. Já o RDM é um radar pulse-doppler multimode, com muitos mais modos de operação, incluindo diversos modos para emprego ar-superfície. Para o 1º GDA, em missão de defesa aérea, funciona bem, apesar do fato de que o Super 530 não é um BVR "Fire-and-forget", como o o Derby, por exemplo, o é. Esse é um dos motivos pelos quais afirmei que o F-5M é melhor do que o Mirage 2000C/B para a FAB, como stop-gap.soultrain escreveu:O M2000C é um caça puro, não é um caça bombardeiro. O RDI nunca foi vendido ao exterior, vendas externas levavam o RDM...
Editado pela última vez por Mapinguari em Qui Dez 30, 2010 3:23 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E ainda tem o fato de nem mesmo os suecos estarem comprando nenhum... enfim... acho que vocês já sabem disso.Zavva escreveu:A turbina é o F-414 e o radar é o AESA da Selex.sapao escreveu:Pode ser, mas vai estar operacional quando?
Qual turbina ele vai usar?
Quem vai construir o radar?
Se for para projetar um caça e depois montar com componentes de outros paises, não vejo a necessidade de se associar a Suecia ou qualquer outro país para isso, necessitamos apenas de dinheiro e vontade politica, como o KC-390.
Essa é a minha opinião, a Suecia está nos vendendo algo que poderiamos fazer sozinhos; qual seria a vantagem?
Acho que não haveria tempo para fazermos a turbina e o radar, pois ainda estamos distantes de ter esta tecnologia e o Brasil precisa logo dos caças.
Fariamos componentes com menor exigencia tecnologica se comparado ao radar, por exemplo, porem projetados e desenvolvidos aqui. Ja começamos a participar do design da aeronave, e participariamos de algumas partes da fuzelagem e teriamos participação em alguma avionica.
Ou seja, tudo aquilo que poderiamos desenvolver com a tecnologia que temos, porem as aperfeiçoando.
Não acredito em ToT suéca, francesa ou americana, mas em demanda por desenvolvimento tecnologico para as nossas industrias.
Em tecnologia é muito dificil queimar etapas.
Sei que isso não é o ideal, principalmente pela falta de tempo, mas acho que vai agregar mais que as outras propostas. É a unica que não é compra de prateleira.
Abs
Isso é de fato um problema.
[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Mapinguari escreveu:Sei disso. Não é que o RDI seja ruim. Apenas ele é otimizado para interceptação e combate aéreo e, principalmente, para direcionar o míssil Matra Super 530D. Já o RDM é um radar pulse-doppler multimode, com muitos mais modos de operação, incluindo diversos modos para emprego ar-superfície. Para o 1º GDA, em missão de defesa aérea, funciona bem, apesar do fato de que o Super 530 não é um BVR "Fire-and-forget", como o o Derby, por exemplo, o é. Esse é um dos motivos pelos quais afirmei que o F-5M é melhor do que o Mirage 2000C/B para a FAB, como stop-gap.soultrain escreveu:O M2000C é um caça puro, não é um caça bombardeiro. O RDI nunca foi vendido ao exterior, vendas externas levavam o RDM...
Contexto: Década de 80, Guerra Fria:
The first 37 Mirage 2000Cs delivered to the ADA were fitted with the Thomson-CSF (now Thales) "Radar Doppler Multifunction (RDM)", also known as the "Cyrano 500". The definitive "Radar Doppler Impulse (RDI)", built by Thomson-CSF and Dassault, did not enter operational service until 1987. The 38th Mirage 2000C delivered to the ADA also featured the uprated SNECMA M53-P2 turbofan, with 6,600 kilograms (14,500 pounds) dry thrust and 9,700 kilograms (21,400 pounds) afterburning thrust.
http://www.faqs.org/docs/air/avmir2k.html* "Mirage 2000E" was a blanket designation for a series of export variants of the Mirage 2000, each of which actually had a suffix that depended on the country ordering it. These aircraft were fitted with the RDM radar, as the RDI was judged too advanced for export, and were also fitted with other less sophisticated avionics.
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... DM%20radarThe Radar Doppler Multifonction
(RDM) radar being developed jointly
by Thomson-CSF and Electronique
Marcel Dassault (EMD) as an interim
extension of Cyrano technology will
now be fitted in the first French
Mirage 2000. These will enter service
early in 1983 instead of the 1982 date
envisaged last year. The first production
aircraft is now expected to fly
late in 1982 instead of winter 1981-
1982. The first aircraft available for
export are being delayed from 1982
until January 1984.
By that date, the definitive Radar
Doppler Impulsions (RDI) will still
be a year away from production. But
French officials evidently do not
regard it as exportable except to
proven friendly nations, such as Nato
members! The main feature of the
RDI is its 84kHz pulse repetition
frequency (PRF), which allows low
transmitter power, use of a
travelling wave tube in the transmitter and
optimum performance in look-down
and look-up. The RDI can simulate a
continuous-wave signal for guiding
the semi-active homing Matra Super
530 missile. This is itself now being
developed in a Doppler form (Super
530D) to operate with RDI in a shootdown mode.
The normal Super 530 is
compatible with RDM but not with
RDI.
The RDM radar is an I-band, low PRF system
with better ground-mapping facility than the RDI,
but uses moving target indication to detect
enemy aircraft against ground background and
therefore performs less well in look-down.
(...)
FLIGHT International, S April 1980
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Se não enrolarem muito mais, talvez na página 5.000prp escreveu:Ai meu Deus, que dia isso tudo vai acabar?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Exatamente.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.
Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.
Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Luís Henrique escreveu:Exatamente.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.
Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.
Difícil viu.
Além de difícil não valeria o custo/benefício de ter que operar o vetor tanto tempo. Ainda mais em um mercado que cada vez apresenta mais surpresas (j-20).
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Em conjunto para o quê?Luís Henrique escreveu:Exatamente.
Os maiores desafios tecnológicos de uma aeronave de caça, os suecos não dominam.
Pelo menos, com os franceses, no futuro poderemos oferecer/solicitar o desenvolvimento conjunto de uma nova turbina.
Eles ja desenvolvem as turbinas deles, qual seria o interesse em desenvolver uma com alguem que vai ser concorrente direto deles depois?
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Concordo Zavva que é a unica que iriamos MONTAR algo, mas daqui a quanto tempo ele estaria pronto? 10, 15 anos para estar operacional e equipando a FAB?
So para assinar o contrato vai ser coisa de 6 meses a 1 ano, a formação dos pilotos do grupo de implantação idem, até a aeronave estar operacional no esquadrão mais uns 2 a 3 anos. Por baixo SE comprarmos algo ja pronto, ele vai estar operando la por 2015. Agora imagina se ainda formos desenvolver um avião?
Ele vai estar entrando em serviço la por 2020!
E mesmo assim com um radar e uma turbina fabricados em outros países!
Não podemos esperar esse tempo todo, nesta epoca ja deveriamos estar projetando uma aeronave nacional para substituir ou complementar o F-X, que vai estar na metade da sua vida util.
So para assinar o contrato vai ser coisa de 6 meses a 1 ano, a formação dos pilotos do grupo de implantação idem, até a aeronave estar operacional no esquadrão mais uns 2 a 3 anos. Por baixo SE comprarmos algo ja pronto, ele vai estar operando la por 2015. Agora imagina se ainda formos desenvolver um avião?
Ele vai estar entrando em serviço la por 2020!
E mesmo assim com um radar e uma turbina fabricados em outros países!
Não podemos esperar esse tempo todo, nesta epoca ja deveriamos estar projetando uma aeronave nacional para substituir ou complementar o F-X, que vai estar na metade da sua vida util.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
PREZADOS AMIGOS
UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS
NOTICIA EXCLUSIVA PARA OS COLEGAS DO FÓRUM DB:
SEGUNDO UMA ALTA FONTE DO GOVERNO EM JANEIRO A PRESIDENTE DR VAI FINALMENTE ANUNCIAR VENCEDOR DO FX.2. A DECISÃO TOMADA E A SEGUINTE:
PARA A FAB:
12 RAFALE
12 F18E/F
12 GRIPEN NG
PARA A MB:
4 RAFALE
4 F18E/F
4 SEA GRIPEN
E MELHOR AINDA A EMBRAER VAI MONTAR TRÊS LINHAS DE PRODUÇÃO PARA PRODUÇÃO DOS NOVOS AVIÕES. OS RAFALE SUBSTITUIRÃO OS MIRAGE, OS F18 OS F5M E OS GRIPEN NG OS AMX. ACHEI A DECISÃO SHOW DE BOLA.
SDS
LORD NAUTA
UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS
NOTICIA EXCLUSIVA PARA OS COLEGAS DO FÓRUM DB:
SEGUNDO UMA ALTA FONTE DO GOVERNO EM JANEIRO A PRESIDENTE DR VAI FINALMENTE ANUNCIAR VENCEDOR DO FX.2. A DECISÃO TOMADA E A SEGUINTE:
PARA A FAB:
12 RAFALE
12 F18E/F
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PARA A MB:
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4 F18E/F
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E MELHOR AINDA A EMBRAER VAI MONTAR TRÊS LINHAS DE PRODUÇÃO PARA PRODUÇÃO DOS NOVOS AVIÕES. OS RAFALE SUBSTITUIRÃO OS MIRAGE, OS F18 OS F5M E OS GRIPEN NG OS AMX. ACHEI A DECISÃO SHOW DE BOLA.







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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sei não, Nauta véio, vai gerar ainda mais super trunfo, não vai faltar quem diga que o caça X opera melhor que o Y, que o Z tem maior disponibilidade e por aí vai. Acho que deveríamos começar a fabricar F-5 e ir colocando os upgrades ainda na linha de montagem, a FAB está acostumada, tem linha de repuestos, a EMBRAER já conhece o caça, tudibão. O mais tri é que diferentemente do que se fala, DUVIDO que os ianques nos neguem ToTs do pequeno e algo antigo caça...
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“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Túlio escreveu:Sei não, Nauta véio, vai gerar ainda mais super trunfo, não vai faltar quem diga que o caça X opera melhor que o Y, que o Z tem maior disponibilidade e por aí vai. Acho que deveríamos começar a fabricar F-5 e ir colocando os upgrades ainda na linha de montagem, a FAB está acostumada, tem linha de repuestos, a EMBRAER já conhece o caça, tudibão. O mais tri é que diferentemente do que se fala, DUVIDO que os ianques nos neguem ToTs do pequeno e algo antigo caça...![]()
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Prezado Amigo,
Penso que deveriamos apresentar urgente sua sugestão para o NJ e a DR. O Amigo apresentou a melhor solução para o FX o EMBRAER F5 BR.
Um BZ para o Amigo.
Sds
Lord Nauta.



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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sou só eu que estou delirando ao pensar que a Dilma não vai fechar com o Rafale? Tô com essa pulga atrás da orelha... ![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
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- EDSON
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Todos do RIC estão aprontando seu 5º Geração.
Menos o B que pensa pequeno e merece um FMS pois quer sair da condição de vira-latas para cachorrinho de madame.
Menos o B que pensa pequeno e merece um FMS pois quer sair da condição de vira-latas para cachorrinho de madame.
