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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:57 am
por Zavva
crubens escreveu:
Zavva escreveu: O raciocinio não é tão simples assim.
O cientista deve estar levando em conta o fato de existir uma aliança estratégica entre o Brasil e a França, nossa intensa relação comercial com os franceses em termos de armamentos, e a relação muito próxima (pelo menos até agora) entre os presidentes Lula e Sarkozy, o que torna a ausencia de Sarkozy neste evento, mais sentida do que dos demais lideres.

Afinal, é a despedida do Lula como Presidente e este merecia mais consideração por parte do Presidente frances neste momento...pelo menos eu acho...

Abs
Ah tá, então pela sua ótica vai dá F-18 devido a Hillary Clinton vir como "prova da reaproximação do país com os americanos e do fortalecimento das relações bilaterais."
Só penso que o Rafale não seja mais o favorito.
Os 3 concorrentes estão agora em igualdade de condições.

Mas os franceses tem um trunfo que se quiserem utilizar, levam o F-X2 facilmente: parar de botar obstaculos no acordo comercial entre o Mercosul e a UE.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:59 am
por Bourne
Zavva escreveu:Só penso que o Rafale não seja mais o favorito.
Os 3 concorrentes estão agora em igualdade de condições.

Mas os franceses tem um trunfo que se quiserem utilizar, levam o F-X2 facilmente: parar de botar obstaculos no acordo comercial entre o Mercosul e a UE.

Abs

[003] [003] [003] [003] [003]

Se depender de remover os obstáculos para o acordo comercial entre Mercosul e UE o Rafale morre sem vestir as cores da FAB.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 12:00 pm
por crubens
Quem sabe se não é isso que estão costurando debaixo de 7 chaves. 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 12:03 pm
por Bourne
O acordo MERCOSUL e UE é muito mais enrolado que o FX. No fundo nenhum dos dois lados quer ceder. Acredito que o FX acaba antes de tentarem concluir as negociações do MERCOSUL e UE.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 12:04 pm
por crubens
Deus te ouça! [051]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 12:27 pm
por Zavva
Bourne escreveu:O acordo MERCOSUL e UE é muito mais enrolado que o FX. No fundo nenhum dos dois lados quer ceder. Acredito que o FX acaba antes de tentarem concluir as negociações do MERCOSUL e UE.
Penso que a idéia agora não seria concluir as negocioações entre a Mercosul e a UE, mas apenas tentar remover um obstaculo de um dos itens da pauta de negociações: redução dos subsideos agricolas da UE. Se em maio não houver avanços nisso, as negociações irão parar.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 1:59 pm
por Zavva

28/12/2010 09h28 - Atualizado em 28/12/2010 09h28

Reformas, caças e pré-sal: tem muito assunto para Dilma trabalhar em 2011

Para Miriam Leitão, a presidente eleita deve continuar negociando até conseguir a aprovação da reforma tributária. Senão fica o impasse.

História antiga essa das reformas. Há tanto tempo se fala disso. Por que ninguém consegue fazê-las? Cada reforma tem uma lógica de coalizão que você tem de construir no Congresso. A reforma tributária, por exemplo, redistribui o bolo tributário entre os estados mais o Distrito Federal.
Não adianta o governo mandar o projeto para o Congresso. Ele tem de mandar e negociar, porque só a União consegue pacificar a federação. Senão, cada um puxa a sardinha para seu lado, e aí fica um impasse. Sempre foi assim.

Mais do que isso: na reforma tributária, os estados se organizam por interesses, e não por partidos. Então, não adianta ter maioria no Congresso se não consegue fazer a reforma tributária, a menos que a presidente eleita, Dilma Rousseff, vá e continue negociando até conseguir a aprovação. Senão fica o impasse de sempre.

Sobre a compra dos caças, qualquer que seja a decisão tomada, o mais importante é a presidente eleita explicar por que tomou essa decisão. Até agora, todo mundo sabe que o governo brasileiro prefere a proposta francesa, mas ninguém conseguiu entender nem do ponto de vista militar (porque não era o favorito dos militares), nem do ponto de vista financeiro, porque é mais caro. Independentemente da decisão, o importante é explicar para o distinto público que vai pagar por esses aviões.

Na discussão do pré-sal, alguém vai sair perdendo no final. Já se sabe que os estados produtores vão sair perdendo. Rio e Espírito Santo vão sair perdendo em relação à situação atual, porque a mudança feita já faz isso. Outro dia, eu entrevistei o governador do Rio, Sérgio Cabral, e ele disse que, com o veto, o estado perde menos.

Mas o problema é que de novo vai se reabrir a discussão no Congresso e pode se formar essa coalizão de quatro estados contra dois. A presidente eleita precisa ir para lá e resolver. Ou seja, Dilma Rousseff não vai poder se queixar de tédio. Tem muito assunto para ela trabalhar.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noti ... -2011.html

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 2:46 pm
por Lord Nauta
As ''cozitas'' são o COBRA e LPH Mistral, talvez MSA.

Sds

Lord Nauta

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 3:16 pm
por Brasileiro
Lord Nauta escreveu:As ''cozitas'' são o COBRA e LPH Mistral, talvez MSA.

Sds

Lord Nauta
O COBRA é o 'Combatende Brasileiro' e o MSA é o Tor-M2?



abraços]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 3:17 pm
por Hader
Vou rir muito quando a empresa deste Sr. Carlos Frederico Queiroz de Aguiar tiver seu valor de mercado elevado pelas compras do governo brasileiro e for vendida para um bárbaro qualquer... Veremos se a preocupação dele com a pátria amada resiste a uma boa proposta de fusão bárbara.

[029]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 3:49 pm
por soultrain
Mapinguari escreveu:
alex escreveu:Quando se fala em uma modernização de M2000 ser cara estamos falando de uma modernização a ser feita pela França, correto?
Modernizado por Israel teria diferença?
Toda. Mas não teríamos a troca do radar RDM por um RDY-2, teríamos?
Os M2000 da FAB tem RDI e não RDM.

[[]]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 3:50 pm
por Carlos Lima
Túlio escreveu:Já acontece faz tempo: AEROELETRÔNICA e HELIBRÁS que o digam. Mas me causa algum espanto - e a convicção de que nossos dirigentes, que criaram e publicaram a END, não a leram ou pelo menos não a entenderam - é, por exemplo, que diabos de Nacionalismo é esse onde se quer fabricar caças e submarinos Nacionais enquanto as fardas e botas de nossos Soldados vêm da CHINA? Isso de per si já é um indicativo do que está acontecendo/aconteceu à nossa indústria têxtil/calçadista. O principal projeto do EB é da Iveco Italiana e, por mais que alguns colegas digam que O PROJETO em si é do EB há fatores a contradizer essa tese, como a discussão sobre motor/transmissão, com o EB querendo um e os Italianos querendo outro: venceu a IVECO! Por que botei esse ponto de exclamação? Alguém ficou surpreso? É um projeto ESTRANGEIRO, digam o que disserem, sofismem à vontade. E se o EB foi capaz de gerar o Cascavel e o Urutu em seus centros de pesquisa há quase quatro décadas, por que não consegue mais? Emburreceu? Sim, a falecida ENGESA produziu e mesmo aperfeiçoou o projeto original do EB mas foi tudo desenvolvido AQUI, em uma época em que nosso nível tecnológico era muitíssimo menor. Diria que entre aqueles antigos Militares havia uma compreensão muito maior da END do que nos de hoje. E nem havia END para ser compreendida, apenas Nacionalismo e Bom Senso: para quê pagar o desenvolvimento da indústria ESTRANGEIRA se podíamos usar muito melhor esse dinheiro desenvolvendo a NOSSA? Reais ao invés de dólares/euros? Nos caças nem se fala, a dita 'terceira maior indústria aeronáutica do mundo' não é capaz de desenvolver um CAÇA. Sodas, a LM e a Dassault estão atrás mas fazem isso muito bem. Eu mudaria o termo para 'terceira maior indústria aeronáutica CIVIL do mundo', aí até faria sentido. Seu maior 'voo' na área Militar foi uma participação MINORITÁRIA no AMX, um jato de ataque com sérios problemas de propulsão e sensores. Nem vou falar na Aviação Geral, onde aqui pululam protótipos de aeronaves mas o que se produz e vende em quantidade mesmo é Cessna & congêneres estrangeiros. E a EUROBRÁS nos acena agora com um heli Nacional: talvez um adversário para os Robinson 22/44 e Schweizer 300, que não têm rivais na França. Fora isso só montagem de kits Franceses. Ingenuidade acreditar naquilo de 50% de nacionalização do EC-725, nem com reza forte. O Sikorsky S-92/H-92 JÁ TEM um certo índice de nacionalização e nem por isso foi escolhido. Claro que deve ter pesado o fator de ser oriundo da terra do satanás, que não transfere tecnologias (o que fabricamos deve ser porque temos algum MÉDIUM a serviço de quem lhe produz peças e partes). Nem vou me estender à MB porque o que tange a subs - que já fizemos - e fragatas - que já fizemos - isso já foi tão discutido que nem há mais o que falar, à exceção talvez de que mudar do desenho manual em prancheta para o Autocad/CATIA deve ser terrivelmente difícil, senão impossível. Os subs ainda têm a desculpa de trazerem junto um SSN, é aceitável, mas as escoltas e mesmo NAVIOS-PATRULHA, aí já é brabo de engolir...

Sim, INVASÕES BÁRBARAS. E, como os Romanos, NÓS é que lhes abrimos os portões... 8-]
Olha Tulio

Entendo o seu ponto de vista e ele faz sentido sim. Mas acho que temos que encarar também uma dura realidade que é e sempre foi a propaganda que chegou aos nossos ouvidos versus a realidade das coisas.

Nós sempre ouvimos aquela propaganda que as nossas industrias nacionais eram isso ou aquilo, que éramos capazes de projetar isso e aquilo, mas a realidade é que embora tenhamos contribuído com soluções bem inteligentes na área militar como o Tucano e o Astros (por exemplo) o nosso problema sempre foi possuir uma industria até grande, mas com uma "profundidade" bem pequena.

A coisa nunca foi tão integrada entre industria, governo, universidades, centros técnicos e consequentemente "investimentos", daí sobreviviamos das guerras alheias mas sem o poder político ou a vontade dos EUA ou França ou Inglaterra e assim a nossa capacidade de expandir e melhorar foi sempre muito comprometida. A falta de investimentos internos então... nem se fala.

Odeio dizer isso, mas não acho que emburrecemos, eu só acho que nunca fomos essa esperteza toda... e a falta de investimentos e de continuidade nos programas e a forma com que as industrias foram criadas e mantidas (ou não mantidas) é uma prova disso.

Estava retornando de Chicago nesse Domingo e enquanto o meu avião estava taxiando comecei a contar quantas aeronaves da Embraer eu via lá no Aeroporto de Chicago... bom... contei 53!!! desde a família "145" até a família "170" e afins (tudo isso desde aeronaves estacionadas até aeronaves nos "gates") ... daí fiquei pensando com os meus botões sobre isso e a Embraer e porque no final ela sobreviveu quando tudo parecia perdido e daí cheguei a uma teoria aonde no fim das contas não era interessante para os americanos que ela morrece...

Bom, os motivos seriam que empresas de motores, aviônicos, e outros componentes americanos iriam ficar sem um potencial "cliente", do mesmo modo o mercado de aviação "Regional" americano estava em plena expansão e a Embraer tinha uma boa proposta que contava com a benção de diversas companhias aéreas americanas... do mesmo modo, era importante matar as industrias européias tradicionais ou força-las a entrar dentro da Airbus para unificar a "concorrência"... Fokker, Dornier, MBB são alguns exemplos e é claro a mão de obra era mais "em conta" do que a européia, e não havia necessariamente necessidade de lidar com bancos europeus e todas e quaisquer regras da eventual "UE".

Sendo assim a Embraer no "Brasil" não era de modo algum uma má solução até porque ao longo dos anos surgiram propostas interessantes cujos projetos eram quase que totalmente orientados ao mercado americano e não competiam com empresas como a Boeing por exemplo, mas mantinham as fábricas de motores e aviônicos (que supriam inclusive a Boeing) trabalhando a todo o vapor, e o $$$$ retornava para o bolso do consumidor americano e até os passageiros voavam mais felizes nos jatinhos Brasileiros (como é o que acontece hoje).

É interessante ver que hoje o maior operador de aeronaves da Embraer NO BRASIL é uma empresa Americana (Azul) ao invés de empresas "nacionais"... a TAM e filha da Airbus e a Gol é filha da Boeing... interessante, né?

Enfim... eu acho que o que ocorreu com o Brasil de hoje é que na minha opnião setores como a MB e até o EB estão encarando a realidade de frente quando compram projetos não nacionais e reconhecendo que realmente no fim das contas tínhamos falhas sérias relacionadas a continuidade, política industrial para defesa e dimensionamento da nossa industria como um todo e achavamos que éramos mais do que sempre fomos (a propaganda era melhor do que o resultado final).

Vou parar por aqui por enquanto porque o post já está muito longo... :lol:

Sei lá meu amigo... eu acho que o que vemos por aí é que finalmente estamos encarando a realidade de frente e a realidade é que as invasões bárbaras nunca ocorreram porque os bárbaros sempre viveram entre nós.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 4:08 pm
por Lord Nauta
Brasileiro escreveu:
Lord Nauta escreveu:As ''cozitas'' são o COBRA e LPH Mistral, talvez MSA.

Sds

Lord Nauta
O COBRA é o 'Combatende Brasileiro' e o MSA é o Tor-M2?



abraços]

O Tor-M2 e russo. O MSA que me refiro e o VLS MICA,frances.

Sds

Lord Nauta

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 4:20 pm
por Zavva
cb_lima escreveu:Olha Tulio

Entendo o seu ponto de vista e ele faz sentido sim. Mas acho que temos que encarar também uma dura realidade que é e sempre foi a propaganda que chegou aos nossos ouvidos versus a realidade das coisas.

Nós sempre ouvimos aquela propaganda que as nossas industrias nacionais eram isso ou aquilo, que éramos capazes de projetar isso e aquilo, mas a realidade é que embora tenhamos contribuído com soluções bem inteligentes na área militar como o Tucano e o Astros (por exemplo) o nosso problema sempre foi possuir uma industria até grande, mas com uma "profundidade" bem pequena.

A coisa nunca foi tão integrada entre industria, governo, universidades, centros técnicos e consequentemente "investimentos", daí sobreviviamos das guerras alheias mas sem o poder político ou a vontade dos EUA ou França ou Inglaterra e assim a nossa capacidade de expandir e melhorar foi sempre muito comprometida. A falta de investimentos internos então... nem se fala.

Odeio dizer isso, mas não acho que emburrecemos, eu só acho que nunca fomos essa esperteza toda... e a falta de investimentos e de continuidade nos programas e a forma com que as industrias foram criadas e mantidas (ou não mantidas) é uma prova disso.

Estava retornando de Chicago nesse Domingo e enquanto o meu avião estava taxiando comecei a contar quantas aeronaves da Embraer eu via lá no Aeroporto de Chicago... bom... contei 53!!! desde a família "145" até a família "170" e afins (tudo isso desde aeronaves estacionadas até aeronaves nos "gates") ... daí fiquei pensando com os meus botões sobre isso e a Embraer e porque no final ela sobreviveu quando tudo parecia perdido e daí cheguei a uma teoria aonde no fim das contas não era interessante para os americanos que ela morrece...

Bom, os motivos seriam que empresas de motores, aviônicos, e outros componentes americanos iriam ficar sem um potencial "cliente", do mesmo modo o mercado de aviação "Regional" americano estava em plena expansão e a Embraer tinha uma boa proposta que contava com a benção de diversas companhias aéreas americanas... do mesmo modo, era importante matar as industrias européias tradicionais ou força-las a entrar dentro da Airbus para unificar a "concorrência"... Fokker, Dornier, MBB são alguns exemplos e é claro a mão de obra era mais "em conta" do que a européia, e não havia necessariamente necessidade de lidar com bancos europeus e todas e quaisquer regras da eventual "UE".

Sendo assim a Embraer no "Brasil" não era de modo algum uma má solução até porque ao longo dos anos surgiram propostas interessantes cujos projetos eram quase que totalmente orientados ao mercado americano e não competiam com empresas como a Boeing por exemplo, mas mantinham as fábricas de motores e aviônicos (que supriam inclusive a Boeing) trabalhando a todo o vapor, e o $$$$ retornava para o bolso do consumidor americano e até os passageiros voavam mais felizes nos jatinhos Brasileiros (como é o que acontece hoje).

É interessante ver que hoje o maior operador de aeronaves da Embraer NO BRASIL é uma empresa Americana (Azul) ao invés de empresas "nacionais"... a TAM e filha da Airbus e a Gol é filha da Boeing... interessante, né?

Enfim... eu acho que o que ocorreu com o Brasil de hoje é que na minha opnião setores como a MB e até o EB estão encarando a realidade de frente quando compram projetos não nacionais e reconhecendo que realmente no fim das contas tínhamos falhas sérias relacionadas a continuidade, política industrial para defesa e dimensionamento da nossa industria como um todo e achavamos que éramos mais do que sempre fomos (a propaganda era melhor do que o resultado final).

Vou parar por aqui por enquanto porque o post já está muito longo... :lol:

Sei lá meu amigo... eu acho que o que vemos por aí é que finalmente estamos encarando a realidade de frente e a realidade é que as invasões bárbaras nunca ocorreram porque os bárbaros sempre viveram entre nós.

[]s
CB_Lima
Lima,

Sua analise esta correta, mas no passado não tinhamos os instrumentos necessários para criar um politica eficiente de desenvolvimento da industria bélica nacional, que implicaria principalmente no direcionamento das demandas estatais via FFAA para a nossa industria, pois no passado nossas demandas internas eram insuficientes.

Mas agora que este cenário esta mudando, podemos construir politicas mais eficientes de desenvolvimento da indutria nacional, bastando vontade politica para isso, como existem em países como os EUA e a França, por exemplo, que privilegiam a industria local.

Este é um processo longo, mas precisamos começar agora.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 4:21 pm
por Túlio
Desisto! Divirtam-se nas prateleiras. Agora quem vai para a varanda sou EU... :roll: 8-]