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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 10:13 am
por Mapinguari
Carlos Mathias escreveu:Cara, não vai cair dente da tua boca se você falar o óbvio, que M-2000-5MKII é melhor que F-5M.

A paranóia de "O mundo livre e democrático contra a França e seus capetas alados" chegou ao ponto de se considerar F-5 melhor que M-2000? :mrgreen: :lol:
São quase duas gerações de diferença! :roll:



F-5 só é melhor que um M-2000 em termos de custos operacionais, como é melhor que qualquer coisa que seja digna do nome caça.

E olhe lá!
CM, acho que você não leu ou não quis entender nada do que eu disse, mas deixa pra lá... :?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 10:14 am
por Mapinguari
alex escreveu:Quando se fala em uma modernização de M2000 ser cara estamos falando de uma modernização a ser feita pela França, correto?
Modernizado por Israel teria diferença?
Toda. Mas não teríamos a troca do radar RDM por um RDY-2, teríamos?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 10:21 am
por Penguin
soultrain escreveu:Mas quem disse que o upgrade do M2000 é caro e comparado com o quê?

O MLU do F-16 é relativamente barato porque não se troca nenhum componente critico, o radar é o mesmo, com upgrade, o motor é o mesmo, com upgrade. Mas um F-16 MLU é incomparável em tecnologia a um M-2000-5.

Muitos dizem que é caro por causa do upgrade dos M-2000 da IAF, mas esquecem-se que tem aquele valor porque inclui refazer praticamente toda a aeronave na Índia, com troca de avionica, radar e motores , um CLS e um pacote gordo de armamentos. Não se esqueçam que os Israelitas concorreram e perderam.

O radar RDM (que equipa a versão indiana) não é pulse-Doppler como o RDI ou o RDY.
Já o radar APG-66 é pulso-doppler, assim como o APG-68.

Pelo que se saiba, a troca de turbinas não está incluindo no preço do upgrade. Todos os Mirage 2000 inclusive a atual versão indiana (H), os -5 e os -9, com exceção dos 37 iniciais (dos quais a FAB recebeu 12), são equipados com a turbina M53-P2.

O contrato de manutenção firmado entre os indianos e a Dassault foi renovado em 2007:
Aug 5/08: In 1982, Dassault and the IAF signed a maintenance contract for India’s Mirage 2000 aircraft. That agreement was due for renewal 25 years later, in 2007. Now, India Defence reports that a new agreement has been reached, after a 6-month negotiating stalemate that was moving toward court action:

Ministry sources said a six-month stalemate between the two sides was finally broken when the Indian side acceded to the French company’s demands pertaining to charges on liquidated damages. Half of the Air Force’s 46 Mirage 2000-H aircraft faced grounding had the stalemate persisted, a service official said. Dassault had insisted on renewing the maintenance contract only if liquidated charges are calculated at the rate of 0.5 percent of the total contract on a monthly basis. The Defence Ministry wanted the 0.5 percent to be calculated per week.

Dassault reportedly got its way on this issue after threatening to take the matter to the courts, which would have created very long delays to repairs and probably would have grounded the fleet.
http://www.defenseindustrydaily.com/ind ... ext-02891/

[]s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 10:34 am
por Penguin
28/12/2010

PORTAL RFI

França vai enviar ministro da Defesa para a posse de Dilma

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a primeira-dama Carla Bruni Sarkozy não assistirão à posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff. A cerimônia acontece no dia 1° de janeiro, às 14h30. Pelo menos 12 chefes de Estado já confirmaram presença, além de representantes de 34 delegações.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, enviará o ministro da Defesa Alain Juppé para participar da cerimônia de posse de Dilma. Para Stéphane Monclaire, cientista político da Universidade Sorbonne, a ausência de Sarkozy pode indicar que o Brasil não vai comprar o Rafale. O avião de caça francês está na disputa para renovar a frota aérea da FAB (Força Aérea Brasileira). A decisão deveria ter sido tomada ainda no governo Lula, mas acabou sendo protelada e só será anunciada por Dilma, com o aval do ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim. Também concorrem à licitação o Gripen, da sueca Saab, e o F-18, da americana Boeing.

Apenas dois chefes de governo europeus vão participar da festa da posse: o búlgaro Boiko Borissov e o português José Sócrates. A eleição de Dilma, de origem búlgara, causou uma grande emoção no país. E Portugal, por evidentes razões históricas, enviou seu premiê. Para Gaspar Estrada, cientista político do Observatório Político da América Latina, a participação do ministro francês é bastante significativa. Na hierarquia do governo francês, o ministro da Defesa é o segundo posto mais importante. Não considero que haja um desinteresse dos europeus, mas é claro que, numa data como essa, é muito difícil que muitos chefes de Estado se desloquem até Brasília, diz.

Em 2006, na posse de Lula, o primeiro-ministro e chanceler italiano Massimo DAlema foi a única autoridade estrangeira presente. Amigo de Lula, ele viajou ao Brasil em caráter não-oficial. Na época, o presidente brasileiro preferiu não convidar presidentes, reis e premiês, justamente para evitar uma festa marcada pela ausência de grandes líderes por conta da data da cerimônia, 1° de janeiro.

Um dos destaques da posse de Dilma será a participação da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, uma prova da reaproximação do país com os americanos e do fortalecimento das relações bilaterais. A participação de Hillary reflete o novo peso do Brasil nas relações internacionais, diz Estrada. A comparação com a posse de Lula, em 2006, mostra que o peso do Brasil está crescendo. Para muitos especialistas, o governo de Dilma também será marcado por uma nova estratégia em relação aos Estados Unidos.

Além de Hillary Clinton, o príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, e o premiê da Coreia do Sul, Lee Myung Bak, confirmaram presença. A presidente argentina, Cristina Kirchner, será a única chefe de Estado do Mercosul que não estará presente e será representada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman. Delegações da Argélia, Catar, Gabão, Haiti, Holanda, Japão, Jamaica, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sri Lanka e Zimbábue também são esperadas.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:12 am
por crubens
Bom, segundo o cientista político da Universidade Sorbonne não vai dá Rafale porque o Sakorzy não vem, então o mesmo vale para o Gripen NG e o F-18 já que nem o Barak Obama e o Rei da Suécia também não vem. :roll:
Ou seja F-5 Forever. :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:19 am
por J.Ricardo
Carlos Mathias escreveu:Cara, não vai cair dente da tua boca se você falar o óbvio, que M-2000-5MKII é melhor que F-5M.

A paranóia de "O mundo livre e democrático contra a França e seus capetas alados" chegou ao ponto de se considerar F-5 melhor que M-2000? :mrgreen: :lol:
São quase duas gerações de diferença! :roll:



F-5 só é melhor que um M-2000 em termos de custos operacionais, como é melhor que qualquer coisa que seja digna do nome caça.

E olhe lá!
A China desenvolvendo caça de 5ª geração, a Índia desenvolvendo caça de 5ª geração com a Russia, e nossos governantes demorando mais de uma década para escolher um de 4ª geração que quando estiver operacional provavelmente já será de 2ª classe, e o que resta a nós entusiastas? Discutir quem é melhor, o M-2000 matusalem ou o F-5 munra (o de vida eterna!) realmente deprimente...
Cada vez mais concordo com nosso amigo Túlio, estamos no "bico do urubu" mesmo...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:20 am
por Penguin
Túlio escreveu:Já acontece faz tempo: AEROELETRÔNICA e HELIBRÁS que o digam. Mas me causa algum espanto - e a convicção de que nossos dirigentes, que criaram e publicaram a END, não a leram ou pelo menos não a entenderam - é, por exemplo, que diabos de Nacionalismo é esse onde se quer fabricar caças e submarinos Nacionais enquanto as fardas e botas de nossos Soldados vêm da CHINA? Isso de per si já é um indicativo do que está acontecendo/aconteceu à nossa indústria têxtil/calçadista. O principal projeto do EB é da Iveco Italiana e, por mais que alguns colegas digam que O PROJETO em si é do EB há fatores a contradizer essa tese, como a discussão sobre motor/transmissão, com o EB querendo um e os Italianos querendo outro: venceu a IVECO! Por que botei esse ponto de exclamação? Alguém ficou surpreso? É um projeto ESTRANGEIRO, digam o que disserem, sofismem à vontade. E se o EB foi capaz de gerar o Cascavel e o Urutu em seus centros de pesquisa há quase quatro décadas, por que não consegue mais? Emburreceu? Sim, a falecida ENGESA produziu e mesmo aperfeiçoou o projeto original do EB mas foi tudo desenvolvido AQUI, em uma época em que nosso nível tecnológico era muitíssimo menor. Diria que entre aqueles antigos Militares havia uma compreensão muito maior da END do que nos de hoje. E nem havia END para ser compreendida, apenas Nacionalismo e Bom Senso: para quê pagar o desenvolvimento da indústria ESTRANGEIRA se podíamos usar muito melhor esse dinheiro desenvolvendo a NOSSA? Reais ao invés de dólares/euros? Nos caças nem se fala, a dita 'terceira maior indústria aeronáutica do mundo' não é capaz de desenvolver um CAÇA. Sodas, a LM e a Dassault estão atrás mas fazem isso muito bem. Eu mudaria o termo para 'terceira maior indústria aeronáutica CIVIL do mundo', aí até faria sentido. Seu maior 'voo' na área Militar foi uma participação MINORITÁRIA no AMX, um jato de ataque com sérios problemas de propulsão e sensores. Nem vou falar na Aviação Geral, onde aqui pululam protótipos de aeronaves mas o que se produz e vende em quantidade mesmo é Cessna & congêneres estrangeiros. E a EUROBRÁS nos acena agora com um heli Nacional: talvez um adversário para os Robinson 22/44 e Schweizer 300, que não têm rivais na França. Fora isso só montagem de kits Franceses. Ingenuidade acreditar naquilo de 50% de nacionalização do EC-725, nem com reza forte. O Sikorsky S-92/H-92 JÁ TEM um certo índice de nacionalização e nem por isso foi escolhido. Claro que deve ter pesado o fator de ser oriundo da terra do satanás, que não transfere tecnologias (o que fabricamos deve ser porque temos algum MÉDIUM a serviço de quem lhe produz peças e partes). Nem vou me estender à MB porque o que tange a subs - que já fizemos - e fragatas - que já fizemos - isso já foi tão discutido que nem há mais o que falar, à exceção talvez de que mudar do desenho manual em prancheta para o Autocad/CATIA deve ser terrivelmente difícil, senão impossível. Os subs ainda têm a desculpa de trazerem junto um SSN, é aceitável, mas as escoltas e mesmo NAVIOS-PATRULHA, aí já é brabo de engolir...

Sim, INVASÕES BÁRBARAS. E, como os Romanos, NÓS é que lhes abrimos os portões... 8-]
X2

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:23 am
por sapao
Tulio, é a velha parceria Pokémon: Pikachu! (cada um entra com a metade, advinha qual a nossa)

Somos o terceiro maior produtor de aviões e não fabricamos 1 turbina até hoje para nenhum deles, nem a avionica, nem o radar e por ai vai!

O PEMAER ja prevê o desenvolvimento de equipamentos furtivos, mas se não houver verba vai ficar so no planejamento mesmo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:27 am
por Lord Nauta
crubens escreveu:Bom, segundo o cientista político da Universidade Sorbonne não vai dá Rafale porque o Sakorzy não vem, então o mesmo vale para o Gripen NG e o F-18 já que nem o Barak Obama e o Rei da Suécia também não vem. :roll:
Ou seja F-5 Forever. :mrgreen:

Prezado Amigo

Analise perfeita do texto do cidadão da Universidade de Sorbonne. Parabéns :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já na minha analise, que não pertenço a Sorbonne, e que a vinda do MD da França e porque as coisas caminham muito bem, não somente ao RAFALE como em relação a outras ''cozitas'' .

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sds


Lord Nauta

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:32 am
por crubens
É isso aí Lord !! [009]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:36 am
por Zavva
crubens escreveu:Bom, segundo o cientista político da Universidade Sorbonne não vai dá Rafale porque o Sakorzy não vem, então o mesmo vale para o Gripen NG e o F-18 já que nem o Barak Obama e o Rei da Suécia também não vem. :roll:
Ou seja F-5 Forever. :mrgreen:
O raciocinio não é tão simples assim.
O cientista deve estar levando em conta o fato de existir uma aliança estratégica entre o Brasil e a França, nossa intensa relação comercial com os franceses em termos de armamentos, e a relação muito próxima (pelo menos até agora) entre os presidentes Lula e Sarkozy, o que torna a ausencia de Sarkozy neste evento, mais sentida do que dos demais lideres.

Afinal, é a despedida do Lula como Presidente e este merecia mais consideração por parte do Presidente frances neste momento...pelo menos eu acho...

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:39 am
por Bourne
Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Já acontece faz tempo: AEROELETRÔNICA e HELIBRÁS que o digam. Mas me causa algum espanto - e a convicção de que nossos dirigentes, que criaram e publicaram a END, não a leram ou pelo menos não a entenderam - é, por exemplo, que diabos de Nacionalismo é esse onde se quer fabricar caças e submarinos Nacionais enquanto as fardas e botas de nossos Soldados vêm da CHINA? Isso de per si já é um indicativo do que está acontecendo/aconteceu à nossa indústria têxtil/calçadista. O principal projeto do EB é da Iveco Italiana e, por mais que alguns colegas digam que O PROJETO em si é do EB há fatores a contradizer essa tese, como a discussão sobre motor/transmissão, com o EB querendo um e os Italianos querendo outro: venceu a IVECO! Por que botei esse ponto de exclamação? Alguém ficou surpreso? É um projeto ESTRANGEIRO, digam o que disserem, sofismem à vontade. E se o EB foi capaz de gerar o Cascavel e o Urutu em seus centros de pesquisa há quase quatro décadas, por que não consegue mais? Emburreceu? Sim, a falecida ENGESA produziu e mesmo aperfeiçoou o projeto original do EB mas foi tudo desenvolvido AQUI, em uma época em que nosso nível tecnológico era muitíssimo menor. Diria que entre aqueles antigos Militares havia uma compreensão muito maior da END do que nos de hoje. E nem havia END para ser compreendida, apenas Nacionalismo e Bom Senso: para quê pagar o desenvolvimento da indústria ESTRANGEIRA se podíamos usar muito melhor esse dinheiro desenvolvendo a NOSSA? Reais ao invés de dólares/euros? Nos caças nem se fala, a dita 'terceira maior indústria aeronáutica do mundo' não é capaz de desenvolver um CAÇA. Sodas, a LM e a Dassault estão atrás mas fazem isso muito bem. Eu mudaria o termo para 'terceira maior indústria aeronáutica CIVIL do mundo', aí até faria sentido. Seu maior 'voo' na área Militar foi uma participação MINORITÁRIA no AMX, um jato de ataque com sérios problemas de propulsão e sensores. Nem vou falar na Aviação Geral, onde aqui pululam protótipos de aeronaves mas o que se produz e vende em quantidade mesmo é Cessna & congêneres estrangeiros. E a EUROBRÁS nos acena agora com um heli Nacional: talvez um adversário para os Robinson 22/44 e Schweizer 300, que não têm rivais na França. Fora isso só montagem de kits Franceses. Ingenuidade acreditar naquilo de 50% de nacionalização do EC-725, nem com reza forte. O Sikorsky S-92/H-92 JÁ TEM um certo índice de nacionalização e nem por isso foi escolhido. Claro que deve ter pesado o fator de ser oriundo da terra do satanás, que não transfere tecnologias (o que fabricamos deve ser porque temos algum MÉDIUM a serviço de quem lhe produz peças e partes). Nem vou me estender à MB porque o que tange a subs - que já fizemos - e fragatas - que já fizemos - isso já foi tão discutido que nem há mais o que falar, à exceção talvez de que mudar do desenho manual em prancheta para o Autocad/CATIA deve ser terrivelmente difícil, senão impossível. Os subs ainda têm a desculpa de trazerem junto um SSN, é aceitável, mas as escoltas e mesmo NAVIOS-PATRULHA, aí já é brabo de engolir...

Sim, INVASÕES BÁRBARAS. E, como os Romanos, NÓS é que lhes abrimos os portões... 8-]
X2
X3

[002]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:46 am
por Zavva
Bourne escreveu:
Penguin escreveu: X2
X3

[002]
X4 :(

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:47 am
por crubens
Zavva escreveu:
crubens escreveu:Bom, segundo o cientista político da Universidade Sorbonne não vai dá Rafale porque o Sakorzy não vem, então o mesmo vale para o Gripen NG e o F-18 já que nem o Barak Obama e o Rei da Suécia também não vem. :roll:
Ou seja F-5 Forever. :mrgreen:
O raciocinio não é tão simples assim.
O cientista deve estar levando em conta o fato de existir uma aliança estratégica entre o Brasil e a França, nossa intensa relação comercial com os franceses em termos de armamentos, e a relação muito próxima (pelo menos até agora) entre os presidentes Lula e Sarkozy, o que torna a ausencia de Sarkozy neste evento, mais sentida do que dos demais lideres.

Afinal, é a despedida do Lula como Presidente e este merecia mais consideração por parte do Presidente frances neste momento...pelo menos eu acho...

Abs
Ah tá, então pela sua ótica vai dá F-18 devido a Hillary Clinton vir como "prova da reaproximação do país com os americanos e do fortalecimento das relações bilaterais."

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qua Dez 29, 2010 11:53 am
por midnight
Lord Nauta escreveu:
crubens escreveu:Bom, segundo o cientista político da Universidade Sorbonne não vai dá Rafale porque o Sakorzy não vem, então o mesmo vale para o Gripen NG e o F-18 já que nem o Barak Obama e o Rei da Suécia também não vem. :roll:
Ou seja F-5 Forever. :mrgreen:

Prezado Amigo

Analise perfeita do texto do cidadão da Universidade de Sorbonne. Parabéns :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já na minha analise, que não pertenço a Sorbonne, e que a vinda do MD da França e porque as coisas caminham muito bem, não somente ao RAFALE como em relação a outras ''cozitas'' .

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sds


Lord Nauta
Essa cozitas seria algo navegável?

Muchas Gracias