TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50071 Mensagem por Penguin » Ter Dez 07, 2010 12:04 pm

7/12

Decisão sobre caças fica para gestão Dilma

Presidente eleita quer estudar melhor as três propostas antes de bater o martelo sobre a compra das aeronaves

Militares esperam que Dilma peça avaliação da Aeronáutica; decisão agora está prevista para o novo governo petista

Kennedy Alencar e Eliane Cantanhêde

A presidente eleita Dilma Rousseff adiou para o próximo governo a decisão sobre a compra dos caças para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

Conforme a Folha apurou, Dilma se reuniu anteontem com o presidente Lula e ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ocasião em que pediu tempo para estudar melhor a questão, já que há divergências dentro do próprio governo.

Em entrevista concedida à TV Brasil, na noite de ontem, Lula afirmou que fará o que Dilma decidir.

“É uma dívida muito grande, uma dívida de longo prazo com o Brasil. Se a Dilma disser que pode fazer naqueles termos que estavam acordados, eu farei. Mas se ela falar: “Presidente, vamos deixar eu discutir no próximo ano”, eu a deixo fazer”, disse o presidente Lula.

O processo de escolha foi iniciado ainda no governo Fernando Henrique (1995-2002), sob a sigla FX, mas acabou sendo suspenso e recomeçado no segundo mandato de Lula, já como FX-2.

Tudo o que a Aeronáutica não queria era um novo adiamento, por temer que Dilma, refratária a assuntos e a gastos relacionados à área militar, empurre a decisão mais uma vez com a barriga.

Um dos problemas é que Jobim prefere o caça Rafale, da francesa Dassault, enquanto o relatório da FAB, com 27 mil páginas, indicou em primeiro lugar o Gripen NG, da sueca Saab. O outro concorrente é o americano F-18, da Boeing.

Ontem, Dilma se reuniu por quase três horas com Jobim, que será mantido no cargo, e lhe pediu documentos sobre o processo.

Conforme a Folha apurou, ele entregou o seu parecer, mas não o relatório da Aeronáutica. A expectativa de oficiais é que ela agora peça também a avaliação da FAB.

Até porque o argumento político pró-Rafale se enfraqueceu bastante após o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se aliar aos EUA, contra o Brasil, na votação do acordo nuclear do Irã na Organização das Nações Unidas.

Na reunião com Jobim, Dilma discutiu também a reformulação em curso da área de Defesa, com a criação de uma secretaria especial para tratar de aviação civil.

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que é comandado por oficiais militares, continuará a ser vinculado ao Comando da Aeronáutica.

A presidente eleita vai anunciar entre hoje e amanhã os nomes de Jobim para continuar na Defesa e do embaixador Antônio Patriota para o Ministério das Relações Exteriores.

FONTE: Folha.com

Editado pela última vez por Penguin em Ter Dez 07, 2010 12:06 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6807 vezes
Agradeceram: 7105 vezes
Contato:

#50072 Mensagem por Túlio » Ter Dez 07, 2010 12:04 pm

Eu gostei mais da CANTANHÊDE ao vivo: "um partido de massa, MAS UMA MASSA CHEIROSA..."

Com amigos assim o Serra nem precisava de inimigos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#50073 Mensagem por wagnerm25 » Ter Dez 07, 2010 12:06 pm

DELTA22 escreveu:E lá vem outra 'barriga' da Cantanhede... Incrível. Não aprende mesmo! :roll: :?

Enquanto isso, vira chacota no meio jornalistico. É aquilo: 'falem bem, falem mal, mas falem de mim'. Agora já me parece vaidade auto-destrutiva. :?

Aqui, demonstração cabal que ela tem interesse por trás do cancelamento do F-X2: "Dilma tomou uma decisão correta, apesar da paúra dos militares. Como técnica, deverá tomar uma decisão também técnica."

Elogia à petistas (independente de quem seja) não é o forte da Eliane. 8-]

[]'s a todos.
Dado o histórico de nada acontecer nos processos FX por décadas a fio, não creio que ele esteja muito errada em sua análise. No momento, o FX-2 parece mais se encaminhar para um FX-3 do que para a compra dos caças.

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#50074 Mensagem por wagnerm25 » Ter Dez 07, 2010 12:07 pm

Penguin escreveu:7/12

Presidente eleita quer estudar melhor as três propostas antes de bater o martelo sobre a compra das aeronaves
ESTUDAR MELHOR AS PROPOSTAS = mais 5 anos

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 217 vezes
Agradeceram: 526 vezes

#50075 Mensagem por delmar » Ter Dez 07, 2010 12:28 pm

wagnerm25 escreveu:
Penguin escreveu:7/12

ESTUDAR MELHOR AS PROPOSTAS = mais 5 anos
Não companheiro. Estudar melhor as propostas = Rafale já era.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#50076 Mensagem por rodrigo » Ter Dez 07, 2010 12:38 pm

Au revoir.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#50077 Mensagem por Francoorp » Ter Dez 07, 2010 12:50 pm

orestespf escreveu:
Zavva escreveu: Mas a matéria não fala isso...

Abs
Você que não entendeu a matéria, Zavva, releia os pontos que sublinhei.

1) "O assunto deve ser discutido, na próxima semana, com o presidente Lula.": se o assunto será discutido com o presidente Lula na próxima semana, então é porque a presidente eleita Dilma já deu o seu ok. Isto deixa muito claro (supondo que a informação é verdadeira) que o FX-2 será anunciado neste governo. Se não fosse assim, o NJ não teria nada a tratar sobre o assunto com o Lula.

2) "... Jobim deve entregar a Dilma, "dentro de uns dois dias", uma posição sobre a manutenção ou escolha de novos comandantes das três Forças...": Esta frase deixa claro que o NJ permanecerá no comando da pasta Defesa, podendo ter a permanência dos atuais três comandantes das Forças.

3) "... o processo só será consolidado quando o Congresso aprovar todo o pacote da chamada Estratégia Nacional de Defesa...": Deixa claro que a END será um projeto de Estado, muito diferente do que alguns daqui costumam dizer e assumir.

4) "... na opinião deles, começou com Jobim e deve ser concluído com o ministro na pasta.": Claro, se é um projeto (END) de Estado, então a seriedade exige que se mantenha no cargo e a frente deste projeto aquele que tem grandes conhecimentos sobre o assunto antes que o processo esteja concluído; mais um motivo para se garantir a END como projeto de Estado e não de governo.

Quer questionar a veracidade da matéria, então ok, mas dizer que este texto não é revelador é pura bobagem, pois diz muito mais do que está escrito, mas pra isso é preciso saber lê-lo, já que políticos são sempre sutis, e por motivos óbvios.

Abraços!

Isso mesmo... políticos falam como "Profetas ou messias", nunca diretamente... e tem o Colega Marino que ja falou que sai também!!

Acho que me precipitei... vai sair um resultado sim.

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Pedro H Serafim
Intermediário
Intermediário

#50078 Mensagem por Pedro H Serafim » Ter Dez 07, 2010 12:51 pm

Nao sei se é palhaçada ou incopetencia....agora ela quer um novo relatorio da FAB?! A FAB faz um relatorio com 27 MIL paginas e ela quer mais um relatorio?
A Verdade é que o caça Frances esta fora, a unica justificativa era a parceria Brasil-França, parceria esta que ficou abalada com o apoio frances ao EUA em relaçao ao Irã, apoio este que é absolutamente correto, um dos maoires erros diplomaticos do Brasil dos ultimos anos foi a aproximaçao com o Irã, a unica coisa que o Brasil ganhou com isso foi colocar em duvida para o mundo o seu proprio programa nuclear....
Eu acho que este tópico tem que acabar por aqui e abrirmos outros chamado FX-3, inclusive os avios serão outros, grande chance de voltar a lista o Su-35....ou melhor ainda o T-50.

Zavva
Avançado
Avançado

#50079 Mensagem por Zavva » Ter Dez 07, 2010 12:58 pm

Com os cortes de gastos propostos pelo governo Dilma, a julgar pelos comentários do Ministro Mantega, acho que o periodo de grandes gastos militares acabaram.
Até o PAC, grande orgulho da Dilma, sofrerá cortes.

Não me surpreenderia se a Dilma simplesmente optasse por cancelar o F-X2 e fizer a compra de um gapfill, ou escolher simplesmente o caça mais barato, já que a FAB disse que todos os caças atendem aos seus pré-requisitos.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Mathias

#50080 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 07, 2010 1:00 pm

Caça mais barato é o Su-35BM.

Da bost-list, todos são caros, ou financeiramente, ou extremamente caros politicamente.

E alguém acha que o governo vai aceitar uma derrota que lhe foi imposta?

Rezemos pelos M-2000-9, pois!

Emparedou-se Lula.

Parabéns aos mesmos de sempre, excelente trabalho.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#50081 Mensagem por Túlio » Ter Dez 07, 2010 1:03 pm

Estou otimista: mesmo que anunciem DE NOVO o Rafale, acho que no fim ainda vai dar O IMPENSÁVEL!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Zavva
Avançado
Avançado

#50082 Mensagem por Zavva » Ter Dez 07, 2010 1:05 pm

Carlos Mathias escreveu:Caça mais barato é o Su-35BM.

Da bost-list, todos são caros, ou financeiramente, ou extremamente caros politicamente.

E alguém acha que o governo vai aceitar uma derrota que lhe foi imposta?

Rezemos pelos M-2000-9, pois!

Emparedou-se Lula.

Parabéns aos mesmos de sempre, excelente trabalho.
Não acho que o Pres. Lula se deixaria intimidar.
O problema é extra-F-X2.
O Governos do mundo inteiro fizeram uma gastança por conta da crise economica e agora precisam cortar gastos desesperadamente e o Brasil não vai ficar de fora disso.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#50083 Mensagem por Francoorp » Ter Dez 07, 2010 1:12 pm

Marino escreveu:Outro tipo de matéria, da alucinada:
Eliane Cantanhêde
Turbulência
BRASÍLIA - Aconteceu o que o Comando da Aeronáutica mais temia: FHC alegou falta de dinheiro, Lula foi incapaz de decidir (Pro FHC "Faltou Grana", Para o Lula foi incapacidade mesmo)e a compra dos caças ficou para o próximo governo, de Dilma Rousseff. Se é que haverá( Então nada decidido e pronto: Ficou pro futuro de novo... SE HAVERA)
alguma compra.
O cenário não é animador para a FAB, pois Dilma não entende e não gosta de Forças Armadas,( é Guerrilheira vermelha, não gosta das F.A.!!) mas entende e gosta de fazer contas. Uma conta que não fecha é querer comprar 36 aviões de caça em meio ao anúncio de um ajuste fiscal.( Iria contra a promessa dos 30% dela né... agora é a jornalista que diz que não deve comprar!)
O que emperrou a decisão foi a divisão dentro do próprio governo:(O Governo nem nasceu ja está dividido) Jobim, Amorim e a área política do Planalto sempre preferiram o Rafale, francês, mas o relatório de 27 mil páginas da FAB indicou o Gripen NG, da Suécia, também apoiado pela Embraer(Mas não era o Boeing que tinha o apoio da Embraer??) e por setores sindicais ligados a Lula em São Paulo.( Se der Rafale Lula é um traidor dos Sindicatos!!)
Com o impasse, nem o Rafale, nem o Gripen NG, nem o F-18 dos EUA conseguiu decolar. Ficaram todos
em solo, com os brigadeiros a ver navios.( Bem que deveriam ter aprendido "Vendo os navios da marinha" e como se faz compras na surdina né!) Esse é o pior dos mundos para eles, que, a esta altura, queriam um
avião, não importando mais se francês, americano ou sueco. Qualquer um servia.
( Verdade, e não so eles, aqui concordo.)
Pelo lado de Lula, a preferência pelos Rafale murchou na mesma proporção em que o encanto pelo
presidente da França, Nicolas Sarkozy, se esvaiu.
(Se usa até "poesia" para denegrir o outro que não é do seu LOBBY Sueco!) A opção pelos caças da Dassault se justificava no contexto
da "parceria estratégica com a França". Mas que parceria é essa se Sarkozy se uniu aos EUA contra o Brasil na
votação do programa nuclear do Irã na ONU? Lula magoou.
(Este apoio não esta no tratado, e como jornalista deveria saber-lo ao cita-lo, demonstra incompetência ou LOBBY!)
Ficou difícil explicar por que escolher o Rafale, se é o avião mais caro dos três, nunca foi vendido para
ninguém (exceto o governo da própria França)
( E os embargos Yankees não contam??) e não se encaixa mais no contexto do casamento Lula-Sarkozy.( é tudo política então, ninguém escuta a sua voz da razão né senhora entendida.)
O risco de Jobim, que vai continuar ministro, é ficar falando sozinho a favor do caça francês.(Tem outros também, principalmente nos foruns... mas neste caso será falar sozinho do GripenNG)
Dilma tomou uma decisão correta, apesar da paúra dos militares. Como técnica, deverá tomar uma
decisão também técnica.
(Agora se da até ordens na Presidente de como se deve fazer... mulheres!!)

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#50084 Mensagem por Túlio » Ter Dez 07, 2010 1:13 pm

Por conta de um futuro FX-3 pós-TAMPAX eu apostaria em:

:arrow: Russos pulando o FLANKER e vindo direto de PAK-FA.

:arrow: Ianques, que sempre vêm com dois, viriam de F-15 stealth e F-35.

:arrow: Europa com Eurofighter (agora completo) e Rafale, ou seja, o de sempre.

:arrow: Suecos fora. Sem caça competitivo. Gripen NG cancelado por falta de clientes.

:arrow: A SURPRESA: CHINESES COM J-10!!!

Ou seja, seis caças, igualzinho ao FX-2... :wink: 8-]

Morpheus
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 463 vezes
Agradeceram: 255 vezes

#50085 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Dez 07, 2010 1:21 pm

Marino escreveu:
Mas a matéria não fala isso...

Abs
Não, EU estou falando. 8-]
Claro e objetivo. :D

Responder