TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48931 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 4:54 pm

kirk escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Kirk, você vai naufragar se continuar com esse discurso aqui.
Já rolou aqui uma solicitação de autorização por parte dos suecos ao DoD norte-americano para que dados do Gripen pudesse ser fornecidos.
O Jobim já disse que os suecos não têm domínio sobre toda a tecnologia do caça e que muito terá que ser negociado em separado. Ele sabe muito bem sobre o que diz.

[]'s
Vc tá falando do mesmo Jobim que já marcou a data do anúncio umas 38 vezes ???? ... é esse ae que sabe bem sobre o que diz ?????

""Kirk, você vai naufragar se continuar com esse discurso aqui."" :shock:

já tô acustumado amigo ... sei que é questão de tempo ... :roll:

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Não se faça de vítima. Você tem toda a liberdade de escrever o que quiser mas aqui no DB vai encontrar oposição, quando for o caso. Não é aquele monólogo...

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48932 Mensagem por Cunha » Dom Nov 21, 2010 4:55 pm

RobertoRS, independente das bobagens, estão lá exemplos de embargo e até envio de componentes trocados pelo vendedor (sistema de direcionamento, se não me engano, do MAA-1).




Editado pela última vez por Cunha em Dom Nov 21, 2010 4:57 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48933 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 4:56 pm

kirk escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Kirk, os suecos tiveram que pedir autorização para fornecer dados do FCS, só como exemplo.

[]'s
Fligth Control System do Gripen já é a 17ª versão SUÉCA ... não tem que pedir autorização pra ninguém ... FCS do Gripen não serve em outro avião ... foi desenha do exclusivamente para o Gripen ... os franceses estão na mesma situação pois o desenvolvimento do FBW iniciou-se com o F-16 ... e atualmente até aviões comerciais utilização o sistema com o mesmo principio ... porém cada país o adaptou a suas prórpias necessidades e especificações ... não está sujeito a quais quer restrições ...

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48934 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 21, 2010 4:59 pm

gaitero escreveu:Pessoal.

Vamos voltar à realidade...

Solicitações da FAB:

1- entregua em 2014 do primeiro avião.
2 - Os caças serão financiados em até dez anos, sendo que 15% deve ser pago no primeiro ano, após a assinatura do contrato. Neste valor, deverá haver aditivos ao longo da operação dos caças.
3- O contrato, inclui o avião em si, logística e suporte por 5 anos e o pacote de armamentos (tipicamente, mísseis ar-ar, ar-terra e bombas).
4 - Compensações comerciais e tecnológicas que capacitem a indústria aeronáutica nacional
5- Montagem local, sendo a Embraer será a maior beneficiada.
6- Além dos aviões, a FAB também quer trabalhar no desenvolvimento dos sistemas. Integração dos sistemas nacionais, e acesso aos codigos fonte do Avião.
7 -O CTA, solicitou que fossem incluidos nas contrapartidas, túneis de vento supersônicos.

Se as empresas oferecerem isto aqui. Elas cumprem 100% do contrato. Se oferecerem mais, melhor.

Problemas com os caças.

Rafale, na época tinha um preço muito salgado, quando a FAB encerrou o contrato, este preço eliminava o Rafale e o colocava em ultimo lugar na disputa. Coube ao MD cobrar do Governo da França, a promessa de Sarko, de que os custos seriam equivalentes aos dos aviões vendidos à Força aérea Francêsa. Depois disso foi reenviada uma proposta da Dassault, com a garantia do Governo Francês, que reduziu consideravelmente os custos do Rafale.

Esta proposta foi inserida no resultado final, que não teve nada além disso alterado, e entregue ao MD.

Tanto o F/A-18 quanto o Gripen e o Rafale, correm o risco, assim como o ST e vários outros aviões do mundo, de sofrerem embragos, por interesse político. Neste caso, os riscos são medidos de acordo com o grau de risco dos envolvidos. Neste caso o risco do gripen é muito maior, porque existem vários fornecedores de diferentes países, com interesses diferentes. Já no caso da França e EUA, o risco é menor. Neste caso, o que pesa são as severas leis e vetos do Congresso Americano. Não que isto vá comprometer o F/A-18, até porque nunca comrpometeu os F-14 do Iran por exemplo.. mas pode dificultar. E isto que o governo quer evitar.
Gostei da realidade!

[100] [009] [100]

É a diferença entre comprar do fornecedor e do atravessador. O problema é o risco no caso do NG e para agravar o fato que os suecos não compraram a aeronave não ajuda em nada na situação.

Claro que também por não existir uma aeronave "Naval", a coisa complica um pouco mais caso o MD/FAB/MB decidam ser necessária uma padronização.

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48935 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 5:00 pm

Cunha escreveu:RobertoRS, independente das bobagens, estão lá exemplos de embargo e até envio de componentes trocados pelo vendedor (sistema de direcionamento, se não me engano, do MAA-1).
É verdade, mas que é lamentável o desconhecimento de quem deveria efetivamente conhecer, é.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48936 Mensagem por kirk » Dom Nov 21, 2010 5:01 pm

Francoorp escreveu:
Os processadores da PowerPC são da Motorola!
Mas não eram todos estudados pela IRIA, empresa francesa que produz os processores de alta tecnologia da França, principalmente os embarcados ??

http://www.inria.fr/innovation/aeronaut ... l-securite

http://www.inria.fr/innovation/edition- ... -embarques

http://www.inria.fr/innovation/telecoms ... multimedia

a França (INRIA) desenvolveu um sofisticado sistema matemático aplicado na informática, usado no Rafale, que está sendo usado também pela Intel (e Texas Instruments, Motorola, Cadence e Synopsis) para desenvolver seus circuitos integrados.

Será que se comprarmos o Super Hornet ou o Gripen a França libera essa tecnologia pra gente? Ou vão boicotar?

pra quem não lê em francês, aqui está a mesma matéria, em inglês:

http://www.inria.fr/actualites/inedit/i ... ve.en.html


OS FRANCESES TEM TODA A TECNOLOGIA QUE QUEREMOS, ATé ESTAS AI DE CHIPS & QUETALES!

E ja estamos dentro...

http://anodafrancanobrasil.cultura.gov. ... -e-franca/

Umas partes:
"Um novo convênio entre Brasil e França permitirá a interligação de pesquisadores brasileiros a uma rede de 5.000 processadores de alta complexidade montada em território francês. O acordo foi assinado no dia 22 de julho, durante a abertura do Colóquio Colibri, evento que reúne cientistas de informática e tecnologia dos dois países em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil."

"A rede de processadores constitui o projeto GRID’5000, mantido pelo INRIA. O convênio assinado permite a interligação desta rede com um processador da UFRGS, o que facilitará a produção de modelos complexos por cientistas brasileiros, como os utilizados, por exemplo, em análises climatológicas. “É um ato a mais dentro de uma colaboração tão rica como a do Brasil com a França”, destacou Philippe Navaux, presidente do comitê de organização do colóquio.

Conforme a diretora de relações internacionais do INRIA, Dominique Sotteau, o colóquio visa a avaliar os programas existentes e desenhar perspectivas futuras. Ela acredita ser importante incentivar a participação cada vez maior de estudantes nos programas, calcados num “sentimento de cooperação equilibrada”: “Queremos caminhar juntos e assim, avançar mais”. Wrana Panizzi, vice-presidente do CNPq, ressaltou que a perspectiva do órgão em relação à cooperação bilateral é ampliar ações focalizadas, em especial iniciativas como laboratórios internacionais associados (LIA). “O CNPq apóia atividades que permitam uma maior internacionalização dos grupos de pesquisa”, observou."
Ja estamos entrando nestas tecnologias informáticas francesas... agora falta aprofundar!!

GPS (localização de alvos) EEUUs!
GPS é para muita coisa, não somente para mirar as bombas inteligentes... e para substitui-lo no campo militar que entramos no GLONASS russo.

http://panoramaespacial.blogspot.com/20 ... onass.html

E mais sobre a aparelhagem via satelite, pois disso se trata, de aparelhos que podem ser trocados quando se queira, fazendo os devidos ajustes... não é porque hoje se usa o GPS que se usará pra sempre, pode-se trocar:

http://www.airfleet.ru/arhiv/n2_2009/ap ... cnol_gica/


Mas isso eu ja te disse antes... não quer ver as coisas como são né?
Meu amiguinho ... nas buenas ... eu disse que o processador é americano e vc mostrou uma séria de intercâmbios de estudantes e pesquisadores franceses e brasileiros ...

Te falei que o Rafale usa GPS americano ... voce tambem gastou o seu latim e depois mostrou links sobre o GLONASS russo ...

Sendo pragmático :

processador é americano ... continua americano
GPS americano ... continua americano

Então vc tocou de rodinha e não chegou a lugar algum !

Cordiais Saudações
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48937 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:02 pm

Túlio escreveu:
Francoorp escreveu:
E quanto a "um concorrente", a Embraer ja teve muita participação das empresas francesas, a Própria Dassault foi uma delas, isso pode voltar, ainda mais com a expansão da empresa na area militar, como o KC-390.

MAS NEM QUE A VACA TUSSA! NEM QUE A GALINHA MASQUE CHICLETE! EU TACO FOGO NO CONGRESSO, BOMBARDEIO A EMBRAER, EXPLODO A PETROBRÁS MAS ESSA CAMBADA DE DONA DA EMBRAER DE NOVO NUNCA MAIS!!!

Calma Hombre... eles ja venderam, e não eram donos, mas sócios...

http://www.defesanet.com.br/zz/emb_eads_dassault_1.htm

Mas com o FX2 podem voltar... e tinha todos viu, Dassault, Thales, Snecma e até a EADS como socia... Privatização esse é o nome!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48938 Mensagem por kirk » Dom Nov 21, 2010 5:03 pm

AlbertoRJ escreveu:
kirk escreveu: Fligth Control System do Gripen já é a 17ª versão SUÉCA ... não tem que pedir autorização pra ninguém ... FCS do Gripen não serve em outro avião ... foi desenha do exclusivamente para o Gripen ... os franceses estão na mesma situação pois o desenvolvimento do FBW iniciou-se com o F-16 ... e atualmente até aviões comerciais utilização o sistema com o mesmo principio ... porém cada país o adaptou a suas prórpias necessidades e especificações ... não está sujeito a quais quer restrições ...

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Importaria de postar novamente ?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48939 Mensagem por kirk » Dom Nov 21, 2010 5:05 pm

AlbertoRJ escreveu: Não se faça de vítima. Você tem toda a liberdade de escrever o que quiser mas aqui no DB vai encontrar oposição, quando for o caso. Não é aquele monólogo...

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O objetivo do forum não é discutir opinar ?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48940 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 21, 2010 5:05 pm

Lembrar que os componentes americanos do Rafale não são regulados pela ITAR.

Ou seja, não existe possibilidade de embargo deles.

O GPS e os Processadores podem ser americanos, mas não são sujeitos a Embargo.

Não custa nada repetir novamente... :)

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48941 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 5:05 pm

kirk escreveu:
Francoorp escreveu: Mas não eram todos estudados pela IRIA, empresa francesa que produz os processores de alta tecnologia da França, principalmente os embarcados ??

http://www.inria.fr/innovation/aeronaut ... l-securite

http://www.inria.fr/innovation/edition- ... -embarques

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Será que se comprarmos o Super Hornet ou o Gripen a França libera essa tecnologia pra gente? Ou vão boicotar?

pra quem não lê em francês, aqui está a mesma matéria, em inglês:

http://www.inria.fr/actualites/inedit/i ... ve.en.html


OS FRANCESES TEM TODA A TECNOLOGIA QUE QUEREMOS, ATé ESTAS AI DE CHIPS & QUETALES!

E ja estamos dentro...

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Umas partes:
Ja estamos entrando nestas tecnologias informáticas francesas... agora falta aprofundar!!

GPS é para muita coisa, não somente para mirar as bombas inteligentes... e para substitui-lo no campo militar que entramos no GLONASS russo.

http://panoramaespacial.blogspot.com/20 ... onass.html

E mais sobre a aparelhagem via satelite, pois disso se trata, de aparelhos que podem ser trocados quando se queira, fazendo os devidos ajustes... não é porque hoje se usa o GPS que se usará pra sempre, pode-se trocar:

http://www.airfleet.ru/arhiv/n2_2009/ap ... cnol_gica/


Mas isso eu ja te disse antes... não quer ver as coisas como são né?
Meu amiguinho ... nas buenas ... eu disse que o processador é americano e vc mostrou uma séria de intercâmbios de estudantes e pesquisadores franceses e brasileiros ...

Te falei que o Rafale usa GPS americano ... voce tambem gastou o seu latim e depois mostrou links sobre o GLONASS russo ...

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Kirk, é um processador de arquitetura aberta fabricado por dezenas de empresas em vários países, inclusive na França.
Os franceses tomaram o devido cuidado em usar esse tipo de processador. Antes eram processadores SPARC, também de arquitetura aberta, fabricados até pelo Irã.
São COTS e não foi preciso assinar o ITAR por esse motivo, nem pelo GPS.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Nov 21, 2010 5:07 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48942 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:06 pm

kirk escreveu:
Meu amiguinho ... nas buenas ... eu disse que o processador é americano e vc mostrou uma séria de intercâmbios de estudantes e pesquisadores franceses e brasileiros ...

Te falei que o Rafale usa GPS americano ... voce tambem gastou o seu latim e depois mostrou links sobre o GLONASS russo ...

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GPS americano ... continua americano

Então vc tocou de rodinha e não chegou a lugar algum !

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kirk

Isso mesmo, ignore a realidade... é hoje mas dependendo da nossa vontade pode não ser amanhã!!

E tem muito mais que somente estudantes meu caro, e tentar diminuir não condiz com a realidade! Tudo o que quisermos de diferente nos Rafale pode ser satisfeito pelos franceses... e com o GripenNG não é assim, pois tem dependência real de outros, e não tem poderes para fazer os outros mudarem algo caso o "cliente" deseje!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48943 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:10 pm

RobertoRS escreveu:
Cunha escreveu:Ok, posso ter confundido. Mas e quanto a isto?
Colega Cunha, se esse cidadão é a Elite Pensante da nossa Defesa, estamos mal...

Ele conseguiu confundir IR com Anti-Radiação umas três vezes, e falou cada bobagem que não tá no Gibi e que até leigos como nós compreendemos como equivocada.

A FAB e o MinDef precisam preparar melhor seus profissionais.

Bom saber que o senhor sabe mais que o cara, e assim diz que ele mente, que os USA não embargam!!

Vai la no Comando da Aeronáutica dizer isso, que o cara além de ser despreparado é um mentiroso!!




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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48944 Mensagem por Bender » Dom Nov 21, 2010 5:11 pm

Túlio escreveu:
Petry escreveu:

Não esqueça que ainda temos a Aero-israel, em Porto Alegre, nobre conterrâneo.

É, tá sodas, não apitamos nada por aqui mesmo... :(
Tinha um colega aqui no FDB que tinha em sua assinatura a frase: "Quem quer ser,tem que ter"

Sem paixões,diria que vivemos um momento de transição histórico,o que nos é possível hoje é esta política atual,atrair empresas para trabalharem em território nacional,criar caminhos de conhecimento,nacionalizar alguns tópicos,imaginar qualquer coisa além disso hoje,é mais do que ilação,tudo depende do tamanho da ambição e de muita vontade política e muito dinheiro investido em C&T e P&D ,o prosub dá mostras que alavancará um conhecimento que já existe para outro patamar.

Colegas como Wesley e rcolistete cansaram de postar neste forum as deficiências e necessidades daqueles que como nós,que para poderem "ser" tem que "ter",estamos muito longe de uma conciência politica e até da sociedade leiga,do quão importante é a independência científica e tecnológica e os investimentos massiços e extratósféricos necessários para estas áreas.

Para comprar 36 caças só com uma "pontinha" da tal de tecnologia de ponta, já acham que é caríssimo e é esse parto,imaginem quando resolverem definitivamente que o país tem que investir dezenas de bilhões em independência tecnológica? Eu possivelmente não estarei mais vivo para vêr.

SDS




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48945 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 5:15 pm

Francoorp escreveu:
RobertoRS escreveu: Colega Cunha, se esse cidadão é a Elite Pensante da nossa Defesa, estamos mal...

Ele conseguiu confundir IR com Anti-Radiação umas três vezes, e falou cada bobagem que não tá no Gibi e que até leigos como nós compreendemos como equivocada.

A FAB e o MinDef precisam preparar melhor seus profissionais.

Bom saber que o senhor sabe mais que o cara, e assim diz que ele mente, que os USA não embargam!!

Vai la no Comando da Aeronáutica dizer isso, que o cara além de ser despreparado é um mentiroso!!
O sr. bebeu? Não falei que ele mentiu. Onde tu leu isso?

Preste mais atenção da próxima vez. Obrigado.




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