TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
RobertoRS
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48136 Mensagem por RobertoRS » Sáb Nov 13, 2010 12:32 am

sapao escreveu:A lista foi "proposta" pela FAB.
Depois ela foi Aceita/Modificada pelo MD (será? acho dificil) e encaminhada para aprovação do presidente. Vale lembrar que nesse processo, como os semelhantes da outras forças aqui e no mundo, quem manda não são os usuarios; porque se fosse a coisa ja estaria decidida a muito tempo.
Uma coisa eu tenho por certa: sempre que um "produto" não é escolhido/desenvolvido/apreciado pelo usuário final, as coisas ficam mais difíceis do que precisavam ser.

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48137 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:33 am

sapao escreveu:Exato, os "criterios tecnicos" vão variar com o olho de quem enxerga o problema.

O criterio de uma unidade aerea e diferente de uma base que e diferente de um comando que e diferente de um centro de pesquisa; cada um vai ter sua otica.

A ideia era que a COPAC tivesse uma ideia global da força, ou seja, levando em conta TODOS os envolvidos na manutenção de um aeronave de combate ela fizesse um peso nos itens e dai fizesse uma avaliação.

Agora, será que foi esse criterio o que saiu do MD? Acho que não, porque o proprio MD tem uma visão diferente da coisa, e o mesmo vale para o conselho de defesa e para o futuro presidente e a futura presidenta!

Dai eu volto a perguntar, se no final vale o "criterio tecnico" de quem decide, não seria melhor partir para um acordo direto com quem faz (seja França, Russia, USA, Suecia, China, Klingons, Atreides) ao inves de ficar gastando tempo, dinheiro e pessoal especializado da nação nesse processo, que por sinal ja é o segundo...,
Não é isso. Os critérios técnicos devem ter o peso estabelecido conforme uma estratégia definida pelos poderes constituídos.
O que você está querendo dizer é que a FAB deveria fazer a escolha a seu modo mas não funciona exatamente assim.
O Governo achou por bem que a Defesa tivesse um direcionamento e que as compras fizessem sentido com base nesse direcionamento, que não foi estabelecido de forma unilateral pelos civis, pelo contrário.

[]'s

Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48138 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:36 am

sapao escreveu:A lista foi "proposta" pela FAB.
Depois ela foi Aceita/Modificada pelo MD (será? acho dificil) e encaminhada para aprovação do presidente. Vale lembrar que nesse processo, como os semelhantes da outras forças aqui e no mundo, quem manda não são os usuarios; porque se fosse a coisa ja estaria decidida a muito tempo.
Teoricamente a FAB elaborou a lista. Não sei se isso será contado assim daqui há 10 ou 20 anos. Seria uma mancha terrível na história se não for a verdade.

[]'s

Alberto -
Carlos Mathias

#48139 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 13, 2010 12:38 am

Uma coisa eu tenho por certa: sempre que um "produto" não é escolhido/desenvolvido/apreciado pelo usuário final, as coisas ficam mais difíceis do que precisavam ser.
Quem é esse usuário final?

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#48140 Mensagem por sapao » Sáb Nov 13, 2010 12:43 am

AlbertoRJ escreveu:
sapao escreveu:Exato, os "criterios tecnicos" vão variar com o olho de quem enxerga o problema.

O criterio de uma unidade aerea e diferente de uma base que e diferente de um comando que e diferente de um centro de pesquisa; cada um vai ter sua otica.

A ideia era que a COPAC tivesse uma ideia global da força, ou seja, levando em conta TODOS os envolvidos na manutenção de um aeronave de combate ela fizesse um peso nos itens e dai fizesse uma avaliação.

Agora, será que foi esse criterio o que saiu do MD? Acho que não, porque o proprio MD tem uma visão diferente da coisa, e o mesmo vale para o conselho de defesa e para o futuro presidente e a futura presidenta!

Dai eu volto a perguntar, se no final vale o "criterio tecnico" de quem decide, não seria melhor partir para um acordo direto com quem faz (seja França, Russia, USA, Suecia, China, Klingons, Atreides) ao inves de ficar gastando tempo, dinheiro e pessoal especializado da nação nesse processo, que por sinal ja é o segundo...,
Não é isso. Os critérios técnicos devem ter o peso estabelecido conforme uma estratégia definida pelos poderes constituídos.
O que você está querendo dizer é que a FAB deveria fazer a escolha a seu modo mas não funciona exatamente assim.
O Governo achou por bem que a Defesa tivesse um direcionamento e que as compras fizessem sentido com base nesse direcionamento, que não foi estabelecido de forma unilateral pelos civis, pelo contrário.

[]'s

Negativo Alberto, estou querendo dizer é que se os criterios tecnicos da FAB não vão ser levados em conta, ja que a escolha é politica, para que se gastar, de novo, tempo e dinheiro em um processo que se arrasta a anos?
Não seria melhor o MD ter feito o estudo?

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48141 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:45 am

sapao escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Não é isso. Os critérios técnicos devem ter o peso estabelecido conforme uma estratégia definida pelos poderes constituídos.

[]'s

Negativo Alberto, estou querendo dizer é que se os criterios tecnicos da FAB não vão ser levados em conta, ja que a escolha é politica, para que se gastar, de novo, tempo e dinheiro em um processo que se arrasta a anos?
Não seria melhor o MD ter feito o estudo?
Mas nós temos que chegar a um acordo porque eu acho que os critérios técnicos foram levados em conta.
Segundo as informações que temos, o resultado mudou porque os pesos foram alterados, não as notas.
Você sabe que o MD não pode fazer uma compra dessas sem a participação do usuário final que é a FAB.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Nov 13, 2010 12:47 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
Carlos Mathias

#48142 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 13, 2010 12:46 am

Mas os aspectos técnicos não foram considerados então?
Isso é informação ou conclusão/suposição?

sapao
Sênior
Sênior

#48143 Mensagem por sapao » Sáb Nov 13, 2010 12:47 am

AlbertoRJ escreveu: Teoricamente a FAB elaborou a lista. Não sei se isso será contado assim daqui há 10 ou 20 anos. Seria uma mancha terrível na história se não for a verdade.[]'s
Exato, na teoria ela elaborou, mas quem aprovou a elaboração? Existe uma cadeia de comando, correto? Ou será que ela so funciona quando as coisas dão certo?

Acho que seria uma mancha se fosse o contrario, um Ministro da Defesa e um presidente tendo que "aceitar" o que uma força elaborou...

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#48144 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 13, 2010 12:52 am

Há um discurso vasto, inclusive do próprio MD, para justificar a não compra de caças com equipamentos americanos. Se sempre houve essa diretriz, por que essa short list com duas opções "não desejáveis"? Essa me parece ser a maior incoerência desse processo.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48145 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:53 am

Sapão, você sabe, não tenho conhecimento para falar sobre isso.
Entendo que houve uma lista elaborada pela FAB conforme critérios técnicos e que a escolha política se dará com base nessa lista e no relatório final.
Se não foi assim, espero que se esclareça. Não por você é claro e nem estou dizendo que você está afirmando esse tipo de coisa.

[]'s

Alberto -
sapao
Sênior
Sênior

#48146 Mensagem por sapao » Sáb Nov 13, 2010 12:55 am

Se eu mudo as notas ou os pesos acredito da no mesmo, não?
Mudo a classificação!

Se ser loira tinha peso 5 e passa a ter peso 10 e ser alta tinha peso 10 e passa a ter peso 5,
a rainha do rodeio não vai ser mais a mesma; porem a modelo que era mais alta continua mais alta e a loira continua mais loira...

CM e Alberto, so estou me baseando no que saiu na midia. Por aqui mesmo tem isso, so não procuro porque ta tarde e estou com uma preguiça danada.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48147 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:57 am

sapao escreveu:Se eu mudo as notas ou os pesos acredito da no mesmo, não?
Mudo a classificação!

Se ser loira tinha peso 5 e passa a ter peso 10 e ser alta tinha peso 10 e passa a ter peso 5,
a rainha do rodeio não vai ser mais a mesma; porem a modelo que era mais alta continua mais alta e a loira continua mais loira...

CM e Alberto, so estou me baseando no que saiu na midia. Por aqui mesmo tem isso, so não procuro porque ta tarde e estou com uma preguiça danada.
Mas aí para decidir como estabelecer esses pesos...
Qual seria o critério apropriado e quem é competente para tal?

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Nov 13, 2010 12:58 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
sapao
Sênior
Sênior

#48148 Mensagem por sapao » Sáb Nov 13, 2010 12:58 am

Penguin escreveu:Há um discurso vasto, inclusive do próprio MD, para justificar a não compra de caças com equipamentos americanos. Se sempre houve essa diretriz, por que essa short list com duas opções "não desejáveis"? Essa me parece ser a maior incoerência desse processo.
Concordo. E vale lembrar que os atuais comandos (incluindo o MD), tem duração de pouco mais de 1 mês e meio... Depois quem sabe?

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#48149 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 13, 2010 1:01 am

sapao escreveu:
Penguin escreveu:Há um discurso vasto, inclusive do próprio MD, para justificar a não compra de caças com equipamentos americanos. Se sempre houve essa diretriz, por que essa short list com duas opções "não desejáveis"? Essa me parece ser a maior incoerência desse processo.
Concordo. E vale lembrar que os atuais comandos (incluindo o MD), tem duração de pouco mais de 1 mês e meio... Depois quem sabe?
Muda-se os pesos novamente.
Elabora-se novo relatório.
Tudo é possível.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48150 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 1:02 am

sapao escreveu:
Eu nunca vi o NJ como um anti-americano, embora ele já tenha dado declarações criticando a postura norte-americana.

Eu entendo que esse governo resolveu estabelecer uma estratégia para que não se compre por comprar e para que o MD faça sentido em existir. Na verdade é o que todo país sério deve fazer.
Se os norte-americanos colaboram ou não é que faz a diferença.

Simplifiquei e reduzi muito a importência da END, é claro.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Nov 13, 2010 1:05 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
Responder