TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48046 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 10:58 pm

Túlio escreveu:
wagnerm25 escreveu: Da Dassault tem o dono e filho do dono por aqui.

Isso eu não sei mas as SA do PRICK estão marchando... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


"Wir sind die Dassault Soldaten Das Sturmband am Kinn, Die Muskeln gestrafft, So ziehn wir dahin, Die Fahne hoch am Schaft..."
Se o Rafale ganhar pode deixar que vamos presentear o Tulio com uma peruca para ele disfarçar essa careca indecente, será uma peruca da Channel! :twisted: :twisted:

[]´s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48047 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 11:01 pm

Vai começar a bichisse?




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knigh7
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48048 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2010 11:02 pm

Carlos Mathias escreveu:
A SAAB não vai abandonar a campanha para termos o GripenNG, mesmo com a FAB adquirindo o Rafale
A FAB não decide sozinha.
Então, especulemos...

Será que o governo ficou feliz com essa simpática campanha política, bem em ano de eleição?
Se não houvesse politização, o governo poderia ter faturado politicamente a decisão de reequipar a FAB com o caça X.

Como foi feito, nem A, nem B, nem C pode ser anunciado, sob risco de servir de munição, como foi com o aborto, bolinhas de papel, igrejas e outras manobras abaixo da linha do desejável.

O país teve de adiar uma decisão importante, tomou-se ciência de algumas manobras feitas por algumas partes do processo.

O GF nos próximos quatro anos vai ser simpático aos formuladores da campanha política dentro do FX?

Dai eu digo, ou Rafale, ou nenhum dos três e abre-se outra porta.
aí é que está, Carlos:

Se o Governo tivesse optado por outro caca que não o Rafale, a oposicão, em época de eleicão teria aplaudido?

Outro ponto: se tivesse sido evidente ao PT que a SAAB estaria jogando contra o partido, ainda mais em período eleitoral, certamente ela não teria a penetracão junto a setores do PT, sendo que um peixão (o Marinho) é amigão do Lula.

Abracos




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48049 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 11:09 pm

Carlos Mathias escreveu: A FAB não decide sozinha.
Então, especulemos...

Será que o governo ficou feliz com essa simpática campanha política, bem em ano de eleição?
Se não houvesse politização, o governo poderia ter faturado politicamente a decisão de reequipar a FAB com o caça X.

Como foi feito, nem A, nem B, nem C pode ser anunciado, sob risco de servir de munição, como foi com o aborto, bolinhas de papel, igrejas e outras manobras abaixo da linha do desejável.

O país teve de adiar uma decisão importante, tomou-se ciência de algumas manobras feitas por algumas partes do processo.

O GF nos próximos quatro anos vai ser simpático aos formuladores da campanha política dentro do FX?

Dai eu digo, ou Rafale, ou nenhum dos três e abre-se outra porta.

Vamos especular um pouco mais: por que diabos o governo esperou o ano da eleição para resolver o assunto? Não foi assim com o EB (URUVECO), não foi assim com a MB (subs), por quê teve que ser assim justamente com a FAB, a mais 'desdentada' das nossas FFAA?

Porque para TRANSPORTADOR foi tudo ligeirinho, muita grana para o KC-390, lote de Amazonas, mais lote de Amazonas, 50 helis da EUROBRÁS, o GTE nos trinques, agora CAÇAS é essa novela Mexicana aí, da qual francamente já estou pelos tubos...




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48050 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 11:10 pm

AlbertoRJ escreveu:Acho que a Saab está usando uma tática de minar a decisão por fora. São contratos assinados antes da decisão (não MOU), promessa da criação de centro de pesquisa mesmo sem resultado positivo, captação de apoio empresarial com a visão do lucro etc. Tudo isso antes de ser a "proposta escolhida". É ético? Não sei, penso que não.
O caso é que a proposta do Gripen NG não tem consistência para os decisores e é preciso uma maneira de tentar influenciar de outra forma.
Eu também penso que tentarão obter algo mesmo se houver uma decisão contrária aos mesmos SE não houver uma posição firme do Governo a respeito.

[]'s
Vc pode não gostar, mas a proposta da Saab teve a consistência necessária para estar no short list do F-X2.
Teve a consistência para estar no MMRCA, na Índia e na competição da Dinamarca.
Teve a consistência para ser analisado pela Noruega e Holanda.

Se não tivesse consistência para os decisores do F-X2, seria facilmente preterido e a escolha não seria esse parto sofrido.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48051 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:11 pm

PRESS RELEASES
12.11 - RAFALE INTERNATIONAL propõe parceria à prefeitura de São Bernardo do Campo

Em reunião ocorrida no dia de ontem, no gabinete do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o consórcio RAFALE INTERNATIONAL, representado pelo vice-presidente executivo da DASSAULT AVIATION Eric Trappier, reafirmou seu apoio à indústria brasileira. Durante o encontro, o executivo reforçou as intenções do consórcio em formar parcerias e transferir conhecimento a empresas, universidades e entidades públicas e privadas da região.

Este compromisso é mais um passo na proposta do consórcio RAFALE INTERNATIONAL, que já assinou cartas de intenção para 67 projetos com 38 empresas e entidades brasileiras para o desenvolvimento e transferência de tecnologia do caça RAFALE no Brasil, representando mais de 160% do valor do contrato dos aviões. Como já confirmado várias vezes pelas autoridades brasileiras, a transferência de tecnologia é fundamental para a decisão a ser tomada a respeito dos aviões de combate do programa F-X2.

O encontro em São Bernardo do Campo é a mais recente iniciativa de um trabalho de aprofundamento da cooperação entre o consórcio e a indústria brasileira, que vem sendo desenvolvido intensamente ao longo dos últimos meses. Este mesmo processo tem envolvido recentes reuniões de trabalho com um grupo de engenheiros da EMBRAER no Brasil e na França, com o objetivo de detalhar as formas de atuação conjunta.

“O consórcio RAFALE é um dos dois competidores no mundo – ao lado dos EUA – que domina e possui de maneira autônoma a totalidade das tecnologias de ponta exigidas para um avião de combate. Estas tecnologias e o conhecimento associado para o seu desenvolvimento estarão à disposição das indústrias brasileiras”, afirma Eric Trappier, vice-presidente executivo da Dassault Aviation.

O governo francês se comprometeu a transferir tecnologias extremamente sensíveis sem restrição, não necessitando de qualquer autorização posterior. Os últimos meses foram aproveitados pelo consórcio RAFALE para aprofundar as modalidades de cooperação com as várias instituições do setor aeroespacial, a fim de permitir não somente a transferência destas tecnologias, mas também a criação de um número significativo de postos de trabalho diretos e indiretos.

A parceria estratégica entre Brasil e França no âmbito do programa RAFALE será complementada por uma cooperação industrial e tecnológica para o desenvolvimento do avião de transporte militar KC-390, do qual o governo francês já se comprometeu a adquirir uma dezena de unidades. Esta cooperação industrial e tecnológica deverá envolver a EMBRAER, gigante da aeronáutica nacional, e todas pequenas e médias empresas do setor capacitadas.

Alinhado a esta iniciativa de ampliar a transferência de tecnologia do programa RAFALE à indústria brasileira, a equipe do consórcio trouxe à Prefeitura de São Bernardo do Campo um conjunto de propostas. O consórcio, já presente no Grande ABC por meio das empresas DASSAULT SYSTEMES e OMNISYS, vai ampliar sua atuação acompanhando a evolução tecnológica local.

A futura parceria proporcionará o desenvolvimento significativo da atividade de produção aeronáutica a partir de empresas existentes na região, como a OMNISYS, filial do grupo THALES, participante do consórcio. Será criado um pólo de formação universitária e profissional de excelência para as tecnologias do futuro, já exigidas no setor da defesa e que serão naturalmente aplicadas aos consideráveis investimentos que o país fará para a exploração do Pré-Sal.

Com o apoio da DASSAULT SYSTEMES, líder mundial de software de desenvolvimento e processos industriais, a parceria contribuirá para a transição da atividade manufatureira para uma atividade de serviços centrada em alta tecnologia, posicionando a cidade de São Bernardo como pioneira na América Latina no conceito de "Cidade Digital".

http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=45




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48052 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 11:12 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu: A FAB não decide sozinha.
Então, especulemos...

Será que o governo ficou feliz com essa simpática campanha política, bem em ano de eleição?
Se não houvesse politização, o governo poderia ter faturado politicamente a decisão de reequipar a FAB com o caça X.

Como foi feito, nem A, nem B, nem C pode ser anunciado, sob risco de servir de munição, como foi com o aborto, bolinhas de papel, igrejas e outras manobras abaixo da linha do desejável.

O país teve de adiar uma decisão importante, tomou-se ciência de algumas manobras feitas por algumas partes do processo.

O GF nos próximos quatro anos vai ser simpático aos formuladores da campanha política dentro do FX?

Dai eu digo, ou Rafale, ou nenhum dos três e abre-se outra porta.

Vamos especular um pouco mais: por que diabos o governo esperou o ano da eleição para resolver o assunto? Não foi assim com o EB (URUVECO), não foi assim com a MB (subs), por quê teve que ser assim justamente com a FAB, a mais 'desdentada' das nossas FFAA?

Porque para TRANSPORTADOR foi tudo ligeirinho, muita grana para o KC-390, lote de Amazonas, mais lote de Amazonas, 50 helis da EUROBRÁS, o GTE nos trinques, agora CAÇAS é essa novela Mexicana aí, da qual francamente já estou pelos tubos...
Porque é uma novela que tomou proporções políticas gigantes desde a versão passada.

Só isso :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48053 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:13 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Acho que a Saab está usando uma tática de minar a decisão por fora. São contratos assinados antes da decisão (não MOU), promessa da criação de centro de pesquisa mesmo sem resultado positivo, captação de apoio empresarial com a visão do lucro etc. Tudo isso antes de ser a "proposta escolhida". É ético? Não sei, penso que não.
O caso é que a proposta do Gripen NG não tem consistência para os decisores e é preciso uma maneira de tentar influenciar de outra forma.
Eu também penso que tentarão obter algo mesmo se houver uma decisão contrária aos mesmos SE não houver uma posição firme do Governo a respeito.

[]'s
Vc pode não gostar, mas a proposta da Saab teve a consistência necessária para estar no short list do F-X2.
Teve a consistência para estar no MMRCA, na Índia e na competição da Dinamarca.
Teve a consistência para ser analisado pela Noruega e Holanda.

Se não tivesse consistência para os decisores do F-X2, seria facilmente preterido e a escolha não seria esse parto sofrido.

[]s
Santiago, tem consistência para participar mas não para ganhar. É a minha opinião e claro que posso estar enganado. O que observo nas declarações dos senhores Lula e Jobim me fazem pensar assim, em relação ao FX brasileiro.

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48054 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 11:14 pm

Desse jeito me parece que o FX vai ser dedidido em SJC, não em BSB... 8-]

E pensar que tudo já poderia estar resolvido e a gente aqui, debatendo o que viria nos NOSSOS caças, em vez de continuar essa novela megachata... :roll: 8-]

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS SE LEVOU TANTOS ANOS PARA DECIDIR POR UM SIMPLES CAÇA...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48055 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 11:15 pm

Cara, eu acho que o que houve foi ter levantado o tom da disputa e levado o foco de um assunto desses para o âmbito da exploração eleitoreira da coisa.

A Política está envolvida em todas as decisões dessa área, isso é tido e sabido.
Mas envolver a nossa política, o que temos de pior como eu já citei, é chutar a canela da pessoa para qual você quer vender seu acarajé apimentado.
Se o Governo tivesse optado por outro caca que não o Rafale, a oposicão, em época de eleicão teria aplaudido?
Sem a campanha simpática, pode ser que sim, pode ser que não.
Depois da campanha simpática, nenhum caça seria bem vindo, haja visto que todos possuem pontos fortes e fracos exploráveis politicamente.

Como a oposição estava vendo seu navio afundando rapidamente, qualquer bóia é vista como a salvação, ou pelo menos uma chance de salvar o navio adernado.
Se usaram aborto, igrejas, "guerrilheira assassina de crianças"; "uma compra de bilhões num país pobre" seria uma panela cheia.

Eu vejo assim.
Levaram o foco da coisa que estava na esfera tida especialista e de um certo consenso, para o um foco desconstrutivo e passível de servir de arma eleitoral, justamente num ano de eleições presidenciais.
Outro ponto: se tivesse sido evidente ao PT que a SAAB estaria jogando contra o partido, ainda mais em período eleitoral, certamente ela não teria a penetracão junto a setores do PT, sendo que um peixão (o Marinho) é amigão do Lula.
Pessoas são pessoas, cada um com sua cabeça e sentença.
LM pensou na prefeitura e phoda-se o resto.
Também não sabemos o que foi dito à ele, as conversas de pé de ouvido...

Mais uma vez, num momento delicado como uma eleição presidencial, valeria à pena correr riscos?
Eu acho que não.
Empurra-se mais prá frente.

Abraços!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48056 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:15 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu: A FAB não decide sozinha.
Então, especulemos...

Será que o governo ficou feliz com essa simpática campanha política, bem em ano de eleição?
Se não houvesse politização, o governo poderia ter faturado politicamente a decisão de reequipar a FAB com o caça X.

Como foi feito, nem A, nem B, nem C pode ser anunciado, sob risco de servir de munição, como foi com o aborto, bolinhas de papel, igrejas e outras manobras abaixo da linha do desejável.

O país teve de adiar uma decisão importante, tomou-se ciência de algumas manobras feitas por algumas partes do processo.

O GF nos próximos quatro anos vai ser simpático aos formuladores da campanha política dentro do FX?

Dai eu digo, ou Rafale, ou nenhum dos três e abre-se outra porta.

Vamos especular um pouco mais: por que diabos o governo esperou o ano da eleição para resolver o assunto? Não foi assim com o EB (URUVECO), não foi assim com a MB (subs), por quê teve que ser assim justamente com a FAB, a mais 'desdentada' das nossas FFAA?

Porque para TRANSPORTADOR foi tudo ligeirinho, muita grana para o KC-390, lote de Amazonas, mais lote de Amazonas, 50 helis da EUROBRÁS, o GTE nos trinques, agora CAÇAS é essa novela Mexicana aí, da qual francamente já estou pelos tubos...
Porque poderia ser um assunto explorado politicamente e até atrapalharia o processo em andamento.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48057 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 11:15 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Acho que a Saab está usando uma tática de minar a decisão por fora. São contratos assinados antes da decisão (não MOU), promessa da criação de centro de pesquisa mesmo sem resultado positivo, captação de apoio empresarial com a visão do lucro etc. Tudo isso antes de ser a "proposta escolhida". É ético? Não sei, penso que não.
O caso é que a proposta do Gripen NG não tem consistência para os decisores e é preciso uma maneira de tentar influenciar de outra forma.
Eu também penso que tentarão obter algo mesmo se houver uma decisão contrária aos mesmos SE não houver uma posição firme do Governo a respeito.

[]'s
Vc pode não gostar, mas a proposta da Saab teve a consistência necessária para estar no short list do F-X2.
Teve a consistência para estar no MMRCA, na Índia e na competição da Dinamarca.
Teve a consistência para ser analisado pela Noruega e Holanda.

Se não tivesse consistência para os decisores do F-X2, seria facilmente preterido e a escolha não seria esse parto sofrido.

[]s
Consistência? :shock:

Então eles abriram esses escritórios e começaram a produzir peças para o NG nesses países todos já antes mesmo de qualquer decisão ser anunciada? :wink: Mas como é que só agora a Akaer conseguiu desenhar um Gripen NG já que consistentemente a SAAB estava tentando fazer desenhos nesses lugares todos?

Desculpe, mas não acho que "consistência" é a palavra a ser utilizada para definir isso... :lol:
[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48058 Mensagem por Benke » Sex Nov 12, 2010 11:16 pm

Escolha da Aeronáutica
Preterido pelo MD
25 000 páginas
Arquivado, pero no olvidado




ars longa vita brevis
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48059 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 11:17 pm

Túlio escreveu:Desse jeito me parece que o FX vai ser dedidido em SJC, não em BSB... 8-]

E pensar que tudo já poderia estar resolvido e a gente aqui, debatendo o que viria nos NOSSOS caças, em vez de continuar essa novela megachata... :roll: 8-]

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS SE LEVOU TANTOS ANOS PARA DECIDIR POR UM SIMPLES CAÇA...
O press release da Rafale tem coisas mais interessantes que essa proposta para SBC. 8-]
Leia com mais cuidado.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48060 Mensagem por Zavva » Sex Nov 12, 2010 11:18 pm

cb_lima escreveu:
Penguin escreveu: Vc pode não gostar, mas a proposta da Saab teve a consistência necessária para estar no short list do F-X2.
Teve a consistência para estar no MMRCA, na Índia e na competição da Dinamarca.
Teve a consistência para ser analisado pela Noruega e Holanda.

Se não tivesse consistência para os decisores do F-X2, seria facilmente preterido e a escolha não seria esse parto sofrido.

[]s
Consistência? :shock:

Então eles abriram esses escritórios e começaram a produzir peças para o NG nesses países todos já antes mesmo de qualquer decisão ser anunciada? :wink: Mas como é que só agora a Akaer conseguiu desenhar um Gripen NG já que consistentemente a SAAB estava tentando fazer desenhos nesses lugares todos?

Desculpe, mas não acho que "consistência" é a palavra a ser utilizada para definir isso... :lol:
[]s
CB_Lima
Qual seria a palavra que você usaria pelo fato da COPAC ter colocado o NG na shortlist ?

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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