Eu tiraria o subnuc, a Marinha tem estudo e a regra sempre foi essa para qualquer um, os franceses são os únicos que passam, quem estava na concorrência tinha negado ao Brasil a avibrás muito pouco. Acredito que não tem nem como duvidar depois de tantos anos que a Marinha tem muita certeza que era necessário para acelerar um projeto que se arrasta a vinte anos,Túlio escreveu:Para mim basta que decidam por algum dos caças. Vai ser feio ficar só de F-5 e AMX até 2020...
E tem umas kôzaz que me intrigam:
os Italianos estão desenvolvendo uma versão de um carro blindado que eles já produzem e que supostamente será vendido aos montes às FFAA do Brasil, não da Itália. Ninguém diz nada.
os Franceses VÃO desenvolver um casco de SSN para nós do qual não existe nem maquete e com o qual o ÚNICO compromisso que eles têm é de desenvolver, não de ADQUIRIR. Ninguém diz nada.
estamos bancando o A-Darter, que é um projeto sobre o qual eu lia já em meados dos anos 90. A África do Sul está quebrada e tem poucos caças, não irá comprar grande kôza. Sobre exportação, estaremos entrando em um mercado saturadíssimo e ninguém ainda diz nada.
Já o Gripen NG é o patinho feio. AÍ SIM, TODO MUNDO FALA! E BEM MAL!!!
Onde a lógica?
O A-Darter é um projeto com AS, nem preciso dizer em termos de geopolíticos vale mais para nós e apesar de saturado ou não é barato para integrarmos com esse país e mesmo assim dá para vender com dinheiro do BNDES sem muitos traumas para vários países.
Blindados eu pulo, o lobby de MG é muito bom, vide helibrás.
Agora o caça sueco é muito dinheiro nem se compara com Iveco ou A-Darter e estamos atrelando a um monomotor que na maioria dos países que operam com caças de 4 geração seria opção Low em termos de resultado, a pergunta seria no F-X-2, você colocaria nas mesmas condições em um combate:
Gripen NG, RaFale, F-16In, F-18, Eurofighter?
A minha seria:
Eurofighter,
Rafale,
F-18
F-16In
NG
É a principal que penso que o Rafale seja melhor, agora é hora de comprar um caça que seja de superioridade aérea dentro do shor-tlist, coprar mais um lote e entrar rapidamente em um projeto de 5 geração, nada de 120 -150 caças de uma geração que em 2020 já era, e pelas compras atuais dá para ver que todos se preparam para algo grande no futuro.